quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Correndo no seu próprio ritmo


Via Care For Your Hair (tradução minha)

Olá, moças, 

Foi uma questão de tempo até que eu escrevesse algo sobre as Olimpíadas e a sua relevância para os cabelos! Agora eu sei que vou soar muito como a mamãe, a titia, a amiga ou a professora que gosta de encontrar uma lição de moral em tudo... Mas há, honestamente, um pouco a ser aprendido nesses Jogos Olímpicos. 

Sentada na minha sala assistindo os atletas olímpicos se prepararem para as corridas de 100, 200 e até mesmo de 1000m (muito bem, Farah), uma coisa me acertou. O simples fato de muitos deles (embora quisessem vencer) estarem correndo a sua própria corrida. 

Muitos atletas que vieram à imprensa mencionaram diversas vezes a importância de focar em sua própria corrida e não olhar o quão à frente ou atrás os demais competidores estavam... Manter o foco em si mesmo e em seu objetivo. 

Cada vez mais, muitos dos atletas estavam sendo parabenizados por baterem seus recordes pessoais, ainda que não tivessem ganhado a medalha de ouro. 

“Tá bom, então o que isso tem a ver com cabelo?” você diz. Tem a ver com a jornada capilar no sentido de que, sim, muitas de nós somos, agora, naturais e estamos em busca de cabelos longos e saudáveis, mas não devemos desviar nossa atenção de nossas próprias jornadas para prestar atenção em quanto mais o cabelo desta youtuber ou daquela blogueira cresceu em relação ao nosso. Eu garanto que se Bolt tivesse prestado mais atenção nos atletas ao seu redor, analisando cada movimento durante a corrida, ele teria perdido e chegado a lugar nenhum (sim, eu tive de citá-lo: este post não teria relevância nenhuma se não o tivesse mencionado). 

Inspire-se através de outras naturais, mas tenha como único objetivo encontrar o que funciona para você e para o seu cabelo, o que o seu cabelo gosta ou não gosta, e assim por diante. 

Nos esportes, o doping não leva a nada e pode ter mais riscos à saúde do que benefícios... Atletas que se dopam acabam não podendo competir, então pra quê isso?... 

Então para de tentar trapacear para chegar ao final da corrida. Se eu fosse paga pela quantidade de vezes que me perguntaram como fazer o cabelo crescer mais rápido eu conseguiria dinheiro suficiente para ir à cerimônia de abertura do Jogos Olímpicos! Já escutei sobre moças tomando pílulas formuladas para animais ou usando cremes vaginais no couro cabeludo, tudo em nome do crescimento do cabelo... Isso é loucura! Moças, existe uma razão para os cremes serem feitos para usar “lá embaixo”. Eu garanto que se eles fossem cremes milagrosos para crescer os cabelos os médicos já os estariam vendendo assim. 

É melhor comer direito, levar uma vida saudável, adotar práticas de cuidado capilar corretas e o seu cabelo sem dúvida nenhuma florescerá. 

Também adoro o jeito como Jessica Ennis falou sobre bloquear a pressão e as expectativas de outras pessoas e fazer o melhor possível... Felizmente o melhor a levou à medalha de ouro! 

Em relação ao cabelo... Ignore o tipo de cabelo e faça o que você tem que fazer... Torne-se natural. Simples! Não é à força que o seu cabelo ficará do mesmo tamanho e volume de outra natural já no 2º ano de sua jornada. Não sucumba às pressões desnecessárias, apenas aproveite cada momento. Haverá tempos em que você vai desejar que seu cabelo estivesse como no início, quando você usava menos produtos e economizava mais dinheiro... Acredite. 

No mais, moças, corram suas próprias corridas não só no que diz respeito aos cabelos, mas em todos os aspectos de suas vidas e com certeza vocês colherão os louros disso tudo.

***

Apesar de ter me desviado um pouco do assunto crescimento dos cabelos nas últimas postagens, resolvi voltar ao tema depois de perceber que muitas meninas andam meio decepcionadas com suas jornadas capilares - e essa postagem caiu como uma luva para o momento! Na verdade, a gente acaba criando expectativas que não correspondem à realidade e para atendê-las por vezes acabamos recorrendo a métodos duvidosos e perigosos para a saúde.

Como blogueira defensora e dona de um cabelo natural prefiro nem citar os nomes dos medicamentos "da moda" para fazer crescer o cabelo, apesar de a maioria já saber quais são, inclusive estar ciente de que foram formulados para uso veterinário. Limito-me a reforçar minha opinião de que eles não devem ser usados em hipótese alguma na sua cabeça e que se alguém lhe recomendar utilização, FUJA!

