sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Disciplina e paciência


Há alguns dias, escrevi uma postagem sobre dicas para ter um cabelo comprido. E, não sei se vocês repararam, em nenhum momento eu mencionei produtos específicos que devessem ser usados. As dicas envolveram apenas técnicas ou procedimentos, que podem necessitar de produtos, mas que não exigem uma marca determinada para que dê certo.

O mais interessante é que, originalmente, a lista tinha 7 dicas! Na última hora, eu resolvi reduzir para cinco, e reservei as últimas duas para uma postagem exclusiva, devido à sua importância e devido ao fato de elas não necessariamente se limitarem ao objetivo específico de ter um cabelo grande.

E o que é tão importante assim? Disciplina e paciência!

Disciplina: a importância de uma rotina consistente
Nós aprendemos em nossa jornada capilar que um produto cosmético sozinho não faz milagre. Um cabelo bonito e saudável demanda um conjunto de procedimentos, como vimos na última postagem. É importante lembrar que estes procedimentos fazem parte de uma rotina, e por isso precisam ser colocados em prática sempre. Sempre que for lavar, em todas as lavagens, os cabelos devem ser manipulados com gentileza. Os cabelos devem ser protegidos todas as noites ao dormir. Os penteados protetores não podem ser ocasionais. Mais do que produtos caros ou de marca, uma rotina sólida contribui muito para os resultados com os cabelos a médio e longo prazo. E isso também vale para o que colocamos dentro do nosso corpo. Alimentar-se corretamente e beber a quantidade certa de água diariamente não devem ser atitudes esporádicas - não só para a saúde dos cabelos, mas para o seu corpo como um todo. Por isso, é muito importante aperfeiçoarmos nossa disciplina e incorporarmos hábitos (capilares ou não) saudáveis ao nosso dia a dia.


Paciência: desenvolvendo a filosofia zen capilar
A paciência é simplesmente fundamental - e principalmente para cabelos crespos e encarapinhados, que se danificam muito mais facilmente e, consequentemente, requerem atenção especial para melhorarem sua condição. Devemos exercitar a nossa paciência em diferentes momentos da nossa rotina de cuidados: ao desembaraçar, ao esperar o tempo de ação dos produtos, ao esperar o cabelo secar. Também é preciso ter paciência para sentir os efeitos da rotina consistente que decidimos adotar. Por último - e, pode parecer óbvio, mas nem sempre a gente tem isso em mente o tempo todo - é preciso ter paciência de esperar o cabelo crescer. E crescer cabelo não significa apenas ganhar comprimento, mas também renová-lo: é, antes de tudo, livrar-se de eventuais partes danificadas e passar a lidar com um cabelo novo, não desgastado por procedimentos incorretos. Os cabelos crescem, em média, um centímetro por mês. Não há forma de acelerar o crescimento dos fios, pois isto é determinado pela genética. Isso significa que, se você tiver feito o big chop e cortado o cabelo bem curto, ele só chegará na altura das costas, quando esticado, depois de uns 3 anos! Enquanto isso, aproveite seu cabelo da melhor forma nas diferentes fases pelas quais ele passará.


Disciplina e paciência não são recomendações apenas para quem quer cabelos compridos. Nem para quem tem cabelos crespos ou encarapinhados. Disciplina e paciência são recomendações fundamentais para todos os tipos de cabelo e para todos os objetivos que tenhamos em relação às nossas madeixas. Mesmo que você não queira cabelos compridos, com certeza vai querê-los saudáveis - e, assim como a saúde do seu corpo, a saúde dos cabelos precisa de atenção.

8 comentários:

  1. amei a postagem... então é na faixa dos 3 anos q terei o cabelo na altura dos ombros mais ou menos né? ai q ansiedade kkkkkk... mas é isso mesmo, paciência e disciplina, foco... q agente chega lá :)

    ResponderExcluir
  2. O mulher para escrever bem! Por isso que eu não me arrependo em aguardar suas postagens.
    Obrigada mais uma vez.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Nicapinica,
    estou a 7 meses em transição, meu cabelo é do tipo 4 e demora muito para crescer. Como se não bastasse parece não conseguir forma cachos direito. Será que quando passar de uns 10 meses de transição, ele um pouco maior conseguirá formar cachos, crescer e descer os cabelos, pois o meu parece só crescer para cima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teka, seu tipo de cabelo não determina a velocidade do crescimento, ok?

      Ele só vai mostrar se formará cachos ou não quando você cortar toda a parte alisada e depois fizer um segundo corte, para tirar também os primeiros centímetros de crescimento após o último relaxamento.

      Em 10 meses, seu fio terá por volta de 10 centímetros. Se ele vai descer ou não, também vai depender do seu tipo de cabelo, espessura dos fios, quantidade de fios, padrão de cachos.

      Excluir
  4. Olá, faço relaxamento há muitos anos, tenho um cabelo muito volumoso, sempre quis ter cachos, mas comecei a alisar, e agora até progressiva tem. Quero deixar um afro, mas não tenho coragem de cortar e deixar crescer crespo, qual o procedimento que eu poderia aderir para conseguir isso? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, só deixando crescer e cortando a parte a lisada!
      Bjos

      Excluir