sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Meus novos condicionadores favoritos


Continuando a série de postagens sobre as modificações na minha rotina de tratamento capilar, não poderia deixar de falar dos produtos que tenho usado nos cabelos.

Como eu já falei em outros posts aqui do blog, eu uso o condicionador como leave-in, o que significa que eu aplico no cabelo e deixo secar sem enxaguar. Eu também sigo uma rotina de low poo, ou seja, uso xampus suaves e condicionadores e máscaras preferencialmente sem silicone, ou então com amodimethicone, que causa menos acúmulo nos fios.

Contudo, quem pratica low poo conhece o drama de o seu produto favorito sumir das prateleiras porque foi descontinuado, ou ainda pior, ter a sua fórmula alterada com a adição das substâncias proibidas para a rotina, como parafina líquida e petrolato.

Foi justamente o que aconteceu com os meus condicionadores favoritos! Alguns deles sumiram, outros foram "contaminados" com parafina líquida, e eu e todas as outras adeptas do low poo fomos ficando sem opções de condicionadores de farmácia. Por conta disso, só me restaram duas boas opções de condicionadores silicone free encontrados facilmente em farmácias ou lojas de produtos para cabelo. 




Oro Argan Monoi (Bioderm) - condicionador de consistência grossa, dá uma ótima cobertura ao fio. Achei muito bom para o método LOC porque segura a hidratação dos fios por vários dias. O cheiro talvez não agrade a todos, pois ele lembra um cheiro de ervas ou talvez do próprio óleo monoi (que eu nunca cheirei pra saber se tem o cheiro parecido mesmo!). O preço dele também não é muito convidativo, se comparado aos demais produtos de farmácia: gira em torno de R$ 15. Apesar disso, o resultado final vale a pena, já que o desempenho dele também é acima da média dos produtos de farmácia. 






Quina Rosa (Haskell) - também tem uma ótima consistência e cobre bem os fios, sendo muito bom para o LOC e para o método da Teri La Flesh. O cheiro é bem suave e lembra o perfume de um sabonete daqueles que a gente usava antigamente! O preço dele é menos convidativo (eu paguei mais de R$ 20 em uma embalagem de 300ml), mas o resultado final também é super válido. No momento, ele é a minha opção número um de condicionador silicone free!






Eventualmente, eu uso um ou outro produto com silicones, algum gel ou fixador diferente, mas como até agora foram apenas experiências, prefiro não comentar sobre eles por enquanto.


* * *


Até quando será que poderemos contar com bons produtos silicone free nacionais que não sumam das prateleiras ou sejam "batizados" com petrolatos? Veremos as cenas dos próximos capítulos da nossa saga capilar...

11 comentários:

  1. Silicone tem sido o meu fantasma, acabo me sentindo uma herege quando meu cabelo fica bom com os produtos que tem esses componentes. O que você acha de umidificadores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Umidificador nunca serviu pra muita coisa no meu cabelo, Beatriz... Comigo é 80 ou 80, rsrs: ou eu lavo e refaço todo o processo de finalização com condicionador ou eu deixo ele seco, mesmo que um pouco indefinido. E nesses casos de alguns cachos q fiquem indefinidos eu prefiro consertá-los individualmente, com um pouquinho do condicionador mesmo!
      Bjos!!

      Excluir
  2. Bom dia Nica,
    Os condicionadores que vc utilizava da Garnier e da Elseve foram batizados?
    Se vc mora aqui no Rio tem uma otima opção que para mim está dando super certo, que são os produtos da Lunablu.. abriu um salão em Madureira, vale a pena vc conferir. Um bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda!
      O Garnier Fructis que eu usava (Óleo Reparação) até saiu de linha... Acho que todos os condicionadores da marca agora estão batizados! O Elseve que eu gostava (LIE) tb sumiu das prateleiras e sei q outros tb foram batizados ou com derivados do petróleo ou com (mais) silicones... Eram os meus dois produtos de farmácia favoritos! :(
      Já ouvi falar no Lunablu sim, e muito bem aliás! :)
      Bjos!

      Excluir
  3. Olá!boa tarde eu queria saber se esse condicionador da Haskell ele contém em sua formulação parafinas,silicones,óleo mineral,grata pela sua atenção Débora Souza Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Débora
      Como eu mencionei na postagem, o condicionador Quina Rosa é silicone free e liberadíssimo ;)

      Excluir
  4. Olá Nica,
    Tudo bem?
    Eu tenho os cabelos crespos e tem 9 meses que deixei de fazer relaxamento, fazia só para soltar os cachos... Bom, agora estou tento problemas graves para desembaraçar a juba, esses dois condicionadores desembaraçam bem?? Comprei o Shampoo da Oro Argan aquele da embalagem transparente, menina simplesmente amei, q shampoo é aquele????? MARAVILHOSO... Dai a dúvida o condicionador q vc usa da Oro Argan embalagem marron tb é super desembaraçador???

    bjs e bjs amei seu blog!!!

    Carla Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla!
      Eu costumo desembaraçar meus fios no momento em que aplico a máscara de tratamento. Por isso, de fato, eu nunca tentei desembaraçar meu cabelo com esses condicionadores, já que uso ambos como leave-in. Mas acredito que, principalmente o Monoi, deve ser muito bom para desembaraçar, pq contém vários óleos vegetais interessantes.
      Bjos!
      Obrigada pela vista!

      Excluir
    2. Nica,
      Boa tarde!!
      Muito obrigada pelo resposta. Mais dúvida ...rsrsrsr as máscaras que vc diz ainda são aquelas q vc postou, ou vc já mudou??? Seu cabelo tem uma definição maravilhosa é devido a introdução de algum óleo na finalização ou só os condicionadores já da aquela aparência linda e sem frizz??Desculpa ficar perguntando, perguntando é que como vc disse em alguns posts, a luta é longa... exige-se muita paciência e testes, tenho um monte de creme q comprei e deixaram meus cabelos mais secos...
      Eu estou fazendo a técnica do no poo e low poo, e realmene estou sentindo dificuldades quanto aos produtos, mais por saber qual escolher, por isso estou pedindo essas dicas.
      Muito obrigada!!

      bjs Carla

      Excluir
  5. Nica,
    Me perdoe acabei de rever a resenha das máscara e reparei q vc acabou de postar, ou seja, agora em 2014, como já poderia ter mudado...rsrsrsrs por favor, delete esse comentário, eu não havia prestado atenção na data!!
    Só gostaria de saber o que fazer para definiar melhor meus cachinhos q são bem parecidos com os seus e tirar esse aspecto de cabelo seco...
    bjs obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem problema não, hehehe...

      Eu continuo finalizando o cabelo com o método LOC e definindo os cachos com a fitagem estilo Teri Laflesh (cacho a cacho).

      Nesse tempo quente, é legal vc usar alguma máscara em todas as lavagens. O método LOC é muito bom pra segurar a hidratação nos fios por mais tempo tb!

      Bjos!

      Excluir