sexta-feira, 12 de abril de 2013

Desmistificando os nossos cabelos – ou “A importância do creme sem enxágue”




Lembra quando eu falei sobre a diferença entre um fio cacheado e um encarapinhado? Que o fio apenas cacheado tem a superfície “lisa” ao toque e que o encarapinhado parece áspero, e que fios encarapinhados podem formar cachos por terem o formato de espiral, mas que nem por isso serão cacheados?

Pois bem, outro dia estive pensando em como as aparências enganam e em quantas moças me falam que seu cabelo tem aspecto de ressecado, mesmo fazendo os tratamentos corretamente. Logo lembrei da questão co cabelo carapinha X cabelo cacheado. Será que não é essa a questão e elas não percebem? Será que estão tomando como parâmetro um cabelo que não é o delas?

Por isso resolvi tirar fotos do meu cabelo “ao natural”, sem finalização. Aqueles cachinhos que aparecem nas fotos nasceram comigo, mas não se revelam de forma automática. Eles só se definem e se destacam com o uso do creme sem enxágue correto (que, no meu caso, veio a ser um condicionador, mas que pode ser um leave-in comum ou gel), na quantidade correta. Sem nenhum produto ele fica com “cara” de cabelo que vocês podem considerar “ruim” ou “maltratado”, mas na verdade ele não é assim... De fato, antes de tirar as fotos, havia usado uma máscara de tratamento ótima, então meus fios estavam absurdamente macios (clique na foto para ampliá-la).

Eu tenho fios menos encarapinhados na região perto da nuca e mais
encarapinhados no topo da cabeça. Tenho também diferentes tipos de cacho,
uns em forma de espiral, bem apertadinhos, e outros em formato de S, mais abertos.

A gente tem que ter em mente que o cuidado com o cabelo é um processo contínuo. Não há produto que “resolva” seu cabelo em um único uso. Também não adianta usar um produto ótimo da maneira incorreta. Existe a forma correta de aplicar o xampu (apenas na raiz), a máscara e o condicionador (enluvando) e o creme de finalização (enluvando e fazendo fitagem, separando os cachinhos, fazendo dedoliss).

Existem também as preferências dos nossos cabelos, individualmente falando. Descobri que meu cabelo encarapinhado não gosta de proteínas em excesso, mas se dá muito bem quando abuso de hidratações e óleos vegetais espessos e viscosos. Fora isso, ele é um tanto quanto poroso, uma característica que pode ser amenizada, mas não “curada”. Por isso, eu dou a ele a quantidade de creme que ele pede, sem medo. É apenas como ele é e eu convivo bem com isso.

Algumas pessoas optam por usar o cabelo seguindo uma rotina diferente da minha, com menos produto para finalização e formas de estilização diferentes. E isso está OK também. Usar o cabelo "indefinido" não significa que ele está maltratado ou que a pessoa é descuidada. Eu optei por esta rotina também como uma forma de proteção para os meus fios. Eles tem tendência a perder hidratação e quebrar muito facilmente. Se eu não usasse nenhum produto para finalização e o penteasse de forma a "desfazer" os cachos (da forma como está nas fotos), ele certamente não resistiria muito tempo nem chegaria ao comprimento que chegou. 

Você que está achando que seu cabelo está ressecado já parou pra pensar nisso? Será que você não está querendo que ele seja algo que não é de verdade? Lembre-se que fios encarapinhados tem necessidades bem diferentes de um cabelo cacheado e que podem responder, muitas vezes, a tratamentos não ortodoxos.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Dando uma geral nos produtos de cabelo




Saiu uma matéria bem legal no Naturally Curly e que foi feita especialmente para as viciadas em comprar produtos para o cabelo. Sabe quando nosso estoque fica tão grande que a gente perde o controle e a organização do armário vai para o espaço? Pois aqui vão algumas dicas úteis para evitar que isso aconteça.


Por Naturally Chelsea via Curly Nikki  (tradução e adaptação minhas)


Fora com as velharias
Antes de considerar comprar produtos novos você deve limpar seu estoque para dar espaço às novas aquisições. Mas para saber o que jogar fora e o que guardar, use esse guia báscio de validade dos produtos: 
  • Xampus e condicionadores naturais geralmente duram de 6 meses a um ano depois de abertos. 
  • Produtos em frascos não costumam durar mais que um ano. 
  • Óleos podem valer por uns 6 meses depois de abertos. 
  • Manteigas duram até 2 anos se seus recipientes forem guardados em locais secos e frescos 
  • Produtos em potes devem ser usados dentro de 6 meses depois de abertos porque o contato constante do produto com os dedos (que a gente usa para pegar o creme) leva bactérias para dentro do produto, o que pode torná-lo rançoso. 

Regra básica 
Se você não consegue se lembrar quanto tempo tem determinado produto, as melhores ferramentas que podem ser usadas para testar se ele já está estragado ou não são seus olhos e seu nariz. Dê uma cheirada no produto: se estiver cheirando mal é porque provavelmente ele já estragou. Também, alteração de cor ou consistência são fortes indícios de que é hora de jogar ele fora. 


Reaproveite seus frascos
Se você é muito viciada em produtos, provavelmente joga fora um bocado de frascos vazios. Tente reciclá-los ou reutilizá-los! 
  • Frascos aplicadores podem ser usados para diluir xampu em água e permitem sua aplicação diretamente no couro cabeludo, para aquelas encaracoladas que não gostam de espalhar o xampu pelo comprimento dos fios. Ou então transfira para eles óleos que vem em fraquinhos com tampa de rosca ou abre-e-fecha para facilitar seu uso.
  • Potes podem ser utilizados para guardar suas misturas com manteigas. 
  • Potinhos e frascos de amostras podem ser reutilizados em viagens. Ao invés de comprar os kits de produtos em tamanho pequeno já idealizados para viagens, coloque um pouco dos seus favoritos para os potinhos antes de botar o pé na estrada. Além disso, estes potinhos podem ser usados para guardar pequenas porções das suas misturinhas experimentais. 

Doe, troque ou venda
Depois de se livrar dos produtos cuja data de validade está expirada, você provavelmente ainda vai ter na sua prateleira alguns produtos que você não gosta ou não usa tanto. Melhor que jogar estes cosméticos em bom estado fora, encontre um novo destino para eles – seja doando, trocando ou vendendo. 

Os fóruns e grupos sobre cabelos naturais normalmente possuem um tópico destinado a trocas e vendas de produtos. Você também pode trocar com ou doar para as suas amigas da vida real. 


Organize seu armário de produtos
A maioria de nós usa o velho método de “entocar” os produtos antigos no armário, o que sabemos que não é muito eficiente. Ao invés de ficar vasculhando suas coisas toda vez que for lavar o cabelo, tire um dia para organizar seu cantinho. 

Uma das melhores maneiras de fazer isso é fazer uma arrumação funcional guardando seus produtos em caixas transparentes, separando-os por categorias (xampus de um lado, condicionadores do outro…), do mais utilizado para o menos utilizado, e de produtos específicos para uma temporada ou ocasião.

* * *


Desde que passei a guardar meus óleos nessas caixas organizadoras de plástico, meu armário ficou bem mais ordenado, além de ter eliminado o risco de algum frasquinho abrir, vazar e melecar todas as minhas coisas. Os outros produtos que não correm esse risco ficam em uma gaveta separada. À mão, eu mantenho apenas o aplicador de óleo e o condicionador que estiver usando. 




E você, já organizou seus produtos de cabelo hoje?