domingo, 5 de agosto de 2012

Dando uma geral nos acessórios




Acessórios para o cabelo são tudo o que há de bom neste mundo! Eles seguram nossos penteados e dão uma alegria ao visual naqueles dias em que o cabelo não colabora muito. Pra quem é uma colecionadora de acessórios, como eu, é fácil perder a noção de quantos temos e em que estado eles se encontram. Por isso, de tempos em tempos, é bom dar uma geral na sua gaveta e se desfazer daqueles que estão com problemas. 

Depois de muito adiar este momento, acabei fazendo isso há alguns dias atrás. Percebi que um monte de coisa poderia ou deveria ir para o lixo, mas antes de me despedir delas tirei umas fotos mostrando os defeitos ou danos mais comuns de acontecerem com os nossos acessórios para cabelo. 

Elástico revestido tradicional ("xuxinha")
Eu costumo usar dois tipos de elástico para cabelos (ou xuxinhas, como queiram chamar). Um é o tipo mais comum (foto ao lado), mas sem partes de metal, que podem enroscar e arrebentar seus fios.
Outro tipo de elástico para cabelo que gosto muito é este que parece uma rosquinha-trança (abaixo). Ao mesmo tempo em que são firmes, são muito flexíveis e seguram o cabelo sem precisar dar voltas. Apesar desta qualidade, preciso dizer que não gosto de manter este tipo de xuxinha por muito tempo nos cabelos porque ela tem uma área bem maior para “roubar” a hidratação dos meus fios. Eu restrinjo o uso deste acessório a rabos de cavalo e por períodos mais breves de tempo. 

Elástico rosquinha em estado natural e esticado

Acredito que o problema mais comum que vejo acontecendo com meus elásticos de cabelo tradicionais se deva ao fato de, antes de colocar qualquer elástico, eu sempre (SEMPRE!) embebo-os em óleo vegetal, para evitar que o revestimento do elástico absorva a hidratação dos meus fios e que ele se enrosque, embaraçando o cabelo. Com o tempo, o elástico propriamente dito (esse que fica coberto pelo revestimento de tecido) começa a derreter e a sair pela trama do revestimento quando eu o estico. Isso é muito perigoso para os nossos fios, já que o elástico meio derretido vira uma coisa grudenta, que fatalmente irá colar nos cabelos e será difícil de sair. 

O elástico derrete com o tempo... Eca!!!

Outro probleminha comum é o rompimento do elástico interno das xuxinhas, sem que o revestimento arrebente junto. Este não chega a causar grandes danos para os fios, mas eu, particularmente, não gosto de usar xuxinhas parcialmente arrebentadas porque elas perdem elasticidade e ficam mais frouxas. Esse problema também ocorre com as minhas faixas de cabelo produzidas no mesmo material das xuxinhas. 


Então, antes de usar seus elásticos mais velhinhos, dê uma esticada neles e verifique se o elástico interno se mantém íntegro e guardadinho lá dentro do revestimento. Se estiver arrebentado, avalie se é possível continuar usando o acessório. Se ele começar a sair através do revestimento, é hora de ir para o lixo! 

E falando em faixas, percebi que uma delas estava “quebrada” justamente no lugar onde as duas pontas se unem e colam uma na outra. Essa foi imediatamente da foto para o lixo porque não tem salvação: o cabelo pode enroscar nessa rachadura, que é justamente na parte mais rígida da faixa, e quebrar. Xô, perigo! 

Perigo! Perigo! Perigo!


Outro acessório que se tornou um vício foi o tic tac. Eu sei que pode parecer infantil, mas confesso que não resisto quando vejo uma cartela à venda. E quanto mais colorido e estampado, melhor! Na minha arrumação da gaveta de acessórios, tive que me desfazer de alguns que estavam meio enferrujados ou descascados. Uma dica para deixar seus tic tacs em ordem é mantê-los na cartela, de preferência aos pares.


Antes de comprar flores para o cabelo, observe que tipo de presilha elas possuem. Dê preferência àquelas que tem presilhas tipo bico de pato achatado ou tic tac. Quando as presilhas mostrarem sinais de ferrugem, despeça-se da sua flor e mande-a para o lixo (ou, se você for habilidosa, pode tentar arrancar a presilha ruim e colar uma nova em folha no lugar). 


Muito cuidado com flores que são ao mesmo tempo enfeites de cabelo e broches, porque estas costumam vir com os dois tipos de presilha: o bico de pato e o alfinete do broche. Este alfinete também pode enroscar nos seus fios e ocasionar quebra, por isso, se você gostou muito da flor, pode tentar remover a presilha do broche. 

Alfinete de broche na flor de cabelo
é um perigo...


