domingo, 15 de julho de 2012

8 dicas para manter seus cabelos hidratados


Cipriana do UrbanBushBabes
Fonte


Por Cipriana do UrbanBushBabes.com, via Black Girl with Long Hair (tradução minha)

Não há nada como a sensação de cabelo bem hidratado. Por outro lado, também não há nada tão ruim quanto a sensação de cabelo ressecado - e essa é uma sensação que eu gosto de evitar. Dependendo dos níveis de porosidade, espessura dos fios, textura e estado geral do cabelo (em transição, com coloração, que recebe calor do secador) algumas pessoas podem ter que selar a hidratação nas pontas com mais frequência do que outras, mas existem alguns truques que eu aprendi ao longo dos anos que me ajudaram a manter a hidratação nas minhas pontas por períodos mais longos de tempo.

1. Use óleos mais densos e manteigas, como óleo de rícino ou manteiga de karité
Eu descobri que usar óleos mais grossos especificamente nas pontas dos cabelos proporciona hidratação prolongada. Depois de saturar as pontas com água, eu uso minha mistura de óleos como primeira cobertura e óleo de rícino separadamente como cobertura final para proteção das pontas quando quero selar a hidratação.

2. Depois de saturar totalmente suas pontas com água, certifique-se de espremer o excesso de água dos fios
Cabelos com porosidade normal só consguem absorver uma certa quantidade de água. Ter água desnecessária nas pontas dos fios de cabelo reduz a capa de proteção quando você começa a aplicar seus óleos. Estes funcionam como uma barreira de proteção para segurar a hidratação. Você não irá querer que os óleos escorram fio afora porque o excesso de água não foi retirado. Suas pontas devem ter uma sensação de levemente úmidas e não encharcadas de água.

3.  Dobre a quantidade de cobertura nas suas pontas quando selar a hidratação
Suas pontas são a parte mais antiga do cabelo e por isso a mais sedenta. Como eu costumo dizer, as pontas dos seus cabelos devem ser tratadas como os idosos – elas só precisam de um pouco mais de amor e atenção. Lembre-se de que quanto mais enrolado o cabelo, mais dificuldade a oleosidade natural do seu couro cabeludo terá para chegar às pontas dos fios devido ao percurso muito sinuoso que terá de enfrentar. Por vezes, a oleosidade não chega mesmo às pontas então é importante que elas recebam duas vezes a cobertura de óleos e manteigas aplicadas no cabelo.

4. Uma vez que suas pontas foram seladas, proteja, aplique óleo e enrole-as
Essa dica é muito importante para comprimentos maiores. Depois de selar a hidratação, eu tranço ou faço twists nos meus fios, então aplico mais óleo e enrolo as pontinhas, prendendo-as até que sequem. Deixar o cabelo em estilos protetores como tranças e twists pode realmente manter suas pontas unidas e aproveitar todas as vantagens da hidratação até que sequem. Os twists podem funcionar melhor do que as tranças, especialmente se você está tendo pontas “desfiadas” (as pontinhas não conseguem se unir umas às outras, ficando com um aspecto de pluma). Todo cabelo fica assim naturalmente, conforme vai envelhecendo, mas pontas saudáveis ficam apenas um pouco “desfiadas”. Além disso, os twists facilitam a detecção das pontas que devem ser removidas através de corte, quando você assim desejar.

5. Depois de selar, não manipule suas pontas até que sequem por completo
A não manipulação das suas pontinhas molhadas significam maiores chances de mantê-las hidratadas. Manter suas mãos longe delas garante que você não perca nenhuma hidratação anteriormente aplicada.

6. Tire as suas pontinhas do caminho
Isso pode soar como um conselho ruim para quem gosta de usar o cabelo solto, mas penteados presos, onde suas pontas estão para cima e para dentro do próprio cabelo podem reduzir drasticamente a quantidade de hidratação que é perdida das pontas, especialmente se o seu cabelo está na altura dos ombros ou mais longo. Quando seu cabelo está solto, ele sofre com o constante atrito com as roupas e com os elementos externos. Agora, mulheres com o cabelo acima dos ombros têm mais uma vantagem porque os fios não entram em contato com as roupas. Também, mulheres que constantemente cortam os cabelos curtos mantém seus fios em estado de novos. O cabelo mais próximo à raiz é a parte mais jovem dos fios e por isso assegura sempre pontas saudáveis.

7. Escute seu cabelo
Isso pode soar estranho, mas suas pontas irão lhe dizer com que frequência precisam ser hidratadas e seladas. Eu faço isso uma vez na semana, mas uso meu cabelo em penteados presos durante todo o tempo. Alguém que usa o cabelo solto mais vezes pode ter que selar mais do que uma vez na semana. Nosso corpo passa por muitas modificações, sejam elas em termos de hormônios, dietas, estresse etc. Essas mudanças podem causar impactos no seu cabelo, então fique ligada no que suas pontinhas têm a lhe dizer.

8. Certifique-se de que suas pontas estão saudáveis
E por último, mas não menos importante, certifique-se de que suas pontas estejam em bom estado antes de selar a hidratação. Aparar as pontinhas ou fazer o método de procurar e eliminar apenas as pontas danificadas pode mudar drasticamente o modo como seu cabelo retém a hidratação. Pontas danificadas podem causar reflexos no resto do comprimento dos fios, causando mais problemas e ressecamento.

Novamente, essas dicas eu descobri ao longo dos anos devido a tentativa e erro - e espero que os meus erros resultem no seu sucesso.


E aí, naturais, gostaram das dicas da Cipriana? Elas são meio que um resumo de tudo que comentamos aqui no blog ao longo destes meses. Às vezes falamos com tantos detalhes que algumas coisas mais gerais são perdidas, e nunca é demais relembrá-las. Eu, por exemplo, adotei a selagem da hidratação como parte da minha rotina semanal e, portanto, passei a estilizar o cabelo úmido e não mais molhadão/pingando. E não é que deu certo? Meus fios se mantém hidratados durante toda a semana e o tempo de secagem do meu cabelo diminuiu drasticamente! Por isso, sempre é bom reler e repensar nossos procedimentos - a gente pode se surpreender com a eficácia de uma alteração sensível em nossa rotina.

3 comentários:

  1. Muito legal as dicas, gostei.
    Depois que eu em minha infinitas leituras, descobri o poder os óleos vegetais, não os largo mais.
    É bem verdade que o povo sofre por falta de conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. muito bacana...estou pronta para praticar essas dicas

    bju

    ResponderExcluir
  3. O meu cabelo reponde muito melhor os produtos quando está úmido do que encharcado também. Ótimas dicas!

    ResponderExcluir