domingo, 22 de julho de 2012

Dicas para a transição


Um dos grandes problemas enfrentados por quem está passando pela transição do cabelo quimicamente modificado para o crespo ou encarapinhado natural é ter que lidar com a enorme diferença de texturas. Especialmente quando temos cabelos compridos quimicamente tratados e decidimos entrar em transição, um corte radical normalmente está fora de cogitação! Enquanto isso, o aparecimento da raiz encaracolada pode muitas vezes nos fazer sucumbir à "dependência química" já que o volume e o aspecto geral do nosso cabelo fica mesmo muito estranho.

Mas existem formas de administrar esse problema enquanto nos preparamos para o big chop, o grande corte que irá nos libertar dos produtos alisantes e irá revelar a verdadeira beleza dos nossos cabelos. Vamos ver algumas estratégias:

Twists
Já falamos sobre os twists como estratégia de diminuição do encolhimento dos cachos. Eles também são conhecidos como trança de dois ou trança de duas pernas. Têm a vantagem de não necessitarem de calor (o que é muito útil para preservar cabelos já fragilizados pela química). 
Twist-out

Os twists podem ser feitos em cabelos levemente úmidos (nunca encharcados!) ou secos. Em ambos os casos, é interessante que se aplique algum produtos que, além de hidratar os fios, proporcione alguma fixação. (leave-in, condicionador de consistência mais grossa ou gel suave). Os cabelos devem ser deixados em twists até que sequem completamente, por isso muitas meninas preferem fazê-los à noite, antes de dormir, e soltar os fios no dia seguinte pela manhã. O twist-out é o resultado obtido após os twists serem soltos. Dependendo da espessura das mechas que foram enroladas em twists, você poderá obter de ondas largas até um frisado bem pequeno, como na foto ao lado. Quanto você mais separar as mechas no twist-out, mais volume irá obter.

A MsVcharles ensina, neste vídeo, a fazer twists parafuso. O diferencial desta técnica é que você deve dar uma torcidinha em cada uma das mechas antes de enrolar uma na outra. Assim, obtém-se o efeito de espiral e o resultado final serão molinhas bem definidas:


Este vídeo da Naptural85 mostra uma técnica diferente e bem interessante de fazer twists. Ao invés de fazer um twist em uma mecha fina, de forma tradicional, ela separa seções mais grossas de cabelo e começa a fazê-lo apenas em uma parte dessa mecha, acrescentando mais cabelo à medida em que vai progredindo na execução do twist. Isso traz a vantagem de não precisar separar os cabelos para dar volume ao seu twist-out quando o cabelo secar:



Tranças
Como já havíamos comentado, as tranças podem ser uma ótima opção para quem deseja mostrar um pouco mais do comprimento das molinhas sem perder totalmente a textura dos cabelos crespos e encarapinhados.  
Braid-out
Fonte: blog Naturally Obsessed
Por sua versatilidade, as tranças também podem servir para igualar um pouco a textura do comprimento alisado com a da raiz enrolada. Elas  trazem a vantagem de não requererem uma técnica muito apurada para serem realizadas, como muitas vezes enfrentamos com os twists.
Acredito também que, por serem mais firmes, as tranças não necessitem de tantos produtos finalizadores para proporcionarem um look definido quando soltas - o chamado braid-out.
É importante apenas ter cuidado na hora de desmanchá-las (e, novamente o cabelo deve estar 100% seco!). Aplicando um pouco de óleo vegetal nas mãos (pode ser até mesmo o azeite extra virgem) você evita o frizz causado pelo atrito dos seus dedos com os fios. 


