sábado, 25 de fevereiro de 2012

Cabelo X Travesseiro - estilos protetores para a hora de dormir

Já falei um pouco aqui no blog, na série de postagens sobre o método da Teri LaFlesh, sobre o que fazer com os cabelitchos na hora de dormir. Não adianta usar um produto maravilhoso, ficar horas e horas arrumando os cachinhos se, à noite, nossos fios tenham de enfrentar a temida fronha e o atrito causado pelos movimentos durante o sono.

Tentar dormir completamente parado, estático, sem se mover nem um centímetro na cama, não deve ser lá muito agradável ou relaxante. Por isso, existem formas de proteger os cabelos que permitem dormir tranquila para continuar com as madeixas maravilhosas no dia seguinte. Vamos ver algumas opções de estilos protetores para a hora de dormir


Banding - como está bem explicado em fotos e texto no blog Beads, Braids & Beyond, esta técnica consiste em prender o cabelo em um rabo de cavalo baixo, na altura da nuca, com diversas xuxinhas ao longo do comprimento do rabo, da base até a ponta.

O banding serve, antes de tudo, para esticar o cabelo de maneira natural e segura, sem o uso de calor (secador ou chapinha). Quanto mais xuxinhas a gente usar e em quanto mais seções a gente dividir o cabelo, mais esticado ficarão os fios.



Eu não dou voltas nas xuxinhas,
apenas "encaixo" meu cabelo
dentro delas.
É importante optar por xuxinhas revestidas, de preferência que não tenham partes de metal. Antes de colocá-las, é recomendável embebê-las em algum óleo vegetal, como azeite de oliva extra virgem, óleo de côco ou qualquer outro de sua preferência.
Eu não uso o banding intencionalmente como uma forma de esticar os cachinhos. Acabei optando por ele pois, preso dessa forma, o cabelo fica firme e compacto dentro do rabo de cavalo preso pelos elásticos, de forma que ele não embola nem embaraça. Por isso, procuro usar aquelas xuxinhas que já venham em um tamanho suficientemente largo para não marcar meus fios, ao mesmo tempo em que sejam apertadas o bastante para que não necessitem de voltas para ficarem presas.


Pra quem tem cabelos curtos, que não permitam prender em um rabo de cavalo, o banding pode ser feito em marias chiquinhas ou em quantas partes forem necessárias dividir o cabelo para que ele seja preso em "rabinhos". Duas, quatro ou seis seções de cabelo: não faz a diferença a quantidade de rabichos, e sim que todo o cabelo esteja preso dentro deles.


Cabelo com twists
 Tranças e twists - assim como o banding, são formas de compactar e "guardar" o cabelitcho de maneira bem segura. As tranças podem ser únicas, caso você tenha comprimento suficiente, duas, quatro, seis... Assim como os rabichos do banding, vai depender do tamanho e do volume do seu cabelo. O mesmo vale para os twists, que também são conhecidos como trança de dois. Tanto as tranças como os twists, quando feitas com os fios levemente úmidos e deixadas da noite pro dia, até que sequem, remodelam o formato dos fios, dando um aspecto de ondas ao cabelo.



Aliás, muitas meninas se utilizam destas técnicas propositalmente quando querem um look de cachos abertos ou ondas. Quanto mais apertadas as tranças ou os twists, mais marcadas serão as ondas no dia seguinte. Se feitos de maneira mais frouxa, o padrão de cachos natural se preserva, como mostra a Naptural85 neste vídeo em que ela lava o cabelo e faz twists à noite para sair pronta no dia seguinte de manhã:



"Abacaxi" - apesar do nome, essa técnica não envolve alimentos no processo! É o método que considero mais simples: consiste apenas em prender o cabelo em um rabo de cavalo bem alto, no topo da cabeça. Por isso o nome abacaxi: as folhas do abacaxi serão seus cachos e a fruta será a sua cabeça. Captou? No dia seguinte, o comprimento e pontas cacheadas estarão quase intactos, já que o que entrou em contato com o travesseiro foi a parte de baixo do cabelo, que ficará escondida quando você soltá-lo. Logo no início do vídeo abaixo, a lindíssima Nikisha, do blog Urban Bush Babes mostra como ela faz a técnica do abacaxi



Touca de cetim - para quem tem o cabelo muito curto ou não gosta de prender os fios, a touca de cetim pode ser uma opção. Ela envolve todo o cabelo e o mantém guardadinho lá dentro, impedindo que entre em contato com a fronha de algodão do travesseiro. Ao usar, certifique-se de todo o cabelo esteja protegido, inclusive os cabelinhos da linha da testa, que costumam ser mais frágeis e delicados. Para que a touca não saia durante a noite conforme você se movimenta, prenda-a com grampos de cabelo nas laterais


Lenço de cetim - um recurso muito parecido com a touca, mas que permite uma variação maior no visual. Muitas naturais fogem da touca de cetim porque ficam com aquele visual de vovó da Chapeuzinho Vermelho. O lenço já permite que se escolha uma estampa bonita e se faça uma amarração mais descolada, o que dá um look turbante bem interessante.



 Fronha de cetim - uma boa pra quem não tolera nada preso na cabeça na hora de dormir. Pode não ser tão eficiente quanto a touca, já que com a fronha os cabelos continuarão soltos, mas o cetim "sequestra" menos umidade dos fios que o algodão das fronhas tradicionais, o que ajuda a conservar a hidratação do cabelo. Além disso, como é um tecido bem lisinho, gera menos atrito com os fios de cabelo.


