quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O que eu andei fazendo com meu cabelo



Nestes longos meses sem postagem, experimentei algumas coisas novas na minha rotina de cuidados com os cabelos. Apostei mais em máscaras com proteínas e produtos com silicones, adotei com mais frequência o desembaraçar apenas com os dedos e deixei um pouco de lado os penteados protetores. Vou contar um pouco da minha experiência com cada um deles.

Proteína = quebra
Por estar usando xampu com mais frequência, achei que meu cabelo poderia estar precisando de proteínas. Testei duas máscaras queridas de muitas naturais e não naturais aprovam: a Masquintense (Kérastase) e a Anti-Age (Amend).

Minha experiência com a Masquintense foi ótima. Ela deixa o cabelo supermacio e facilita muito na hora de desembaraçar (eu sempre aproveito a aplicação das máscaras para desembaraçar meus fios).

Já com a Anti-Age... Bom, primeiro eu devo dizer que não foi uma experiência inédita. Eu já havia usado a Anti-Age há bastante tempo, logo que comecei a pesquisar sobre cuidados para cabelos crespos. Na época, não gostei do resultado: meus fios ficaram enrijecidos, os cachos não se formaram direito. Enfim, ficou um aspecto de algodão, mas sem a leveza. Depois de tantos anos, achei por bem dar uma nova chance à máscara. E não deu certo novamente... Apesar de na primeira aplicação meus fios terem ficado “OK”, na segunda eu já notei todos os efeitos desagradáveis voltando. E para completar, meu cabelo aparentemente saturou de proteína e quebrou bastante!

Por conta dessa quebra mais acentuada, aboli os pentes e escovas. Desde então, ando desembaraçando meus cabelos apenas com os dedos e a quebra diminuiu drasticamente!

O proibido e a caspa
Também procurei por produtos mais emolientes e hidratantes. Acabei comprando a Hidratação Instantânea Oro Argan (Bioderm). 

A questão é que ela contém um silicone proibidão, Phenyl Trimethicone. Para a minha surpresa, a hidratação foi bem além do que esperava! Pensei que ela seria um mero condicionador em uma embalagem diferente, mas realmente é uma hidratação poderosa! Meus cabelos ficaram supermacios e brilhosos, a ponto de outras pessoas notarem a diferença (sabe como é, tem produtos que só nós mesmas vemos funcionar nos nossos fios...).

A parte ruim, e que eu só notei com o uso mais prolongado, foi o aumento da caspa. Pode ter sido mera coincidência (na mesma época começou a temporada de calor, estava mais estressada, com o dia-a-dia mais agitado), mas eu acredito que o silicone proibido no produto tenha contribuído para isso.

Resgatando velhos hábitos
Logo que notei a possível relação de causa e efeito, parei com o uso da hidratação e voltei às máscaras totalmente liberadas que já tinha aqui, como a Relaxima Care (Matrix). Além disso, voltei a borrifar água com pantenol, assim como usar a Máscara Banho de Gelo (Haskell) para higienizar o couro cabeludo. Depois de uma semana as caspas voltaram ao normal! Ufa!

O preço do abandono
Por fim, resolvi sair um pouco da minha rotina de penteados protetores e usar mais o cabelo solto, em puffs ou em penteados que não escondessem as pontinhas. Resultado? Estou pagando meus pecados... Os penteados protetores fazem uma diferença IMENSA, que a gente só percebe quando deixa de usá-los. Eles realmente poupam os fios de diversas agressões e ajudam muito a manter a hidratação. Usar o cabelo constantemente solto não é uma boa pedida para quem quer poupar os fios do ressecamento...

Que lições eu aprendi?
  1. Nunca mais vou abandonar meus penteados protetores da forma que fiz nos últimos meses.
  2. Alguns produtos “proibidos” podem fazer muito pelos fios, mas é preciso ter cautela e prestar bastante atenção em como o cabelo se desenvolve com o tempo.
  3.  Meus fios definitivamente não precisam de tanta proteína. Daqui para frente, só Masquintense, e mesmo assim de vez em quando.
  4. Desembaraçar sempre que possível com os dedos. Os fios agradecem!

12 comentários:

  1. Oi Nica, eu sou a Ana e fiz o big chop a 2 meses. Cortei "joãzinho" mesmo. Gostaria de saber se você conhece alguma técnica que me permite proteger os fios mesmo sem ter como fazer penteados protetores.

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria, Nica!!! Tô fazendo penteados protetores tbm, e tenho adorado. Passo a semana inteira com trança, e só lavo no final de semana. Aproveito pra cuidar dele com bastante carinho nessa hora, seguindo suas dicas.

    ResponderExcluir
  3. ola querida tudo bem gostei muito do blog vai conhecer o meu tambem beijinho .

    ResponderExcluir
  4. Muito bom ter o blog de volta! Adorei o post, bacana vc nos atualizar sobre seu cabelo nesses últimos tempos..sempre ótimas dicas! obrigada, Nica!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Nica ! Notei diferença no meu cabelo quando prendo e quando uso ele solto muitas vezes, parece que resseca mais. Quanto aos silicones tenho um pouco de receio mas vou fazer experiências tomando cuidado para não exagerar.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Adoro seu blog. Graças a ele comecei a tratar direito dos meus cachos. Mas preciso de ajuda com idéias de penteados protetivos que não sejam coques... não consigo mesmo gostar deles, ñ importa que enfeites eu use :/. Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Nica, adorei a postagem. Meu cabelo é igualzinho ao seu. Só não me arrisquei com os proibidos. Quanto aos penteados, preciso mesmo testá-los com vontade pra ver essa diferença.

    ResponderExcluir
  8. Nica, também não estou neurótica com proibidos, faço como vc, dependendo do caso uso com cautela, considero inclusive os silicones voláteis como liberados, porque no meu caso, o ciclopentasiloxane não causa mal algum.

    ResponderExcluir
  9. Nica, pode parecer um pergunta boba, mas... como se sabe que está tendo quebra do cabelo? Sinceramente não sei identificar. :( Você passava a mão no cabelo e via os fios sem raíz? Tem que fiscalizar os fios que caem? É porque eu tô cheia de "fiozinhos ruins" no topo da cabeça e suspeitava que pudessem ser alguns tocos quebrados. E agora que vi seu post vi que só eu mesmo não sei quando o cabelo está quebrado. Ai ai, ninguém explica o básico do básico, haha.

    ResponderExcluir
  10. Seu cabelo é lindo!!!
    Adorei!!!

    http://ericatutty.blogspot.com.br

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Estou na luta e procurando e procurando e testando produtos até entender como meu cabelo responde melhor e as melhores técnicas para ele aprender novamente a cachear.

    Seu cabelo está lindo!
    Estou te seguindo e companharei o desenvolvimento!
    Fica com Deus!
    M-lyn

    ResponderExcluir
  12. Nica,adoro suas dicas!

    Criei um Blog e um canal no Youtube, quando fiz meu Big Chop. Se puder, dá uma passadinha e me diz o que vc achou ou alguma dica? Sempre te acompanho, então seria um prazer. Aí se gostar, só seguir também, tá? Bjssss
    http://meuscachinhosdeouro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir