domingo, 8 de julho de 2012

O fator encolhimento



Dez entre dez naturais que possuem cabelo encaracolado de qualquer diâmetro ou textura de fio sabem que uma das grandes verdades do universo é a de que o cabelo encaracolado nunca é, de fato, do tamanho que aparenta ser. Quanto mais estreitas as molinhas dos nossos cabelos, mais elas tendem a encolher e fazê-lo parecer bem mais curto do que é quando esticado. Como dizia o slogan de um antigo produto para alisamento, nosso cabelo é do tipo “puxa, estica; solta, enrola”.

Esse fator é agravado no caso de fios muito finos, que tendem a ser mais leves que fios grossos. Esses, então, chegam a encolher até um terço do tamanho que atingem quando esticados! Para quem possui cabelos crespos e encarapinhados, isso é sinônimo de cabelo “joãozinho” ou “blackinho” (um “black power” ou “afro” pequeno) durante vários e vários meses. Nosso cabelo parece crescer sempre para cima, e nunca para baixo...

Por conta disso, muitas de nós acabamos cedendo aos alisantes e relaxantes, que abrem os cachinhos e, em teoria, revelam o comprimento real dos fios. Contudo, sabemos o quanto as químicas que alteram a estrutura dos fios de cabelo são agressivas. A estratégia escolhida para ajudar a abrir os cachos e mostrar o quanto nosso cabelo cresceu acaba saindo pela culatra, a partir do momento que o torna mais frágil e propenso à quebra.

Então, para aquelas que já estão naturais há pelo menos um ano e sabem que ganharam uns bons dez centímetros de comprimento nos cabelos, existe solução para mostrar o verdadeiro tamanho da cabeleira conquistada a muito suor e creme de tratamento? A resposta é: existe! Na verdade, há diferentes estratégias para dar uma “esticada” nos cachinhos sem ter que recorrer a produtos que modifiquem a sua estrutura. Vamos ver algumas delas.

Escova e chapinha
Não há forma mais eficaz de esticar o cabelo do que com escova, especialmente se for associada a chapinha. Desse jeito, o cabelo mostrará todos os centímetros obtidos durante sua jornada de crescimento. Porém, é importante saber que o calor do secador e da prancha são grandes inimigos dos cabelos crespos e encarapinhados. Sua estrutura frágil não suporta a aplicação constante de calor, associada à tensão aplicada pela escova e pela chapa. Não raramente, esse método pode deformar suas molinhas, esticando-as de maneira definitiva – ou seja, não adianta molhar o cabelo que elas não vão voltar ao normal NUNCA MAIS (em outras palavras, dano permanente nos fios que só se resolve cortando e deixando crescer novamente). Algumas pessoas fazem uso deste “dano” de maneira proposital e atribuem a ele a manutenção do comprimento longo dos fios como esta famosa natural do YouTube (recomendo assistir este vídeo feito por ela, que mostra como está o cabelo após anos e anos do que ela chama de "heat training"). Eu, particularmente, não recomendo o método, muito menos com esta finalidade! O cabelo vai perdendo definição e chega a um ponto em que só é possível usá-lo escovado (ei, mas não era isso que muitas de nós lamentávamos quando usávamos relaxamento? Pois é...).



Tensionando o cabelo com calor
Para quem não se importa em usar calor nos fios, mas não quer submetê-los ao estresse da escova + chapinha, há a opção de tensionar os fios utilizando o calor do secador. Com os cabelos secos ou quase secos, pega-se uma parte ou mecha do cabelo por vez com a mão, puxando de forma a esticar os cachinhos ou molinhas. Ainda segurando o cabelo com uma das mãos, aplica-se o calor do secador, deixando o jato de ar quente agir sobre aquela parte durante alguns segundos. Ao fazer isso, notamos imediatamente que aquela parte tensionada ficou mais comprida, com as molinhas menos “apertadas”. Realizando o procedimento por todo o cabelo, consegue-se um comprimento visualmente maior do que aquele obtido com o cabelo naturalmente encolhido, embora este comprimento fique distante do real, obtido apenas com escova. Por envolver menos tração, este método é menos agressivo para os fios do que a escova tradicional. Contudo, ainda deve-se tomar cuidado com o calor, já que uma vez que o fio é danificado, não há mais conserto! Neste vídeo da CurlyChronicles ela mostra como esticar os fios tensionando-os e aplicando o calor do secador:


Ela começa com os cabelos desembaraçados e apenas levemente úmidos, e o resultado é um fio esticado que fica sem um padrão consistente de cachinhos. Isto pode ser útil para realizar alguns penteados ou ainda se o objetivo for usar um cabelo "grandão", como um "afro" ou "black power".
Mas quando se deseja apenas dar uma esticada nos cachinhos sem desfazê-los, pode-se aproveitar a dica deste vídeo do canal Miss Jessie's: estilize o cabelo como de costume e, depois que os fios estiverem totalmente secos, basta aplicar o jato do secador apenas na raiz, dando uma "puxadinha" no cabelo para esticá-lo:



