quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Tendo dúvidas sobre sua jornada capilar?



Por Bennii Blast do The Culture Pine, via Curly Nikki (tradução minha)

Nós vemos tantas histórias de sucesso dentro do universo dos cabelos naturais que podemos quase nos sentir envergonhadas ou culpadas se temos uma ou outra dúvida sobre nossa própria jornada em busca do cabelo natural. Assim como em qualquer outro aspecto da sociedade, o que a maioria está fazendo é considerado “normal” e qualquer coisa fora deste denominador comum é motivo de preocupação. Bom, deixe-me falar: não há absolutamente nada extraterrestre em ter algumas dúvidas! 

Pode parecer que você é a única experimentando alguns pensamentos negativos, mas adivinhe? Junto com inúmeras outras moças, eu estou na mesma situação que você. Por exemplo, observando uma de minhas irmãs passar tranquila pelo seu dia de lavar o cabelo me desperta todos os tipos de sentimentos de inveja capilar, porque eu sei que vou levar o dobro do tempo que ela levou. Ou, naqueles dias em que perco toda a inspiração para estilizar meu cabelo, eu me lembro daqueles tempos em que ele simplesmente estaria baixinho, do jeito que eu queria. Nem que seja por um momento ou outro eu me pego pensando “e se eu ainda fosse relaxada”... Isso significa que eu me arrependo da minha decisão de ter o cabelo natural? De jeito nenhum!

Nós nos acostumamos a lidar com cabelo relaxado - para muitas de nós a maior parte de nossas vidas -  então é natural que isso possa assombrar nossos pensamentos de vez em quando. O truque é, antes de tudo, relembrar os motivos que nos fizeram optar por uma abordagem diferente em relação aos cuidados com os nossos cabelos. Você viu algo em você mesma quando embarcou nesta jornada que lhe disse “eu sou capaz de fazer isso”. Tente redescobrir sua confiança e não deixe que um dia estranho desvie você dos seus objetivos. Se você sentir que está tendo mais do que algumas simples dúvidas não fique sozinha... Fale com alguém antes de tomar qualquer decisão radical! 

Dúvidas aparecem em qualquer âmbito da vida. Não permita que elas sejam um obstáculo; chegue à raiz da dúvida para ter a chance de decifrá-la e superá-la. Há muitas de nós aqui dentro da comunidade de cabelos naturais apoiando você, então...

Fique firme e se expresse!

***

Quem é que não teve o seu momento de dúvida, não é? Mas altos e baixos fazem parte da vida. Nem tudo é perfeito o tempo todo, nem tudo sai exatamente do jeito que a gente quer. Mas nossa jornada capilar nos mostra coisas que vão muito além dos simples cuidados com a aparência. Conhecer métodos e técnicas adequados aos nossos cabelos acaba se tornando um mero detalhe nesse percurso. A capacidade de lidar com adversidades e buscar saídas criativas para determinados impasses, assim como o resgate da nossa autoconfiança são algumas das importantes lições que nosso cabelo nos ensina.

5 comentários:

  1. Mulher, que utilidade tem esse blog, viu? Parabéns!! Hoje tenho cabelos crespos encaracolados, mas sou adepta do curto. Diferente de você que fica com ele mais tempo preso, gosto do meu mais solto (free) e prendo ou como vc diz estilizo quando saiu p alguma ocasião não rotineira. Enfim... confesso que o processo na época de voltar para o cabelo natural não foi fácil, até pala facilidade que o relaxado me proporcionava (detesto pentear cabelo), tive mtas dúvidas de iria conseguir estilizar sempre, ou pentear ou mesmo suportar os cuidados que ele precisa, mas confesso que estou hiper contente com o meu crespo, nossa e hoje me sinto ainda mais bonita e confiante doque antes. Tive um choque de realidade quando comecei a sentir o meu cabelo e percebi que ele não era nada do que eu ouvir a minha vida toda - o que me fez ou fez minha mãe optar pelo relaxamento, mas agora decido por mim e digo: Foi a melhor escolha 'estética" que fiz na minha vida e estou aqui p dar forças àquelas que querem assumir a sua identidade capilar/natural, pois aduvida em escolhas como diz a colega é natual e deve acontecer para que possamos mensurar as decisões.

    Saudações capilares,

    Camila Costa / Ba
    makeup.costa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Amei o seu blog, parabéns!!!

    Minha transição ainda é recente, três meses apenas, mas nem está passando pela cabeça a ideia de fazer alguma química, ficarei firme até o fim. Porém... sabemos como é difícil ver dois cabelos diferentes na mesma cabeça!! Mas tô amando ver meus caracóis ressurgindo das químicas, não vejo a hora de poder viajar e não precisar levar 800 produtos pra cabelo + chapinha e secador, porque é um sofrimento. Ir à praia então? nem se fala...

    Seu blog tem tudo que eu estava procurando, reunido em um só lugar!
    Valeu por compartilhar suas aventuras capilares, haha!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila e Thayná, muito obrigada pela visita! E muito feliz em saber que o blog tocou vocês de alguma forma :)
      Voltem sempre
      Bjos!

      Excluir
  3. Olá adorei seu blog
    E sinceramente estou a 4 meses sem quimica e sem brincadeira eu no inicio já estava louca entao passando por todos os blog eu encontrei um que ensina a deixar os cabelos alisados crespos novamente sem quimica alguma e hj posso dizer que depois de 2meses usando oleo mineral e gelatina sem sabor somente na parte alisada os fios já estao quase se igualando. Pois vou ser sincera corta os cabelos não rola nemmmmmmmmmm....tô fora msm. Então é desta maneira que eu estou passando minha transição sem dó e super contente.O blog que eu encontrei foi fazer cosmeticos e tbm no show feminino.eles são otimos vale a pena conhecer tem receita de shampoo bom pra cabelos cacheados tbm.
    Obrigada pela oportunidade.
    Mil bjos
    Juliana

    ResponderExcluir
  4. Caramba, simplesmente AMEI este post! era o que estava precisando lê, era exatamente as dúvidas que tinha. Parabéns pelo blog, muito bom! estou em transição, 4 meses sem quimica.
    Obrigada, beijos

    ResponderExcluir