quarta-feira, 18 de julho de 2012

Nenhum cabelo é perfeito?



Eu vejo muitas naturais "recém-convertidas" assustadas com o cabelo que surge de suas cabeças. Em fase de transição, tudo é novidade. E quando ela se conclui e cortamos os últimos centímetros de cabelo alisado, ficamos supresas com o resultado final.

Sempre surgem dúvidas quanto ao tipo de cabelo. E mais dúvidas sugem quando vemos que existem vários tipos de cabelo na nossa cabeça. Por vezes nos queixamos quanto a isso e achamos que determinadas partes do nosso cabelo tem problemas, porque não cacheiam da mesma forma que o resto. Normalmente a parte da coroa, o alto da cabeça, tem fios de textura bem diferente da área da nuca, por exemplo. E em muitos casos, a assimetria de texturas é vista em lados diferentes: algumas pessoas tem o cabelo mais crespo do lado esquerdo e mais cacheado do lado direito, por exemplo. Outras possuem um lado com molinhas mais definidas e o outro lado mais encarapinhado.

No meu caso, a área da coroa tem fios muito mais encarapinhados, só que com um diâmetro de cacho mais aberto, o que resulta em uma enorme tendência ao ressecamento e à indefinição - para desmistificar aquela idéia de que cabelo encarapinhado é necessariamente superenrolado... As minhas molinhas da nuca são as mais apertadinhas, mas ao mesmo tempo as mais definidas e uniformes, formando-se sem problemas e com o mínimo de esforço - e mantendo-se hidratadas com muito mais facilidade.

Os fios do topo da cabeça, cheios de frizz
e os da parte de baixo, todos definidinhos

O crescimento também se dá de forma assimétrica. É só olhar para o nosso corpo e perceber que não somos exatamante do mesmo tamanho dos dois lados (o meu pé direito é maior que o esquerdo, por exemplo!). Pode acontecer de determinadas partes do cabelo crescerem mais rápido do que outras também. Eu tenho um "buraco" de um lado do cabelo que até hoje não sei se é por causa de um corte errado há quatro anos atrás ou da diferença no ritmo de crescimento dos fios. Só sei que, mesmo após o corte no início de junho, o buraco permanece (talvez menos visível que antes, mas ainda permanece).

Será que dá para ver o meu "buraco"?
Fica próximo ao ombro...


Outro "problema" é o encolhimento. Como fazer esse cabelo crescer pra baixo??? Como falamos anteriormente, o encolhimento é uma característica dos cabelos naturalmente crespos e encarapinhados. Existem formas de diminuí-lo, mas se você quer ter um cabelo realmente natural, precisa compreendê-lo e aprender a conviver com ele. O fato do nosso cabelo encolher tanto pode ser um ponto positivo, a partir do momento que nos proporciona versatilidade (podemos ter um cabelo curtinho ou um cabelão pelas costas, basta utilizar a técnica certa!).

Nem tudo é o que parece!
Comprimento real do meu cabelo
(em junho/2012)


Nosso cabelo não é perfeito, e nunca será, se pensarmos que perfeição é aquela mostrada pelos cabelos dos editoriais de moda e de propagandas de produtos cosméticos. Nosso cabelo é perfeito sim, dentro de todas as suas idiossincrasias. Ele é natural e a beleza da natureza está justamente no fato de nunca se repetir exatamente do mesmo jeito, da mesma forma, em momentos ou lugares diferentes. Aproveite os diferentes humores dos seus cabelos encarapinhados e as diferentes personalidades que ele pode proporcionar a você a cada dia.

19 comentários:

  1. Bom mesmo esse post. Ja notei que tenho vários tipos de cabelo na cabeça... no topo da cabeça está crescendo a coisa mais linda... todo cacheado. mas atrás não fica cacheado. To com medo rsrsrs. ainda não fiz o big chop pela dúvida que fica de como ele vai ficar realmente... Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nica linda! Eu adorei o post!

    Eu amo tanto meu cabelo, que até curto o encolhimento. Chego a achar graça rsrs...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. nossa! estou impresionada com o comprimento do seu cabelo...

    parabéns pelo cachinhos lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moças, obrigada pela vista :)
      A lição que a gente aprende é curtir as loucuras dos nossos cabelinhos, hehehe
      Bjos para todas

      Excluir
  4. MARAVILHA ESTE POST.

    Nica estou super preocupada com meu CABELO. Comecei a tratar meu cabelo com produtos liberados para NO POO e percebi o cabelo da frente amarelado (tipo queimado pelo sol) e não sei a causa. Gostaria da tua opinião: será se foi por causa do óleo de macadamia que uso toda vez que lavo com xampu ou cowahs passo ele misturado no leave in; ou será se é o xampu da MULTIVEGETAL PARA CABELOS ESCUROS, sendo que meu cabelo tem química ainda, a ultima vez fiz um relaxamento bem franco nele está com dois meses. Além do óleo de macadamia, uso o de ricino e também o pantenol na água como tratamento para caspa. As vezes uso o óleo de rícino no condicionador ante caspa para fazer cowahs.

