sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Scab hair: o estranho cabelo pós big chop


Quando acabamos de fazer o big chop e cortamos todo o cabelo com química que resta, podemos achar que finalmente chegou ao final a nossa saga e que agora é só curtir as alegrias que o cabelo natural proporciona. Mas, para nossa, surpresa, damos de cara com um cabelo meio estranho, áspero, bem mais seco e difícil de lidar do que imaginávamos. Muitas vezes, isso acontece simplesmente porque não sabemos como é nosso cabelo natural e criamos expectativas fora da nossa realidade capilar, em termos de textura do fio e tamanho dos cachos. Contudo, esse cabelo “estranho”, que é experimentado por muitas pessoas que acabaram de cortar toda a parte com química, pode ser o que as gringas chamam de scab hair

Scab hair é aquele primeiro cabelo, mais rígido, áspero e seco, que cresce logo após interrompermos o uso de relaxamentos e alisamentos. Ele é um cabelo que vem justamente naquele período em que o couro cabeludo está se reajustando e se recuperando dos procedimentos químicos que costumávamos fazer. Como passamos muito tempo usando estes produtos, às vezes desde a infância, acabamos não sabendo como nossos fios de cabelo são, de fato, e confundimos o scab hair com o nosso “verdadeiro” cabelo natural. Era ele, afinal, que nos fazia querer sair correndo para o salão retocar a raiz ao menor sinal de crescimento na época dos relaxamentos – quem nunca achou que o cabelo era “duro” por causa daquela raiz alta e sem forma que crescia?

Não há nada que prove cientificamente a existência do scab hair e nem todo mundo que passa pela transição experimenta isso. Mas há quem acredite que a presença do scab hair está ligada a quanto tempo passamos usando químicas nos cabelos. Especialmente nós, que temos cabelos crespos ou encarapinhados e fazemos relaxamentos e alisamentos desde cedo, somos justamente as que mais notam esse cabelo mais problemático.


Dicas para lidar com o scab hair
Hidrate, hidrate, hidrate – o scab hair é, sobretudo, um cabelo seco, sedento. Hidrate bastante o seu cabelo nos primeiros meses após o big chop. Tratamentos profundos com máscaras potentes e xampus suaves são muito bem vindos. Uma boa maneira de selar e reter a hidratação nos fios é o método LOC.

Use óleos vegetaisalém dos óleos vegetais que já são usados no método LOC, você pode lançar mão também de umectações e massagens com óleo vegetal no couro cabeludo. Ao aplicar óleo nos fios, coloque sempre uma quantidade maior naquela parte mais ressecada e necessitada.

Tire as pontasa única maneira de “se livrar” do scab hair é cortando. Vá aparando as pontinhas om alguma frequência, ou, se preferir, após vários meses, faça um corte mais significativo no seu cabelo para retirar a tal parte “estranha” e revelar o seu cabelo natural “de verdade”.

Seja paciente o scab hair é um cabelo mais sensível, que requer mais paciência nos cuidados e na manipulação. Também não há como acelerar o crescimento do cabelo para que se possa cortar logo todo o scab hair fora, o mais rápido possível e de uma vez só. Não é à toa que o processo de volta ao natural das crespas e encarapinhadas costuma ser longo - há quem relate ter enfrentado a condição do scab hair por cerca de 6 meses ou mais. 


Minha experiência com o scab hair
Eu, pessoalmente, experimentei o scab hair quando nem sabia que ele “existia”. Na época em que tirei as tranças e comecei a usar o cabelo natural solto, percebi que um pedaço do meu cabelo, justamente os últimos 5 ou 6 centímetros das pontas, eram muito diferentes do cabelo mais próximo à raiz. Na época, pensei que fosse pela falta de cuidados durante os 5 anos em que usei tranças (porque eu era completamente sem noção e não me preocupei em tratar do meu cabelo neste período!). Hoje em dia, eu imagino que parte daquela textura diferente talvez fosse mesmo causada pela falta de cuidados, mas que na verdade só agravou a situação do scab hair.


Tenho para mim que o scab hair possa estar ligado à agressividade das químicas em relação ao nosso couro cabeludo. Sei que não fui a única a experimentar feridas bem sérias no couro que surgiam após a aplicação de relaxamento. Fico imaginando o quão difícil é a pele do couro cabeludo se regenerar após anos e anos dessas agressões! E como qualquer parte da pele que é ferida, ele muito provavelmente não voltou a ser o mesmo de antes do machucado...



* * *



E você, já experimentou ou está enfrentando o scab hair?



* Fiz esta postagem após um bate papo começado pela Alissan Paixão no grupo CrespiiiiissimO.os, do Facebook. Se você quiser saber mais sobre o assunto, clique aqui, aqui e aqui.

