domingo, 18 de março de 2012

Lendo a letra miúda (parte 2)

E mais um fim de semana chega com a parte final da série sobre ingredientes dos produtos para cabelo. Na primeira parte falamos sobre os xampus, como vocês devem se lembrar. Agora veremos os ingredientes para os produtos de tratamento: condicionadores, máscaras, leave-ins... Lembrando da regrinha dos cinco primeiros ingredientes: se você está procurando por um produto com o ingrediente X, veja se ele se encontra entre os cinco primeiros nomes que aparecem na composição, pra garantir que esteja em um concentração significativa na fórmula.

Pra facilitar, separei os ingredientes por categorias. Vamos lá:

Ingredientes emolientes
Agentes emolientes formam um filme protetor sobre a superfície do cabelo, adicionando brilho, protegendo os fios contra a perda de água e ajudando aos fios adjacentes a deslizarem facilmente uns contra os outros. Em outras palavras, isso facilita o pentear e o desembaraçar do cabelo, prevenindo embaraço, nós e consequentemente danos aos cabelos. Alguns exemplos de agentes emolientes condicionantes são:

  • Álcoois graxos (Stearyl, Behenyl, Cetearyl, Cetyl, Lauryl, Myristyl alcohol): ajudam a “assentar” as cutículas do cabelo. A maioria dos condicionadores contém pelo menos um destes ingredientes.
  • Stearamidopropyl dimethylamine: também “assenta” as cutículas do cabelo e reduz o atrito entre os fios na hora de desembaraçar.
  • Óleos vegetais (jojoba oil, argan oil, coconut oil, sweet almond oil, avocado oil, shea butter): são substâncias emolientes altamente nutritivas aos fios que “seguram” a umidade, contribuindo para que o fio permaneça hidratado por mais tempo.
  • Silicones (dimethicone, amodimethicone, dimethicone copolyol) e derivados do petróleo (mineral oil, petrolatum): também formam um filme protetor e deixam os fios escorregadios, facilitando o pentear. Contudo, estes ingredientes são controversos, pois podem se acumular nos fios ao longo do tempo e impedir que o cabelo seja devidamente hidratado e nutrido de fora para dentro.

O leave-in da linha
Biolage Hydrathérapie
contém dimethicone
Os cremes de tratamento
Novex contém, em geral,
petrolatum na composição
Ampola 3 Minutos Milagrosos,
da Pantene:
contém amodimethicone


 


Observação IMPORTANTÍSSIMA! Existem álcoois não graxos que são indesejáveis, pois contribuem para o ressecamento. São eles SD alcohol, SD alcohol 40, Alcohol denat, Propanol, Propyl alcohol e Isopropyl alcohol. Caso não tenha como fugir deles, prefira utilizá-los em produtos com enxágue.


Ingredientes umectantes
Quando aplicados no cabelo, atraem a água da atmosfera, mantendo o cabelo hidratado por mais tempo.

O condicionador Moisture Maniac,
da Tigi, contém glicerina
  • Glicerina (Glycerin): possui grande poder de atração da umidade, mas deve ser usada com cautela, pois quando aplicada em clima muito seco, pode provocar o efeito inverso.
  • D-Pantenol (Panthenol): uma pró-vitamina altamente eficaz.
  • Butylene glycol
  • Glycerol
  • Propylene glycol
  • Aloe barbadensis juice/gel/extract (aloe vera ou babosa): além de baixar o pH dos produtos, é também umectante.



Ingredientes acidificantes
Ingredientes que fazem com que um produto tenha um pH mais baixo contribuem para manter as cutículas dos fios fechadas, dando uma aparência mais sedosa ao cabelo e dificultando a perda da hidratação.

Máscara de hortelã e jaborandi
da Haskell: citric acid


 
  • Behentrimonium chloride: presente na maioria dos condicionadores e máscaras.
  • Cetrimonium chloride: também encontrado em grande parte dos produtos.
  • Citric acid





Ingredientes reconstrutores
Máscaras reconstrutoras de tratamento profundo costumam conter ingredientes que penetram no fio de cabelo e se combinam às proteínas que já estão lá dentro do fio, deixando-o assim mais resistente. Estas substâncias também podem se aderir à superfície do fio e preencher os “buracos” deixados pelas cutículas danificadas. Basicamente, os ingredientes reconstrutores são as proteínas e os aminoácidos:

    O creme de tratamento Hydra-Max
    Colágeno, da Elsève
  • Collagen (colágeno)
  • Hydrolyzed Collagen Protein
  • Hydrolyzed Silk Protein (seda)
  • Hydrolyzed Soy Protein (soja)
  • Hydrolyzed Wheat Protein (trigo)
  • Keratin (queratina)
  • Keratin Amino Acids
  • Silk Amino Acids
  • Silk Protein
  • Soy Protein
  • Wheat Amino Acids
  • Wheat Protein



O condicionador Óleo Reparação
contém vários óleos vegetais
em sua composição

Em um condicionador ou máscara de tratamento hidratante é importante verificarmos a presença de uma combinação de umectantes e emolientes, pois os primeiros ajudarão a atrair a umidade para o fio, enquanto os segundos irão “selar” a passagem de saída de água deste mesmo fio de volta para o ambiente. 

Os óleos vegetais, além de servirem como “selantes”, segurando a hidratação dentro do fio, também lhe proporcionam nutrição. Logo, é interessante procurar produtos ricos em óleos e extratos vegetais em geral.




Proteínas usadas sozinhas podem deixar o cabelo duro e áspero. Por isso, é imprescindível combinar tratamentos reconstrutores com tratamentos hidratantes, ou então procurar produtos que contenham, além das proteínas, ingredientes umectantes e emolientes também. 

