quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Você revela seus cuidados com os cabelos?




Via BlackHairInformation.com (tradução minha)

Tenho visto muitas postagens de moças reclamando que não tem apoio da família ou amigos, que estão cercadas de pessoas que as põem em dúvida e que seus amigos e familiares fazem graça de seus métodos e torcem o nariz para os produtos que usam.
Contudo, para outra questão muito popular em fóruns sobre cabelos, quando perguntadas “você compartilha segredos sobre crescimento dos cabelos na vida real?” a maior parte das mulheres diz não. Elas dão uma série de razões por que não fazem isso, mas a resposta mais surpreendente e que é frequentemente dada, é quando as mulheres dizem “que segredos?”. Como se toda a informação disponível na internet fosse prática comum e bem conhecida por todas as pessoas.
Agora eu sei que não há "segredo" para fazer crescer o cabelo, mas certamente os métodos e o conhecimento disponível em fóruns e blogs para ter um cabelo saudável não são senso comum, ou a necessidade de tais sites não existiria! Se fosse algo que “todo mundo sabe” então por que nós (enquanto raça) não temos desde sempre cabelos longos e saudáveis? Eu tenho que pensar em quantas dessas mesmas moças secretamente se aproveitam da dúvida e do isolamento das outras para esfregar seu cabelo na cara delas dentro de alguns anos. Essas mulheres acham válido serem zombadas agora apenas para rirem por último quando tiverem um cabelo (natural ou relaxado) longo, saudável e maravilhoso?
Isso me lembra aquelas moças que mostram seus progressos com aquele belíssimo cabelo na altura da cintura e quando perguntadas sobre o que fazem – ou quando pedem para que contem sobre seu regime de tratamento – respondem apenas com “Hahaha, obrigada, meninas. Eu realmente não faço muita coisa. Apenas faço co-wash com qualquer condicionador baratinho, quando eu acho que devo e faço coque na maior parte do tempo”. Isso pode ser verdade para algumas poucas sortudas, mas posso garantir que para a maioria das mulheres há mais do que um regime de tratamento simplificado. Elas hidratam e selam a hidratação? Fazem tratamentos profundos? Usam antirresíduos? A rotina de tratamento sempre foi assim simples ou elas tiveram de fazer mais alguma coisa para atingir este comprimento e agora estão apenas mantendo-o? Elas aparam as pontas com regularidade? Existe tanta informação deixada de fora! Algumas meninas ainda procuram por mais detalhes enquanto eu apenas clico no botão de “fechar” em alguns tópicos.
Quando vejo essas respostas absurdamente vagas, suspeitas e até mesmo mentirosas, fico pensando. Se você não faz questão de falar nem em um fórum sobre cabelos, em que todos tem o mesmo objetivo, então certamente não fará questão de falar para pessoas que conhece na vida real e que não tem contato com a comunidade das naturais sobre os detalhes que elas precisam saber para conseguir um cabelo longo e saudável.
Será que algumas moças querem ser as únicas negras no seu círculo imediato de amizades a ter cabelo comprido? Quando eu era mais nova, era muito comum ver uma mulher mais velha (amiga ou estranha) com um cabelo ótimo e perguntar onde ela cuidava dele. Lembro-me que, em várias dessas vezes, a mulher não dizia onde fazia o cabelo. Algumas vezes ela diria o “lugar comum”: “Ah, algum lugar pelo centro... Não lembro o nome agora, mas me lembra que eu te digo depois” mas mesmo depois de lembrá-las repetidas vezes, o nome do salão ou do profissional nunca era revelado.
Em outras ocasiões a mulher era bem direta ao dizer “não conte às pessoas quem faz meu cabelo”. Quando vejo pessoas dizerem que não falam o nome das suas fontes favoritas de pesquisa sobre cabelos, ou que elas não revelam os detalhes de suas rotinas de tratamento mesmo quando perguntadas, eu me questiono se é pela mesma razão desta atitude do “não vou te contar”.
Eu sempre compartilho tanto conhecimento quanto julgue apropriado quando alguém me pergunta sobre o meu cabelo. Se elas dizem que gostam de um penteado em particular, eu respondo com prazer e dou informação sobre como consegui aquele visual. Por exemplo, ontem alguém na igreja comentou o quanto gostava dos meus cachos e eu respondi “obrigada! Usei os flexirods cinza e roxo” porque sabia que aquela pessoa fazia o próprio cabelo e tinha noção do que eu estava falando.
Iniciei várias amigas a fóruns da internet (muitos dos quais eu mesma me cadastrei), a várias vlogueiras de cabelos, e uma de minhas amigas até criou seu próprio canal no YouTube. Algumas compraram produtos que sugeri, outras começaram a fazer tranças/coquinhos depois de me verem e minha família passou a ler algumas das minhas postagens.
Nem todo mundo vai tão fundo no jogo dos cuidados capilares como eu, e tudo bem com isso. Tudo o que faço é prover a informação que a pessoa está interessada em ouvir. Todas nós podemos tem cabelo saudável e – se assim desejarmos – longo, sem precisarmos ser mesquinhas com a informação!

