terça-feira, 22 de abril de 2014

O que é um wash and go?


Essa semana postei lá na página do Ame Seu Crespo no Facebook uma foto do meu cabelo em dois momentos: ele naturalmente encolhido após um wash and go e ele esticado pelos twists grossos que costumo fazer. Nesta foto, recebi uma pergunta da Vania Freitas:

O que é, exatamente, um wash and go?
Wash and go ("lavar e ir") é uma forma bem simples e rápida de estilizar os cabelos, higienizando-os e, logo em seguida, fazendo uma finalização básica, de forma a deixá-los com os cachos naturalmente encolhidos e definidos após a lavagem. Certamente, é a primeira estilização que nos vem à mente quando decidimos deixar o cabelo natural, mas um wash and go nunca é igual ao outro – isto vale para o seu wash and go e o da sua vizinha crespa, mas também pro seu wash and go de hoje e o da próxima lavagem!

Cada cabeça um wash and go diferente
Cada natural tem a sua “versão” do que seria um wash and go. No YouTube, podemos encontrar vídeos das “gurus do cabelo” gringas mostrando suas técnicas. Nestes vídeos da MahoganyCurls™ e da simplybiancaalexa, vemos que elas começam higienizando os cabelos com co wash e seguem diretamente para a finalização, que é feita com um condicionador usado como produto para desembaraçar e leave-in, sem enxágue posterior. A MahoganyCurls também usa, após o condicionador, um gel para dar mais fixação aos cachos.

O wash and go da Naptural85 é bem diferente. Ela limpa os fios com um higienizador natural, que faz o papel de xampu e condicionador. Após isso, ela faz twists médios no cabelo e espera secar, soltando na manhã seguinte. Segundo a interpretação dela, esse procedimento é um wash and go porque ela literalmente lava o cabelo e sai do chuveiro com ele praticamente pronto, sem produtos extras ou técnicas específicas de finalização.




A minha versão do wash and go se define simplesmente por, após a lavagem com xampu ou co wash (seguida ou não de tratamento com máscara), aplicar o condicionador que eu uso como leave-in na finalização mecha a mecha e esperar o cabelo secar naturalmente encolhido. Certamente, meu wash and go pode ter mais passos do que simplesmente “lavar e ir”, mas o resultado visual é o mesmo, no final das contas.



O wash and go pode ser feito em todos os tipos de cabelo?
Poder, pode. Mas é preciso ter em mente que, de acordo com o seu tipo de fio e de cacho, o resultado final pode variar. Normalmente, quem adere ao wash and go são as meninas que tem cachos pequenos mas bem marcados, que se definem com facilidade com a aplicação de produtos mais pesados ou gel. As meninas de cabelos mais encarapinhados ou cujos fios não formem cachos definidos muito visíveis podem achar que seu cabelo encolhe demais e embaraça demais com o wash and go, e podem optar por outros tipos de finalização. Contudo, é sempre uma questão de testar na sua própria cabeça para ver os resultados. A AFRICANEXPORT tem o cabelo bem encarapinhado e encontrou seu próprio jeito de fazer um wash and go – embora eu não saiba até que ponto é legal colocar o creme tão perto da raiz assim... A ordem que ela usa os produtos/faz os procedimentos é: creme leave-in, gel, secagem com difusor e jato do secador na raiz do cabelo, para dar mais volume e comprimento.


* * *

Ainda não encontrou o jeito ideal de fazer seu wash and go? Inspire-se com os vídeos!

Já descobriu o jeito ideal para o seu cabelo? Como você faz seu wash and go?
Conte aqui nos comentários!

7 comentários:

  1. Olá, encontrei-te por acaso e amei! Vou passando mais vezes :)
    Normalmente quando faço Wash and Go, tenho que estar preparada para o meu cabelo encolher até 75% do seu tamanho real, por isso prefiro estilizá-lo à noite e de manhã ajeitar e sair. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Nica, parabéns seu cabelo tá lindo!!! Meu wash and go é praticamente igual ao seu. Antes eu usava gel com mais frequência para finalizar, porque achava que ele só teria bom resultado dessa forma, gosto deles cacheados e bem definidos e ainda não aprendi a me acostumar com muuuito volume, gosto mais do meio termo. Porém, depois de ler seus métodos, da Rosa, da Fabi e outras resolvi experimentar finalizar somente com óleos e condicionadores e o resultado me surpreendeu, passou a ficar do jeitinho que eu queria rs. Sendo assim comecei a buscar os condicionadores que melhor efeito faziam no meu cabelo. Agora já tenho os meus favoritos e os leave in's tbm. Anda uso gel, mas muito esporadicamente. E como todas vcs dizem, cada um precisa achar o seu método e produtos preferidos e pra isso vc tem que conhecer o seu cabelo e fazer testes e mais testes. Bjs e obrigada por estar sempre nos ensinando.

    ResponderExcluir
  3. Que emoção, uma pergunta minha motivar um post. Obrigada pelos esclarecimentos. Esse negócio de wash-and-go é confuso mesmo, cada um faz de um jeito. Realmente eu pensava que não precisava passar o creme mecha a mecha, pois pra mim, isso é fitagem sem escova, rs. O método se finalização que faço mais rápido é passar o creme no chuveiro, enrolar uma camisa de algodão na cabeça, depois tirar o excesso de creme e sacudir. O resultado é um black elétrico que gosto muito, mas como embaraça demais, evito fazer. De resto, não estilizo mais pra evitar o encolhimento, o fica meio esquisito, acho que perdi o jeito. Beijos e mais uma vez, obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Oi Nica! Adoro seu blog.
    Meu Wash and Go consiste em encharcar os cabelos debaixo do chuveiro e em seguida aplicar o óleo vegetal de sua preferência na proporção de uma moeda de R$ 1 real em todo o cabelo. Após esse procedimento, uso um condicionador e deixo agir por aproximadamente cinco minutos. Enxáguo.
    Para estilizar, a mesma quantidade de óleo vegetal e leave-in mecha por mecha.
    Sempre tive medo de usar condicionador como leave-in, mas vou tentar fazer isso...

    ResponderExcluir
  5. Nossa. Meu wash and go é do tipo "mais simples impossível". Haha Eu lavo com shampoo sem sulfato, aplico o condicionador desembaraçando, retiro só um pouco do creme e deixo o resto como leave-in. Saio do chuveiro com o cabelo molhado e aplico óleo sem separar mechas. Por fim eu uso qualquer finalizador: gel cola, gel de lihaça, gel de babosa, lunablu suave, milagre etc...

    ResponderExcluir
  6. Lavar e ir, as vezs fica bem complicado, né amiga. Venham participar do meu blog tbm http://supercacheados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Estou nove meses sem Química e todas as tentativas de deixar meu cabelo mais apresentável mostraram-se vãs. Mas não desisti do meu propósito e comecei a pesquisar. Ví que estava cuidando de forma incorreta o meu cabelo. Nunca imaginei que a decisão e ação em assumir o meu crespo fosse mudar minha forma de encarar o mundo e as pessoas e isso foi tão significativo pra mim que pretendo levá-lo para minha área de atuação. Sou professora e não só presenciei como fui vítima de racismo tendo em conta meu cabelo. Estou desenvolvendo um projeto pedagógico a qual pretendo aplicar tão logo retorne ao trabalho ( Estou em licença maternidade ) e certamente blogs como esse é grupos de Facebook serão de grande ajuda.

    ResponderExcluir