66 comentários:

  1. Olá, Nica!
    Estou há pouco mais de 7 meses em transição e já cortei quase toda parte com química- como estou fazendo uso de um aplique rabo de cavalo nesta fase, pedi à cabeleireira que deixasse o suficiente para que eu pudesse prender; então, da altura da orelha para baixo, não tem mais química.
    Tenho observado uma diferença na textura do cabelo natural que vem crescendo na parte da frente... É menos enrolado, mais ressecado, quebrado... Seria esse um caso de scab hair também?
    Tem sido difícil lidar com o meu cabelo no comprimento em que está... Mas estou firme em meu propósito.
    Obrigada pela dicas no blog e no facebook!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda!
      Nosso cabelo não é todo uniforme, realmente temos diferentes texturas ao longo da cabeça e a parte de frente e de cima costuma ser mais ressecada e diferente da parte de baixo, da nuca. Pode ser que nestes primeiros meses esta parte esteja passando pela fase do scab hair. Mas se mesmo depois disso ela continuar meio diferente do resto, não se preocupe porque é normal.
      Bjos!

      Excluir
    2. Fernanda, o meu também esta assim, não sei você, mas o meu foi consequência da chapinha, pois eu demorei bastante para largar e sempre retocava na frente onde aparecia mais a raiz cacheada pois vivia preso, dai agr essa parte fica mais difícil de cachear. Estou com 5 dedos de raiz e 8 meses de transição, to morrendo de medo de cortar.

      Excluir
  2. Nossa q interessante, tirei as tranças tem menos de uma semana. E super esclareceu minhas duvidas relacionadas a ele. Já tava quase voltando pras tranças! Rsrsrsrss....

    ResponderExcluir
  3. Oi, nica

    eu tenho 16 anos e não sei ao certo com quanto tempo comecei a usar quimica no meu cabelo mas acho q foi por volta dos 12 anos, eu tenho uma foto do meu cabelo ainda crespo,a ultima com ele crespo e solto,que é o que me faz tentar continuar minha transiçao,ele estava molhado(e desenbaraçado) mas n tinha definiçao acho q pq minha mae n sabe cuidar de cabelo e na epoca eu so usava shampoo e condicionador pra lavar,ha 1ano eu tive um terivel corte quimico quase fiquei careca ,usei um tempo mega hair so q ele era ondulado e eu n tive tempo de cachear ai tive q colocar assim mesmo ,eu nao tinha a intensao ainda de parar de usar quimica mas queria ficar o maior tempo possivel sem usar nada , nessa epoca eu "comecei" pesquisar pra cuidar dele tipo fazer cronograma e umectaçao etc,nisso ele ficou com 4 dedos (sem eu puchar) sem quimica a frente pq na frente n tinha o mega ai um dia eu fiz umectaçao e depois lavei nooosa minha raiz se definiu toda ficou bem legal ,mas passou um tempo e eu tinha q fazer a manutençao do mega e a moça que colocava ate falou com migo pra eu usar um cacheado so q eu n tinha dinheiro pra isso pq o cabelo cacheado é mais caro e tive q relaxar odiei o resultado ficou muito seco horrivel ai agora en julho eu tirei fui no salao e a cabeleira relaxou(eu nunca tive queimaduras no couro cabeludo e dessa vez tive, foi horrivel) o prmeiro dia ficou lindo depois haha um verdadeira palha e como eu estava desesperada continuava pesquisando quando li algo sobre tansiçao e me enterecei com uns 3meses +ou- sem quimica conversando com uma prima minha ela tambem queria parar com quimica ai encontrei alguem pra me insentivar ,hoje estou com 5meses sem quimica e estou quase relaxando novamente pq pq meu cabelo n esta crescendo cacheando como antes(sera que é por conta da queimadura q tive ai fiquei com o scab hair?) e outra essa semana apareceu um pequeno lugar com falha na minha frente da cabeça mostrei a minha mae chorando muito ele disse q pode ser um micose estou usando um pomada pra micose no local gaças a deus da pra esconder sera que pode ser que é pq eu estou lavando meu cabelo com co-was? ,ja pensei em usar tranças mas quando criança usei um vez eu minha cabeça ficou doendo e eu pedi a minha mae pra tirar n fiquei muito tempo quando tirei meu cabelo partiu ficou estranho acho que é pq meu cabelo é muuuito fino nao sei mas o que eu faço ja estou quase relaxando novamente acho q vou ficar escovando pq do geito que esta n da pra ficar meu cabelo esta muito feio e n tenho coragem pra fazer o big chop e agora o que eu faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, primeiro de tudo se acalme! Parece que vc está ansiosa... Respire fundo e pense com calma na opções que você tem..

      Opção 1 - Fazer a sua transição com tranças soltas ou rasteiras (nagô). Você pode usar aplique nas tranças soltas ou fazer apenas com seu próprio cabelo. Se você teve uma experiência ruim no passado e quiser tentar tranças de novo, procure um profissional confiável e que saiba o que está fazendo. Tranças não devem doer nem causar incômodo. Se isso aconteceu, é pq a trancista não soube colocar direito... É sempre bom procurar referências - não tenha medo de, ao encontrar uma menina com tranças bonitas na rua, perguntar onde ela fez o cabelo. E em nenhuma hipótese fique mais de 8 semanas com as mesmas tranças. Refaça, no máximo, neste intervalo de tempo, ou o cabelo acumula aquela sujeirinha na raiz e tende a quebrar muito mesmo.

      Opção 2 - Procure aqui no blog o post dobre "dicas para a transição". Lá são dadas algumas opções que talvez sirvam para você.