Apesar de aparentemente trançar o cabelo ser muito óbvio, existem técnicas diferentes para isso. No vídeo abaixo, vemos como fazer um braid-out tradicional. A MopTopMaven usa determinados produtos, contudo você pode experimentar com alguns dos seus produtos favoritos e ver os diferentes efeitos que eles proporcionam. Tranças grossas como as dela dão um visual mais ondulado, mas você também pode fazer várias trancinhas finas para um resultado mais texturizado:



Abaixo, a Naptural85 mostra uma forma bem interessante de trançar o cabelo para conseguir um efeito quase frisado: ao invés de simplesmente separar mechas finas e fazer tranças individuais, ela separa mechas mais grossas e faz praticamente uma trança embutida, adicionando mais cabelo à medida em que progride no processo de trançar os fios (mais ou menos os que ela fez no vídeo dos twists):



Coquinhos
Os coquinhos, também chamados de bantu knots, são uma boa opção para qualquer tamanho de cabelo e para quem acha que não terá muita habilidade com twists ou tranças. Basta separar o cabelo em mechas e enrolar cada uma em forma de coque, sempre torcendo os fios antes para que eles fiquem com aquele aspecto espiralado.
Bantu knots

Os coquinhos também devem ser feitos no cabelo levemente úmido e retirados após secagem total dos fios. Eles só podem ser um pouco incômodos na hora de dormir por causa do volume, mas você pode descobrir uma forma de "assentar" seus coquinhos que fique confortável no travesseiro.

No vídeo abaixo, vemos a SimplYounique fazendo coquinhos bem pequenos no cabelo. É possível que, neste tamanho, eles não causem tanto desconforto na hora de dormir. De quebra, ainda há algumas opções de penteados para fazer com seu cabelo solto após desmanchar os coquinhos!






Acessórios
Além de fazer os caracóis que faltam aos nossos cabelos apenas com as nossas mãos, podemos ter a ajuda de alguns acessórios específicos para encaracolar os fios, como rolinhos de permanente, bigoudis e curlformers. 

Existem acessórios diferentes para texturizar seus fios mais esticados

Os rolinhos e os bigoudis são relativamente fáceis de encontrar em lojas que vendem produtos para cabelo. Eles são usados para fazer permanente e permanente afro, mas podem ser colocados no cabelo natural para mudar temporariamente a forma dos fios. Existe uma variedade grande de modelos de rolinhos e cada um dá um efeito diferente: cachos abertos, cachos apertadinhos, molinhas bem pequenas ou espirais mais largas. 
Os curlformers são novidade aqui no Brasil, por isso é provável que custem bem mais caro do que os rolinhos comuns. Ainda que não sejam encontrados em qualquer loja, já existem sites e marcas comercializando produtos similares.
Assim como nos demais estilos, ao aplicar os rolinhos ou curlformers, o cabelo deve estar preferencialmente úmido e com algum produto antes de ser enrolado e só deve ser solto após secagem total. Mas estes acessórios oferecem a vantagem de poderem ser combinados com as técnicas já mencionadas, criando efeitos diferentes, como neste primeiro vídeo, ou intensificando os caracóis em cabelos muito esticados, como no segundo:




Dicas para cachos mais largos
As técnicas anteriores são apropriadas para quem tem cabelo crespo ou encarapinhado. Mas sabemos que algumas naturais tem um padrão de cachos abertos, mais para o cacheado do que para o crespo. Para essas, existem as técnicas das tiras de papel e do coque de meia. Nesses casos, é imprescindível que se use algum produto para fixação, até porque é provável que os fios quimicamente tratados estejam bem esticados e dificilmente segurem-se em um formato diferente por muito tempo. Fazer estes procedimentos à noite e retirar na manhã seguinte é também uma forma de fazer com que os fios fiquem várias horas naquele formato e segurem os cachos por mais tempo.



Todos estes estilos dão um pouco de trabalho para serem executados mas, em compensação, podem durar alguns dias se devidamente conservados (usando um lenço de cetim na hora de dormir e prendendo o cabelo em um coque ou rabo de cavalo bem alto, do tipo "abacaxi", por exemplo), especialmente nos cabelos mais texturizados (muito encarapinhados). Além disso, quando os cachinhos começarem a desmanchar, sempre é possível fazer um penteado ou usar acessórios decorativos e transformar um cabelo meia-boca em um look descolado.

Por isso, não se desespere na fase de transição! Existem formas de passar por ela sem ter que fazer um corte radical logo de cara, ou ainda de ficar escrava da escova e da chapinha, que além de não trazerem um resultado tão bom, podem prejudicar o seu cabelo novo em crescimento.

