terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Minha rotina atualizada - finalizando com twists


Já se passou muito tempo desde que escrevi sobre a minha rotina de cuidados com os cabelos. De lá pra cá, algumas coisas mudaram: formas de aplicação dos produtos, os produtos em si, o meu cabelo... Então deixa eu contar o que ando fazendo atualmente!

Atualmente ganhei um dia a mais livre para me dedicar aos cuidados com os cabelos (eba!). Por isso, passei a lavar os fios duas vezes na semana. Sempre após o xampu, uso uma máscara de tratamento (que varia de acordo com o meu humor e com o que eu acho que o cabelo precisa) e aproveito para desembaraçar os fios enquanto a máscara age. Após o enxágue, eu retiro o excesso de água dos fios enrolando uma toalha na cabeça (quando a toalha encharca, eu costumo trocá-la por uma camiseta velha de algodão para continuar secando). Com os fios úmidos, eu sigo aplicando um óleo e finalmente o condicionador que uso como leave-in, de acordo com o método LOC.

No momento da finalização, tenho experimentado técnicas novas, além de simplesmente deixar secar e prender em um penteado protetor. Durante um mês, finalizei fazendo twists finos, que eu já falei sobre aqui no blog. Agora, ainda tenho inventado com twists, mas de outras formas! 


Twists grossos frouxos – esses twists tem a vantagem de manter o aspecto natural dos meus cachinhos, mas diminuindo um pouco o encolhimento e consequentemente o embaraço. Para isso, eu mantenho o cabelo separado em 8 ou 9 mechas e faço twists frouxos com cada um delas, mas deixando as pontas soltas, para que não percam o formato natural dos cachinhos. Após secar completamente, eu desmancho os twists. O resultado final é um cabelo alongado como se fosse um day after, após dormir com o cabelo preso com a técnica do banding à noite. Eu me inspirei neste vídeo para fazer os meus twists frouxos. 

O resultado é mais ou menos esse, em termos de comprimento:


Twists grossos esticados – essa técnica aqui é o pulo do gato pra quem tem cabelo comprido, mas não vê o real tamanho dele por causa do fator encolhimento! Ainda separando o cabelo em 8 ou 9 mechas, dessa vez eu aplico menos creme/leave-in/condicionador do que o usual. Após fazer cada twist, eu o prendo em um bantu knot ou coquinho, para que ele não encolha, e sigo fazendo o próximo, até completar a cabeça toda. Com todos os twists prontos, eu pego cada um deles, esticando ao longo da cabeça e prendendo a ponta com um grampo. Neste vídeo você pode ver onde me inspirei para fazer os meus twists esticados.


Se os fios estiverem devidamente úmidos e a quantidade de creme não tiver sido excessiva, na manhã seguinte os fios estarão secos. Aí é só desmanchar os twists com cuidado, para não levantar muito frizz, e curtir o cabelão! 



Pode parecer óbvio, mas custa nada lembrar que eu faço os twists depois do LOC! Para facilitar a separação dos fios, eu já divido meus cabelos em mechas antes de lavar, e mantenho essa divisão até o momento da finalização. Após soltar os cabelos já secos pela manhã, é possível fazer penteados diferentes, que o cabelo 100% encolhido não permitiria.


* * *

Essas técnicas com os twists são particularmente especiais para quem tem cachinhos bem definidos, mas super apertadinhos e encolhidos. Experimente as técnicas e conte qual foi a sua favorita!

6 comentários:

  1. Como faz diferença no comprimento.... eu vou testar! Meu cabelo encolhe tanto que seco bate acima do ombro mas quando estico fica abaixo do seio. Sei q isso é normal pra o cabelo crespo mas confesso q fico chateada pois ele não aprece o real comprimento. Esse estágio onde o cabelo fica no ombro é terrível, parece que ele não cresce! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Nica, no método LOC, quando você faz a misturinha água+pantenol; qual pantenol você usa? Pomada ou Solução? Fui a farmácia para comprar o pantenol para fazer a minha misturinha, e a atendente me passou as duas opções... não soube qual escolher....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kéli!
      Então, o pantenol é um aditivo cosmético que vende em lojas para produtos de beleza artesanais. Esse que vende na farmácia é o Bepantol, que é um produto industrializado à base de pantenol. Esse eu realmente nunca usei, apenas o aditivo cosmético - que seria a substância pantenol "pura", digamos assim. O pantenol puro eu compro na Sabão e Glicerina, uma loja virtual.
      Bjos!

      Excluir
    2. hummm.... entendi.
      Ja andei dando uma olhada na Sabão e Glicerina, li sobre ela em outras postagens suas.... Super Obrigada.

      Excluir
  3. Nica, vc faz o Loc com pantenol quantas vezes por semana? Pergunto pq estou fazendo e fico com receio de saturar o cabelo com vitaminas...
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deby, eu faço o LOC toda vez que lavo, ou seja, duas vezes na semana. Mas não tenho usado mais o pantenol. Esqueci de colocar essa informação nesta postagem, mas falarei sobre isso mais pra frente!
      Bjos!

      Excluir