A linha Reparação Total 5
Especial Química, da Elsève,
contém proteínas do trigo
Nem todos os cabelos se dão bem com produtos ricos em proteína. Normalmente, a tendência do cabelo encarapinhado é endurecer e ficar mais áspero, especialmente quando não está devidamente hidratado antes e depois do tratamento reconstrutor. Atente para a quantidade de reconstruções que você faz, pois em demasia, elas acabam quebrando o cabelo por excesso de proteína. Da mesma forma, o uso de produtos mais nutritivos, ricos em óleos, pode não surtir efeito em um cabelo que não esteja suficientemente hidratado, piorando o aspecto de ressecamento, o frizz e a indefinição.

Na dúvida, opte “pecar” pelo excesso de hidratação (principalmente antes de considerar um tratamento reconstrutor!).


E não custa lembrar que eu não esgotei todos ingredientes nesta breve lista... Além dos "princípios ativos", todo produto cosmético costuma ter conservantes, corantes e fragrâncias. Estes, normalmente, vem lá no fim da composição mesmo. Se você tem pele sensível ou é suscetível a alergias, é bom evitar produtos com corantes ou fragrâncias fortes (isso você vai notar sem mesmo ler o rótulo, apenas usando seus sentidos de visão e olfato). 

Ilustrei a postagem principalmente com fotos de produtos de farmácia (mas também alguns de marcas profissionais). Vale a pena dar um passeio na loja do seu bairro e pesquisar o que tem de bom lá, pois muitos produtos comerciais são recheados de ingredientes nutritivos. Nem sempre o preço dita a qualidade - e no supermercado tem pra todos os gostos capilares, acredite... Fique ligad@!


* As informações contidas nesta série de postagens foram retiradas do site Curly Nikki. As matérias do site da Nikki (em inglês) utilizadas com fontes você encontra aqui, aqui e aqui.

18 comentários:

  1. Ontem enquanto tomava banho analisei a composição do shompoo Dove, isso partindo das suas dicas, e não gostei do que li :/ Hoje ia cobrar que vc falasse sobre condicionadores! Gostei de ler! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler rótulo de xampu de farmácia é pedir pra levar susto... rs! Mas os condicionadores são mais agradáveis... Tem ótimas surpresas na farmácia!
      Bjoooo!!

      Excluir
  2. Poxa dicas interessantíssimas, nunca tinha me ligado nisso!
    Adorei a matéria.

    http://negrasnoaltar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, Rebeca! Que legal que vc gostou!
      Bjos e obrigada pela visita :)

      Excluir
  3. Você concorda com uma frase que ouvi uma vez de que o shampoo importa menos que o condicionador?
    E outra, é impressão minha ou o Fructis é bom? O shampoo tem sal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que importa tanto quanto, só que de maneira diferente... Pq um usar um xampu agressivo e um condicionador potente é a mesma coisa que enxugar gelo... Vc conserta de um lado mas estraga de outro... Acho que tem que atacar o problema nas duas frentes!
      Eu adoro esse condicionador Fructis Óleo Reparação!
      Bjos!

      Excluir
  4. oi!

    fiquei em dúvida: os produtos que ilustram o post são aconselháveis? garnier, elséve, haskell e tigi não contém silicones e derivados de petróleo?

    parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jubinha!
      Pelo que eu tô me lembrando agora, desses que eu postei, garantidamente o Elsève Reparação Total 5 Química, o Garnier Fructis Óleo Reparação, a máscara Hydra-Max e a Máscara Banho de Gelo da Haskell são zero silicones/óleo mineral. O Tigi realmente não estou me lembrando, vou ter que buscar a composição novamente :/

      Bjão!

      Excluir
  5. oi nica! fiquei com umas duvidas esses ingredientes dos emolientes,umectantes,acidificantes e reconstrutores podem ser utilizados por no-poo/low-poo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que nenhum deles seja silicone ou óleo mineral (e derivados) pode :)

      Excluir
  6. O Dove e o Pantene me decepcionaram, sempre pensei que eram ótimos pra todos os tipos de cabelo, e agora percebo que não são bons pra cabelos cacheados... que pena!

    ResponderExcluir
  7. Amei o Blog e gostei muito da matéria!!!

    ResponderExcluir
  8. oi nica ,meu cabelo está curto creio que com dez centimetros. posso usar a tecnica da teri?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, Anônimo, mas tenha em mente que a tendência é seus cachinhos (se seu cabelo os tiver) ficarem superdefinidos e por isso bem mais encolhidos. Se você não se importa com o encolhimento, a técnica é ótima :)

      Excluir
  9. oi eu aqui tra vez.na verdade estou tendo problemas com a forma de que fazer com o cabelo para dormir , porque uma vez que ele está curto , pela manhã está todo amassado.kkkkkkkkkkk e ai chega a hora do que fazer,uma vez que não quero molhar todos os dias.estou começando a usar meu cabelo natural agora e tenho muitas duvidas qto aos cremes que devo usar.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, já experimentou dormir com uma fronha de cetim no travesseiro? Se vc não souber onde comprar a fronha ponta nem conseguir mandar fazer, pode arranjar um pedaço de cetim e cobrir o seu travesseiro apenas. As meninas de cabelo curto contam que o cabelo acorda menos amassado dessa forma.
      Bjos!

      Excluir
  10. Olá Nicapinica, descobri seu blog hj e já sou fã, ele é mt bom, parabéns! Gostaria de saber quais os reconstrutores q vc usa?
    Bj e obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Amei! estou ansiosa para começar a procurar por condicionadores que contenham algumas dessas composições! idem para as máscaras e hidratantes! espero conseguir alguns por um preço bom! minha verba é pouquinha! rs rs.

    ResponderExcluir