Continuando a série de postagens sobre as modificações na minha rotina de tratamento capilar, não poderia deixar de falar dos produtos que tenho usado nos cabelos.
Como eu já falei em outros posts aqui do blog, eu uso o condicionador como leave-in, o que significa que eu aplico no cabelo e deixo secar sem enxaguar. Eu também sigo uma rotina de low poo, ou seja, uso xampus suaves e condicionadores e máscaras preferencialmente sem silicone, ou então com amodimethicone, que causa menos acúmulo nos fios.
Contudo, quem pratica low poo conhece o drama de o seu produto favorito sumir das prateleiras porque foi descontinuado, ou ainda pior, ter a sua fórmula alterada com a adição das substâncias proibidas para a rotina, como parafina líquida e petrolato.
Foi justamente o que aconteceu com os meus condicionadores favoritos! Alguns deles sumiram, outros foram "contaminados" com parafina líquida, e eu e todas as outras adeptas do low poo fomos ficando sem opções de condicionadores de farmácia. Por conta disso, só me restaram duas boas opções de condicionadores silicone free encontrados facilmente em farmácias ou lojas de produtos para cabelo.
Oro Argan Monoi (Bioderm) - condicionador de consistência grossa, dá uma ótima cobertura ao fio. Achei muito bom para o método LOC porque segura a hidratação dos fios por vários dias. O cheiro talvez não agrade a todos, pois ele lembra um cheiro de ervas ou talvez do próprio óleo monoi (que eu nunca cheirei pra saber se tem o cheiro parecido mesmo!). O preço dele também não é muito convidativo, se comparado aos demais produtos de farmácia: gira em torno de R$ 15. Apesar disso, o resultado final vale a pena, já que o desempenho dele também é acima da média dos produtos de farmácia.
Quina Rosa (Haskell) - também tem uma ótima consistência e cobre bem os fios, sendo muito bom para o LOC e para o método da Teri La Flesh. O cheiro é bem suave e lembra o perfume de um sabonete daqueles que a gente usava antigamente! O preço dele é menos convidativo (eu paguei mais de R$ 20 em uma embalagem de 300ml), mas o resultado final também é super válido. No momento, ele é a minha opção número um de condicionador silicone free!
Eventualmente, eu uso um ou outro produto com silicones, algum gel ou fixador diferente, mas como até agora foram apenas experiências, prefiro não comentar sobre eles por enquanto.
* * *
Até quando será que poderemos contar com bons produtos silicone free nacionais que não sumam das prateleiras ou sejam "batizados" com petrolatos? Veremos as cenas dos próximos capítulos da nossa saga capilar...