      Opção 3 - Cortar tudo e começar do zero, caso vc queira radicalizar. É claro que esta é uma opção que deve ser bem pensada antes. Só corte se vc se sentir preparada para isso. Vc não é obrigada a cortar o cabelo curtinho logo de cara para ser natural, ok? ;)

      O scab hair é uma coisa que acontece e acaba, mesmo que a pessoa não tenha tido queimaduras com a química. Como eu coloquei na matéria, ele é uma fase apenas, em que esses primeiros centímetros de cabelo podem parecer diferentes. Para saber a sua real textura, vc primeiro terá que se livrar de toda a química das pontas porque elas também atrapalham a formação de cachos da parte virgem q está crescendo.

      Estude as opções, pense com bastante calma. Cabelo cresce, mas nada vem por mágica... É tudo um processo, passo a passo. Tenho certeza que você vai se encontrar!

      Bjos e boa sorte!

      Excluir
    2. Muito obrigado eu vou tentar fazer tiara com tranças rasteiras com meu cabelo mesmo fiz uma vez e gostei do resultado e a parte de traz do cabelo eu vou fazer texturizaçao eu vi um video com bigudinho circulares gostei do resultado e comprei ontem e fiz as partes que deu tempo de secar ficou legal vou continuar fazendo esperando mas tempo pra secar bem ,obrigado bjss

      Excluir
  4. Muito bom e esclarecedor o seu texto, Anastacia! :) Me vi em cada linha dele. "Era ele, afinal, que nos fazia querer sair correndo para o salão retocar a raiz ao menor sinal de crescimento na época dos relaxamentos – quem nunca achou que o cabelo era “duro” por causa daquela raiz alta e sem forma que crescia"? Obrigada por disseminar informações tão preciosas! ;) Bjooos!!

    ResponderExcluir
  5. Nica me ajude quero tirar a quimica, meu cabelo é crespo e bem encaracolado, mas há 1 ano tenho feito selagem e por último Salvatore, o que inicialmente me deixou muito satisfeita, mas depois de poucos meses vi que perdi cachos e ganhei ressecamento. Me ajude. Pode me mandar seu e-mail? Quero lhe enviar fotos da situação real. Obrigada. Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Regiane
      O que é a selagem? Contém algum tipo de alisante ou formol? Eu já ouvi relatos de meninas q tiveram seu cabelos alisados por causa desse procedimento. Em todo caso, acredito que para recuperar seus cachos será necessário deixar seu cabelo crescer e ir cortando esta parte estragada aos poucos. Enquanto isso, vc pode ir caprichando nos tratamentos com máscaras e óleos para aliviar este ressecamento excessivo.
      Bjos e boa sorte!

      Excluir
  6. Que bom que o blog voltou. Suas postagens sao sempre interessantes, bem pesquisadas, e com conteudo. :)

    ResponderExcluir
  7. Olá... eu já estou pesquisando e queria fazer o big chop... mas o problema eh q devido a chapinha meu cabelo em cima e na frente não eh nem liso, nem enrolado (ou seja uma caca kkkk) por isso fico c medo de fazer o corte e ficar horrível.... esse problema tem solução oq eu faço??? Estou desesperada p cortar mas acho q meu cabelo não esta pronto :(... me ajude poe favor!!! Bjs e adorei sei blog ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thamires, se você não está pronta para cortar, então espere! Não precisa ter pressa, faça tudo no seu tempo! Enquanto isso, pesquise, cuide do cabelo, e aí sim, quando estiver na hora, corte. Só quando você cortar toda a parte alisada é que poderá ter noção do seu cabelo real...
      Bjos e boa sorte!

      Excluir
  8. Ufa, estou bem melhor agora após ler essa postagem. Estou no meu primeiro mês após o BC e ele está bem encaracolado, mas sem definição. Tenho que fazer dedoliss todos os dias.. e ficam lindos depois do dedoliss. Já estava desesperada achando que meu cabelo era assim mesmo. Amei a postagem.

    ResponderExcluir
  9. Eu aliso e faço progressiva no meu cabelo, mas eu quero parar com a química , pois acho que meu cabelo ta só quebrando e ficando feio, eu queria saber se eu cortasse o cabelo curto e deixasse crescer a progressiva e o relaxamento ia sair, e se o meu cabelo vai voltar ao normal . eu tenho 15 anos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo!
      Se você for deixando seu cabelo crescer e não fizer mais progressiva, relaxamento, alisamento, etc, o seu cabelo crescerá virgem da raiz. A parte alisada vc pode cortar toda de uma vez só (é o que se chama "big chop" ou grande corte) ou então ir cortando aos poucos, à medida que o cabelo for crescendo.
      Bjos e boa sorte

      Excluir
  10. Eu comecei com a transição capilar faz 3 meses. Notei q o meu novo cabelo é 4a, só que nas laterais meu cabelo está nascendo muito seco e sem formar nenhum "cachinho" (característica do cabelo 4a). Minhas dúvidas são:
    O scab hair pode nascer em algumas partes, sem ser necessariamente no couro
    cabeludo todo?
    Como diferenciar o cabelo 4c do scab hair?
    Dá para recuperar o scab hair ou só cortando?
    Há possibilidades do meu cabelo ser uma "mistura" de 4a e 4c?
    Grata! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, tratando-se de cabelos, tudo é possível! rsrs

      Sobre onde o scab hair nasce (só em uma parte ou obrigatoriamente na cabeça toda), eu não achei nenhuma informação sobre isso (Vamos lembrar que não há dados científicos sobre o scab hair, apenas relatos de experiências de pessoas q passaram pela transição). Mas acredito que seja possível também.

