Apesar de a internet estar recheada de informações sobre cabelos crespos e encarapinhados, a maior parte delas está em outros idiomas, principalmente o inglês. Por isso, muitas vezes, nós brasileiras encontramos restrições em adquirir todo esse conhecimento disponível.
Devido a esta barreira da língua, muitas naturalistas que não falam inglês podem desconhecer algumas das gurus da internet quando o assunto é cabelo encarapinhado. Uma dessas gurus é a Chicoro. Ela tem um blog, onde escreve artigos diversos e um Fotki com imagens da sua jornada capilar e do passo-a-passo de procedimentos de sua rotina de cuidados com o cabelo. E, além disso tudo, a Chicoro ainda escreveu um livro chamado Grow it! (disponível apenas em inglês), especialmente voltado para ensinar as encarapinhadas a atingirem comprimentos longos com seus cabelos.
A capa do livro Grow it! |
Uma das práticas recomendadas pela Chicoro para auxiliar na preservação dos fios de cabelo (e consequentemente na retenção de comprimento) é selar adequadamente e por mais tempo a hidratação que os fios recebem. Para tal, ela sugere o Método LOC. Este método consiste em seguir uma determinada ordem de aplicação de produtos para garantir que a hidratação permaneça nos fio por mais tempo. A ordem dos produtos é justamente o nome do método: L de líquido (liquid), O de óleo (oil) e C de creme (cream).
O líquido em questão nada mais é do que água. Ela é a única substância que, de fato, hidrata nosso corpo - e por consequência, nossos fios. Nos cabelos, o efeito hidratante da água pode ser potencializado com a adição de D-Pantenol, glicerina e/ou extrato ou suco de aloe vera.
Para realizar esta etapa, você pode aplicar, com o auxílio de um borrifador, a misturinha de água com as substâncias já citadas tanto nos fios quanto no couro cabeludo (não se esqueça de que ele é pele, como o resto do seu corpo, e também precisa de hidratação!). É interessante esperar de 10 a 15 minutos antes de passar para a próxima etapa, a fim de que o líquido possa ser absorvido.
Para realizar esta etapa, você pode aplicar, com o auxílio de um borrifador, a misturinha de água com as substâncias já citadas tanto nos fios quanto no couro cabeludo (não se esqueça de que ele é pele, como o resto do seu corpo, e também precisa de hidratação!). É interessante esperar de 10 a 15 minutos antes de passar para a próxima etapa, a fim de que o líquido possa ser absorvido.
Após a pausa, é hora de aplicar o óleo de sua preferência. Óleo de rícino, óleo de oliva e óleo de coco são exemplos de excelentes óleos vegetais para o cabelo. Eles devem ser aplicados nos fios úmidos, nunca encharcados (ou irão "escorrer" junto com o excesso de água dos cabelos). O capricho deve ser redobrado nas pontas, a parte mais antiga e, logo, mais frágil e delicada dos seus cabelos.
No terceiro e último passo, entra a aplicação da substância hidratante de consistência cremosa. Pode ser o leave-in de sua preferência, ou condicionador, caso você opte por não enxaguá-lo. Neste momento, você pode estilizar o seu cabelo da maneira que desejar (lembre-se de trabalhar com seu cabelo em seções para facilitar a tarefa). Novamente, atenção especial às pontas.
Apesar do encolhimento, o cabelo da Chicoro já está na cintura - compare a foto acima com a anterior, onde ela está com os cabelos esticados |
A Chicoro conseguiu obter um cabelo extremamente longo graças, em parte, ao Método LOC. Eu também tenho adotado este método nos últimos meses e estou bastante satisfeita com os resultados. De maneira geral, meus fios se mantém hidratados até a próxima lavagem, mesmo quando uso o cabelo solto ao longo da semana. Notei também, especialmente, uma melhora do meu problema de descamação após adotar o uso regular da misturinha de água + pantenol no meu couro cabeludo, aliado à posterior aplicação de óleo vegetal, como já dei mais detalhes aqui.
Muito legal Nica, eu faço algo parecido, só que no meu caso virou LCO mas tem dado certo.
ResponderExcluirbjus
Eu uso o óleo depois do creme e isso já foi uma revolução maravilhosa para o meu cabelo, vou testar usar desta forma, embora meu cabelo não seja encarapinhado acho que a lógica se aplica a qualquer tipo de cabelo. Só vou ter que adequar a minha finalização pq geralmente faço com o cabelo encharcado.
ResponderExcluircomo vc faz? Condiciona antes?
