terça-feira, 18 de março de 2014

Assumir o cabelo natural é usá-lo sempre encolhido?


Uma questão que causa discussão entre as naturais é sobre fazer ou não texturizações que modifiquem o formato dos cachos e dos fios. Enquanto algumas são adeptas de tranças, twists, coquinhos (bantu knots) e até mesmo blow outs (uma espécie de escova que não traciona muito os fios), outras acreditam que, para realmente aceitar seu cabelo natural é necessário usá-lo em seu estado de encolhimento natural, em um wash and go, com volume, em um black power.

Existem alguns fatores que facilitam ou dificultam o uso do cabelo naturalmente encolhido – e um deles é o comprimento do fio. Na minha experiência com os cabelos, percebi que, quanto mais comprido meu cabelo ficava, mais difícil se tornava a hora de desembaraçá-lo após alguns dias do wash and go. Com mais embolação vinha também mais quebra, e de brinde vários nós (tanto nozinhos de fada quanto nós em mechas propriamente ditas) que acabavam tendo que ser cortados durante o ato de pentear.

Uma das estratégias para diminuir a quantidade de nós era usar o cabelo em um penteado protetor. Eles fizeram parte da minha rotina por meses a fio e tiveram grande responsabilidade por levar meu cabelo até o comprimento que está hoje. Mas confesso que, em determinado ponto, fiquei um pouco cansada do cabelo sempre preso. Ao mesmo tempo, não queria prejudicar meus fios nem perder centímetros preciosos nas pontinhas.

Um presente do meu último wash and go

A solução que encontrei foi lançar mão de twists e twist outs. Nos últimos meses eu venho experimentando bastante com os twists grossos e acabei incorporando-os de vez à minha rotina. Embora as pontas dos cabelos fiquem “soltas”, para baixo, os fios ficam presos em mechas e alinhados, diminuindo enormemente o embaraço. Logo, eu os entendo como uma forma de também proteger os fios e conseguir reter o comprimento que ganhei. Além disso, o twist out me permite mostrar um pouco o comprimento do meu cabelo e aproveitar os centímetros que conquistei ao longo dos anos.

Essa discussão sobre usar o cabelo encolhido ou texturizado me surpreende muito, já que as blogueiras e youtubers americanas que, em sua maioria, serviram como primeira referência nos cuidados com os cabelos, vivem em twist outs, braid outs, em texturizações com coquinhos, bigoudis, bobes e uma infinidade de outros estilos. Elas também entendem que determinadas texturizações são formas de preservar seus fios, evitando que embaracem demasiadamente e facilitando a preparação de penteados presos. Muitas dificilmente abrem mão de texturizações no dia-a-dia. E, a despeito disso, em nenhum momento elas deixaram de ser naturais nem de assumir e declarar que seus cabelos eram “kinky” (ou encarapinhados/carapinha). Ao contrário, compreendem o uso dessas técnicas como parte fundamental do tratamento adequado aos cabelos crespos e encarapinhados e recomendam que suas seguidoras também experimentem.


Conclusão
O cabelo crespo e encarapinhado é versátil, e isso todas nós sabemos. Ao longo da nossa jornada, vamos descobrindo e redescobrindo formas de cuidar dos nossos fios, de acordo com nossos objetivos futuros e com a fase em que nosso cabelo se encontra. Existem várias formas de finalizar e estilizar nosso cabelo que não envolvem químicas transformadoras, e elas podem – e devem – ser pesquisadas e testadas para que você atinja seus objetivos capilares. Nós largamos a química para libertarmos nossos cabelos, então sejamos livres para usá-los como quisermos, seja em um black de parar o trânsito, em um twist out impecável ou em um look mais básico.


* * * Leia também: "Estamos julgando?"

4 comentários:

  1. Concordo plenamente, se estamos abrindo mão da química, vamos aproveitar a física a nosso favor! Prefiro o cabelo mais natural, mas uma ou duas vezes no mês é bom mudar o visual! Como meu cabelo passa pelo menos duas semanas pra se recuperar de uma escova, resolvi só fazer em ocasiões muito especiais, e no resto do tempo, faço uns bobes, que não estragam e podem ficar tanto efeito cacheado (médios) ou ondulado (gigantes).