      Particularmente, eu acho que 3 meses é pouco tempo para falar alguma coisa sobre o tipo de cacho que vc terá, especialmente se vc ainda tem pontas lisas... Mas tipos diferentes de cacho q fio são totalmente possíveis e muito comuns. Eu mesma tenho pelo menos 3 tipos diferentes ao longo da cabeça, dependendo da região.

      Eu não tenho cabelo 4C, mas acredito que um cabelo 4C saudável responda aos tratamentos de forma mais efetiva que o scab hair. O meu suposto scab hair não parecia um outro tipo de cabelo, era apenas o meu tipo, só que extremamente ressecado. Acredito que vc só vai notar o que scab hair e o que é o seu tipo de cabelo quando ele crescer mais e vc conhecer de fato seu cabelo, as necessidades dele e como ele se comporta, conforme vc for vendo as mudanças que o tratamento correto vai gerar nos fios.

      O scab hair não tem "conserto", digamos assim, mas ele pode melhorar em termos de ressecamento etc e tal com os devidos tratamentos. Mas ele nunca irá se "transformar" em um cabelo "normal"... Ele sempre será mais frágil, mais ressecado etc. Por isso em alguma hora ele terá de ser cortado, pro cabelo saudável poder mostrar todo o seu potencial.

      Espero que tenha ajudado!

      Excluir
    2. Tirou todas as minhas dúvidas!! :D
      Obg

      Excluir
  11. Nica, tenho 1 mês de BC e tem algumas partes do meu cabelo que nao estão nascendo nem cacheada e nem lisa, está frizzada e meio ondulada, mas só há frizz. Você sabe o que é isso ou pode me ajudar a definir? Meu cabelo ta bem estranho, quando lavo fica bem definido mas quando penteio (super molhado) os cachos se desfazem todos, um por um ao passar o pente. Por isso estou tendo que desembaraçar no banho para poder molhar depois ao pentear. Por que isso está acontecendo? Por que estão se desmanchando com tanta facilidade? Acho que ele é 3B ou 3C mas como tá curto, não da para saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, se o seu cabelo está curto, com poucos centímetros, acho que vc precisará esperar mais tempo para saber o seu padrão de cachos.

      Tb acho que o cabelo ficar definido ao lavar e sem cachos ao passar o pente é absolutamente normal, pelo menos dentro da minha vivência. Pra eu ter cachos só posso desembaraçar com o creme de tratamento e depois de enxaguar não penteio mais, ou vou desmanchar tudo mesmo...

      Excluir
    2. Obrigada. Mas é que mesmo ele encharcado, quando o penteio, os cachos se vão. Entao tenho que pentear no banho e molhar de novo depois de pentear.

      Excluir
  12. Nossa eu passei pelo Scab hair sem saber também, assim que tirei as últimas pontas de alisamento demorou muito pro meu cabelo ficar legal, acho que demorou uns 6 meses pra ele começar a ser saudável mesmo, por isso tem tanta gente que desisti, passa 1 ano só com o cabelo natural e acha que não está legal, que precisa de um pouco de química pra soltar, pra definir. Eu achava, na época, que meu cabelo era um cabelo novo, e por isso necessitava de muito cuidado até ele ficar bonito, por isso não desisti dele! E isso que você falou deve ser verdade, a pele nunca será a mesma depois de cicatrizar o machucado, certamente o meu cabelo seria outro se nunca tivesse usado química, mas acho que com cuidado a tendência dos nossos cabelos é só melhorar ! Bjs =)

    ResponderExcluir
  13. Olá Nicapinica! Quero dar os parabéns por pesquisar e chegar a este artigo tão importante na vida de quem está em transição e quem já passou dela! Cheguei a este seu artigo depois que publiquei em vários grupos de cabelos afros esta conversa aqui a baixo que tive com uma vlogueira. Uma menina do grupo me indicou o seu post e fiquei muito feliz em confirmar as minhas suspeitas! Parabéns pelo trabalho e a partir de agora ficarei colada nas suas pesquisas nesta área! Veja o papo à seguir! PARA VOCÊ QUE ESTÁ EM TRANSIÇÃO!

    Uma conversa no post de Tâmara Monteiro que pode ser também o seu caso!

    MOLA MOLE : Tenho percebido que os primeiros centímetros, sem alisamento, do meu cabelo (atualmente estão na ponta ) ainda não são fios "felizes" . Penso que mesmo sendo este pedaço um cabelo virgem de alisamento, ele é diferente da parte do fio que cresceu posterior à ele, se é que vc me entende. E olha que ele vem sendo hidratado com todo amor há exatos 1 ano e 4 meses. Tenho esperança que quando eu retirar estas pontas (sem alisamento nenhum, porém sofridas pela ação das químicas anteriores à esta parte - sim, eu acredito que o alisamento afeta em algum grau o fio que está desenvolvendo no bulbo) o meu cabelo vai estar bem melhor, espero. Isso é minha teoria do achismo, baseado simples e puramente no que estou percebendo em mim. Beijos minha linda!