56 comentários:

  1. Adorei as dicas! Tenho cachos bem apertadinhos na raiz e um pouco mas largo no resto do cabelo por conta do relaxamento que faço.E as vzs me dá vontade de ter cachos mais largos e tal,vou tentar a dica dos rolinhos,pra ver se rola =) beijos

    ResponderExcluir
  2. Querida, me tira uma dúvida, por favor... fui no salão essa semana cortar o cabelo (ainda não o big chop). A raiz está bem grande (7 meses sem química) e a cabeleireira estava tentando me convencer a fazer uma marroquina, dizendo que não ia alisar, só ia abrir os cachos e que não era uma química. Mas minhas pesquisas na internet, não foi isso que eu encontrei. Achei inclusive a informação de que o produto usado tem formol! oO (#medo) Mas quero ver meu cabelo longe de química! Uma vez passei 01 ano sem fazer relaxamento, cortei, mas caí na besteira de fazer um relaxamento "mais leve", de novo... tempo perdido. Vc conhece a tal marroquina? Essas informações procedem? Beijos, Sarah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sarah, eu recomendaria vc a ficar longe dessas escovas, especialmente se tiver formol no meio. Ele consegue ser pior do que química tradicional (tioglicolato, hidróxido e guanidina) porque ele não é pra colocar em cabelo e sim em CADÁVER! Salão que faz escova com formol está cometendo CRIME!

      Não existe forma de abrir os cachos com uma escova da moda. Ou elas vão conter formol ou alguma substância alisante/relaxante tradicional(as que citei acima).

      Se você está realmente querendo voltar a ter cabelo natural, não deve ser do seu interesse usar mais outra coisa que altere a textura e padrão de cachos. Continue com seu cabelinho do jeito que está, cuide dele com carinho e corte quando se sentir preparada. :)

      Fuja desses gatos que se dizem lebres, rs

      Bjos e boa sorte com os cabelos!

      Excluir
    2. Hehehe Obrigada pela dica e pela atenção, querida! Pois eu vou ficar bem longe sim! Beijos

      Excluir
    3. Ainda bem que você não caiu nessa. Sempre relaxei meu cabelo, e a cada vez ele ficava mas cacheado, e pela complicação para pentear (tinha só 10 anos) queria ele liso, e nada deixava ele liso, só definia mais, e sabe o que conseguiu alisar meu cabelo? A marroquina. É sem formol, mas alisa sim, e muito. Depois dela nunca mais vi minhas molinhas. :'(
      Não caia nessa de " só um relaxamento"
      Eles n conhecem nossos esforços, e não estão neim ai, se ficarmos lisas. Se o dinheiro està entrando, só isso que importa.

      Excluir
  3. Aconteceu a mesmíssima coisa comigo igualzinho aconteceu com a Anônima acima!rs Fui fazer meu Big Chop ontem e o cabeleireiro me disse essas mesmas palavras,querendo me convencer essa tal "Marroquina' que só solta os cachos!Fui firme e disse que queria meu cabelo NATURAL e livre de químicas,hoje tenho somente 6 meses de natural,tirei toda ponta morta e esticada ontem,não vou dizer que meu cabelo está bonito,pelo contrário,está sem definição e eu não sei como penteá-lo mas em nenhum momento penso em desistir da minha transição!

    ResponderExcluir
  4. Nica, observando os comentarios acima acerca da escova que soltam os cachos, depois de 6 meses sem quimica nao aguentei de ver meu cabelo com raiz enorme e uma cabeleireira me incentivou a fazer uma escova com essa finalidade e me arrependir, não sabia o que fazer e acabei optando por isso, mas hoje já faz tres meses que nao fiz mais nada e espero aguentar até meu cabelo ficar totalmente natural. Agora com esse período sem quimica outra cabeleireira apareceu e me disse que tem um produto para soltar os cachos com ARGAN e que era bem natural, ai te pergunto será mesmO?

