Quem acompanha o blog há certo tempo sabe que eu sou adepta do método LOC como forma de manter meus fios hidratados por vários dias após a lavagem, sem ter a necessidade de molhá-los novamente com mais frequência. Quando falei sobre o método LOC aqui no blog, mencionei que fazia uma misturinha de Pantenol com água que borrifava nos fios como o meu passo L, para depois seguir com o passo O (aplicação de óleo) e o C (aplicação de creme).
Contudo, na época, não dei as proporções exatas da mistura porque eu sempre variava as quantidades, fazendo experimentações, ou misturava no “olhômetro”, nunca com quantidades exatas. E não foi em momento mais feliz que a Chicoro, blogueira que difundiu o método LOC, veio com um vídeo superinformativo sobre o uso de Pantenol diluído em água, com as proporções que ela costuma usar. Confira abaixo:
A Chicoro usa Pantenol em pó, que ela compra pela internet. Aqui no Brasil, não sei se é possível encontrar Pantenol nesta forma. Normalmente, as meninas que optam pelo acréscimo de Pantenol à sua rotina usam a versão com textura grudenta, que se assemelha a uma cola. No vídeo, a Chicoro mostra que esta forma viscosa aparece depois de misturar o pó a certa quantidade de água.
Ainda que não usemos a forma em pó do Pantenol, podemos tomar como referência as medidas que ela usa. Aí vão elas:
- Solução a 5%: 5 gramas ou uma colher de chá de Pantenol para 100ml de água
- Solução a 10%: 10 gramas ou duas colheres de chá de Pantenol para 100ml de água
- Solução a 50%: 50 gramas de Pantenol para 100ml de água
- Solução a 75%: 75 gramas de Pantenol para 100ml de água
No método LOC
Para o método LOC, eu gosto de usar a solução a 5%. Estes 100ml de água, como é explicado no vídeo e eu já punha em prática desde o início, não precisam ser totalmente usados, de uma vez só nos fios. Como a intenção da etapa L do método LOC é umedecer e não encharcar o cabelo, talvez 100ml seja realmente uma quantidade muito grande. A quantidade que sobra eu costumo guardar por alguns dias, usando para borrifar na pele antes de aplicar óleo vegetal (pois é, eu não uso mais hidratantes comerciais depois que descobri a mágica dos óleos vegetais!).
No leave-in
As soluções mais concentradas (de 50% e 75%) podem ser acrescentadas a máscaras, condicionadores, leave-ins e xampus, segundo a Chicoro. Caso 100ml deixem seu leave-in aguado, você pode redimensionar as quantidades da mistura, mas mantendo suas proporções. Em outro vídeo, a Chicoro faz um preparado de Pantenol diluído a 50% que usa com o leave-in numa relação de 1 para 6: uma parte da misturinha de Pantenol e 6 partes de outros ingredientes ou do creme que você preferir como leave-in. Este também é um outro uso do Pantenol que muitas meninas já punham em prática há bastante tempo, mas que por vezes gerava dúvidas em relação à quantidade necessária para fazer efeito nos fios.
Como diluir o Pantenol
Agora por último, mas não menos importante, adorei a dica que ela dá de diluir o Pantenol em água aquecida! Apesar de ela usar a versão em pó, quem já tentou diluir o Pantenol versão viscosa em um creme ou mesmo em água sabe como é difícil. Na água fria, o Pantenol se dilui até relativamente fácil, mas demora uns bons minutos. Nos cremes, a diluição é bem mais complicada. Por isso, antes de fazer a sua mistura, aqueça um pouco de água até ficar morna e acrescente o Pantenol para ser dissolvido. Só então, com ele diluído em água, misture ao creme que você deseja usar.
Ficou ótimo Nica, bom demais, tem um monte de gente querendo as proporções, eu já tentei explicar mas muitas coisas eu faço no olhômetro e fica difícil dimensionar depois. Legal ! bjos
ResponderExcluirOi Nica,
ResponderExcluirQual site vc recomenda pra comprar o pantenol?
Adoro seu blog,vc é linda,bjs.
Mabi, eu comprava o meu na Sabão e Glicerina, mas vi outro dia e percebi que não tem mais.
ExcluirE obrigada pela visita, viu?
ExcluirBjo pra vc também!
Nica, no Sabão e Glicerina, escreva Dpantenol que vai aparecer
ExcluirObrigada. Amei as dicas. Já fiz minha encomenda de Pantenol e outras coisinhas para o cabelito. Não vejo a hora de colocar essas dicas em prática. Kátia, Aracaju/SE
ResponderExcluirAmei o teu blog, parabéns!
ResponderExcluirMuito legal e instrutivo, obrigada por fornecer a porcentagem da formulação, assim dá para fazer com mais confiança. bjs
ResponderExcluirBlog da Preta
realmente é díficil diluir o pantenol, parece cola de isopor, rs... Beijão.
ResponderExcluirUsei o shampoo Hydramax Colágeno (diluído em água na proporção 1/1) e, apesar da espuma cremosa, senti um leve ressecamento. Adicionei um pouco de pantenol à misturinha e nem parecia que eu tinha usado shampoo pra lavar o cabelo, ficou maravilhoso.
ResponderExcluirBeijão.
De: Daiane
ResponderExcluirQuerida vi um comentario seu no Face que vc dizia que tinha day after maravilhosos e qual é esse segredo, não consigo, pois no dia seguinte tenho que molhar o cabelo. Me passe o segredo. bjos
ADOREIII,fiz um blog sobre cabeçlos crespos quandio tiver da uma passadinha lá e deixe suas dicas....
ResponderExcluirhttp://maniadecachos.bolgspot.com.br
Olá Nica, tudo bem? Gosto muito do seu blog! Queria saber se da pra fazer essa mistura de pantenol e usar no dia a dia no cabelo, explico, quando finalizo meu cabelo normalmente dou algumas borrifadas de água pra ajudar quando to amassando os cachos (tenho cachos abertos). Posso usar a mistura para isso?
ResponderExcluirBjo
Joyce
Olá, tudo bem contigo? andas sumida, espero que esteja bem.
ResponderExcluirBom fim de semana.
Até!!!