quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Afinal, que cabelo é esse?

3c, 4a, 4b... Se você já deu uma pesquisada na internet sobre cabelos, provavelmente já se deparou com algum site que mostre algum tipo de classificação de cabelos. Na verdade existem diferentes formas de classificação, sabia? Vamos ver algumas


1 - O sistema de Andre Walker
Muito usada em sites superinformativos como o Naturally Curly, essa classificação de letras e números foi criada pelo Andre Walker, o cabeleireiro da Oprah Winfrey. Basicamente, esse sistema de classificação divide os cabelos em categorias distintas de acordo com o diâmetro dos cachinhos. A partir disso, poder-se-ia definir uma rotina de cuidados mais específica para cada tipo de cabelo.

Tipo 1: cabelo liso - não precisa de muitas explicações!
Tipo 2: cabelo ondulado
Tipo 3: cabelo cacheado ou crespo
Tipo 4: cabelo afro (não gosto dessa terminologia e mais tarde explico o motivo).

 

Cada "número" dessa classificação se divide em subcategorias, determinadas por letras. Logo, o tipo 2 pode se mostrar na forma 2a (um ondulado mais aberto, fios finos) ou 2b (um ondulado mais consistente, fios mais grossos). O tipo 3c tem um cacho mais fechadinho se comparado ao 3a ou ao 3b. O tipo 4a apresenta cachinhos do diâmetro de um canudinho ou carga de caneta e o 4b é tão "apertadinho" que mal chega a formar molinhas, e sim um padrão em zigue zague bem pequenininho. Portanto, quanto mais alto o número e mais à frente a letra, mas "enrolado" será o cabelo.


Podemos ver que esse sistema de letras e números é bem simplificado. Sabemos que especialmente no que tange aos cabelos dos afrodescendentes e miscigenados, há uma gama quase infinita de possibilidades de tipos de cachos os quais esta classificação não compreende. Logo, mesmo que o seu cacho possa parecer do mesmo tamanho do cacho da sua amiga, o produto que deu certo para ela pode fazer horrores pelo seu cabelo - e vice versa.


2 - O Sistema LOIS
Existe outra classificação por letras e número mais complexa e completa do que a do Andre Walker. É o sistema LOIS de classificação de cabelos que leva em consideração vários fatores:
  • o formato dos fios de cabelo, ou seja, o padrão de cachos (molinhas, zige-zague, ondas em formato de S, cachos espiralados...)
  • o tamanho do padrão de cachos (cachos da largura de um dedo, da largura de uma caneta, de um canudo...)
  • a densidade geral do cabelo (muitos fios ou poucos fios)
  • o diâmetro do fio de cabelo (grosso, médio ou fino)
  • a sensação que o cabelo nos passa (esponjoso, lanoso, sedoso...)

Confesso que não vou entrar em detalhes sobre esse sistema classificatório porque eu simplesmente não o entendo direito! Contudo, do pouco que percebo sobre ele, acho importante o fato de ser considerado o diâmetro do fio de cabelo e a sensação que ele nos passa. Basicamente, essas duas características são cruciais para diferenciar dois cabelos que a classificação do Andre Walker jogaria no mesmo pacote mas que, na prática, funcionam com produtos e técnicas absolutamente diferentes.


3 - Outras formas de enquadrar seu cabelo
No blog Eu Amo Cabelo encontramos uma classificação distinta. Não há separação por categorias, e sim por tipos gerais: crespo, cacheado, anelado, ondulado, frisado e liso.


No Cabelo Crespo é Cabelo Bom, vemos uma diferenciação mais detalhada entre cabelos crespos.
  • Kinky
  • Carapinha
  • Muito crespo
  • Crespo

Bom, sim. E daí? E depois disso tudo, a que conclusão chegamos? Na minha modesta opinião, o sistema do Andre Walker é realmente muito útil quando se está começando no mundo dos cabelos naturais. Pra quem parte do zero, ele é um bom início. Contudo, com o passar do tempo, fui percebendo o quão incompleto ele é.

