quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O método da Teri LaFlesh (parte 1)

Neste blog eu já falei e ainda vou falar muito no nome dela. A Teri LaFlesh é uma americana que, assim como muitas de nós brasileiras miscigenadas e encaracoladas encarapinhadas, passou anos na luta capilar. Da mesma forma que eu e muitas outras, ela fez procedimentos desastrosos em busca de um cabelo liso ideal que nunca iria conseguir. Como ela conta em seu site (em inglês), a luta só terminou quando ela desistiu de brigar com ela mesma e percebeu que seu cabelo natural era forte e saudável, como nunca tinha sido nos anos e anos em que usou químicas nos fios.

Não preciso dizer que, ao ler essa história, pude me identificar imediatamente!

E fora o compartilhamento de experiências, ela divide com a gente sua técnica de cuidado dos fios e explica como passou disso...



...pra isso!

O método da Teri tem diversos passos e parece muito complicado numa primeira olhada. Mas com o tempo, a gente acaba adquirindo o hábito de fazer as coisas da maneira certa e os cuidados acabam se transformando em uma rotina bem natural. Vamos começar do começo!


As regras principais
Antes de tudo, é bom relembrar as regras básicas. Acredito que muitos desses passos todas nós já saibamos, mas muitas vezes não temos consciência de que fazemos justamente o contrário daquilo que a gente acha que faz e tá arrasando. Mais do que qualquer coisa, é bom tomar consciência de cada passo, de cada movimento que fazemos ao cuidar de nosso cabelo, pois uma manipulação errada, aos poucos, vai danificando os fios de maneira cumulativa e irreversível.
  • Não penteie nem escove o cabelo seco - isso não é novidade... Pentear ou escovar o cabelo seco é pedir pra transformar cachos em uma "nuvem"! Os fios devem ser desembaraçados molhados e com bastante condicionador, que seja preferencialmente bem "escorregadio" e facilite o pentear.
  • Nunca separe seu cabelo puxando mechas separando-as pela raiz - às vezes, ao repartir o cabelo em mechas para facilitar o pentear, pegamos uma mecha e começamos a dividí-la em duas pela raiz. Como o cabelo está embaraçado, aqueles nós que estavam mais próximos da raiz vão, como uma bola de neve, crescendo ao se juntarem com os nós do comprimento e das pontas. E no fim sobra um bolo de cabelo completamente embaraçado... 



      Tente separar segurando primeiro uma mecha e, gentilmente, puxe um pouquinho de cabelo de cada vez, a partir das pontas, para fazer uma segunda mecha. Se surgir algum nó, tente separar com suas mãos o máximo possível de fios. Se ele não desmanchar de jeito nenhum, nunca arrebente o cabelo: é melhor cortar o nozinho com uma tesoura afiada.  
      • Não machuque seu cabelo - com relaxantes, alisantes ou excesso de calor (secador, chapinha, baby liss). Os danos causados por esses elementos são irreversíveis.
      • Tenha paciência! - como falei mais acima, mais do que qualquer coisa nós temos de ter consciência do que estamos fazendo com nossos cabelos. Temos que perceber nossos movimentos, nossos fios (não se pode desembaraçar um cabelo crespo deolhos vendados). E para isso temos de ter paciência. O cabelo vai embaraçar porque é da natureza dele embaraçar. Separe um tempo para cuidar de seus cabelos - jamais faça isso com pressa 
      • Não é necessário cortar o cabelo - se você deseja ter um cabelo comprido como o da Teri, não faz sentido cortar o cabelo a cada 3 meses, como recomendam por aí. Considere aparar as pontas apenas quando elas estiverem danificadas. É claro que quando você começa, é possível que as pontas já estejam ruins - e aí elas terão de ir embora. Contudo, seguindo este método, os danos futuros vão ser reduzidos ao mínimo. Logo, você poderá passar muito tempo (anos) sem ver uma tesoura! A Teri diz que não corta o cabelo há 10 anos e ele continua ótimo!


      Dito isto, podemos passar para o método propriamente dito. Como quero explicar tudo nos mínimos detalhes, vou dividir em cinco partes para ficar menos cansativo de ler.
      Na próxima postagem começaremos com os sete passos básicos para cuidar do cabelo!

      5 comentários:

      1. Tô adorando tudo aqui Nica, to lendo desde lá de cima (postagens mais recentes). Parabéns ! Espero conseguir postar isto, em outra ocasião não consegui.

        ResponderExcluir
      2. Oi Nica!!!
        Tô firme e forte no projeto crespinho natural e enroladinho!rs... O dificil é encontrar os permitidos baratinho e ama-los!rs... Meus cabelos como st em transição ainda ficam meio esquesitos mas até os relaxados st enrolando mais com a tecnica. Só não me dedico tanto a fazer os cachos pq em alguns lugares não tem jeito pra enrolar então pacientemente eu vou aproveitando os poucos resultados que tenho ate me irritar e cortar tudo!rs... (o que no meu caso é bem facinho!rs...) Mas eu volto assim que fizer o corte delicioso!rs....

        ResponderExcluir
      3. Estou em transiçao a 6 meses e amando tudo isso!

        ResponderExcluir
      4. Adorei! espero ter mais paciência ao desembaraçar o meu cabelo, e nunca mais vou desembaraçá-lo estando seco!

        ResponderExcluir