É claro que essas técnicas podem ser combinadas de diferentes formas. Eu, por exemplo, me utilizo do banding mas também envolvo minha cabeça num lenço de tecido sintético para evitar frizz e perda de hidratação devido ao contato com a fronha de algodão. Outras meninas usam a fronha de cetim E a touca de cetim E prendem o cabelo, em uma das formas já mostradas. Neste vídeo, a KiffeCoco mostra que, antes de domir ela associa as tranças protetoras ao uso do lenço:




Dadas as dicas, fica a seu critério escolher qual o método mais adequado às suas necessidades. Proteja seus cabelos e tenha bons sonhos!

13 comentários:

  1. Amiga, acho estes estilos protetores o máximo!

    www.cacheadobasico.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie, Nica
    Conheci seu blog pela Aninha. Vi seu depoimento lá. Parabéns, vc é uma vencedora!
    Sou admiradora de vcs, cacheadas, apesar de ter cabelo liso.
    Explico: primeiro pq minha irmã é cacheada e aprendi mt com vcs para ajudá-la e hj ela ama os cachos. Segundo: apesar de meu cabelo ser liso, é mt fino e as técnicas q vcs usam me servem perfeitamente.
    Este seu post é exatamente o que eu faço. Se durmo com o cabelo solto, normal, no dia seguinte é um fuá. Pq durante a noite a fricção com o travesseiro detona tudo. Foi no Encaracoladas q aprendi a usar a touquinha e a fronha de seda e isso evita q o cabelo fique sofrendo atrito. Tb aprendi a usar shampoo sem sulfato, o que ajuda muito a diminuir minha queda. Aprendi a usar henna, a fazer co-wash, enfim, amo as dicas de vcs!!!! Sempre que viajo trago encomendas das meninas encaracoladas que pedem estes mimos para nossos cabelos.
    Muito obrigada por mais este espaço de conhecimento "capilar".
    bjks
    http://gaspinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada vc!!
      Que bom que as dicas servem pra você também... Pra desmistificar aquela coisa de que esses cuidadinhos são exceções ou especiais pra cabelos crespos... Todo mundo pode se beneficiar e isso é muito legal!

      Excluir
  3. Nica, tou amando seu blog. Vc é minha inspiração. Meu cabelo é igualzinho ao seu. Não me dei bem com elseve liss p deixar no cabelo. Estou testando p ver com qual me dou bem. Obrigada por compartilhar o q vc sab! Bju ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emy!
      Que bom que vc está gostando!
      Já tem um tempo que vc deixou um comentário aqui (e, eu não vi, pra variar *vergonha*). Será que já encontrou um condicionador pra chamar de seu? Espero que sim! :)
      Bjos e obrigada vc pela visita

      Excluir
  4. Adorei o post..
    agora quero um touquinha de cetim...onde encontro para comprar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regiany, eu já vi touquinha de dormir vendendo um uma loja só de produtos de toillete (sabonetes, sais, essas coisas, tem tb conjuntos de roupas para dormir, como camisolas e robes, e tinha touquinha combinando).
      As meninas, em geral, compram pela internet, importando (pq lá nos EUA as naturais adoram) ou mandam fazer numa costureira mesmo, até pra fazer do tamanho certo que caiba a cabeça e o cabelo, rs.
      Bjos e obrigada pela visita :)

      Excluir
  5. Nossa...adorei as dicas. Não imaginava que deveria ter todo esse cuidado na hora de dormir....Certeza que minha rotina vai mudar agora. Obrigaaaaada!

    ResponderExcluir
  6. Oi, amei seu blog!!! É muito difícil achar blog de cabelos crespos, a grande maioria é sobre lisos e para lisos!!! Mas eis a minha questão... Tenho cabelos crespos mas aliso (seja com progressiva, selagem) e então gostaria que falasse um pouco sobre isso!!!
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Anônimo!
      O blog é feito da minha experiência com cabelos crespos naturais. Nunca fiz esses procedimentos que você mencionou, então não tenho base para falar deles... Mas você pode ver o que se adapta ao seu caso em termos de dicas e cuidados e colocar em prática.
      Bjos!

      Excluir
  7. Oi!
    Adoro passear de moto, e tenho usado um lenço com o capacete para proteger os cachos. Mas é muito trabalhoso ajeitar o lenço a cada vez que paramos e tiro/recoloco o capacete (não sou muito habilidosa com as arrumações e amarrações). E o pior: o resultado nos meus cachos não tem sido bom...
    Por isso estou procurando alternativas.
    Você acha que a touca de cetim poderia ser usada também com o capacete?
    Obrigada!
    Joda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é uma ideia que pode dar certo! Vale tentar, hein?
      Bjos!

      Excluir
  8. Oi, Nica! adorei as dicas! farei o possível para segui-las, primeiro porque, sabendo disso acaba essa minha tortura de acordar todos os dias de manhã e ter que separar os cabelos para desembaraçá-los! rs. Adorei a técnica das xuxinhas! tentarei utilizá-la, embora o meu cabelo seja curto, quero dizer, tá mais para médio, mas é cheio e dá um trabalho danado cuidar dele!
    Faz um tempinho que eu sei dessa técnica da touca de cetim, e eu já procurei por essa bendita toca, mas não encontro! ela seria super eficiente para mim, já que é uma técnica mais prática! vou tentar comprar pela internet, eu tinha um site, mas acabei perdendo ele! você conhece algum site que eu posso comprá-la, Nica? um site confiável, que o produto realmente é entregue? Beijos, fofa. Adoro o seu blog! parabéns!

    ResponderExcluir