Muito legal vc trazer essas informações para nós pq muita gente não fala inglês. Eu até falo um pouco, mas acabo desanimando de ficar buscando em outra língua e os tradutores geralmente dão um resultado estranho...
Bjo
Nica estou amando seus posts, tenho sempre acompanhado seu blog e estou bem ansiosa pelas postagens deste mes, pois muito me interessam...Qual seria a frequencia adequada? posso fazer todos os dias, mesmo que lave os cabelos em media 02x p/ semana? uso óleo 1x por semana e deixo ate a próxima lavagem será o suficiente??
ResponderExcluirVou responder às duas numa tacada só: faço exatamente nesta ordem que falei na postagem (água + pantenol, óleo vegetal e finalmente o condicionador que não enxáguo). Faço isso logo após lavar com xampu, todas as vezes que lavo o cabelo. Eu não condiciono os fios, pois o condicionador eu não enxáguo - utilizo como produto finalizador tb.
ResponderExcluirO objetivo é justamente manter os fios hidratados até a próxima lavagem (independentemente da frequencia que você lave). Como lavo uma vez na semana, faço uma vez na semana.
Bjos!! Obrigada pela visita, moças!
Nica, parabéns pelo blog, está um luxo. Nica, vc disse q não condiciona o fio, ele não embaraça? vc consegue passar os produtos facilmente mesmo sem condicionar? o óleo usado antes do leave in não impede sua absorção?
ResponderExcluirFê, não condiciono no sentido de que não uso condicionador como se usa normalmente - aplicando, enluvando/desembaraçando e enxaguando. Eu simplesmente aplico, enluvo, desembaraço e deixo. O óleo não dificulta absorção, pelo que sinto. Acho que o óleo não impermeabiliza o cabelo, pelo menos não na quantidade que eu uso (que é pouca).
ExcluirBjos!!
Nica, incrível vc não passar mais nada até a próxima lavagem... Meu sonho... (suspiro profundo) rs
ResponderExcluirUma dúvida: Vc passa o óleo enluvando e depois o leave-in (condicionador) tb da mesma forma enluvando? Tenho a sensação que depois de 10 ou 15 minutos para depois passar o condicionador precisarei molhar ele novamente para definir legal.
Desesperada para lavar o cabelo e testar esta técnica... Tomara que de certo. Ainda apanho para definir o cabelo..
bj e parabéns pelo blog
Leila, eu realmente não passo nada... No máximo dou uma retocada na pontas, pq como sempre falo, eu prendo ele de um jeito especial p/ poder dormir e preservar os cachos no dia seguinte.
ExcluirEu sempre separo meu cabelo em seções, e aplico o óleo em uma de cada vez, e depois faço o mesmo com o condicionador.
Experimenta esperar uns 10 minutos depois de borrifar o cabelo com a água, acho que ele nem ficará tão seco assim... No início eu tb achava isso, mas nem fica tanto não. E depois que vc enluva p/ aplicar o óleo, redistribui a água que sobrou nos fios de maneira bem mais uniforme, o que acaba "molhando" o cabelo que está meio seco.
Muito legal
ResponderExcluirNica basicamente se entendi direito, o que ajuda o cabelo a mostrar mais o crescimento é um cabelo bem hidratado?
Mesmo quem não segue essa tecnica, pode obter bom resultados com crescimento, se hidratar bem o cabelo?
Temos cabelos diferentes, por isso creio que esse metodo, esse epaço entre as lavagens não seriam beneficos para mim, no entanto a mais ou menos dois mêses eu mudei minha rotina e passei a "alimentar" de forma mais eficaz meu cabelo, e notei que ele "cresceu" mais, tem caido beeeeem menos (menos quebra) e as pontas estão com uma aparencia ótima.
Abração
Seu cabelo realmente é um exemplo e uma motivação quanto ao crescimento.
Iza, basicamente é isso mesmo: um cabelo bem hidratado se preserva por mais tempo. O método LOC é apenas mais uma opção, uma possibilidade, mais voltada p/ quem tem cabelos muito crespos, encarapinhados, muito secos etc.
ExcluirVc tocou num ponto fundamental: observar as pontas dos nossos fios, sempre. Elas é que vão indicar se precisamos cortar ou não. Pontas bem preservadas permitem que espacemos mais os cortes de cabelo. mas isso é assunto e um próximo post! rs
Obrigada, lindona!!!!
Bjos!!