Sua jornada em busca do cabelo natural não é uma prova de velocidade, é uma maratona que dura a vida toda - devagar e sempre!

15 comentários:

  1. Falou tudoooo, Nica! Tb fiquei muuuito preocupada com a qtde de receitas mirabolantes, xampus para cavalo e vitaminas veterinárias que as pessoas estão usando. Tanto que vou entrevistar dois especialistas sobre o tema e publicar a matéria no meu site também. Eu hein, a gente foge da química de alisamento e dps fica usando qq tipo de coisa no couro cabeludo para o cabelo crescer? Isso é saudável? Tem aval médico ou dos pesquisadores? Acho que temos que ter um pouco de cuidado pois o resultado nem sempre é o esperado. TEve uma internauta que alegou que como os produtos são usados na cabeça não fazem mal... e a cabeça fica aonde? Não é no corpo? Sem contar que é uma região supervascularizada e por isso pode facilmente carregar substâncias para nossa corrente sanguínea. Estão aí os casos de alergias a tinturas para provar... Belo post, garota, vou divulgar nas minhas redes sociais!
    Beijo,
    Andréa da Luz - www.naovivosemcosmeticos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andréa!
      Fico muito assustada com essas receitas loucas que as meninas estão inventando por aí... É exatamente isso que você disse, não adianta largar uma química pra se agarrar em outra, e com consequências possivelmente piores!
      Bjos, obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Ótimo post, praticamente uma filósofa capilar ;p
    Mas falando sério, muito bom conscientizar as meninas de que essa não é melhor forma (nem de longe) de alcançar o que se quer. O segredo é ter paciência mesmo, aliás... para tudo na vida!
    Onde já se viu colocar a saúde em risco por causa da pressa e da vaidade?

    Enfim...

    Já sou sua fã! haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nica, tem toda a razão. Eu no inicio da minha jornada até usei produto veterinário, com grande frequencia. Mas depois do low e no poo, eu parei mais de usar. Está encostado e uso raramente. Agora, estou querendo que meu cabelo cresça, mas estou respeitando o tempo dele. Vem dando certo. A única coisa que ainda tomo pra tentar agradar meu cabelo é complexo vitaminico. Fora isso, só muito cuidado e paciencia, são as palavras chave!

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana e pertinente. Parabéns Nica ! bjus

    ResponderExcluir
  5. Tem que esperar o cabelo reagir aos tratamentos(corretos) e ter paciência, ciente de que o cabelo cresce de 1 a 1,05cm ao mês. É necessário também, durante as jornadas de tratamentos, não fazer nada que venha a interferir no comprimento do cabelo. Eu por exemplo, fiz uma tintura permanente no cabelo há 9 meses, a parte pintada está totalmente ressecada e estragada por causa da amônia. Inclusive, Nica, foi a partir dessa tintura que comecei a ver nozinhos nas pontas, anteriormente com 4 meses de natural, cabelo com uns 12cm, nunca tinha visto nós até o momento em que pintei.

    ResponderExcluir
  6. Nica, seu blog é um verdadeiro achado! Como crespa, nunca vi em espaço com o qual me identificasse tanto. Parabéns pelo trabalho, e pelos cachos!

    ResponderExcluir
  7. Moças, obrigada pela visita de vocês!
    Serão sempre bem vindas aqui :)
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca usei produto veterinário e nem recomendo. Talvez porque eu seja da area da saúde e abomino qualquer tipo de automedicação. Só faço uso de produtos pro meu cabelo se eles forem do tipo cosméticos ou naturais (oleos vegetais, extratos glicólicos, por exemplo)e msm assim com uma frequencia moderada. Porque tudo que é demais acaba fazendo mal.

    Só posso agradecer as dicas lidas aqui e em outros blogs, grupos e redes sociais. Mas, eu garanto que eu filtro bem as informações antes de usar qualquer coisa. Pois só eu posso saber aquilo que o meu cabelo "gosta".
    O meu cabelo está crescendo bem nos ultimos 10 meses (data da ultima progressiva), foram 3 cortes seguidos. Hoje, estou bem contente pois já chegou a orelha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certíssima! A grande sacada é saber selecionar esse mundo de informações, buscando conhecimento, usando um pouco da intuição, mas também experimentando, pois ninguém conhece melhor nosso cabelo do que nós mesmas :)

      Excluir
  9. Amada, existe algum óleo capilar realmente bom para hidratação que possa ser colocado no creme e que seja solúvel em água? estou seguindo a técnica no-poo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, vc diz algum óleo que seja liberado para no poo? Todos os óleos vegetais puros são liberados. Vc compra em casas de produtos naturais ou pela internet. Ou então no mercado mesmo (o bom e velho azeite extra-virgem)

      Excluir