quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

5 dicas para um cabelo comprido



Um dos mitos relativos ao cabelo naturalmente crespo ou encarapinhado é o de que ele não cresce. Contudo, a gente sabe que ele cresce como qualquer outro tipo de cabelo! Eu também achava que meu cabelo não crescia, até que assumi outra postura em relação aos cuidados com os fios. 


1 – Cuidado ao pentear e manipular os fios
Os cuidados na manipulação dos fios começam na hora da lavagem. Antes de aplicar o xampu, é imprescindível separar o cabelo em seções, que deverão ser mantidas separadas até o momento da finalização. O número de partes nas quais o cabelo será dividido varia de acordo com o comprimento e a densidade dele. Vá experimentando até encontrar a quantidade de seções que seja mais fácil para você. É importante também começar desembaraçando os cabelos das pontas até o meio do comprimento, em só então pentear a raiz, movendo os nós para a extremidade dos fios. Esse processo serve para quando se usa pentes, escovas ou mesmo os dedos.

2 – Penteados protetores
Muitas vezes nossos cabelos crescem até determinado ponto e parecem parar de se desenvolver. Isso pode ocorrer porque, em certo comprimento, os fios começam a sofrer com o atrito com os seus ombros, suas roupas e, pouco a pouco, vão se desgastando a partir das pontinhas no mesmo ritmo em que crescem na raiz. Uma forma de amenizar isso é fazendo penteados protetores, ou seja, penteados que prendam o cabelo de forma que as pontas fiquem protegidas das agressões externas (vento, poeira, poluição, baixa umidade) e longe do atrito com seu corpo.

3 – Proteger o cabelo na hora de dormir
Nós passamos 8 horas com a cabeça no travesseiro, rolando pra lá e pra cá. Imagina o quanto os cabelos não sofrem com esse esfrega-esfrega!... Uma forma de evitar isso é protegendo os cabelos na hora de dormir, seja prendendo-os, providenciando uma fronha de tecido mais liso (cetim, seda), ou ainda colocando uma touca ou um lenço de tecido sintético envolvendo a cabeça.


4 – Método LOC
Cabelos crespos e encarapinhados tendem ao ressecamento e ressecamento é sinônimo de quebra dos fios, que leva à estagnação do comprimento. O método LOC é uma estratégia de finalização para manter os fios hidratados por mais tempo. Ele consiste em três passos: aplicação de um líquido (que pode ser água pura, misturinhas com aditivos ou ainda com um leave-in à base d’água), de um óleo (vegetal, de preferência) e um creme (que pode ser um leave-in ou condicionador de consistência mais grossa ou uma manteiga vegetal). Após a aplicação dos três passos, o cabelo pode secar naturalmente e, mesmo depois de alguns dias, você perceberá que ele ainda se mantém hidratado como no day after!

5 – Cortar somente quando necessário
Para quem quer deixar o cabelo crescer, cortar o cabelo a cada dois meses pode ser um pouco demais – a parte cortada vai acabar correspondendo aos centímetros ganhos na raiz durante esse período. Se o seu objetivo é ter cabelo comprido, os cortes devem ser feitos apenas em caso de necessidade, ou seja, quando as pontas dos seus fios estiverem mostrando sinais de danos. Porém, se você segue as dicas acima, os danos aos seus cabelos serão reduzidos drasticamente, o que significa que você não terá a necessidade de cortar com tanta frequência assim. Aparar as pontas a cada 6 meses, tirando no máximo dois centímetros de cabelo, pode ser uma boa medida para cortes. Neste meio tempo, se você achar alguma ponta dupla ou nó de fada, pode usar a técnica do “procurar e eliminar”, que é cortar apenas a pontinha daquele fio com problema.


* * *


Especialmente se você tem cabelos crespos encarapinhados, a jornada pelos cabelos compridos pode ser longa, mas com certeza é muito gratificante.

Ter cabelo grande está nos seus planos? O que você tem feito em prol do seu objetivo?