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acredito em nada que prometa alisar ou soltar os cachos que não contenha química tradicional ou formol... Esse produto pode até conter argan, mas com certeza não é o argan que alisa, porque óleo vegetal não alisa cabelo!
      Bjos!

      Excluir
  5. nICA QUE OLEOS VC ME INDICARIA PARA FAZER Twists OU TRANÇAS, SERÁ QUE O OLEO DE ARGAN, COCO, MACADAMIA SERVE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser o que o seu cabelo gostar mais. Todos esse que você citou eu acho ótimos!

      Excluir
  6. Nicapinica... venho lendo seu blog a alguns dias e estou amando... Decidi me livrar da quimica nos meus cabelos e estou sem alisar desde abril, porém estou quase enlouquecendo com a parte alisada e não sei mais o que fazer, pois não posso cortar td por motivos de trabalho, todas as dicas acima que vc deu são ótimas, porém não funcionam no meu cabelo porque ele tem alisamento e progressiva, e está lisíssimo... Você teria alguma dica pra eu conseguir cacheá-lo e diminuir a diferença entre a parte crescida e a alisada, porque estou quase ficando doida, mesmo minha raíz (carapinha) estando um amor, pois estou hidratando sempre e ela nem armou ainda, td bem que são só 3 meses né. Agradeço.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Taty, nenhuma dessas técnicas dão resultado? Mesmo com produtos de consistência grossa, ou gel, enfim... Produtos que dão alguma fixação? Nesses casos de cabelo muuuito liso, tranças + gel dão um "braid-out" razoável.
      Mas se nem elas servem, acho que a solução vai ser esperar seu cabelo crescer e, enquanto isso, inventar alguns penteados presos para que a raiz não destoe tanto do comprimento (coques são ótimos para esses casos). Ou se você quiser ousar muito, use um curtíssimo e tire logo toda a parte alisada...
      Bjos e boa sorte!

      Excluir
    2. Ai Nica, muito obrigada viu. Eu cortei boa parte dele, está na base da orelha, por isso, não consigo fazer coques, e parece que com as hidratações a parte lisa ficou ainda mais lisa (kkkkk), a cada dia tento uma coisa nova, os twists foram os que mais ajudaram mas as pontas ficam tão espigadas, porque não enrolam como os das meninas. Não queria mais fazer escova e chapinha, porque os crescidinhos estão tão enroladinhos e tenho certeza que vão se perder se eu começar a colocar calor neles. Vou tentar enrolar com bastante gel e daqui alguns meses vou cortar total mesmo... mais uma vez obrigada.

      Excluir
  7. nossa, amei as dicas! estava precisando! minha raiz esta bastante alta e o restante do cabelo liso! mas vou tentar fazer o twist... só que não sei se vai ficar legal nas pontas, elas sempre ficam "espetadas".
    beijos

    ResponderExcluir
  8. o meu cabelo também não funcionou com os twits... :( ai fico sem saber o que fazer, dai, recorro a escova e chapinha... lendo os comentários anteriores, vi que o calor (do secador e chapinha) faz com que percam os cachinhos da raiz. isso é verdade?
    E que penteados poderia fazer em meio a transição? (Detalhe: meu cabelo esta no queixo)
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Nica,
    Em Dezembro faz 1 ano que não faço relaxamento, mas a "raiz ainda está com uns 10cm, devido ao meutrabalho faço aquela touca com grampos e infelizmente cai na tentação de usar aquele secador com escova rotatória.Consequencia quebrei todo o cabelo á ponto de ficar disforme. tentei o twist mas a parte lisa se recusa á enrolar, Me dá uma dica. ou arrisco e corto de uma vez?