* * *

E vocês? Compartilham seus segredos quando se trata de cuidados capilares ou escondem o jogo e não revelam tudo o que põem em prática?

16 comentários:

  1. Bela matéria !!! Interessantíssima...

    ResponderExcluir
  2. Lembrei de uma historia que aconteceu comigo na faculdade. Sempre que chegava mais cedo conversava com essa menina na sala, ela tinha o cabelo com quimica mais lindo que já havia visto, grosso, com brilho, tão lindo que parece que ao andar ele flutuava no ar (comercial de shampoo). Um dia tentei saber como era o processo de alisamento e quais os produtos que ela utilizava. Me disse que não cuidava quase nada do cabelo (não acreditei messsmo) depois disso parou de falar comigo. Logo em seguida entrei em transição e nunca mais me interessei pelo seu tratamento ultra secreto de beleza.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Nica. Eu comecei a cuidar do meu cabelo no ano passado depois de decepcionar de nova com meu relaxamento. Desde que comecei a cuidar da minha vida já tinha tentado por várias vezes para com a química, mas procurava informações em revistas de cabeleireiros e profissionais da beleza que quase sempre me indicavam alisar. Em Julho descobri o vídeo "Transição" apenas da Afroresenhas (Negah Cordeiro) e o blog da Rosagela (negrarosarosanegra), e ela indicou também o seu blog e o da Ana do Cacheado básico. Me apaixonei, faço hidratações duas as vezes três vezes por semana, cortei a parte relaxada, e amo a cor a textura, e observo como ele cresce bem. Falo de tudo que aprendi para quem quiser ouvir. E depois de 14 anos tive coragem de conversas sobre isso com minha cunhada que tem o mesmo visual todo este tempo.
    Muito boa sua iniciativa de acordar as pessoas sobre o egoísmo delas.

    ResponderExcluir
  4. Amei tudo isso. Parabéns pela sinceridade! Fato !!!

    ResponderExcluir
  5. Quando eu percebo que a pessoa realmente se interessa eu conto detalhes, senão digo que "são 20 minutos pra deixar ele perfeitinho assim".
    Beijão.

    ResponderExcluir
  6. Essa coisa de segredo é chato mesmo, ainda mais em um grupo tão cheio de dificuldades como das naturais. Se alguém acha um produto bom, dividir a informação é uma boa forma de ajudar aquelas que passam por um processo de aceitação dificil, posto que os produtos adequados são tão raros e profissionais que saibam lidar com certo tipo de cabelo.
    Adorei seu post e voltou com tudo!

    ResponderExcluir
  7. Eu não saio por aí dizendo pra todo mundo que não uso xampu porque o povo logo torce o nariz... rsrsrs
    Mas quando a pessoa demonstra um interesse legítimo em cuidar do cabelo passo todo o esquema e onde encontrar a informação.

