quarta-feira, 1 de maio de 2013

Misturinhas com Pantenol


Quem acompanha o blog há certo tempo sabe que eu sou adepta do método LOC como forma de manter meus fios hidratados por vários dias após a lavagem, sem ter a necessidade de molhá-los novamente com mais frequência. Quando falei sobre o método LOC aqui no blog, mencionei que fazia uma misturinha de Pantenol com água que borrifava nos fios como o meu passo L, para depois seguir com o passo O (aplicação de óleo) e o C (aplicação de creme).

Contudo, na época, não dei as proporções exatas da mistura porque eu sempre variava as quantidades, fazendo experimentações, ou misturava no “olhômetro”, nunca com quantidades exatas. E não foi em momento mais feliz que a Chicoro, blogueira que difundiu o método LOC, veio com um vídeo superinformativo sobre o uso de Pantenol diluído em água, com as proporções que ela costuma usar. Confira abaixo:


A Chicoro usa Pantenol em pó, que ela compra pela internet. Aqui no Brasil, não sei se é possível encontrar Pantenol nesta forma. Normalmente, as meninas que optam pelo acréscimo de Pantenol à sua rotina usam a versão com textura grudenta, que se assemelha a uma cola. No vídeo, a Chicoro mostra que esta forma viscosa aparece depois de misturar o pó a certa quantidade de água. 

Ainda que não usemos a forma em pó do Pantenol, podemos tomar como referência as medidas que ela usa. Aí vão elas: 

  • Solução a 5%: 5 gramas ou uma colher de chá de Pantenol para 100ml de água 
  • Solução a 10%: 10 gramas ou duas colheres de chá de Pantenol para 100ml de água 
  • Solução a 50%: 50 gramas de Pantenol para 100ml de água 
  • Solução a 75%: 75 gramas de Pantenol para 100ml de água 

No método LOC
Para o método LOC, eu gosto de usar a solução a 5%. Estes 100ml de água, como é explicado no vídeo e eu já punha em prática desde o início, não precisam ser totalmente usados, de uma vez só nos fios. Como a intenção da etapa L do método LOC é umedecer e não encharcar o cabelo, talvez 100ml seja realmente uma quantidade muito grande. A quantidade que sobra eu costumo guardar por alguns dias, usando para borrifar na pele antes de aplicar óleo vegetal (pois é, eu não uso mais hidratantes comerciais depois que descobri a mágica dos óleos vegetais!). 

No leave-in
As soluções mais concentradas (de 50% e 75%) podem ser acrescentadas a máscaras, condicionadores, leave-ins e xampus, segundo a Chicoro. Caso 100ml deixem seu leave-in aguado, você pode redimensionar as quantidades da mistura, mas mantendo suas proporções. Em outro vídeo, a Chicoro faz um preparado de Pantenol diluído a 50% que usa com o leave-in numa relação de 1 para 6: uma parte da misturinha de Pantenol e 6 partes de outros ingredientes ou do creme que você preferir como leave-in. Este também é um outro uso do Pantenol que muitas meninas já punham em prática há bastante tempo, mas que por vezes gerava dúvidas em relação à quantidade necessária para fazer efeito nos fios. 

Como diluir o Pantenol
Agora por último, mas não menos importante, adorei a dica que ela dá de diluir o Pantenol em água aquecida! Apesar de ela usar a versão em pó, quem já tentou diluir o Pantenol versão viscosa em um creme ou mesmo em água sabe como é difícil. Na água fria, o Pantenol se dilui até relativamente fácil, mas demora uns bons minutos. Nos cremes, a diluição é bem mais complicada. Por isso, antes de fazer a sua mistura, aqueça um pouco de água até ficar morna e acrescente o Pantenol para ser dissolvido. Só então, com ele diluído em água, misture ao creme que você deseja usar.

14 comentários:

  1. Ficou ótimo Nica, bom demais, tem um monte de gente querendo as proporções, eu já tentei explicar mas muitas coisas eu faço no olhômetro e fica difícil dimensionar depois. Legal ! bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Nica,
    Qual site vc recomenda pra comprar o pantenol?
    Adoro seu blog,vc é linda,bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mabi, eu comprava o meu na Sabão e Glicerina, mas vi outro dia e percebi que não tem mais.

      Excluir
    2. E obrigada pela visita, viu?
      Bjo pra vc também!

      Excluir
    3. Nica, no Sabão e Glicerina, escreva Dpantenol que vai aparecer

      Excluir
  3. Obrigada. Amei as dicas. Já fiz minha encomenda de Pantenol e outras coisinhas para o cabelito. Não vejo a hora de colocar essas dicas em prática. Kátia, Aracaju/SE

    ResponderExcluir
  4. Amei o teu blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal e instrutivo, obrigada por fornecer a porcentagem da formulação, assim dá para fazer com mais confiança. bjs
    Blog da Preta

    ResponderExcluir
  6. realmente é díficil diluir o pantenol, parece cola de isopor, rs... Beijão.

    ResponderExcluir
  7. Usei o shampoo Hydramax Colágeno (diluído em água na proporção 1/1) e, apesar da espuma cremosa, senti um leve ressecamento. Adicionei um pouco de pantenol à misturinha e nem parecia que eu tinha usado shampoo pra lavar o cabelo, ficou maravilhoso.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  8. De: Daiane
    Querida vi um comentario seu no Face que vc dizia que tinha day after maravilhosos e qual é esse segredo, não consigo, pois no dia seguinte tenho que molhar o cabelo. Me passe o segredo. bjos

    ResponderExcluir
  9. ADOREIII,fiz um blog sobre cabeçlos crespos quandio tiver da uma passadinha lá e deixe suas dicas....
    http://maniadecachos.bolgspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Nica, tudo bem? Gosto muito do seu blog! Queria saber se da pra fazer essa mistura de pantenol e usar no dia a dia no cabelo, explico, quando finalizo meu cabelo normalmente dou algumas borrifadas de água pra ajudar quando to amassando os cachos (tenho cachos abertos). Posso usar a mistura para isso?
    Bjo
    Joyce

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem contigo? andas sumida, espero que esteja bem.
    Bom fim de semana.
    Até!!!

    ResponderExcluir