quarta-feira, 2 de abril de 2014

O Método Banding


Banding é um método usado para esticar os cachos (caso seu cabelo forme cachos) e/ou diminuir o encolhimento do cabelo. O banding consiste em prender o cabelo em um rabo de cavalo, em marias chiquinhas ou em várias mechas com xuxinhas, dispostas ao longo do comprimento do cabelo. A disposição das xuxinhas vai depender do resultado que você deseja. Vamos ver duas possibilidades:

Durante e depois do banding frouxo
Banding para esticar levemente os cachos
Se o seu cabelo forma cachinhos bem apertados como o meu e você só deseja esticá-los de leve, sem perder a definição mas ganhando alguns centímetros de comprimento, as xuxinhas devem ser dispostas distantes umas das outras e de forma bem frouxa, sem dar muitas voltas. A foto ao lado mostra o meu cabelo durante e após o banding que fiz na hora de dormir.


Eu gosto de fazer o banding desta forma nos dias em que opto por usar meu cabelo naturalmente encolhido, em um wash and go. Nesse caso, eu sempre prefiro fazer o banding com o cabelo já 100% seco. Como meu cabelo tem comprimento suficiente, eu faço um rabo de cavalo baixo que acaba me servindo também como penteado para a hora de dormir (prendo à noite e solto na manhã seguinte). As xuxinhas são colocadas bem frouxas, então elas não marcam tanto o comprimento do meu cabelo – quando marcam, eu retoco com um pouco de condicionador/leave-in, ou então deixo do jeito que está mesmo, porque após algumas horas o cabelo acaba voltando pro lugar.

Caso seu cabelo não tenha comprimento pra fazer um só rabo de cavalo baixo, você também pode fazer o banding dividindo seu cabelo em mechas da grossura que o seu comprimento permitir e seguindo o mesmo processo de prender o cabelo seco com as xuxinhas de forma frouxa e retirar na manhã seguinte.


Diferentes formas de prender o cabelo
Banding com efeito de blow out
Por outro lado, caso você queira esticar seu cabelo ao máximo, retirando qualquer formato de cacho e dando um efeito parecido com o do blow out, deve dispor as xuxinhas bem próximas umas das outras, e de forma a deixarem o cabelo totalmente esticado. Essa forma de fazer banding é ótima para quando você precisa dos fios esticados mas não pode ou não quer fazer uso do secador.


Nesse caso, o banding deve ser feito necessariamente em mechas de espessura média (eu gosto de dividir meu cabelo em pelo menos 10 partes), nos fios levemente úmidos – apenas levemente, porque se estiver muito molhado o cabelo não irá secar! Desembarace a mecha que será presa antes para alinhar os fios e retirar qualquer resquício de cachinhos que você possa ter. Deixe preferencialmente de um dia para o outro, retirando na manhã seguinte, para garantir de que os fios estejam totalmente secos, ou o cabelo irá reverter. 

Uma mecha do meu cabelo esticada após banding.
Minha intenção era mostrar o cabelo totalmente solto,
mas após a primeira mecha percebi que seria inviável :P

Caso você opte pelo banding com efeito de blow out, procure aplicar um produto no cabelo antes que não seja umectante, isto é, que não atraia umidade para o seu fio porque, novamente, a umidade fará o cabelo reverter e encolher. Algumas meninas gostam apenas usar óleo vegetal ou manteigas vegetais, e não cremes propriamente ditos, já que os óleos temporariamente "impermeabilizam o cabelo".



Uma dica universal para o banding é embeber as xuxinhas que você for usar em óleo vegetal. Geralmente as xuxinhas são feitas de material que absorve umidade, e o óleo evitará que elas absorvam a umidade dos seus fios, deixando-os ressecados e quebradiços. O óleo também vai auxiliar na retirada das xuxinhas, no dia seguinte. Ah, e por último mas não menos importante: use xuxinhas sem partes de metal!




E é claro que entre esses dois efeitos existem várias possibilidades de "esticamento". Veja só esse vídeo que mostra um efeito intermediário obtido com o método banding. Você pode ir testando com tipos diferentes de xuxinhas, diminuindo ou aumentando a distância entre elas e as voltas que elas dão no cabelo para ter um resultado diferente a cada tentativa.

3 comentários:

  1. Nica, boa tarde!
    Como você finaliza o seu cabelo? Eu costumo finalizar o meu com dedoliss porque ele está curtinho ainda e isso me ajuda ter um bom day after, contudo, perco volume e percebo que ele encolhe ainda mais.
    Vejo que você tem uma definição bem legal nos cachos e não faz repartidos definidos. O meu sempre fica repartido, até na parte de trás . Não sei bem como fazer p/ ele não repartir involuntariamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda!

      Hj em dia eu tenho finalizado com uma "quase fitagem" e twists grossos.

      Eu percebo que meu cabelo não tem um repartido "natural", ele fica pra onde eu botá-lo, rs. Mas pra evitar aquela divisão que geralmente fica no meio da cabeça na parte de trás qnd a gente divide o cabelo em duas metades, uma pra cada lado, na hora de finalizar, eu costumo separar uma mecha no alto da cabeça (na região da coroa) e tento sempre estilizá-la para trás, pra que ela cubra essa divisão. Cansa mais o braço, hehe, mas diminui um pouco o repartido da parte de trás.

      Bjos!

      Excluir
    2. Não vejo a hora do meu cabelo crescer para eu tentar um twist, acho o efeito lindo!!
      Obrigada pela dica! Bjos!

      Excluir