    TÂMARA: eu concordo plenamente! Se vc olhar nessa minha foto do meio todas as pontas eram estranhas, apesar d serem completamente naturais. E as partes onde usei mais chapinha durante a transicao ainda sofre, mesmo depois de 1 ano sem nenhuma agressao termica. Percebo nitidamente a diferença entre a parte q cresce agora (como vc disse "feliz") e a parte natural q ainda chegou a ser agredida. 1 ano se passou e os cuidados sao mantidos religiosamente, mas eh parte do processo! vai crescendo e eu vou cortando. logo logo so restarao "pontas felizes" hahahahaha

    MOLA MOLE: Que bom que alguém me confirmou isto de alguma forma ! Estou percebendo este fato, já pesquisei um pouco e ainda não havia visto ninguém comentar ou mesmo fazer vídeo mencionando esta questão, que julgo bastante importante, para quem está iniciando uma transição, em especial - de que o cabelo no interior do bulbo, próximo da ultima química, é afetado sim, por ela, em algum grau e em alguns casos específicos. Todos vídeos sobre transição e cabelos afros... que assisti (não foram tantos...) mencionam sempre de forma a passar uma impressão que, após o "grande corte" o seu cabelo já é aquilo ali (me refiro à textura,brilho....) e pronto é só hidratar, hidratar, hidratar. Entendo que a maioria que faz vídeos, passa a sua experiência de transição e não necessariamente sofreram este "tipo de transtorno" em seu histórico capilar para mencionar este fato. O problema é que a falta desta informação, digamos, na nossa "literatura afro hair" leva muitas meninas em transição à desistirem do processo pois, ao se depararem com aquele cabelo "feinho" , sem brilho, definição, áspero, alto, grosso muitas vezes...que surge , ligado ao anteriormente recém alisado, baixinho e brilhante ( em termos) ficam desanimadas achando que "aquilo ali" é o mesmo cabelo que possuíam antes de começar " o processo de tortura" aos fios! E isso não é verdade para muitas delas, de acordo com o que tenho observado no meu cabelo - isso é uma impressão minha! Penso que isso não deva acontecer com todas as meninas! Deve haver algumas variáveis para determinarem que algumas sofram com este dano citado e outras não. Um fator importante que penso existir é o TEMPO em que este cabelo foi submetido a variados procedimentos "detonadores", eu, por exemplo, passei 25 anos consecutivos fazendo alisamentos/escovas/chapinhas! A maioria aqui pelos grupos não passou de 10 anos, e por aí vão as variáveis... Tai um bom tema para você ( ou outra vlogueira) abordar e se aprofundar nos seus próximos vídeos Tâmara Monteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise!
      Quem colocou o link lá no grupo acho que fui eu mesma, hehehe
      Obrigada pela visita, fico feliz que tenha gostado
      Bjos!

      Excluir
  14. Oi, eu acho que estou passando por esse fator ss! mais não sei se é normal que estou com sete meses de bc, e meu cabelo não tava era lá dos melhores, mais só de uns tempos pra cá que estou percebendo isso. No caso só vai melhorar quando crescer mais e eu cortar? Bjsss, fica com Deus!! Me ajude por favor estou desconhecendo meu cabelo agr :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaylanne
      Pois é... Vá seguindo as dicas que eu coloquei aí na postagem e tenha paciência que no fim dá certo ;)
      Bjos e boa sorte!

      Excluir
  15. Era exatamente isso, texto perfeito. Acho que eu to passando por isso, to em transição, falta pouco pra cortar o alisado e meu cabelo natural NÃO tá enrolando, tá seco, tá uó mesmo. Uma amiga minha passou bem um ano, mesmo após o bc pro cabelo ficar legal, mas hoje tá divaa, me inspiro nela. Bjos

    ResponderExcluir
  16. Ufa, agora entendi, pq a raiz do meu cabelo é de um jeito, e as pontas de outro, completamente ressecada, mesmo eu cuidando com todo o carinho do mundo. Muitíssimo obrigada pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Nicapinica! Por favor, poderia me ajudar? Quando criança eu tinha um lindo cabelo cacheado e quando completei 14 comecei a relaxar, estava cansada dos cachos (olha que loucura), hoje tenho 20 anos e me arrependo amargamente, estou pensando em dar início a transição... Tenho 2 meses que não dou nada (geralmente relaxo de 3 em 3 meses). Da última vez eu deixei ele um bom tempo sem alisar e percebi como a minha raiz estava ficando (linda, encaracolada e um pouco sedosa), mas aí alisei novamente e agora estou pensando em me livrar totalmente. Estou usando um produto no meu shampoo e condicionador chamado Monovin A que é de uso veterinário (para a crina dos cavalos), ele é vitamina A concentrada e auxilia no crescimento do cabelo (ao menos foi isso eu soube quando pesquisei). A minha pergunta é: Você conhece esse produto? Se sim poderia me dizer se é assim mesmo que funciona ou tem algo prejudicial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo!
      O que eu sei deste produto é que, como vc falou, ele é para uso veterinário e não em humanos. Logo, os riscos que ele pode oferecer pra sua saúde são inúmeros e desconhecidos. Eu não uso nem recomendo o uso de produtos que não são destinados ao uso ou consumo de humanos. O cabelo cresce no seu próprio ritmo, basta ter paciência.