    ResponderExcluir
  10. Essa semana, UM DIA após mais uma progressiva :/ decidi que não queria mais alisar meu cabelo :)
    Estou muito ansiosa e insegura com o processo de transição; primeiro porque já estava acostumada a matar qualquer raizinha que quisesse "brotar", segundo já faço isso há pelo menos 20 anos(tenho 27):0 , terceiro meu cabelo é curto e sei que não vou conseguir disfarçar a diferença de texturas prendendo, e por último, não lembro como meu cabelo realmente é :(
    Venho pesquisando em alguns blogs e tenho visto como é libertador se assumir. Espero conseguir. QUERO conseguir!
    A maioria dos meus amigos estão dando força! Ao comunicar ao meu pai a notícia, ele disse: Já era hora né minha filha!
    Acho que vou trançar nesse início pra amenizar o desconforto visual, já que o mental só vai passar quando eu deixar meu cabelo ser o que ele realmente é... E lá vamos nós!

    ResponderExcluir
  11. entao meu cabellos estão virgem a 9 meses, e eu tenho um retiro na igreja para ir mas eu não tenho nada para fazer neles,,pois eles estao uma parte e grande e outro pequeno o q faço ?pois selagem não pode fazer??????

    ResponderExcluir
  12. queria que meu cabelo fosse assim só para eu fazer os coquinhos, me apaixonei

    ResponderExcluir
  13. Realmente não é fácil essa transição.
    Estou a 8 meses sem usar nenhum tipo de química.
    Os primeiros meses são mais difíceis do que agora, porque você começa a ver aquele volume na raiz e fica agoniado.
    Mas é só ser persistente...usar técnicas que ajudem a prolongar essa transição, como vc mesma falou.
    Tranças ajudam bastante, parece que estica a raiz e cresce mais rápido, rs é engraçado.
    Só não cortei todo meu cabelo porque vou casar em agosto e eu preciso ter alguma coisa para fazer um penteado. Se não fosse isso já teria cortado.
    É sempre bom ter contato com meninas que tem blogs que incentivem o cabelo natural e mostre cuidados.
    Gostei bastante do seu blog.
    Eu tbm tenho o meu, to tentando mostrar algumas coisas sobre isso lá tbm.
    Se quiser, dá uma passadinha lá.
    Obrigada!

    www.deboraninja.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Debora! Obrigada pela visita! Adoro tranças, elas sempre servem a ótimos penteados. Quem sabe não são uma boa pro seu casamento? Acho que ficaria lindo!
      Tô lá lendo seu blog! Tô curtindo!!
      Bjos!

      Excluir
  14. Oi, amei seu blog!! Bem, eu fazia progressiva e alisamento com guanidina nos meus cabelos desde os 13 anos de idade, só que durante todo esse tempo ele quebrou duas vezes. Uma quando eu tinha 14 anos (nem me lembro direito como me senti, hoje em dia tenho 18) e a ultima foi recentemente, em junho do ano passado. Meu cabelo ficou emborrachado e eu sofri muito quando fui cortar na altura dos ombros. Foi ai que eu decidi me libertar de quiimica, estou fazendo queratinizações e apenas escova e chapinha desde dezembro de 2012. Meu cabelo ja esta com 5 dedos de raiz enroladinha e eu queria saber se continuar com esse processo de queratinização mensal, hidratação semanal e escova e chapinha 1 vez por semana vão continuar a me ajudar nesse processo e que outras dicas vc pode me dar? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ane, eu não sou muito favorável a chapinha não... Os últimos posts do blog foram sobre os efeitos negativos da chapinha e do secador, depois vc dá uma olhada pra entender pq eu tenho o pé atrás com isso...

      Se o seu cabelo está funcionando com esse seu esquema de tratamento, eu acho que vc deve continuar. Só tome cuidado pra não exagerar na queratina, pq a parte virgem do seu cabelo que está crescendo pode achar demais e começar a quebrar. Dê uma atenção especial a esta parte e, ao menor sinal de quebra, dê um tempo da queratinização.

      Bjos e boa sorte com os cabelos!