Em termos de completude, o sistema LOIS atende aos pontos em que o sistema do Andre Walker deixa a desejar. Só que o LOIS é tão completo, tão completo, que se torna muito complicado! Até hoje eu não sei muito bem definir porosidade em um cabelo por exemplo, muito menos a questão do brilho do cabelo, e MENOS AINDA reunir todos os numeros e letras pra formar uma classificação...

De todos, eu ainda prefiro as classificações que levam em consideração os tipos gerais de cabelo. Tenho que ressaltar que, pra mim, "kinky" e "carapinha" são a mesma coisa, pois entendo "kinky hair" como o termo em inglês para cabelo carapinha ou cabelo encarapinhado. 


Agora, por que raios eu não gosto de falar que "cabelo afro" é um tipo de cabelo? Pra mim, quando usado nessa conotação, o termo "cabelo afro" nada mais é do que um eufemismo para "cabelo de preto". Apesar de "afro" ser mais politicamente correto do que "preto", no fim ambos tem o mesmo sentido. Podem reparar que não há menção a etnias nos nomes que usamos para classificar os demais tipos de cabelo. Ondulado, cacheado, liso, crespo não remetem a nenhum grupo social ou étnico. Então por que só o nosso cabelo precisa ser "afro"? Ao mesmo tempo em que associa um tipo específico a todo um grupo social, o termo "cabelo afro" unifica e generaliza esse grupo, como se todos os negros ou afrodescendentes tivessem o mesmo tipo de cabelo.

Mas sabemos que não é assim. Alguns negros tem o cabelo liso, ondulado e cacheado. E eu cansei de ver tutoriais para cuidado com "cabelos afro" mostrando modelos que tem os cabelos visivelmente cacheados e que só são considerados "afro" porque a modelo em questão é negra!

A deficiência do sistema de Andre Walker sentida pelas pessoas que possuem o cabelo dentro do tal tipo 4 mostra bem isso. Existem muito mais variações do que as previstas por Walker e que o sistema LOIS tenta abarcar com seus pormenores. Não é à toa que muitas blogueiras gringas preferem e usam o LOIS e não o sistema do Walker. E muitas delas simplesmente aboliram todo e qualquer método de classificação de cabelos e tratam individualmente de seus fios, sem seguir necessariamente padrões pré determinados.

Eu acabei entrando pro time das que rejeitam classificações alfabéticas/numéricas. Em inglês eu diria que tenho um "kinky hair"; logo, em português, meu cabelo é encarapinhado. Ele é o que se chama kinky curly, já que além de encarapinhado, ele tb faz cachinhos.


Complicou? Mais pra frente vou falar sobre a diferença entre os tipos de fio e esclarecer o que é um cabelo "kinky" ou encarapinhado.

5 comentários:

  1. Muito bom seu post,bastante esclarecedor, obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. "alguns negros tem cabelo liso" nunca vi isso em minha vida, e essas modelos negras de cabelos lisos é tudo feito em salão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, os genes que definem cor da pele não tem nada a ver com os que definem tipo de cabelo. Logo, esta combinação é perfeitamente possível. Eu tenho uma amiga negra de cabelo ondulado, por exemplo. Na internet, nos blogs sobre cabelos, vc pode achar exemplos de negras com cabelo ondulado ou liso também. Além do que, o cabelo pode ser kinky e liso (não encaracolado) ao mesmo tempo.
      Bjos!
      P.S.: Não precisa mandar o mesmo comentário duas vezes, eu demoro mas respondo ;D

      Excluir
  3. amei seu blogue , eu mesma conheço muitas meninas negras de cabelos lisos como de indio aqui no Pará tem muito.

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Já sabia disso, da classificação de cabelos, mas eu não fazia a minima ideia de que esse sistema de 2a, 2b, 3a,3b e assim por diante, tinha sido criado pelo cabeleireiro da Oprah Winfrey, uma apresentadora que tanto admiro e me inspiro! e eu também não sabia que além desse sistema, também há o sistema LOIS. Super interessante, Nica. Obrigada por ter compartilhado informações tão interessantes!

    ResponderExcluir