segunda-feira, 10 de março de 2014

Fazendo sua transição com tranças



Como já contei aqui no blog, as tranças soltas com aplique surgiram na minha vida como uma solução emergencial para um cabelo que não parecia ter mais salvação devido aos danos causados pelas químicas. Quando decidi colocá-las, nem passava pela minha cabeça me tornar natural: minha ideia inicial era ficar com o cabelo trançado por alguns meses até que ele pudesse crescer eu decidir o que fazer com ele.

Só que o visual e a praticidade das tranças me conquistaram de tal forma que eu não quis mais abandoná-las: fiquei quase 5 anos com este estilo, variando comprimentos, cores, espessuras, materiais... A versatilidade das tranças é realmente apaixonante! E foi tão apaixonante que acabei “me esquecendo” que tinha um cabelo “de verdade” ali dentro, preso. Por isso que, quando resolvi não mais usá-las, meus cabelos, agora 100% naturais, estavam em condições nada legais... Tive que cortar um bom pedaço dele s para conseguir ter um novo começo.

Hoje em dia, com a informação que temos disponível na internet e com os altos e baixos da minha própria experiência, eu percebo o quanto errei com meus cabelos e com as tranças neste período!... Descobri que tranças são sim aliadas no processo de transição quando corretamente feitas e mantidas. Vamos a algumas dicas:


Trate do seu cabelo antes, durante e depois – antes de colocar as tranças pela primeira vez, certifique-se de que seu cabelo recebeu a merecida dose de hidratação e de proteína (e isso vale principalmente pra quem já está com uma parte lisa e outra enrolada!). Enquanto estiver com as tranças, procure não fazer penteados que puxem muito o cabelo e também tente proteger a linha da testa na hora de dormir com uma faixa ou um lenço de tecido sintético. E depois de retirar as tranças, dê alguns dias de descanso para seus fios e couro e aproveite para refazer os tratamentos com máscaras e demais produtos.

Não faça tranças muito grossas ou muito apertadas – tranças muito grossas podem ficar muito pesadas e acabar arrancando seus fios pela raiz, causando, em casos mais graves, alopecia. Da mesma forma, tranças muito apertadas e rentes ao couro podem causar dor e desconforto. Converse com a sua trancista e sempre avise se você estiver sentindo algo de errado enquanto trança o cabelo ou após o processo feito. Dor não é normal!


Dilua seu xampu – diluir uma parte de xampu em uma parte de água, deixando-o bem líquido, facilita a distribuição e o enxágue do produto, evitando a formação daquela massinha rente ao laço da trança. Considerando que você não usará diariamente produtos que possam causar acúmulo, basicamente a única “sujeira” no seu couro cabeludo será a sua oleosidade natural, que é facilmente retirada com um xampu diluído. 

Não abra mão dos óleos vegetais – embora todas as trancistas pelas quais passei tenham me orientado a não aplicar nenhum produto além do xampu nas tranças, li diversos relatos na internet de meninas que mantém uma rotina de uso de óleos vegetais no couro e no comprimento do cabelo enquanto estão com os fios trançados. Não pude testar isso em mim mesma, então vale uma tentativa, caso você ache que seus fios estão precisando de algo além do xampu. 

Não fique mais do que 8 semanas com as mesmas tranças – esse é um fator crucial para a manutenção ou destruição do seu cabelo natural: quanto mais tempo você ficar com as mesmas tranças, maior será o acúmulo daquela massinha próximo à raiz, que é a grande responsável pela quebra massiva dos fios. Por isso, o ideal é refazer as tranças em intervalos de 6 a 8 semanas, pois assim não vai haver tempo de acumular muita sujeira e será bem mais fácil de desembaraçar.

Conclusão
Pense primeiro no seu cabelo, e depois nas tranças – a gente sabe que tranças não são baratas e nem são simples e rápidas, que trança com raiz meio frouxa não contribui para um visual impecável e que tranças grossas são “poder”. Mas pense que, antes do look trançado, sua intenção é fazer a transição e manter intacto o seu cabelo natural. Existem alguns pequenos “sacrifícios estéticos” que você precisará fazer em relação ao visual das tranças para poder manter seu cabelo verdadeiro que está lá, protegido. Se a manutenção das suas trancinhas a cada 6 ou 8 semanas pesar demais no bolso, considere fazê-las você mesma. Existem vários tutoriais no YouTube que ensinam como fazer e, com um pouco de prática e paciência, você poderá dominar o processo.