      Excluir
  15. Oi!!! Me chamo Carla, a uns dois anos uma "amiga" que se formou em um curso de cabelereiro insistiu muito para que eu fizesse uma progressiva...Meu cabelo sempre foi cacheado, crespo lindo e quando fiz esta besteira ele estava no meio das costas, sempre fiz relaxamento na raiz e hidratação mas nunca deixei liso. Com tanta pressão e uma promessa de cabelos mais hidratados e sem volume, pois ela disse que não ia alisar, apenas quando eu fizesse uso do secador, mas quando eu lavasse ele iria voltar ao normal, fiz... e vcs não sabem o quanto me arrependi meu cabelo ficou lindo nos primeiros 15 dias, depois ele quebrou e caiu, me desesperei fiquei com algumas mechas compridas e uns tocos no alto da cabeça... em outubro do ano passado cortei ele na altura dos ombros mas ainda esta muito liso e feio nas pontas, essas dicas estão sendo ótimas para mim, vc não sabe o quanto me ajudou, e sei que vou chegar lá!! Muito obrigado virei sua fã!!! :-*

    ResponderExcluir
  16. Nica, tenho 4 meses sem usar quimica, porém hidrato toda semana e estou escovando e usando prancha. Me livrei da progressiva, há algum tempo. Quero deixa-lo natural, mas esse período inicial de sme quimica é horrivel e acredit que não vou conseguir me livrar da prancha tão facilmente até atingir um tamanho razoavel para eferuar corte. Gostei muito do seu blog. Parabéns.

    ResponderExcluir
  17. Olá, comecei a pesquisar como voltar a ter cabelos naturais a algum tempo, e acabei encontrando seu blog que tem me animado muito. Mas, meu cabelo está muito comprido, sendo que tem apenas dois meses que eu não relaxo meu cabelo. Não sei o que fazer para continuar, pois o comprimento do cabelo está muito vazio e ainda não estou preparada para cortar a parte com química, pois só tenho um centímetro de cabelo natural. Preciso de ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia, eu sou suspeita pra falar pq já usei por muitos anos, então sempre recomendo tranças soltas com aplique como forma de passar alguns meses durante a transição. Se o seu cabelo é crespo/encarapinhado, elas são "the best"! Vão esconder toda a parte diferente, vão "encher" seu cabelo e vão dar um visual novo.
      Se o seu cabelo é mais para cacheado, às vezes um corte resolve. Veja se vc acha alguém de confiança pra cortar seu cabelo em camadas, de forma q incentive a formação de cachos/ondas e dê mais volume.

      Bjos e boa sorte!

      Excluir
  18. Amei os coquinhos.. bateu até saudades da minha infância. Bem antes dos meus cabelos seres tratados quimicamente, minha mami fazia coques, rolinhos e aquels tranças que se agarram no couro cabeludo. Ela até guardava bem guardado fitas de embalagens de presente, cadarços coloridos, entre outras coisas para poder amarrar e enfeitar os coques e as tranças... afff... que tempo bom. A cabeça doía um bocado depois.kkkkk pena que meu pai começou a cortar meu cabelo e da minha irmã estilo chitãozinho e chororó e ficava horrivel em um cabelo crespo, então minha mãe começou a alisar. Pior que meu pai cortava meus cabelos até os 15 anos. Depois disso não deixei mais. Porém meu cabelo nunca mais cresceu e eu me viciei em quimicas, pranchas, pente quente e secadores... baubau cabelos...

    ResponderExcluir
  19. Tenho cabelo crespo, mas não necessariamente enrolado, em sua forma natural.
    Adentrei há uns 10 anos no mundo das agressivas técnicas de alisamento mas agora quero assumir os cachos e o cabelo volumoso.
    Estou há 11 meses sem progressiva, porém venho fazendo alisamento na raiz com guanidina há uns 4 meses, gostaria de saber se há restrição para que eu inicie o processo de transição com permanente afro e qual seria a melhor técnica para cachear os meus cabelos e manter o volume de uma forma que aparente natural e que nao agrida tanto os cabelos.

    ResponderExcluir
  20. Oi gostaria de saber se quem ta no processo de transição pode fazer selagem térmica

    ResponderExcluir
  21. Oiee!! Estou ha 7 meses sem quimica..uso aplique, pois meu cabelo esta curto! Costumo hidratar desde que decidi não alisar mais! Há 2 meses comecei a passar chapinha somente na região ao redor da cabeça (no local sem aplique), e nos ultimos dias a raiz do meu cabelo tem ficado "lisa"..Será que é por causa da chapinha ou a hidratação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Acho estranho uma hidratação alisar o cabelo... Eu apostaria na chapinha. Dá uma vasculhada aqui no blog porque existe uma postagem falando exatamente sobre isso, acho que você vai gostar!

