sexta-feira, 5 de abril de 2013

Dando uma geral nos produtos de cabelo




Saiu uma matéria bem legal no Naturally Curly e que foi feita especialmente para as viciadas em comprar produtos para o cabelo. Sabe quando nosso estoque fica tão grande que a gente perde o controle e a organização do armário vai para o espaço? Pois aqui vão algumas dicas úteis para evitar que isso aconteça.


Por Naturally Chelsea via Curly Nikki  (tradução e adaptação minhas)


Fora com as velharias
Antes de considerar comprar produtos novos você deve limpar seu estoque para dar espaço às novas aquisições. Mas para saber o que jogar fora e o que guardar, use esse guia báscio de validade dos produtos: 
  • Xampus e condicionadores naturais geralmente duram de 6 meses a um ano depois de abertos. 
  • Produtos em frascos não costumam durar mais que um ano. 
  • Óleos podem valer por uns 6 meses depois de abertos. 
  • Manteigas duram até 2 anos se seus recipientes forem guardados em locais secos e frescos 
  • Produtos em potes devem ser usados dentro de 6 meses depois de abertos porque o contato constante do produto com os dedos (que a gente usa para pegar o creme) leva bactérias para dentro do produto, o que pode torná-lo rançoso. 

Regra básica 
Se você não consegue se lembrar quanto tempo tem determinado produto, as melhores ferramentas que podem ser usadas para testar se ele já está estragado ou não são seus olhos e seu nariz. Dê uma cheirada no produto: se estiver cheirando mal é porque provavelmente ele já estragou. Também, alteração de cor ou consistência são fortes indícios de que é hora de jogar ele fora. 


Reaproveite seus frascos
Se você é muito viciada em produtos, provavelmente joga fora um bocado de frascos vazios. Tente reciclá-los ou reutilizá-los! 
  • Frascos aplicadores podem ser usados para diluir xampu em água e permitem sua aplicação diretamente no couro cabeludo, para aquelas encaracoladas que não gostam de espalhar o xampu pelo comprimento dos fios. Ou então transfira para eles óleos que vem em fraquinhos com tampa de rosca ou abre-e-fecha para facilitar seu uso.
  • Potes podem ser utilizados para guardar suas misturas com manteigas. 
  • Potinhos e frascos de amostras podem ser reutilizados em viagens. Ao invés de comprar os kits de produtos em tamanho pequeno já idealizados para viagens, coloque um pouco dos seus favoritos para os potinhos antes de botar o pé na estrada. Além disso, estes potinhos podem ser usados para guardar pequenas porções das suas misturinhas experimentais. 

Doe, troque ou venda
Depois de se livrar dos produtos cuja data de validade está expirada, você provavelmente ainda vai ter na sua prateleira alguns produtos que você não gosta ou não usa tanto. Melhor que jogar estes cosméticos em bom estado fora, encontre um novo destino para eles – seja doando, trocando ou vendendo. 

Os fóruns e grupos sobre cabelos naturais normalmente possuem um tópico destinado a trocas e vendas de produtos. Você também pode trocar com ou doar para as suas amigas da vida real. 


Organize seu armário de produtos
A maioria de nós usa o velho método de “entocar” os produtos antigos no armário, o que sabemos que não é muito eficiente. Ao invés de ficar vasculhando suas coisas toda vez que for lavar o cabelo, tire um dia para organizar seu cantinho. 

Uma das melhores maneiras de fazer isso é fazer uma arrumação funcional guardando seus produtos em caixas transparentes, separando-os por categorias (xampus de um lado, condicionadores do outro…), do mais utilizado para o menos utilizado, e de produtos específicos para uma temporada ou ocasião.

* * *


Desde que passei a guardar meus óleos nessas caixas organizadoras de plástico, meu armário ficou bem mais ordenado, além de ter eliminado o risco de algum frasquinho abrir, vazar e melecar todas as minhas coisas. Os outros produtos que não correm esse risco ficam em uma gaveta separada. À mão, eu mantenho apenas o aplicador de óleo e o condicionador que estiver usando. 




E você, já organizou seus produtos de cabelo hoje?

4 comentários:

  1. Nica, eu anoto a data que abri um produto no frasco, com aquelas canetas permanentes (de escrever em CD). Ajuda a saber quanto tempo o produto dura e se ainda está bom para uso. ;-)

    ResponderExcluir
  2. Muito boa ideia Lucila, vou adotar!

    ResponderExcluir
  3. Compramos as caixas organizadoras no mesmo lugar, até a cor é igual, rsss.

    ResponderExcluir
  4. Deixo sempre meus produtos organizados, senão,as vezes, a gente pensa que tal produto acabou e compramos outro, e só depois achamos ele lá no fundinho do armário...gastando à toa.Não se trata só de organização,mas também de economia para o bolso...se sabemos o que temos, saberemos o que não precisaremos, e só compraremos o que está faltando mesmo.

    ResponderExcluir