Hoje foi meu day after c a técnica da Nica, o LOc, olha, se eu não tivesse errado a mão no O estaria perfeito. Ficou macio, mt macio, muito brilhoso e NÃO PRECISEI MOLHAR, aliás não fiz nada, só passei as mãos e pronto. Eu usei manteiga de mix (chamo assim porque tem amla, coco, sei lá o q mais, comprei no britishcurlies) passei mt e aí ficou meio murchinho, c cara de oleoso, mas não está oleoso.
ResponderExcluirAmanhã vou lavar e fazer de novo, dessa vez vou colocar óleo de café q é bem seco. O q mais me chamou atenção foi o brilho, incrível.
Obrigada Nica.
DE nada, Fê!
Excluir:*
Olá! Novamente parabéns pelo blog e todas as informações contidas nele. Eu gostaria de saber, se possível, se a substância "hydrolized Wheat Protein" sozinha é silcione? Eu comprei um condicionador que é leave in que contem essa substância e não sei se está liberado. Muito obrigado
ResponderExcluirEllis, isso não é silicone, é uma proteína hidrolisada :)
ExcluirBjos
Hi Nicapinica, I read your article. I am fluent in Spanish and was able to understand 80-90% of the article you wrote. I thought your article is well written because I usually struggle with Portuguese but I understood what you wrote.
ResponderExcluirI think it is so wonderful that you are able to communicate information to our beautiful Portuguese sisters. I wish that I could write is well as you in Portuguese. If I do a video and speak Spanish (with my very strong American accent) would that help some of the Portuguese speaking ladies? Please let me know. Thank you so much for taking the time to communicate your wonderful understanding about hair care.
Chicoro, thanks for your visit! I'm so flattered you took the time to come here and check my blog! I hope this article is really ok when it comes to informations about the LOC Method (I don't want to put words on your mouth lol).
ExcluirYou're such an inspiration for many of us natural haired girls. I hope our brazilian sisters get to know you better and your techniques - and I really wish they get inspired also, as I did.
Thank you so much :)
Excelente post, vou seguir o LOC.
ResponderExcluirNica parabéns pelo blog, ele é ótimo. Conheci a pouco tempo e consegui tirar várias dúvidas que procurava a tempos.
ResponderExcluirEu queria saber se pantenol é a mesma coisa que bepantol.
Bepantol é uma fórmula comercial do pantenol. Bepantol é o produto que compra na farmácia, pantenol é a substância ativa deste produto, se podemos dizer assim :)
ExcluirOlá Nica, adorei seu blog. Acho que a mulher brasileira precisa gostar mais dos seus cabelos, principalmente as de cabelo crespo que ainda é chamado de "ruim" e seu blog é maravilhoso para isso.
ResponderExcluirBom, gostaria que você explicasse melhor essa técnica do LOC, o passo a passo. Eu não entendi se depois que aplica o óleo lava para depois aplicar o condicionador.
Carol, o passo a passo é justamente esse mesmo que está descrito: aplica uma etapa após a outra, sem lavar o cabelo entre elas, ok?
ExcluirBjos
Muto legal Nica!!!! Desde a transição eu uso uma mistura de aloe-vera no cabelo. E sempre uso o óleo antes do leave-in, mas não conhecia essa técnica. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos, você é nota dez!!!! Bjs
ResponderExcluirOi, Eliane! Obrigada pela visita!
ExcluirBjooo!
eu estou fazendo algo parecido. é q no último passo, q é o de pentear, eu misturo a ele o extrato de aloe vera e bepantol. óleo pra deixar no cabelo é um tanto problemático pois sou loira e o cabelo fica com cara de oleoso com muita facilidade. mas vou tentar desse jeitinho q tá ensinando com um tiquinho só de óleo e vou ver no q dá.
ResponderExcluirNica eu tenho uma duvida o meu cabelo e curto e o meu Day after eu dou umas borrifadas somente com água e umas gotas de óleo eu posso estar mudando o meu borrifador para água, D-pantenol e glicerina, posso estar usando essa mistura no dia dia, tenho muitas duvidas sou nova, ainda estou na transição, lavo meu cabelo duas vezes por semana, uma vez eu faço a hidratação rápida e no sábado faço a umectação estou um mês fazendo o método low poo, estou amando o meu cabelo tenho 48 anos e usei química desde os 08 anos e faz 01 ano que não faço relaxamento e não uso mais a chapinha, mas faço uso de tinturas porque tenho muitos cabelos branco logo na frente. Estou super feliz com o meu cabelo, Eu amo o seu blog, parabéns...Bjs
ResponderExcluirSandra, acho que vai depender de como vc borrifa o cabelo. Se for borrifar até molhar mesmo, tipo encharcar, acho que vc até pode fazer essa mistura, mas de forma mais diluída (menos pantenol e glicerina e mais água). Vale ir experimentando diferentes concentrações pra ver a qual o seu cabelo se adapta.