25 comentários:

  1. Sempre tive cabelão, só tive curtinho em dois momentos,quando entupi de química fiquei loira e tive CQ, depois passei por uma longa fase de alisados e super compridos(tava bonito) ate que um dia acordei e decidi (momento atual) voltar aos cachos,mas os meus não são super cachos não,hahah,são 2C bem tipico,forma cachos e desfaz os cachos fácil D+, então agora me vejo tendo q fazer "manutenção" do corte de camadas,ou fico sem definição. a saga do cabelo cacheado comprido pra mim continua, é um desafio!! Vou tentar fazer o LOC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! O LOC é muito bom caso seu cabelo tenha uma tendência grande ao ressecamento, especialmente nesse tempo calorento que em fazendo!
      Como seu cabelo é mais ondulado, escolha um óleo mais levinho pra não pesar seus cachos...
      Bjos!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Esses dias andei cortando demais por causa das pontas super ressecadas. Guiei-me pelo método procura e elimina, daí ficou todo desigual. Como não quero mais cortar pra "acertar" o comprimento, que está em camadas, resolvi deixar como tá e investir em penteados protetores. Há 3 dias estou com o penteado, vou tentar me disciplinar e usar sempre. Obrigada pelas dicas, Nica. :)

    ResponderExcluir
  4. Adorei Nica. Não quero comprido pois dará muito trabalho e gastos. No ombro já está bom. Estou seguindo seus conselhos.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Meu cabelo estava natural a um ano, e resolvi fazer luzes, e caiu muito e alisou os fios. será que vai voltar a te cachos novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzana, cabelo cresce, e o certamente ele crescerá cacheado. Enquanto isso, vá tratando com carinho essa parte danificada e vá cortando quando se sentir preparada.

      Excluir
  6. Legal a foto do seu cabelo. Você sabe dizer mais ou menos de quantos anos levou pra chegar no comprimento atual do seu cabelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscila
      Tem 6 anos que resolvi deixar o cabelo crescer

      Excluir
    2. Puxa, o tempo eh longo, mas certamente vale a pena o esforço e cuidado. Eu acompanho o seu blog desde que larguei as químicas, há mais ou menos um ano. Meu cabelo esta curto ainda, justamente por ter um padrão de cachos parecido com o seu. Foi por isso que perguntei, minha meta eh ter cabelo longo, eu acho lindo. *-*

      Excluir
    3. O tempo é longo, mas vc nem percebe, sabe? Eu tive que fazer as contas pra poder responder sua pergunta, rsrsrs, às vezes parece que tem pouco tempo pq durante esse tempo eu só fui tentando tratar dele pra que ele se mantivesse saudável, descobri as técnicas de proteção e quis botar em prática como uma experiência mesmo... O comprimento foi consequência da jornada :)
      Por isso que o legal é ir curtindo, descobrindo as coisas, experimentando penteados... O tempo passa e a gente nem nota :)

      Excluir
  7. Estou dez meses sem quimica. Cortei todo meu cabelo. Mas, ainda tem um dois dedos de quimica. Ela bem curto. Não estou aguentando. Ele está Horrível. Faço hidratação, LOC, etc. Mas, nada dá jeito. Está ressecado, sem brilho, não cria cachos. Estou gastando muito com cremes, óleos, etc. Ontem fui a uma festa, tiraram uma foto minha, e vi como estava feia. Tão difícil continuar. Quero muito meu cabelo sem quimica!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monique, se você ainda tem 2 dedos de química que sejam no seu cabelo, ele ainda não poderá mostrar todo o seu potencial pq não estará 100% natural. Vc leu a postagem sobre scab hair? Acho que pode te ajudar. No mais, nem todo cabelo forma cachos, de fato. Mas vc vai ter que esperar mais um pouco pra saber se esse é mesmo o seu caso.
      Boa sorte!

      Excluir
    2. O meu estava do mesmo jeito sem vida e sem brilho. Fiz fitagem hoje e ficou todo enroladinho mas no meu eu fiz o BC tem 2 meses. Tenta fitagem Monique.