Banding
O banding é uma técnica que consiste em dividir o cabelo em diversas seções e prendê-las com várias xuxinhas de cabelo. Esta técnica permite diferentes “graus de esticamento”: quanto mais xuxinhas e mais próximas elas estiverem umas das outras, mais esticado ficarão os fios. Se a intenção é esticar o cabelo a ponto de desaparecer com os cachos, é recomendado que se divida o cabelo em seções médias, que se penteie os fios levemente úmidos e que estes sejam presos com muitas xuxinhas, colocadas a uma distância bem curta umas das outras e de forma bem apertada. Mas se o objetivo for apenas alongar um pouco o cabelo, “relaxando” os cachinhos, o banding deve ser feito nos cabelos secos, com xuxinhas colocadas de maneira mais frouxa e espaçada, e deixado, de preferência de um dia para o outro. O banding tem a vantagem de não depender de calor para modelar os fios e traz quase o mesmo resultado da secagem do cabelo sob tensão, comentada no item anterior. Além disso, ajuda a evitar o embaraço dos fios, já que desfaz um pouco os cachos e reduz sua tendência a se enroscar em si mesmos e nos demais. Abaixo, o meu cabelo com banding frouxo (que eu uso para dormir e dar aquela “soltada” nos cachos) e pós banding apertado, em que eu penteei cada seção de cabelo e prendi com as xuxinhas, dando várias voltas em cada uma e deixando-as bem próximas. 


Tranças e twists
Um jeito de dar uma alongada nos fios sem perder textura é fazendo trancinhas e/ou twists (twists nada mas são do que tranças de "duas pernas"; as tranças tradicionais têm três). Estas duas técnicas podem ser utilizadas em cabelos secos ou úmidos. Em ambos os casos, os cabelos devem ser divididos em seções pequenas, que precisam ser previamente desembaraçadas e hidratadas (pode-se optar por algum produto que, além de hidratação, proporcione alguma fixação). Se estiver úmido, o cabelo deve ser mantido com esta técnica até secar totalmente; se estiver seco, deve ser mantido assim por várias horas (de preferência da noite para o dia) até que o cabelo se fixe naquela forma e/ou que o produto aplicado para fixação seque. É possível acelerar o processo com secador, mas se a sua intenção é fugir do calor, melhor ter paciência a esperar o cabelo secar naturalmente. As tranças e twists soltos podem ser combinados a tranças e twists rasteiros, que proporcionam um caimento diferente quando soltarmos os fios (os chamados "braid-out" e "twist-out") . Quanto mais finas as seções, mais definida ficará a textura do cabelo. Você pode assistir a este vídeo do canal Miss Jessie's que ensina a fazer twists no cabelo molhado e ter uma noção do resultado final da técnica.




Outros problemas causados pelo encolhimento
Além do resultado visual do encolhimento dos nossos fios após estilização, ele também atrapalha em outros momentos. Na hora de lavar, por exemplo, o fator encolhimento contribui para que nossos fios embolem e embaracem. Durante a aplicação de máscaras de tratamento e até durante a estilização com leave-in ou condicionador isso também ocorre. O que podemos fazer para evitar o embaraço exagerado nestes momentos é separar o cabelo em seções, trabalhando com uma de cada vez e prendendo em seguida (em coquinhos ou twists, tanto faz; o importante é que os fios não fiquem soltos ou livres para que não se enrosquem ao encolherem novamente após a manipulação).

O encolhimento também agrava o embaraço no cabelo seco, após estilização. Normalmente, quando fazemos wash and go's (lavamos, aplicamos produto e deixamos do jeito que ficar) nossos fios encolhem ao máximo e tendem a embolar bastante, especialmente quando levamos vários dias para lavar e desembaraçar o cabelo novamente. Boa parte das gurus da internet que conseguiram cabelos compridos incluem em sua rotina estilos e penteados que "estiquem" o cabelo justamente para reduzir a formação de nós (incluindo nozinhos de fada), que podem causar quebra ao pentear os fios e em casos graves necessitam de tesoura para serem eliminados. Por isso, adotar uma rotina em que seus cachos fiquem parcialmente esticados pode manter por mais tempo a integridade de seus fios.