      Excluir
    2. Relaxo desde meus 8 anos de idade e estou a 3 meses sem relaxar.. No processo transição como dizem e estou muito anciosa,ao mesmo tempo calma para não dar nada errado! Dura quanto tempo assim para estar todo natural,meu cabelo é tipo 4c.. Aquele todo de mola mesmo. Algum tipo de shampoo ou condicionador para usar? Ou os meus mesmo ajuda normalmente. Um abraço!

      Excluir
    3. Oi, Thainara
      Depende do tamanho que vc quer o cabelo. A sua transição acaba qnd vc cortar toda a parte com química. Se vc não se importar em usar o cabelo bem curtinho, vc pode cortar agora e terminar a transição. Se vc quiser esperar o cabelo ganhar mais alguns centímetros, espere mais alguns meses.
      Os produtos você pode ir testando, pq cada cabelo é uma sentença. Aqui no blog eu falo sobre os produtos que uso. Se vc quiser, pode fazer uma tentativa com eles tb.
      Bjos e boa sorte!

      Excluir
  18. ola Nicapinica, meu cabelo o tipo nao sei ao certo que tipo de cabelo 4 ele é, cortei com 5 meses de transição, após fiquei 8 meses de trança e estou a 7 meses sem, nesse periodo notei que meu cabelo é muito ressecado nas pontas. Além do mais nao havia tirado as pontas tem umas semanas que eu mesmo tirei, meu cabelo na raiz é mais sedoso as pontas são muito ressecadas, eu achava que era porque eu tonalizo sempre. Estava pensando em fazer reconstrução em um salao, seria essa a melhor solução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dry, pelo jeito vc está passando pelo mesmo q eu passei qnd tirei as tranças. Cabelo ressecado precisa mesmo é de hidratação. Se vc fizer uma reconstrução sem antes hidratar devidamente o cabelo, ele vai piorar... Faça hidratações e veja como seu cabelo reage. Ainda mais que você tonaliza, o que já é uma agressão extra aos fios. Enquanto isso, vá tentando aparar as pontas, nem q seja de pouquinho em pouquinho. A retirada do scab hair não acontece em semanas, pode levar meses...

      Excluir
  19. Oiiii Nica sua linda de viver! Amo seu blog de paixão. Sempre que tenho um tempinho fico passeando pelas postagens maravilhosas que você faz. Eu passei por essa fase de Scab Hair, eu usava química nos cabelos desde os 6 anos de idade, estou com 24 e só conheço meu cabelo natural a 1 ano e 4 meses. Quando estava na transição comecei a enlouquecer com a raiz que crescia, como não aguentava mais no 5 mês de transição e realmente estava muito sequinho e sem forma, depois de muita hidratação e reconstrução consegui ver os resultados, sou tão apaixonada por meus crespinhos que o tempo todo fico me olhando no espelho hahaha. Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  20. Meu bc tem 2 anos e eu achava que os ultimos 4 centímetros do cabelo q estão ressecados fosse em virtude da falta de cuidados, apesar de hidrata-los 2 vezes por semana.
    Apos ler esse post percebo que não. Desde de que fiz o bc cortei as pontinhas, mas so as pontinhas mesmo e apenas uma vez. Vou dar um corte mais significativo.
    Valeu Nica, seu blog é muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
  21. Oi Nica, em outubro do ano passado eu fiz relaxamento, mas meu cabelo não estava dando o mesmo efeito que ele ficava antes- todo enrolado e solto- ficou cada vez mais fino e quebradiço, sem forma, sem brilho, sem nada.... Então cortei a química e deixei crescer. Em maio cortei ele bem curto, mas nao tirei toda a química se não ele ia ficar muuuuitooo curto, porém, mês passado recebi uma proposta de uma cabeleira em aceitar a ser modelo de um tipo de relaxamento de uma marca ,muito famosa específicos para cachos. Topei. Mas descobri que ia ser escrava do mesmo jeito, já estou cansada de entupir meu cabelo de ativador de cachos. Nesta quinta vou cortar mais um pouco e vamos ver no que dá.... Mas nunca mais caio em tentaçoes de químicas novamente aff.... ótima matéria !! bjos

    ResponderExcluir
  22. Ola nica, estou passando pela transição como dizem tem uns 6 meses meu cabelo nunca passou do ombro, mais estou tirando as pontas aos poucos atualmente eu usava a quimica do beleza atras de cachos perfeitos, mais isso não aconteceu a raiz ficou baixa e as pontas finas demais e quando secavam as pontas so ondulavam e ficavam espinhadas por isso desistir e quero conhecer melhor meu cabelo não decidi ao certo o que vou fazer depois de tirar toda essa quimica mais o engraçado e que o cabelo novo que esta crescendo e bem mais macio e adere bastante os shampoo que estou usando que o oro argan e creme de mandioca, e o estranho e que as pontas do meu cabelo quando seca fica bastante cacheada ai eu não entendo o porque se puder me esclarecer essa duvida agradeço gostei muito do postou ...

    ResponderExcluir
  23. Muito interessante...Estou há 4 meses em transição, ainda não dá para perceber muita coisa,mas acho que meu cabelo é tipo 4a. Realmente, mesmo hidratando percebo que o cabelo que está nascendo, não todo ele, é estranho, ressecado, esquisito...Tenho que resistir muito, pois bate uma agonia, uma vontade de relaxar e resolver logo a situação.Acho que é a fase mais difícil.

