domingo, 7 de dezembro de 2014

Caspa é coisa séria!


Seja de maneira permanente ou sazonal, muitas pessoas são acometidas pela caspa. Nem todas as “caspas” são iguais ou causadas pelo mesmo fator. Às vezes, o que se considera caspa pode ser um mero acúmulo de produtos; outras vezes pode ser um problema mais grave.

Antes mesmo de ficar natural, tive momentos ou períodos em que a caspa esteve mais (ou menos intensa). Em todas as vezes, consegui controlar por conta própria: melhorando a alimentação, lavando a cabeça com mais frequência, usando óleos vegetais etc.


Situação se agravando
(repare nas manchas brancas na testa)
Só que, de uns tempos para cá, a situação veio se agravando. O que eu pensei ser uma “simples caspa” tornou-se um transtorno: a descamação aumentou muito e os xampus anticaspa de mercado não davam conta. A descamação aumentou tanto que atingiu minha testa, sobrancelhas, a região perto das orelhas e nariz. Ainda que tivesse acabado de lavar o cabelo, ela continuava. Algumas partes do meu rosto ficaram descoloridas. Ou seja, eu não estava "apenas" com caspa... 



Olhar de desespero!
(pele bem oleosa, espinha gritante!)
A dermatologista, que foi muito atenciosa, diagnosticou minha condição como dermatite seborreica. Pelo que a médica me explicou, ela se dá por razões genéticas, mas é desencadeada por fatores externos (como o estresse, por exemplo). Normalmente ocorre em peles oleosas, justamente por causa do excesso de oleosidade, tanto no couro cabeludo quanto no rosto, e até mesmo em algumas regiões do corpo, como o colo. A dermatite seborreica não tem cura, mas tem controle. 



Após os primeiros 3 dias de tratamento

Meu tratamento envolve um xampu, para tratar do couro cabeludo, medicamentos para as áreas onde havia descamação e produtos para controle da oleosidade do rosto.

Até o momento o tratamento vem dando muito certo e os locais onde havia descamação estão se recuperando! Apesar de ter que lavar o cabelo com mais frequência (dia sim, dia não), não estou sentindo um grande prejuízo para os meus fios. Tenho tentado manter meu cabelo em twists grossos para preservar as divisões e evitar que embarace muito – e por enquanto está tudo bem.



Não tema prejudicar seu cabelo por conta da medicação, pois o médico não irá interferir drasticamente nos seus cuidados, a não ser que seja mesmo necessário – a mim, só foi recomendado que evitasse usar cremes na raiz, o que eu sempre fiz, na verdade. Se você sofre de alguma condição no couro cabeludo que parece não ter jeito com receitas caseiras ou produtos comerciais, não se acomode: procure um profissional capacitado para lidar com o problema.

Após 10 dias de tratamento: pele se recuperando
(Adeus, descamação! Adeus, espinha gritante!)

17 comentários:

  1. Oi Nica, que lindo está seu cabelo! Vc usou o creme de pentear seda hidratação para fazer o twist?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Virgínia!
      Para aquele twist out ali da foto de batom vermelho sim; para os twists fininhos usei apenas óleo vegetal e um pouquinho (bem pouquinho) de gel em cada mecha.
      Bjos!

      Excluir
    2. legal, vou tentar fazer... vc faz com o cabelo seco ou úmido? bj

      Excluir
  2. Você disse que está lavando seu cabelo em dias alternados. Quanto tempo você gasta com todo o processo, desde lavar, até finalizar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, é difícil dizer porque estou usando medicamentos que estão incluídos no processo de lavagem e eles tem uma forma de aplicação própria, o que também demanda tempo. Com a lavagem/tratamento em si estou levando menos tempo do que antigamente porque gasto bem menos tempo desembaraçando, já que lavando dia sim, dia não não dá tempo de ele embolar muito. Com a finalização demoro a mesma coisa de sempre, 20 minutos.

      Excluir
  3. Olá Nica,tenho dermatite de contato, e quando a bendita ataca minha testa fica q nem a sua,MT bom esse post, ótimo p quem, como VC e eu ,passa por essa situação incômoda ,c informação busca a melhora,ah sigo seu blog a 2 anos e só tenho aprendido a ter cuidados c os cabelos MT obrigada!fica c Deus.

    ResponderExcluir
  4. Post ultra esclarecedor... De utilidade pública! Parabéns e obrigada. Eu mesmo não tenho caspa, mas vejo que é um problema pra muita gente. Vou repassar as informações.

    ResponderExcluir
  5. Também estou com essas manchinhas aparecendo na testa, na linha do cabelo. Meu couro coça muuuito, se ficar uns dias sem lavar chega a doer e começa a aparecer umas bolinhas quase feridas, que coçam bastante. Quando faço co Wash em 2 dias já tenho que lavar se novo. Meu anticaspa alivia, mas passa uns dias, volta a coceira. O que você me Recomenda? Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa, depois de fazer o tratamento dermatológico com medicamento, eu passei a usar xampu pra cabelos oleosos da Phytoervas. Ele tem segurado bastante a oleosidade do meu couro, posso ficar tranquila até uns 3 dias após a lavagem, mas evito ficar mais que dois dias pra não acumular muitas celulas mortas. Co wash pra mim nem pensar... :/
      Bjos! Melhoras pra você!

      Excluir
  6. Que legal seu blog!! TO sofrendo demais com isso... já fui em dois médicos, tomo os remédios, mas as benditas das manchas nada de desaparecer, só aumentam. A caspa vai e volta, mas nunca sara. O que você usou pra clarear as manchas? Comprei um xampu na farmácia com cetoconazol e to rezando pra dar certo...
    bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita, prefiro não citar os nomes porque são medicamentos que precisam de receita... No meu caso, um xampu para a dermatite seborreica do couro cabeludo e uma pomada contra fungos para a testa que estava descascando...
      Não deixe de seguir o tratamento à risca e observe seus níveis de estresse, isso influencia diretamente na piora da dermatite seborreica!
      Espero que você melhore logo! Bjos!

      Excluir
    2. E realmente, não existe cura! Apenas controle... Hoje em dia eu controlo lavando a cabeça com mais frequência e sempre observando meus níveis de estresse...

      Excluir
  7. oi tudo bem? estou com esse poblema apareceu umas seis manchinhas brancas na testa mais no mesmo dia fui ao medico e estou usando um xampo e uma pomada ..as manchas demoram sumir ?ou elas não somem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, somem sim! Demora algumas semanas, mas logo nos primeiros dias vc já vai notando uma melhora!

      Excluir
  8. Eu sofro disso. A pomada e shampoo que eu uso não fazem mais efeito! As manchas estão tomando minha testa. É um desespero sem fim!

    ResponderExcluir