quinta-feira, 10 de maio de 2012

Músicas para inspirar


E hoje, além de imagens, teremos melodia!
A música é "The Beauty Within" da dupla Dead Prez.

Além da belíssima letra, o vídeo tem imagens muito inspiradoras. Como eu sempre digo, é muito bom poder ver pessoas com as quais podemos nos identificar de maneira positiva. E além de tudo fica registrado um "sonho de consumo" meu e de muitas outras naturalistas: um salão especializado em cabelos naturais como o que aparece no vídeo!!!

Esta música foi feita originalmente em homenagem às mães, mas mesmo quem não é mãe e é natural pode se sentir contemplada. E se você tem uma mãe natural, compartilhe esta canção com ela também!
 


Pra quem quiser acompanhar a letra (o mais importante!), a transcrição original em inglês está aqui. Abaixo, segue a tradução meia-boca feita por mim:


A beleza interior
(Dead Prez)

Dedicado não as top models americanas
Mas às garotas naturais do mundo real
Como eles dizem em Avatar: “Eu vejo você”.

Neste mundo de Hollywood tão pretensioso
Todas as outras garotas fazem alisamento ou colocam apliques
Mas você nem mesmo raramente usam batom
A sua beleza é naturalmente mística
 Traços faciais indígenas fortes de sua linhagem
Não o que a imagem predominante é
Cabelo natural como sua herança
Mas vê-lo sem química é raro como as pirâmides
 
Eu estava vindo da academia novamente
Compartilhando 2pac "Never call you bitch again"
Ela atravessou a rua, a melanina brilhando
Senti a energia, havia algo tão interessante sobre ela
Um protótipo de eva do Gênesis
Imperatriz do gueto semelhante à Nefertiti
Tão doce, tão da rua e genuína
Verdadeira garota negra eu saúdo a sua existência
 
Eu posso nos ver ficando juntos
Construindo uma uma amizade íntima
Mais do que apenas pegação
De volta para a terra como verduras e broa de milho
Ela não precisa de apliques ou lentes de contato
Sem julgar as outras meninas que usam essas coisas
Só estou dizendo a verdade, nunca duvide disso
Porque você tem aquilo

(refrão)
A beleza está no interior, não apenas na superfície

A pele na qual você está, você já é perfeita
Eles não tem nada contra você, querida
Nada contra você, querida
Belas garotas vêm em todos os tipos e gostos
Quando você se ama, sempre existirão odiadores
Eles não tem nada contra você, querida
Continue sendo você, querida

Essa vai para minha rainha africana
Pele escura, pele clara, tudo o que está entre as duas
Tão bonita quando entra em cena
Tão cheirosa, tão fresca, tão limpa
Apesar de não te vermos na televisão
Não há dúvidas sobre o que você tem nos seus jeans
Não digo que brim seja parte da sua árvore genealógica
Sim, é tudo sobre vermelho, preto e verde
 
Para Chianisa, e Falina, e para todas as lindas garotinhas
Para minha mãe, minha mulher favorita
E para todas as mulheres do mundo
Não, eles não te amam no rádio
E eles tentam te imitar no vídeo
Mas você é tão bela e natural...

6 comentários:

  1. AAaadoreiii Nica, o blog continua maravilhoso, vc escreve com propriedade e conhecimento de causa. Maravilha !
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreax, que bom que você está curtindo!
      Obrigada pela visita!
      Bjos!

      Excluir
  2. amo amo e amo o blog,parabéns pelos posts são sempre fonte de inspiração e conhecimento,muito mais muito sucesso sempre...xeru da Rose

    http://blogtopodendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu me identifico muito com "I Am Not my Hair" do Akon com participação da India Arie. Principalmente o refrão:

    [Chorus]
    I am not my hair
    I am not this skin
    I am not your expectations no no
    I am not my hair
    I am not this skin
    I am a soul that lives within

    ResponderExcluir
  4. Ah, que música linda! eu já adoro essa música na versão do B.o.b com o Bruno Mars! essa versão então, ficou maravilhosa!

    ResponderExcluir