ExcluirNunca é tarde para voltar ao natural! Fico feliz por você ter feito "as pazes" com o cabelinho! Boa sorte na sua jornada :)
Obrigada pela visita!
Bjos!
Só serve a glicerina vegetal, ou pode ser a de farmácia?
ResponderExcluirJuh, pelo que me recomendaram, a glicerina que não é vegetal não é muito indicada pra usar no cabelo. Lembrando que não é necessário glicerina, pode usar água pura ou com o umectante que vc preferir.
ExcluirMuito obrigada, Nica! Pior que comprei ontem uma garrafinha de 500ml da bi-destilada =( Dei uma pesquisada, e aconselham usá-la com bastante moderação. Vou tentar, pra ver no que dá. Obrigada pela atenção!
ResponderExcluir"Juh, pelo que me recomendaram, a glicerina que não é vegetal não é muito indicada pra usar no cabelo. Lembrando que não é necessário glicerina, pode usar água pura ou com o umectante que vc preferir".
ResponderExcluirEntão se eu preferir posso usar somente água e pantenol? Porque ey comprei no SG o pantenol e não deu para comprar a glicerina. Mas qual a utilidade da glicerina nesse processo? Fica melhor o resultado com eles tres (agua, pantenol e glicerina) ou só com pantenol?
Bjos
Anônimo, você pode fazer a combinação que quiser, inclusive misturar outro umectante que você conheça e goste (se tiver algum outro não listado na postagem). A glicerina ajuda a manter a hidratação dos fios. A única coisa realmente fundamental nessa mistura é a água, o resto não é vital.
ExcluirBjos
comecei minha transição há um mês e meu cabelo cresceu bem a raiz, assim decidi cortar bem curto (joãozinho) porque estou super animada com os cachos se formando. Recebi várias críticas, inclusive do meu marido, porque ele não acha legal cabelo curtinho. Mas mantenho-me firme no meu propósito até porque lembro que meu cabelo formava cachos lindos antes das químicas. Mas não sei quais produtos usar para hidratar, e acho que a hidratação é fundamental para que o cabelo fique bonito. Por favor, me passe nomes de produtos que sejam bons para hidratar, tipo máscaras e óleos e onde posso comprar. Seguindo um outro site, comprei a linha completa Bio Extratus Pós Progressiva e eles deixaram meus cabelos feito arame farpado, palha de aço. Eu entrei em contato com a Bio Extratus relatando o ocorrido e eles nem resposta me deram, um grande descaso.
ResponderExcluirPor favor me ajudem, sou totalmente leiga. Será que esse tal de no poo funcionaria no meu cabelo?
Amo a tecnica dos coquinhos faço sempre
ResponderExcluirsegue eu?
http://cabelosmakeeunhas.blogspot.com.br/
Olá, li todo o post e os coments, isso fez com que me fossem sanadas várias dúvidas; porém há ainda uma ultima, que não foi comentada e que eu realmente não entendi direito... Penso em fazer o método LOC após cada lavagem; A dúvida é: se após a lavagem do cabelo, mesmo retirando o excesso de água com a toalha, eles estão completamente molhados, há ainda a necessidade de borrifá-los com água de novo, pra depois usar o óleo e o creme? Como proceder qto à isso? Obrigada. Raquel.
ResponderExcluirVou tentar incluir o método na minha rotina!
ResponderExcluirObrigada Nica, adoro os detalhes mais técnicos e profundos desse blog.
Beijão
Olá nica!!!! pq vc não usa a glicerina? um bjinho
ResponderExcluirTô fazendo LOC há uma semana e adorei o resultado, especialmente no dia seguinte à lavagem. Obrigada mesmo pelo post! Mas tenho uma dúvida: eu costumo fazer uma umectação semanal com óleo de coco, mas se já estou usando o óleo no LOC, imagino que umectar não vai fazer o mesmo efeito... Vocês que fazem LOC costumam fazer umectação também? Como?
ResponderExcluirOlá Nica !!!
ResponderExcluirApós passar o óleo preciso esperar 10 minutos p/ passar o creme??
Amei a exp.
Obrigada
Oi, Fernanda!