      Excluir
  8. Qual a dica de óleo levinho???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Óleo de macadâmia, semente de uva e argan. Eu considero esses bem fininhos (ralos) e não pesam no cabelo ;)

      Excluir
  9. Oi Nica..tenho seguido seu blog a kuase um ano desde que decidir voltar a usar o cabelo
    cacheado,estou neste processo desde de março do ano passado,mas sinto que parece que cabelo não desenvolve,parece que parou de crescer..ou quanto mais cresce mais enrola...kkkkk é normal passar por isto??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Edite, nosso cabelo encolhe bastante, principalmente quando os fios tem aquele formato de mola. O crescimento dele acontece normalmente, mas por causa desse encolhimento todo dá a impressão de "encher". Os meus cabelos só "tombaram" quando os fios ficaram bem compridos

      Excluir
  10. Nicapinica,
    Aqui onde moro tenho muita dificuldade de encontrar óleos vegetais puro. Puro só encotro oleo de coco e abacate. Macadamia , óleo de semente de uva e argan, que são levinhos, não consigo encontrar. Você teria dica de site que vendam óleos vegetais puros? Pois aqui em João Pessoa-PB , onde moro ta russo de encontrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teka! Eu costumo comprar alguns óleos pelo site da Sabão e Glicerina e também pelo da By Samia. Eles tem uma boa variedade de óleos.

      Excluir
  11. Olá, Nica. Boa noite!
    Bom, gostaria muito de parabenizá-la pelo o seu blog, ele contém dicas muito úteis e que têm me ajudado bastante, e você, de verdade, é uma escritora e tanta! digo isso, porque você escreve muito bem, e isso é magnifico.

    O que me traz aqui nessa caixinha de texto, é uma dúvida que tenho em relação ao meu cabelo.
    Então, o meu cabelo ele não formava cachos, para falar a verdade, a raiz dele era frizzada, mas como eu sabia que não iria ter tempo e a famosa "paciência" para cuidar deles com a uma certa atenção extra, optei por relaxá-lo, e assim fui no Beleza Natural. Fazem dois meses que eu cuido do meu cabelo lá, e ele está respondendo bem ao tratamento (graças a Deus). Mas o que eu de fato gostaria de saber é se essas dicas postadas aqui no seu blog, também servem para cachos/frizados "quimicamente tratados"?

    É isso, obrigada pelo o blog e desculpe-me pelo texto enorme! rs

    Ótima noite para ti, e que você tenha uma semana super abençoada!

    Beijos
    Vanessa Moreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!

      Primeiro de tudo, muito obrigada pela sua visita e suas palavras! Fico feliz e satisfeita de saber que o blog tem sido útil pra você :)

      Sobre a sua outra dúvida, a minha resposta será um "achismo": eu acredito que muitas das dicas aqui sirvam para praticamente qualquer tipo de cabelo, com as devidas adaptações. Acho que mesmo com cabelo quimicamente tratado você pode adotar algumas estratégias de cuidados que são mostradas aqui, como por exemplo proteger o cabelo na hora de dormir, separar o cabelo em seções para lavar e pentear, etc. No fim, é uma questão de experimentar mesmo, pq mesmo os cabelos naturais tem as suas "preferências individuais", então nunca será exatamente igual para todo mundo.

      Se você seguir algumas das dicas e elas darem certo, volte aqui pra contar!

      Beijos!

      Excluir
  12. Olá, Nicapinica! Comecei a acompanhar suas postagens há pouco tempo, mas estou amando. Tenho algumas dúvidas sobre meu cabelo, pois o assumi há algumas semanas apenas. Eu usava um megahair e resolvi tirar depois de 7 meses mais ou menos. Tô enfrentando alguns probleminhas com meu crespo. Ele forma os cachinhos, tá muito seco, sabe? Meio sem forma também. Minha meta não é ter cabelo super definido e tal, mas esse aparente ressecamento me incomoda bastante. Tá bem áspero. Não consigo achar óleo vegetal onde moro pra fazer umectação, infelizmente. O que você me recomenda? Obrigada, linda! Bjoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franciele, quando tiver um tempinho, leia a postagem sobre scab hair aqui do blog, acho que vai esclarecer as sua dúvida!
      Bjos e boa sorte com os cabelos

      Excluir