    ResponderExcluir
  24. oi nica,cortei meu cabelo aos poucos,mas sou muito ansiosa acabei tirando tdo que precisava,depois que vi lu carrilho,mas ta tão curtinho,tou louca que cresce logo,idrato ate 2 vzs no dia,pois ta miuto seco n frente e é isso que tenho lido aqui,bjss obrigada por existir....

    ResponderExcluir
  25. Estou há 7 meses em transição, ainda não fiz o bc mas já tive um crescimento relativamente bom. Já consigo arriscar dizer que meu cabelo deve ser um 3A, pq onde ainda tem química forma umas ondas bem largas na raíz, com o começo liso, e onde não tem forma uns cachinhos largos. O estranho é que em alguns trechos aleatórios, tipo atrás da orelha, tenho algumas mechas muuuuito diferentes do restante do cabelo, bem mais crespas e ressecadas, que não forma nem onda, nem cacho. Será que isso é scab hair? Pq acho estranho ser do meu cabelo mesmo, tipo, ser uma região 4c, nunca vi um cacheado que tivesse texturas tão diferentes em áreas tão próximas.

    ResponderExcluir
  26. Oi, Nicapinica. Td bem? Adoro seu blog, é muiiiitooooo bom, ou melhor é excelente!!!
    Olha, fiz o "big chop" há 15 dias depois de 1 ano e 9 meses em transição, percebi que meu cabelo está com as pontas ásperas e ressecadas. Mesmo fazendo umectações com óleos vegetais e usar cremes nutritivos, ainda assim, às vezes, no primeiro day after fica com as pontas sem definição e secas. Depois que li seu texto fiquei mais animada, pois tava ficando triste... esperei tanto pra cortar e quando corto fica assim, afff. Mas, enfim, agora é persistir nas hidratações e esperar crescer mais pra tirar esta parte. Gostaria de dar um sugestão, vc poderia dar mais dicas de cuidados pra quem está vivendo esta fase. Gde bjo e obrigado! Vc é maravilhosa e uma grande inspiração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, primeiramente, obrigada pelo carinho!
      Bom, a dica é mesmo paciência... Não tem como "consertar" totalmente o cabelo que já está nessa situação, só esperar ele crescer pra que a parte nova nasça mais maleável e saudável.

      15 dias de Big Chop é bem pouco tempo, apesar da sua transição ter sido longa...

      Bjos e boa sorte com os cabelos!

      Excluir
  27. Estou em transição a 3 meses,decidi cortar e ir no salão apropriado para cachos,percebe que após o corte e o tratamento no salão o cabelo não cacheou só ondulou o que eu faço.Meu cabelo tá bem curto na orelha.

    ResponderExcluir
  28. tenho dos meses de BC,no dia seguinte o cabelo perda a definição e mostra ressecado,será que é o tal do scab hair?

    ResponderExcluir
  29. Oi, meu nome é Isadora, tenho 13 anos e sou filha de cabeleireira e por isso uso química dês de muito pequena acho que dês de uns 4, 5 anos e sabe eu estudo em escola particular, e nós sabemos que a população negra não é tão presente nesses ambientes, então sempre observava os cabelos das minhas coleguinhas e ficava admirando, tinha vergonha do meu, sempre rolava uma diferença uma piadinha pela cor da pele e pelo cabelo feio, monótono alisado, acontece que nada doma minha fera, escova só no dia que foi feita e olhe lá, ou seja sou forçada a usar sempre aquele cabelo preso, minguado sem vida aquelas pontas ressecadas duplas e feias, minha mãe não entende quando digo, ela diz que é falta de hidratação, eu acho que é falta de identidade, tenho muito medo de fazer o big chop e me arrepender afinal o cabelo fica super curtinho, e como estou em fase de escola sou muito tímida e acho que não teria coragem de usar turbante, quero cortar e depois ir no BN para deixar os cachos mais definidinhos, eu não sei bem como é meu cabelo, mas estou uns 4 meses sem relaxar e pretendo ficar mais, e a parte de trás do meu cabelo que é mais curtinha está toda cacheada, acho que esse é o meu cabelo natural e aí corto ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isadora, a decisão de cortar ou não é algo que você precisa amadurecer por si mesma. Se você não se sente preparada, faça tranças soltas (box braids) por uns meses, até pensar melhor sobre o assunto. Aqui no blog tem postagens sobre cuidados com tranças.
      Boa sorte! Um grande beijo.

      Excluir
  30. Oi Nicapinica!

