domingo, 30 de novembro de 2014

Ter cabelo natural é caro?

Fonte

Em minha experiência, ter cabelos naturais foi, além de um ganho imenso em identidade e autoestima, uma boa forma de poupar dinheiro. Visitas trimestrais aos salões para fazer relaxamento que podiam chegar a 200 reais – e isso, no final da década de 90, era quase um salário mínimo! – fora os retornos eventuais para escovas e tratamentos profundos. Mais tarde, com as tranças gastava um pouco mais, ainda trimestralmente, com a compra do material (cabelo sintético) e com a mão de obra (que era cara, merecidamente).

Hoje em dia eu invisto meu dinheiro apenas em produtos. Todos os procedimentos, aplicações, cortes etc. quem faz sou eu. Conhecendo a melhor forma de aplicar os tratamentos e as necessidades dos meus fios, o gasto que antes era trimestral virou praticamente anual! Mesmo assim, ainda vejo meninas que não tem essa experiência econômica no tratamento dos cabelos e ficam tentadas a voltar às químicas por conta disso.

É possível economizar, ou ainda, é possível saber onde gastar o nosso tão suado dinheirinho quando se trata de produtos capilares?

Sim, é possível! Vejamos algumas dicas:

Faça os procedimentos em casa
Um ótimo jeito de gastar dinheiro com cabelo é ir fazer os tratamentos no salão. Lembre-se que lá, além do produto, você está pagando a mão de obra e o lucro do proprietário. Muitas das máscaras de tratamento profissionais são facilmente encontradas no mercado e seu custo total equivale a uma única aplicação no salão! Ou seja, o que você gastaria em uma ida ao salão de belezas, irá gastar em um pote de 500g de creme que pode durar vários e vários meses!

Conheça as necessidades do seu cabelo
Sabemos que conhecer as necessidades do cabelo leva um tempo, porque no início estamos perdidas, querendo experimentar tudo, todos os produtos e todas as formas de usá-los! Depois de alguns meses, quando a febre da experimentação passa, é hora de botar o pé no chão, dar uma olhada na conta bancária, prestar atenção no que nossos cabelos gostarem e só gastar com aquilo que valeu a pena. Anote, fotografe, registre, faça um banco de dados para não se perder nos produtos que deram certo ou errado.

Invista em boas máscaras de tratamento
Condicionadores e cremes de pentear são produtos de uso frequente que acabam num piscar de olhos. Já as máscaras costumam durar mais porque, além de usarmos menos vezes, elas são muito mais concentradas. Ao invés de pagar uma nota num creme de pentear que vai acabar em poucas aplicações e só vai servir para arrematar o seu visual, procure máscaras de tratamento (hidratação e reconstrução) realmente boas para o seu cabelo e não fique com dó de gastar com elas caso o precinho seja mais salgado – economize nos outros produtos. Máscaras não são um gasto, são um investimento!

Use as quantidades certas
Nem sempre mais xampu significa mais limpeza, nem sempre mais creme significa cabelo mais macio. Alguns produtos, geralmente os de marcas profissionais, têm fórmulas mais concentradas e componentes espessantes que garantem uma boa distribuição do creme pelos fios sem precisar de quantidades imensas. Não vá, logo de cara pesando a mão e usado meio pote numa única aplicação: comece com pouco e aumente as quantidades conforme achar necessário.

Utilize seus produtos ao máximo
No post anterior, há algumas dicas de utilização racional dos produtos, o que também não deixa de ser uma forma de economizar com nossos cabelos. Utilizando os produtos ao máximo, damos mais valor ao nosso rico dinheirinho que foi gasto lá na loja de cosméticos.

Fonte

Por último, mas não menos importante, é bom saber: nem sempre o barato sai caro. Existem ótimos produtos de farmácia a preços acessíveis, assim como existem produtos de marcas superfamosas e caríssimas que não farão absolutamente nada pelo seu cabelo. Não acredite que o preço pode definir a qualidade do produto - só o seu cabelo pode dizer o que é bom e o que não é. 

Se você tiver uma amiga natural, compartilhe amostrinhas dos produtos, troque ou revenda aqueles que não serviram para você, mas ela adorou. Todo mundo sai ganhando dessa forma e os cabelos – e o bolso – agradecem!

3 comentários:

  1. Oi,vc podia postar uma dicas de produtos ? Eu e meu bolso ficamos agradecidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo
      Aqui no blog há várias postagens com os produtos que uso - e eles não são caros. Use a caixinha de pesquisa aqui na lateral blog ou a tag "produtos" ;)

      Excluir
  2. Azeite de oliva e gel de linhaça: a dupla baratinha que faz milagres!

    ResponderExcluir