21 comentários:

  1. Adorei. Compartilhando em 3, 2, 1... Beijos.

    ResponderExcluir
  2. amei a postagem, como sempre, muito bem escrita e muito informativa, Anastacia, vc devia escrever um livro, te garanto que seria um sucessooooo, ñ conheço ninguém q entenda de cabelo crespo tanto como vc, bejoooooooooooooo

    ResponderExcluir
  3. "Não faça tranças muito grossas ou muito apertadas" E eu achando que tranças apertadas ajudava o cabelo, me ferrei, hahahaha.
    Eu mesma faço minhas tranças por questões econômicas e por que eu sei fazer muito bem, mas dicas como essa são muito bem vindas e bora lá cuidar dar tranças direitinho =)
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Fui em uma trancista e simplesmente sai de lá com a cabeça latejando, ela aperta muito e elas dizem que é para durar masi e eu acreditei e agora estou MORRENDO DE DOR DE CABEÇA. Da próxima vez irei pedir que aperte menos, pois estão tão apertada que não consigo colocar o cabelo para cima. Vou tomar remédio para dor de cabeça até a trança soltar e parar de doer, de qualquer jeito da próxima vez já sei o que falar

    ResponderExcluir
  5. oi coloquei tranças recentemente e sinto muita coceira no couro cabeludo... o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz, pode ser que vc tenha alergia ao material que se usa para tratar e conservar a fibra. Nesse caso, "lave" a fibra antes de colocar no cabelo.
      Bjos

      Excluir
  6. Coloquei as tranças e ameeeiii

    ResponderExcluir
  7. acho muito bonito as tranças.quero colocar, mais estou com muito medo de estragar o meu cabelo!
    será que cai muito o cabelo!
    as tranças ajudam o cabelo a crescer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danusa!
      Sobre estragar ou não, isso vai depender da manutenção das tranças. Nesta postagem já foram dadas dicas nesse sentido. Quanto a ajudar a crescer, as tranças protegem seu cabelo e tiram um pouco daquela ansiedade que a gente sente porque "esconde" os fios enquanto eles crescem, mas a velocidade de crescimento vai ser a mesma de sempre.

      Excluir
  8. Menina se eu tivesse lido seu post antes.. kkkk eu fiz as minhas em 26 de Novembro e pensei em ficar 3 meses com elas, como eu mesma quem fiz nesse meio tempo eu ficava refazendo as tranças conforme elas afrouxavam, ontem eu decidi tirar todas para dar uma hidratada nos fios e .... muito cabelo "grudado" por essa massinha que se criou nas tranças , pelo que eu pude perceber a maioria dos fios que se foram eram os alisados que eu tinha... queria cortar mais meu marido esta com medo pois meu cabelo vai ficar muito curto, hj fiz uma hidrataçao, amanha vou recolocar as tranças mais agora de mes em mes eu vou refazer elas com direito a cuidados dos fios.

    ResponderExcluir
  9. é normal as tranças cair ?

    ResponderExcluir
  10. Gostei dessa postagem! Eu so vejo mulher falando kkk chega um homem aqui pra dps se chegar outro manim ela vai fica mais tranquilo kkk então minha observação é : fiz as tranças semana passada e dps de uns 3 dias começou a coçar.. e minha mae falou que pode ser alergia ao tecido... mas eu nao quero tirar pelo menos nao agr. Eu lavo o cabelo 1 vez na semana... tipo, passa 3 dias e eu lavo.. queria saber se esse tal de Tonico de alho melhora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Davson, algumas pessoas tem alergia a fibra da trança, realmente. Acho que é prudente vc retirar essas tranças pra que não haja consequências mais graves... Depois que vc se recuperar pode fazer de novo com outro tipo de fibra. Alergia é coisa séria! Boa sorte e melhoras!

      Excluir
  11. Otima postagem #Parabens
    Uma duvida, usar tranças feitas com o proprio cabelo é uma boa opção na transição? Estou a 8 meses e a 4 fiz luzes, meu cabelo esta ressecado e muito volumoso.. Tnho muito problema com alergia, por isso meu receio de usar algum material e perder tnto financeiramente, qnto por saude.
    Mais uma vez parabens e super obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa opção sim! Só acho interessante refazê-las com mais frequência - a cada 15 dias, por exemplo.
      Obrigada pela visita! :-*

      Excluir
  12. Coloquei na quintã e tirei ontem, uma coceira e queimação terrível, tava muito apertado e dando machucados, medo. De desenvolver alergia seria tirei, só que agora é viver sem as tranças pq como usar o jumbo sem dar essa irritabilidade.. Complicado. Seu post ta bacana. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas!!! Uso tranças a bastante tempo tem.Agora quero assumir meu crespo. Meu cabelo esta muito quebrado e danificado. Estou ansiosa e com medo de ficar careca :(

    ResponderExcluir
  14. Sua postagem é uma maravilha, mas eu agora estou com muito medo de colocar, quero muitobpq acho lindo e é a primeira vez que vou fazer uma mudança de verdade no visual. Porém, tem mais ou menos 3 a 4 meses que não aliso o meu cabelo, então, um pouco mais da metade ainda está com química, mesmo o alisamento que fazia não sendo tão potente quanto progressiva e tudo mais, vi em algum lugar que ao colocar tranças num cabelos assim, ao retirar a pessoa perde toda a parte do cabelo que contém química e não é isso que quero, você poderia me esclarecer se isso realmente acontece, pq gostaria msmo de fazer, ja até marquei com a moça que faz pra próxima terça feira!?
    Parabéns pela iniciativa ;)

    ResponderExcluir