      Excluir
  22. Ola! Adorei o blog, parabens! Eu quero saber se ao fazer as tranças posso passar algum leave in?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, se você for fazer trancinhas pra depois soltar o cabelo e deixá-lo frisado, é bom usar um leave-in antes pra segurar o cabelo no formato desejado por mais tempo.

      Excluir
  23. Olá... Estou querendo parar de por quimicas em o meu cabelo, e estou pensando em começar a usar tranças.... Seria recomendado? Me ajude por favor!

    ResponderExcluir
  24. Olá me chamo Larissa... Meeeu, acheeei meu livramento... No carnaval vi milhares de negras com o cabelo black, divando... Infelizmente tenho progressiva de 02 meses atrás nos fios, eu pensei, pensei e minha melhor amiga disse, amiga deixa seu cabelo assim, vai ficar toop, e eu quero muito um cabelo Black... Minha raiz já está gritando, não farei mais nada nele e nem usarei a prancha e o secador... Meu cabelo está bem abaixo do ombro e não penso em cortar, tenho trauma a isso, quando era pequena minha avó cortou meu cabelo igualzinho dos meninos....

    Sabe meninas, vou esperar a raiz crescer mais e procurar um salão afro aqui em Santos Vocês acham se eu optar pela trança Nagô, vai ajudar em algo ou prejudicar meu cabelo ??? Preciso de algumas dicas. Beeeijos meninas

    ResponderExcluir
  25. Olá Nica.Mim chamo Cleciane. Meu cabelo é tipo 3C e algumas partes são 4A.
    E ficam super ressecados quando uso algum produto que tenha olho de Argan . Alguma dica pra mim? Descolori tem 1 mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem outros óleos que são bem legais tb, como o de macadâmia e o de abacate. Procure por produtos com outros óleos vegetais ou acrescente um pouco de óleo aos seus cremes. O importante é ir experimentando até achar o ideal pro seu cabelo, até pq cabelo descolorido requer atenção redobrada ;)

      Excluir
  26. Oi adorei as dicas mas eu tenho uma pergunta plastica nos fios ajuda na transição eu fiz duas e ficou bem solto da raiz mas se manteve enrolado eu tenho medo de fazer e meu cabelo ficar liso eu perder tudo que eu já conseguir nesses seis meses de transição
    vc pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço esse procedimento, mas eu sempre desconfio das coisas que tem esses nomes "diferentes". Acho que vale a pena você conferir com o profissional que aplicou qual é o princípio ativo da tal plástica...
      Bjos!

      Excluir
  27. OLÁ. GOSTEI DAS DICAS. ESTOU SEM QUÍMICA HÁ 1 ANO E ESTÁ MEIO COMPLICADO, MAS QUERO VER MEUS CACHINHOS LINDOS E BRILHANTES..

    ResponderExcluir
  28. olá , quero saber se posso fazer a beleza natural só na parte crescida do cabelo?

    ResponderExcluir
  29. posso fazer os twists usando o olho da garnier akele com 8 óleos, não to elmbrando o nome agoramas tenoh ele, kerof aer transição capilar mas to c medo sabe.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia, na pior das hipóteses o que vc vai fazer é ter que lavar a cabeça de novo, rs. Só experimentando pra saber mesmo :)
      Bjos

      Excluir
  30. Ola Nica, me chamo Daniella e me interessei muito pelas dicas.
    Estou começando a passar pelo meu período de transição, fiz um permanente no final de maio e a um 1 mês e alguns dias estou perdendo chumaços de cabelo uma coisas gritante, a minha raiz já está um tanto alta e as pontas ainda com o efeito do permanente.
    Estou precisando de ajuda, para conter essa queda de cabelo.
    Estou com coceiras e descamação no couro cabeludo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniella, espero que vc tenha resolvido a sua situação a esta altura... Eu recomendaria vc a procurar um médico dermatologista o mais rápido possível!
      Bjos!