    ResponderExcluir
  2. Nica, acompanho seu blog com afinco e, apesar de não conseguir seguir todas as suas dicas, eu tento! Hsuashau
    Utilizo uma química no cabelo que não sei se você conhece, mas vem se tornando muito popular no Brasil: o super-relaxante do Beleza Natural.
    Percebo que toda vez que fico muito tempo sem aplicar a química, meu cabelo começa a embolar e perder a maleabilidade (dizem que o relaxante ajuda nisso). Dessa última vez porém, tenho percebido que meu cabelo tem caído e embolado mais do que o normal, e desde que apliquei o relaxante, e não meses depois. Além disso, fiz uma dieta no final do ano e, pesquisando na internet descobri que a queda pode acontecer por causa da dieta. Agora não sei o que pode estar sendo responsável pela queda/quebra: o tempo que já tem de relaxamento, o próprio relaxamento que enfraqueceu o cabelo, o meu jeito de cuidar do mesmo, a dieta, o comprimento do cabelo, ou tudo junto! Já marquei uma nutricionista e marcarei uma dermatologista também, mas queria uma opinião sua caso a queda/quebra se deva ao próprio cabelo ou ao relaxamento.... tenho dividido o cabelo em 4 partes na hora da lavagem, desembaraço com todo cuidado, e mesmo assim ele tem caido muito(em relação ao que caia antes). Tenho percebido que ele já está raleando e as pessoas ainda nao notaram porque o volume dele ajuda :/

    Nica, help me please!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Bom, realmente pode ser qualquer um desses fatores que você mencionou. O mais certo vc já fez, que foi atacar o problema por todas as frentes, considerando todas as possibilidades. Ir ao médico e ao nutricionista é sempre muito importante pq, realmente, às vezes a queda ou quebra dos fios não é só uma questão estética, mas interna, carência de vitaminas, enfim...

      Acho complicado dar um palpite sobre o que pode estar causando o seu problema. Na minha experiência com relaxamentos (não com o super relaxante, que nunca usei), a quebra acentuada repentina era algo que se repetia: durante vários meses a química dava certo até que um belo dia meu cabelo começava a quebrar muito e eu tinha corte químico ou danos muito visíveis... Aí cortava mais curto e começava de novo... E assim o ciclo se repetiu...

      Pode ser que nessa última aplicação a pessoa do salão tenha exagerado no tempo, na quantidade do produto, enfim, tenha alterado alguma parte do procedimento que tenha feito mal ao seu cabelo. Mas isso você só poderá comprovar quando descartar outros possíveis problemas de saúde.

      Boa sorte, espero que vc resolva essa questão!
      Bjos!

      Excluir
  3. Nica, acompanho seu blog com afinco e, apesar de não conseguir seguir todas as suas dicas, eu tento! Hsuashau
    Utilizo uma química no cabelo que não sei se você conhece, mas vem se tornando muito popular no Brasil: o super-relaxante do Beleza Natural.
    Percebo que toda vez que fico muito tempo sem aplicar a química, meu cabelo começa a embolar e perder a maleabilidade (dizem que o relaxante ajuda nisso). Dessa última vez porém, tenho percebido que meu cabelo tem caído e embolado mais do que o normal, e desde que apliquei o relaxante, e não meses depois. Além disos, fiz uma dieta no final do ano e, pesquisando na internet descobri que a queda pode acontecer por causa da dieta. Agora não sei o que pode estar sendo responsável pela queda/quebra: o tempo que já tem de relaxamento, o próprio relaxamento que enfraqueceu o cabelo, o meu jeito de cuidar do mesmo, a dieta, o comprimento do cabelo, ou tudo junto! Já marquei uma nutricionista e marcarei uma dermatologista também, mas queria uma opinião sua caso a queda/quebra se deva ao próprio cabelo ou ao relaxamento.... Tenho dividido o cabelo em 4 partes para lavar, desembaraço com cuidado, e tem caido bem mais que o normal...

    Nica, help me please!!

    ResponderExcluir