    ResponderExcluir
  8. Eu não falo para todo mundo. Falo no forum que frequento e se alguem me perguntar com interesse genuíno. Somente assim, no geral as pessoas fazem pouco caso e torcem o nariz, co wash ninguém entende, umectação a pessoa pensa "ih vai ficar melecado". Não toco no assunto e não dou conselho se não pedirem. bjs

    ResponderExcluir
  9. oi amada, tudo bem? Depois que descobri o no-poo, vi quanto tempo, dinheiro e beleza eu perdi na minha vida. já ocorreu diversas vezes de eu achar lindo o cabelo de alguém e perguntar, mas geralmente a resposta é a mesma: "não faço nada" ou "só faço escova". Me cansei de ver que era mentira e desprezo, hoje não pergunto mais. E agora já tentei falar para várias pessoas sobre os benefícios do no-poo, mas elas não me dão crédito, creio que é porque o meu cabelo ainda está curtinho e meio sem definição. Mas o que importa é que eu tenho fé, daqui a algum tempo ele vai estar maravilhoso. Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Ola! Sou 100% afro natural ha 2 dias, e tenho muito a descobrir sobre o meu cabelo. Tb nao falo muito com cuidados com o cabelo..se a gente diz que coloca abacate, oleo de coco e outras coisas..muita gente nao afro-descendente torce o nariz. Tenho muitas duvidas e ainda nao sei se vou continuar como afro natural. Mas vou passar pelo menos 1 mes curtindo essa fase,até decidir o que fazer. Tenho encontrado varias infos bacanas em blogs, e o seu eh fantastico! Beijos e obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Na verdade eu acho importantíssimo compartilhar e tenho não só blog pra isso mas ando pastorando e doutrinando todo mundo em casa rs

    Amigos e parentes já me ligam para perguntar coisas e olha que eu nem sou expert, mas tenho noção de que tenho acesso a mais coisas que a maioria.

    ResponderExcluir
  12. Conheci Seu Blog Hoje, e simplesmente o amo, meu cabelo não é crespo, ele é misto, oleoso na raiz e ressecado nas pontas, mas quando eu digo ressecado não é um voluminho, é um belo dum volume que me deixa estressada. Meu sonho era poder andar com meu cabelo solto por ai sem me preocupar se ele tá oleoso, se ele ta volumoso, se parece uma palha, ou se parece que eu derramei óleo na minha raiz. Por isso amei tanto seu blog, por que aqui eu achei uma forma de perceber que eu não tenho que ter esse cabelo "sonho", mas sim que meu cabelo seja ele, sem química ou nada, somente ele. Agradeço a Deus por achar seu blog antes de aprontar qualquer coisa com ele, ele é totalmente virgem e vai ficar assim por um bom tempo, até eu aprender a cuidar dele, sem precisar agredi-ló.

    Também tenho um Blog. http://totalmente-perdida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá! Todos elogiavam meus cabelos mas eu não me aceitava assim, queria um dia ter os cabelos lisos...Eu nunca usei química nos meus cabelos,não porque nunca quis, mas sim por falta de coragem. Hoje tenho certeza de que tomei a decisão mais acertada, porque iria me arrepender profundamente, porque o processo de transição é um processo longo e árduo.
    Sei que para algumas pessoas pode soar como mentira, mas eu não faço nada em meus cabelos para mantê-los longos e saudáveis... acho que não podemos criar rótulos, cada pessoa tem uma necessidade capilar, e devemos nos conscientizar que algumas pessoas realmente não tem "segredos" ao cuidar de seus cabelos. Viva a diversidade!

    ResponderExcluir
  14. Olá! Conheci o seu blog hoje através de uma postagem no face feita pela Belocrespo(By Amanda Gil). Gostei muito! Encontrei vários textos aqui bem interessantes. Tenho certeza que me ajudará muito nesta fase de transição. Sobre esse texto eu ñ tenho problemas nenhum em informar o que faço com meus cabelos, para mim é um prazer poder ajudar. Parabéns pelo blog. Abraços. Rosemeire

    ResponderExcluir
  15. Só tenho uma coisa a dizer:Seu blog foi o meu melhor achado na internet.

    ResponderExcluir
  16. Nossa, já vi muito disso também, até soube de um salão que não conta seus segredos e não pretende se expandir para que as pessoas continuem indo somente neste local...
    Que bom que você compartilha conosco, obrigada e parabéns =)

    ResponderExcluir