    NICA ATRAVES DESTAS INFORMAÇÕES ME DIZ O QUE O ACHA.

    BEIJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, quando eu fazia relaxamento sempre sofria com esse aspecto de queimado nos fios. Geralmente queima mesmo onde o cabelo está mais exposto ao sol, o que agrava o fato de ele já estar fragilizado pela química.

      Depois que parei de fazer relaxamento nunca mais tive esse tipo de problema. Eu apostaria na química como responsável por isso... Se a culpa for dos óleos, vc irá notar o problema na parte crescida do cabelo, mas isso só poderá ser visto conforme ele for crescendo.

      Bjos e boa sorte!

      Excluir
  5. Nica muito bom teu post! Te acompanho a cada postagem e estou aprendendo a conversar com meu cabelo. 6 meses sem quimica. Quanto tempo demorou para seu cabelo atingir esse tamanho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fê!
      Olha, não cortei meu cabelo por quase 4 anos e ele ficou assim... A primeira aparada depois desse jejum foi em junho.
      Bjos!

      Excluir
  6. o que mais me chama a atenção nas matérias que vc escreve é que o tempo todo vc transmite a mensagem da aceitação, de identidade, de "quem nós somos". PARABÉNS, mais do que ensinar a cuidar do cabelo, vc me inspira, me faz olhar para dentro e pessoas assim me enchem de orgulho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jacyra!
      Obrigada pela visita! Fico feliz em saber que minhas palavras são inspiradoras! Acredito que o primeiro passo seja justamente esse, de deixar-se brilhar de dentro pra fora.
      Bjos!

      Excluir
  7. Muito bom o post Nica, seu cabelo é lindo e tá enorme!
    será que chego aos 12 anos natural igual a você.
    Beijos
    Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa, esse tempo voou... Só naquele dia que respondi a postagem no grupo das Crespíssimas que me dei conta do tempo passado... Tive que fazer as contas pra realizar os 12 anos! rs
      Bjos!

      Excluir
  8. Adoro a maneira como vc escreve. Comecei a ler o seu post e me identifiquei imediatamente. Tenho os mesmos problemas. Cabelo com frizz no topo, um lado que cacheia mais que o outro e um buraco que tenho do lado direito, consequência de um corte mal feito. Com algumas hidratações, uso de óleos essenciais estou conseguindo "melhorar" o lado mais rebelde. Estou indo bem! Bjão! Seu cabelo é lindo!Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Oiiii Nica,

    Excelente post amiga,
    Muito gostoso de ler, parabéns...
    Bjuix,

    Anna Cláudia
    www.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Amo ler seus posts me sinto ''eu'' aqui!!!Beiijos

    ResponderExcluir
  11. Parabéns muito bom. Bj Michele

    ResponderExcluir
  12. Ola gostei do seu blog. Gostaria de tirar explanar uma dúvida. Pq os cabelos crescem de forma diferente em diferentes partes da cabeça? Pois estou deixando cabelo crescer, sou homem, então não estou acostumado a cuidar dos cachos como as mulheres São rs rs. Realmente da muito trabalho. Mas o que tem me deixado mais intrigado é que cresce um cabelo encaracolado naturalmente do lado esquerdo e do lado direito cresce um crespo, com bem menos cachos. Até no final do dia, quando está tudo seco e armado, o lado esquerdo está lá com seus cachinhos lindos. A parte da nuca também. Sempre o dia todo hidratada e cachos lindos. Suspeito q esse comportamento seja decorrente do lado q durmimos. Se você dorme sobre esse lado da cabeça o diacabelo sofre pressão a noite toda e cresce menos cachos. É meio estranho isso. Acho q não decorre da assimetria natural do corpo. Enfim, to usando hidratante head e shoulders uma vez por semana pra tentar cachear mais. Vamos ver neh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola companheiro de cabelo! Tomo a liberdade de lhe indicar q vc tente a tecnica de "popling", fala- se póplim. Tem videos no you tube, mas nao serve pra cabelo curto, so de medio ( quase no ombro) a grande. Alem de 1001 ideias q quem sabe um dia alguma sirva pra vc. Tem q tentar muito ate encontrar a paz com os cachos! Na verdade nem sei se ha paz com eles. Eh uma luta constante, pois tive bb ha 9 meses e sinto q meu cabelo ja nao eh o mesmo, fora q a maturidade tamb muda tudo... aff. De toda forma, lhe desejo sucesso. Assim como para as(os) demais leitoras(es).!!! Abracos!

      Excluir