segunda-feira, 7 de julho de 2014

O que realmente limpa o cabelo?

Fonte

Semana passada eu postei na página do Facebook do Ame seu Crespo um artigo do blog The Natural Haven. A JC, autora do blog, é cientista e resolveu unir o útil ao agradável: passou a realizar experimentos científicos com os cabelos crespos, já que ela própria os possui.

Nos últimos meses, ela vem realizando testes com alguns produtos higienizadores para verificar qual deles seria o mais eficiente. Para isso, ela usa seus próprios fios que caem naturalmente, sujos, ou seja, com os produtos que ela aplica no dia a dia para a manutenção do cabelo. Através das fotos que ela obtém com a ajuda de um microscópio, podemos visualizar a camada de oleosidade depositada sobre os fios antes da lavagem e o estado deles após o processo.

Inicialmente ela verificou a limpeza proporcionada pela lavagem com condicionador (co-wash). Contrariando quem não acredita que co-wash limpa os fios, o condicionador conseguiu tirar quase toda a oleosidade dos fios, quase tanto quanto o xampu! 

Xampu X Condicionador: os pontinhos circulados são o que sobrou do óleo
 (clique na imagem para ampliar)
Fonte

Da mesma forma, ela testou dois tipos de argila (que lá nos EUA são encontradas até engarrafadas e prontas para serem usadas como higienizador dos fios). As argilas também se mostraram bem eficazes na retirada da oleosidade dos fios, de maneira similar à lavagem com condicionador.

Após lavagem com um dos tipos de argila: o pontinho
circulado é o que sobrou do óleo.
Fonte

Finalmente, ela resolveu testar o bicarbonato de sódio e o vinagre de maçã, que algumas pessoas alegam ser adequados para retirar resíduos acumulados nos fios. E aí surgiu a grande polêmica: tanto o bicarbonato de sódio quanto o vinagre de maçã não retiraram nada (ou quase nada) da oleosidade acumulada no fio!

Após lavagem com bicarbonato: uma camada bem espessa
de oleosidade permanece no fio.
Fonte

Confesso que para mim também foi bastante surpreendente que o bicarbonato, especialmente, não tenha sido nem um pouco eficaz na retirada da oleosidade do cabelo, justamente porque ele é indicado como um passo inicial para quem quer aderir ao no poo e como alternativa aos xampus antirresíduos, que contém uma concentração alta de sulfato e acabam sendo agressivos às nossas madeixas.

Devemos considerar que a JC usa seus próprios cabelos nos testes e que seus fios carregam todos os produtos que ela usa em sua rotina de cuidados – como ela mesma fala, é uma usuária assídua de óleo de coco, então nas fotos do microscópio podemos ver uma camada significativa sobre os fios que ela usa. 

“Note que sob o microscópio podemos apenas ver a camada de óleo mas não vemos os pequenos depósitos de produtos acumulados ou de condicionador (seria possível ver com instrumentos específicos mas não com o meu microscópio!). Rigorosamente falando, esse experimento responde ao questionamento de o quão bem o método de lavagem X remove a oleosidade do cabelo.”
Fonte (tradução minha)

Não sabemos dizer se o bicarbonato de sódio retiraria a oleosidade natural de um fio que não receba nenhum produto cosmético, como máscaras de tratamento, condicionadores ou cremes de pentear. De toda a forma, é seguro afirmar que esta não é a realidade da maioria das naturais, já que em geral nós usamos sempre algum produto que contenha óleo para reter a hidratação nos nossos cabelos.

Contudo, se você faz no poo e tinha dúvidas sobre a limpeza proporcionada pela co-wash, fique tranquila: desde que todos os seus produtos sejam liberados, livres de silicones e petrolatos, o seu condicionador dá conta do recado.

5 comentários:

  1. Em primeiro lugar amei a foto nova do blog, esse sorriso está contagiante, parabéns, olha que essa postagem me deixou de boca aberta com tanta informação, a gente nem imagina que pode acontecer tanta coisa com uma "simples" lavagem de cabelo, ainda não faço co-wash devido eu ter varios produtos que ainda não estão liberados, mas assim que acabar estarei renovando para poder me adaptar. bjs e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Tenho dúvidas sobre este experimento de "uma cabeça só"... mas cada cabelo uma sentença, eu não tenho problemas com o condicionador q uso e nem com o bicarbonato, limpa bem e o que não falta é gente com a mesma certeza, mas tem produto q se dá c/ o cabelo de uma e não fica ok no cabelo de outra, se bem q nunca li sobre o vinagre "lavar" e sim selar cutícula
    o meu é 4b, uso muito óleo de coco e faço co wash 2x durante a semana por causa do gel no cabelo e fico às mil maravilhas.
    tem gente q usa o mesmo condicionador q eu e não fica legal, assim como tem condicionador e xampu no poo q eu não me dou nada bem...
    acho q prefiro o meu próprio experimento ao me guiar pela cabeça/cabelo de outra pessoa, a minha experiência, tipo de fio é parecido, mas não igual a de qq pessoa, é 4b mas c/ sua particularidades impossíveis e se reproduzir a começar por estar "preso" à minha cabeça, kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Eu achei que a ideia de se usar o bicarbonato era de NÃO tirar a oliosidade do cabelo... Por mim tudo bem...

    ResponderExcluir
  4. Tipo se usar bicabornato pra limpar os fios ja que ele nao retira a oleosidade nao seria benefico ou teria problemas??? Vi varias meninas relatando que usam apenas produtos naturais como mel babosa azeite e usam bicabornato como higienizador e vinagre como selador....voce conhece pessoas que fazem isso poderia me orientar por favor ??? Obrigada

    ResponderExcluir