    Então meu cabelo é virgem, mas uma época eu fiz uma série de penteados e sempre fazendo cachos na chapinha, usando bastante laquê, fiz uns quatro penteados seguidos, e depois disso meu cabelo ficou com as pontas completamente lisas, fui em vários salões, todos acharam estranhos porque falam que essas coisas não danificam cabelo cacheado [tipo, lavou ele volta], e um cabeleleiro me disse uma vez, que eles podemter usado chapinha no meu cabelo que estava com resquisicios de progressiva e acabou pegando [nem sei também, cada cabeleleiro diz algo] mas fui cortando e cortando, e as pontas lisas só subindo, 6 meses depois comecei a hidratar toda semana, e a acortar as pontas todos os meses. Hoje o lado esquerdo ta bem definido, e o direito bem liso ainda, tomara que do lado direito saiam porque nossa, fica horrivel demais essa diferença :/, e com certeza acho que seja scab hair, porque essas pontas parecem ficar ‘blindadas’, e existem ficos completamente lisos. Agora to viciada em cortar cabelo, todo mês fico querendo cortar, mas acho que vou é ir so hidratando mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo!
      Que pena que isso aconteceu com vc!...
      Olha, infelizmente, o calor da chapinha pode fazer isso que você relatou sim, apesar de os cabeleireiros terem dito o contrário... O calor pode alterar permanentemente o formato do cabelo e não precisa ter resquício de progressiva na chapinha. Aqui no blog tem uma postagem sobre o assunto. Dê uma procurada que você vai se identificar.
      Bjos e boa sorte com a recuperação do seu cabelo. :*

      Excluir
  31. permanente? então não é possível uma volta? Mas ele ta bem idêntico ao relato sobre scab hair, penso que se eu for cortando ele vai melhorando. Vou dar uma procurada sim. Obrigada!

    ResponderExcluir
  32. Oi... Eu estou em transição a 10 meses ... Eu fazia relaxamento e progressiva já fiz umas 6 vezes no meu cabelo ... 3 vezes progressiva só 3 vezes relaxamento e progressiva junto... Já faz 10 meses que não faço mais nada no meu cabelo... Eu fiz o corte ate o ombro para tirar as pontas lisas já faz 2 meses que cortei já ...só que ainda tem partes lisa no meu cabelo estou percebendo que a raiz do meu cabelo esta nascendo meio lisa isso é normal pqe acho estranho meu cabelo não enrola ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabella, é normal ter diferentes tipos de cachos e de fios ao longo da cabeça. Algumas partes são mais crespas, outras mais cacheadas. Em 10 meses seu cabelo virgem que está saindo da raiz deve ter por volta de 10cm, então veja se você não está confundindo um cabelo menos alisado com o que está realmente natural. O uso de escova e chapinha tb pode alterar o padrão de cachos natural do cabelo. Seria interessante vc aguardar mais uns meses e observar, talvez o seu cabelo realmente tenha essas diferenças nos tipos de cacho.

      Excluir
  33. Oie.. ameiii a postagem sobre scab hair.. meu cabelo era cacheado ben definido porém a 12 anos resolvi alisar, fiz de tudo relaxei, alusei e por fim me rendi a progressiva e fiz durante 10 anos. E resolvi voltar aos cachos mais como e dificillll...ja faz 2 anis q não faço quimica nenhuma e ha um ano fiz o BC com a esperança de enfim ter meus cachinhos de volta .. mais eles nasceram totalmente diferente do q era antes..esquisito sem definição..um horror.. estava pensando em desistir. Mais agora tenho certeza q e scab hair vou esperar crescer mais e fazer novamente o BC. :)

    ResponderExcluir
  34. Olá, me chamo Laura e decidi voltar com meus cachos! Vi muita gente falando de passar óleo vegetal. Uma dúvida: passo o óleo vegetal nos cabelos secos ou molhados? Obrigada ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura!
      Vc pode usar dos dois jeitos: no cabelo úmido antes do creme de pentear, depois do creme de pentear, ou no cabelo seco como reparador de pontas/doador de brilho
      Bjinhos

      Excluir
  35. Olá. Cortei toda parte lisa do meu cabelo a uns dois meses e reparei que ele cacheia bem ao redor da minha cabeça mais o meio da minha cabeça não define de jeito nenhum oq eu Fasso?? Já não tem mais oq cortar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue tratando do seu cabelo, com hidratações e reconstruções. Essa parte costuma ser mesmo diferente do resto do cabelo, o que não significa que ela esteja danificada... Se puder, dê uma lida no artigo sobre os efeitos dos raios solares nos cabelos, acho que será de grande ajuda pra entender o porquê dessa diferença!

      Excluir
  36. Oi, bom eu resolvi parar de usar quimica no meu cabelo. Tem 3 meses que não uso nenhum tipo de quimica, só que o meu cabelo na raiz não define ele fica totalmente sem definição nao tem cachos, o comprimento também nao tem cachos que é a parte que tem quimica mas a raiz não tem quimica e é sem definição também. Seria o caso do scab hair, ou o cabelo so ta assim ainda pq eu só tenho 3 meses de transição? To muito decidida a assumir meu cabelo natural. Alguem sabe responder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, 3 meses é muito pouco pra saber, realmente, como ficará a definição do cabelo. Vc só vai saber quando ele crescer mais E você cortar toda a parte com química...
      Aí sim vc vai saber se pode ser scab hair, ou não...

      Excluir
  37. Me chamo Kelly e tenho um mês de BC . Tenho dúvida quanto a textura do topo da minha cabeça ela é bem mais áspera e com frizz mas não sei ao certo se é ou não scab hair ou se é apenas a textura normal do meu cabelo. Oq vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Um mês é bem pouco tempo, não há como dizer ainda...

      Excluir
  38. Tenho uma parte no cabelo que é áspera mas não sei se é scab hair ou a textura normal dele.

    ResponderExcluir