Alguns acessórios amigáveis aos nossos cabelos crespos e encarapinhados são os clipes de cabelo. Eles podem não servir para enfeitar a sua cabeça, mas são muito úteis na hora de manter o cabelo repartido em seções, ou ainda, segurar seus fios longe do seu rosto enquanto secam. Eu tenho dois tipos aqui: um pequeno, bom para segurar o cabelo em seções menores quando está molhado, e um grande, que uso mais com o cabelo seco e que, devido ao tamanho, consegue prender todos os meus fios de uma vez só. 

Clipe pequeno.
Ótimo para separar os cabelos em seções!
Clipe grande.
Ele é discreto e tem um formato bonito, por isso levo um
sempre na bolsa, caso eu queira prender os cabelos

Preste atenção aos sinais de “aposentadoria” dos seus clipes: quando eles parecerem desalinhados ou as partes de metal enferrujarem, jogue-os no lixo. 

E por fim, não posso esquecer os grampos de cabelo. Existem dois tipos: os grampos comuns e os de penteado. Os grampos comuns são aqueles fechadinhos que dão bastante segurança aos cabelos. Os grampos de penteado são do tipo aberto e servem muito bem àquelas pessoas que possuem muito cabelo e/ou desejam fazer um coque sem apertar muito os fios. 

Fuja dos grampos sem bolinha!

O meu coque de todo dia só existe graças aos grampos. Mas os grampos tradicionais, fechadinhos, comprimiam demais os meus fios e eu sentia que, com o tempo, poderia danificá-los. Por isso, passei a fazer meus coques com grampos específicos para penteado, esses do tipo aberto, e meu coque virou outro: bem mais confortável e sem apertar meu cabelinho. 

Só não cometa o mesmo erro que eu cometi: além de ter comprado grampos loiros (o que não é uma grande questão, já que os grampos ficam escondidos no meio do cabelo), eles também não tem aquelas bolinhas na ponta. E essa dica vale para o outro tipo de grampo também: as bolinhas nas pontas dos grampos são mais seguras para os fios porque, ao introduzir o grampo no meio do cabelo, as pontas deslizam com mais facilidade e não correm risco de arrebentar os fios. Compre sempre grampos com bolinhas e, se por acaso, as bolinhas começarem a sair, jogue o grampo fora. 


E você, há quanto tempo não dá uma geral na sua gaveta de acessórios de cabelo? Sempre é bom abrir espaço para itens novos no seu armário! 



13 comentários:

  1. Adorei o post, muito legal e diferente.

    ResponderExcluir
  2. Oi :) tava procurando blogs para mulheres com cabelos cacheados, e achei o seu, simplesmente amei, seu cabelo é maravilhoso, e o blog tem muita coisa interessante ! estou seguindo,segue o meu ae :) http://coisadecrioula.blogspot.com.br/ beijos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, que bom que você curtiu o blog!
      Espero que seja útil para seu cabelo tb.
      E já tô lá visitando o seu blog!
      Bjos, volte sempre!

      Excluir
  3. Nica, você já pensou em cobrir os elásticos com cetim? Tipo uns frufrus que tinham antigamente da marca Pakalolo. Aí você deixaria de usar quando sentisse o elástico frouxo, mas ele não grudaria no cabelo.
    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muleka, é que esses elásticos fininhos eu uso para prender o meu coque, ou seja, eles ficam "por dentro do cabelo" e não podem fazer muito volume.
      Mas esses frufrus do tipo que você falou seriam ótimos para rabos de cavalo!!! Vou ver se faço umas capinhas coloridas para os meus! Hehehe
      Bjos!

      Excluir
  4. MUITO BOA A POSTAGEM....

    NICA VC AINDA FAZ co-wash com a Máscara Banho de Gelo da Haskell OU USA OUTRO CONDICIONADOR?

    BJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço sim, anônimo, e revezo semanas de lavagem com xampu com co-wash com a máscara.
      Bjos

      Excluir
  5. Nica tu que entende mais do que eu de oleos vegetais e essenciais, me diga se o oleo essencial Trea Tee serve para combater piolhos, pois minha filha pegou esses malditos bichinhos na escola.

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca ouvi falar que o tea tree teria essa propriedade. De receita natural contra piolhos eu conheço apenas o bom e velho vinagre.
      Boa sorte e melhoras pra sua filha
      Bjos

      Excluir
  6. Oie!
    Gostei muito desta matéria sobre acessórios. Agora estou tentando comprar alguns que valorizem os meus cabelos cacheados.
    Existem tantos modelos diferentes :-)
    Muito bom o seu blog.
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  7. Nica muito boa a postagem! Adoro laços no bico de pato de metal, porém engancham demais no cabelo, existe algum produto tipo silicone pra que o tornem deslizantes no momento de encaixar no cabelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, bicos de pato de metal aumentam demais o risco de quebra dos fios. Prefira os plásticos, ou então piranhas (de plástico também).

      Excluir