ExcluirEu não espero entre o óleo e o creme não; vou passando óleo mecha a mecha e depois que acabo, volto pra primeira e começo a passar o creme. Só gosto de esperar uns minutinhos entre o líquido e óleo por efeito de absorção do líquido mesmo.
Bjos!
nica vc é porreta heins? não deixa ninguém sem resposta, assim dá gosto participar do post, parabéns !
ResponderExcluirVou testar esse método, sempre vejo ótimos resultados nos cabelos das meninas. Adorei
ResponderExcluirOi Nica! Amei saber tudo isso! Mas ainda não entendi as quantidades: Quanto coloco de pantanol,de glicerina? 1 colher de cha de cada? Para quanto ml de agua? Obrigada e parabens pelas dicas! Bjs
ResponderExcluirSelma, recentemente fiz uma postagem sobre as proporções. Dê uma conferida nas publicações mais recentes do blog que vc vai encontrar :)
ResponderExcluirBjos!
Olá Nica, Amei o método LOC, mas tenho dúvida, pode fazer maasagem antes da misturinha E depois de tirar a massagem pode pôr a misturinha e finalizar com leave-in mexa por mexa como estou acostumada a fazer, pois meu cabelo é afro mesmo. Graça GraçaGloria
ResponderExcluirOi! Nica! Tudo bem?
ResponderExcluirMuito legal seu Blog,
Estou com uma dúvida:
é necessário esperar algum tempo entre LIQ,ÓLEO E CREME?
Só pra saber: o Óleo vegetal de côco não deixa o cabelo muito pesado, não? Ou vai depender da quantidade utilizada? Obrigada!
ResponderExcluirDepende do seu tipo de cabelo e da quantidade de óleo usada ;)
ExcluirBoa noite Nica qual condicionador vc usa pra pentear?
ResponderExcluirOi, Anônimo!
ExcluirO pentear que você se refere é o desembaraçar? Bom, eu desembaraço meu cabelo com máscara de tratamento, no chuveiro ainda, e depois enxáguo normalmente ;)
Nica, fiquei com uma dúvida: o me´todo LOC é um tipo de lavagem dos cabelos ou é um procedimento para se fazer entre as lavagens, a fim de se manter a hidratação dos fios? Tenho os cabelos ondulados mas vou tentar esse método, me pareceu interessante.
ResponderExcluirLívia, o LOC é um método de finalização, depois de lavar os cabelos.
ExcluirBjos!
então eu passo essa água com vitaminas ( a fase "L") nos cabelo úmidos mesmo? Legal! E obrigada pela resposta :D
ResponderExcluirIsso, a fase L tanto pode ser a água q já está no seu cabelo após o banho (cabelo úmido) ou a mistura do borrifador. Ou vc põe o óleo direto no seu cabelo úmido após a lavagem ou sai do banho, borrifa a misturinha e depois põe o óleo, o importante é o cabelo estar úmido :)
ExcluirOu Nica eu tenho o cabelo crespissimo, infelizmente ele é muito ressecado... Nao consigo defini-lo nem deixa-lo com brilho(bem hidratado) o pior é que ele nao cresce... Ja vi muitos posts mas nenhum resultou... Será que me podes ajudar? O que é que eu preciso fazer para ter o cabelo bonito? Parece que nada resulta... Estou desesperada!!!
ResponderExcluirOi, Anônimo! É difícil falar sem ver como é o cabelo, a gente só pode imaginar rsrs. Mas fico pensando: será que o seu tipo de cabelo está correspondendo às suas expectativas sobre ele? Vc disse que ele é crespíssimo. Em geral, cabelos crespíssimos não tem uma definição de cacho como aquelas consideradas "padrão" nem mostram seu brilho daquela forma espelhada do comercial de xampu. Em geral, cabelos crespíssimos tb são mais sujeitos à quebra, o que atrapalha bastante na hora de ganhar comprimento nos fios. Portanto, aconselho vc a 1º) pensar se o seu cabelo realmente é de um tipo que atende a isso que vc espera dele e 2º) buscar a forma de tratamento mais adequada ao cabelo que vc tem, e não ao que vc imagina que é o ideal. Sugestão: cabelos crespíssimos costumam gostar de penteados protetores como tranças, twists e outros que mantenham os fios relativamente esticados e desembaraçados. Óleo de rícino, de coco e de argan tb costumam agradar aos cabelos crespíssimos. Mas importante mesmo é a rotina e a consistência dos tratamentos, sem falar naquela dose de paciência... Bjos e boa sorte!
Excluir