Seja legal com seu cabelo!
Por fim, o que a gente pode fazer é aceitar nossos cabelinhos, com todas as suas particularidades. Não há como se livrar do encolhimento definitivamente e ser natural ao mesmo tempo! O fator encolhimento é parte do nosso cabelo crespo e é parte de toda a diversão. Ao mesmo tempo em que nos decepciona ao trazer para a altura do queixo um cabelo que já está abaixo do ombro, também nos permite variar radicalmente o visual, de um “afro” encolhido discreto até um penteado superelaborado, que ninguém imaginava que fosse possível fazer em um cabelo tão “curto”! Aproveite a versatilidade dos seus fios e aprenda a usar o fator encolhimento a seu favor.

13 comentários:

  1. Este texto tem tudo a ver comigo,as vezes chego a pensar no relaxamento por causa disso mas depois desisto.Parei de relaxar há um ano + ou - cortei toda a parte alisada fiquei super insegura com o cabelo tão curto ,ela chama muito atenção, mas por incrível que pareça tenho recebido muitos elogios.Trabalho com atendimento e você acredita que quando eu prendo o cabelo ou faço escova todos pedem a volta dos cachinhos ! Seu blog é ótimo porque é mais especifico me ajudou mesmo .Já fiz twist ,comprei os produtos na SG esta semana ,comprei uma porção de acessórios para cabelo :flores ,faixas para variar um pouco o Black meu cabelo é fino e tem cachos em molinhas com luzes. Gostaria de saber o que você acha da coloração para os nossos cabelos. Abraço Márcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcia!
      Pois é, o encolhimento é parte da vida de todas nós naturais, né?
      Sobre coloração eu não tenho muito conhecimento direto pq não pinto os cabelos. Mas vou pesquisar mais sobre isso, pode deixar!
      Bjos!

      Excluir
  2. Nica, quero fazer o Banding!! Adorei. Muito obrigada pelo post, ótimas informações.
    Eu não ligo pro fator encolhimento, mas sempre gosto de saber técnicas pra variar.
    Nosso cabelo é maravilhoso por ter todas essas possibilidades!
    Beijocas
    Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosa!
      Tenta o banding sim, ele é ótimo porque te dá opção de efeitos diferentes (bem esticadão ou levemente esticado).
      Bjos!!!

      Excluir
  3. ai Nica como gostaria de ter a paciência de espera o meu crescer natura só para aderir aos cachos mas não aguento e aliso sempre, ótimo post xeru da Rose

    http://blogtopodendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nica, mais um post maravilhoso!

    Convivo bem com o encolhimento! Já recebi muitas sugestões para escovar o cabelo e ver o tamanho real dele. Mas eu sempre respondo que basta esticar a molinha e já consigo ver rsrs.

    Nada contra o uso de escovas, mas no meu cabelo não tenho coragem! Demorei tanto para que ele ficasse desse jeito que não me atrevo fazer isso!

    Concordo com vc quando diz que temos que aproveitar todas as "facetas" que as molinhas nos oferecem! Beijo grande linda!

    ResponderExcluir
  5. Nicaaaaaa! Otimo post! . E frustrante o encolhimento. Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  6. é isso que as vezes desamina..rsrs
    seguindo flor se puder segue o meu

    cabelomakeseunhas

    ResponderExcluir
  7. Estou atravessando a fase dos nós!
    Acabei me cansando um pouco da rotina diária de estilização, com o cabelo cada vez mais cheio e maior, os braços não estavam mais aguentando a intensidade "de exercícios"... ou seja, larguei de mão e meu cabelo encheu de nó!
    é tanto nó, que não consigo mais estilizá-lo de maneira uniforme, pq nas pontas onde tem nó o cacho não fica bem definido! um horror! Já cortei as pontas, mas ainda tem muitos nós...
    Qual a sua dica pra me livrar deles, além de cortar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish, Gica! Acho que se a situação está nesse pé que você relatou, realmente a solução é a tesoura mesmo... Melhor perder alguns centímetros e ganhar definição; depois de alguns meses seu cabelo cresce novamente e você pode tomar as providências para que eles não voltem.
      Bjos e boa sorte!

      Excluir
  8. Olá Nica, gostaria de saber qual tipo de creme que eu poderia fazer este processo twist tenho meu cabelo natural e crespo. muito obrigada pelo vídeo adorei!!! beijos meu nome é Angela

    ResponderExcluir
  9. Olá Nica, boa noite!
    Gostaria de saber uma técnica para o meu cabelo, ele encolhe somente na parte da nuca e na frente ele fica um cacheado legal, já tentei de tudo, mas ele continua do mesmo jeito, ele e natural e não tem química mas fiz umas luzes, mas antes das luzes ele era assim.

    Att,
    Amanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda! Talvez esse vídeo com a minha sugestão de finalização ajude. Quem sabe você pode fazer apenas nessa parte que encolhe mais?
      https://www.youtube.com/watch?v=mrimq5hO4TA

      Excluir