      Excluir
  31. oooi, eu adorei esse post. Faz um tempo ja que venho querendo deixar meu cabelo natural pq eu nao aguento mais ficar fazendo chapinha e olha que nem sou eu que fasso, eu vou no salão. vc sabe se enquanto eu deixo meu cabelo crescer eu posso ficar fazendo escova enquanto minha raiz cresce?

    ResponderExcluir
  32. meu cabelo esta em transicao e eu cortei a parte alisada todinha mas meu cabelo nao cachear o que eu faco pra cachear meu cabelo

    ResponderExcluir
  33. oi...estou a 3 meses em transição..ainda tenho pouca raiz...meu cabelo eh tipo 4c...gostaria de saber se essas dicas funcionariam pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, é provável que funcione, mas só experimentando (e praticando) pra saber ;)

      Excluir
  34. Olha meninas minha ultima escova definitiva foi no mês de abril 2015, depois disto coloquei na minha cabeça que quero meus cachos novamente,Já tenho meus primeiros cachos, só não sei definir ainda que tipo de cabelo é o meu...Fiz meu primeiro corte a 15 dias, o resultado foi 60% pois ainda tinha pontas lisas para o meu desespero..Dia 05/08/2015 voltei ao cabelereiro , hidratei e fiz o meu segundo corte, o meu cabelo está 80% sem pontas lisas...Vendo videos (transição Capilar ) e testando algumas técnicas estou muito feliz com o resultadol. Sei que daqui pra frente é trata-lo com carinho e Paciência...Comprei até alguns acessórios para usar no meu cabelinho curto...Estou feliz por recuperar minha identidade, Caramba não nasci loura e nem com os cabelos lisos..Agora me assumindo totalmente...Sucesso meninas e muita força de vontade que chegaremos lá..beijinhos

    ResponderExcluir
  35. Olha estou na sofrência viu! Meu cabelo está enorme com a raiz bem crespa e as pontas lisas! Santo Deus ! Não sei o que faço, quero eles natural, mas tenho tanto cabelo que tenho medo de não me adequar, acho lindo cachos, mas não estou preparada para cortar, e ele vive preso no coque, sinceramente está complicado! Nem os produtos certos para usar no dia dia sei qual usar. Pensei em lavar meus cabelos com shampoo anti-resíduos. Será????

    ResponderExcluir
  36. Olá Nica! Vão fazer 7 meses que nao aplico química e observei 5 dedos de raiz crescida. Bem sinto uma felicidade enorme em poder perceber meus cachinhos. Fiz um cronograma capilar pessoal, lavo com shampoo de cebola caseiro, em uma semana faço hidratação e na outra umectaçao. Assim ele está crecendo. Vou esperar os cachos na altura no pescoço pra cortar a parte lisa. Não sei qual tipo é o meu cabelo mas ele é cheio mas nao black. Cachos fechadinhos. Eu gostaria de saber uma técnica para abrir mais os cachos e reduzir so um pouco o volume depois que eu tirar a parte "lisa". Eu quero muito meus cachos mas nao taaaaaao armados entende.. rs bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, eu acredito que vc primeiro deva esperar seu cabelo estar 100% natural pra depois pensar no que fazer com ele, pelo simples motivo de que você não tem como saber como realmente é o seu cabelo até que toda a parte esticada tenha sido cortada. Seu cabelo pode te surpreender!
      Bjos!

      Excluir
  37. Bom dia... nica. Estou 3 meses sem fazer progressiva. Meu cabelo tem 1dedo de raiz. E vou corta curtíssimo. Acho melhor... queria saber qual dica de hidratação e que tipo de coisas usar como acessório

    ResponderExcluir
  38. Meu cabelo tem só 1dedo de raiz natural voy corta curtíssimo... só queroo dicas de acessórios e hidratações e como tenho ccabelos brancos vou pintar a raiz isso prejudica o p recesso???

    ResponderExcluir