sábado, 9 de fevereiro de 2013

Secador + Chapinha = Bolhas no cabelo!

Fonte

A fase de transição é um momento em que muitas naturais se veem em um impasse: o que fazer com um cabelo que apresenta duas texturas? 

As diferentes texturas requerem técnicas de tratamento e estilização distintas. Geralmente, a etapa da finalização (quando se “arruma” efetivamente o cabelo) é a que dá mais dores de cabeça nas futuras naturais, especialmente quando aparte com química é bem mais lisa que a raiz. 

Em uma postagem antiga, falei sobre formas de igualar as duas texturas de um cabelo em transição sem precisar sucumbir às químicas. Contudo, nem todo mundo consegue fazer twists, tranças ou coquinhos nos cabelos, seja por falta de habilidade manual, seja porque o cabelo está tão liso que não “segura” a texturização temporária. 

Nesses casos, costuma-se optar pela escova e pela chapinha, pois esticar a raiz crespa pode ser mais fácil do que enrolar o comprimento esticado. Só que a combinação constante do calor e da tração provocados pelo secador e pela prancha pode ser trágica, tanto para a raiz que nasce natural quanto para as pontas que já estão fragilizadas pela química. 

É de consenso que o cabelo seque com o uso do secador porque a água evapora devido ao calor, certo? Sabemos que a evaporação da água nada mais é do que a sua passagem do estado líquido para o gasoso, quando ela atinge a temperatura de 100°C. Pois bem: o vapor da água que é aquecida pelo secador pode ficar preso dentro do fio de cabelo, como uma bolha. Considerando que a maior parte dos instrumentos para cabelo que esquentam atingem temperaturas bem acima dos 100°C, não é difícil de imaginar que as bolhas no cabelo sejam mais comuns do que parecem... 

Imagem mostrando um fio de cabelo com bolhas
Fonte

Um cabelo cujos fios estão com bolhas possuem textura áspera, "encaroçada", além de se tornarem bem mais frágeis. O córtex do fio fica danificado e o que aparenta ser uma bolinha é, de fato, uma bolha de ar


Os protetores térmicos funcionam? 

Os produtos que intitulam protetores térmicos, de acordo com a lógica, funcionam. Sem citar marcas, podemos dizer que um produto que se proponha a proteger o cabelo do calor do secador e da chapinha são geralmente compostos por uma combinação de proteína hidrolisada, silicones e agentes condicionantes. O princípio de ação dos protetores térmicos se baseia em três pontos: prevenir a destruição das proteínas do cabelo, prevenir a desidratação do fio e prevenir o rompimento das cutículas, fazendo com que o fio fique mais forte mesmo com o uso do calor

Calor moderado usado em períodos curtos de tempo ou eventualmente (fazer uma escova para uma ocasião específica, pranchar o cabelo ou usar baby liss uma vez na vida e outra na morte) pode não ser tão prejudicial aos fios. Sempre que for necessário lançar mão de algum instrumento que aqueça, use um produto para proteger seus fios do calor e, caso este não possa ser usado em cabelo secos, deixe os fios úmidos, não molhados/encharcados. Mas lembre-se de que a água ferve a 100 °C, portanto o uso prolongado e constante de secador e chapinha pode trazer consequências desastrosas e irreversíveis.




* As informações desta postagem foram retiradas do blog The Natural Haven. Você pode conferir os artigos originais aqui e aqui.

6 comentários:

  1. Muito interessante Nica, eu já destestava secador, chapinha e etc, depois dessa então...
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oii linda sou dona do blog "Cachos ao vento" ficarei muito feliz se você passa la no blog se der segui também.
    Sempre é bom falar de cachos né? Eu particularmente amo.

    http://cachos-ao-vento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nica, adorei o post, mas gostaria de uma ajuda.
    Eu faço natação terça e quinta à noite e tenho sinusite, desta forma sempre que chego em casa tenho q secar o cabelo com secador, pois se dormir com ele molhado logo a crise de sinusite ataca.
    O que posso fazer para amenizar os sintomas do secador?
    Brigadinha! =)
    Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, esses problemas relatados no post dizem respeito ao uso do secador na escova, e também ao uso de chapinha. Secar o cabelo apenas, não causa tantos problemas. Vc deve usar na temperatura mais baixa e o mais distante possível do cabelo.
      Bjos!

      Excluir
  4. Eiii nica to apaixonada pelo blog...estou ha um ano em transicao e de uns 3 meses pra ca tenho lancado mao de colocar rolim/bobs no cabelo pela manha e retiro antes de dormir , assim nao estou fazendo uso de calor artificial...nao tenho percebido nenhuma agressao aos meus cachos!Tenho consciencia q de uma forma ou outra mudo a textura do meu cabelo, sera que msm nao usando calor estou danificando meu fio, ou o nao uso de calor detem essa deteriorizacao do fio??vc sabe me dizer algo a respeito!!! Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os rolinhos são a forma mais segura de modelar os seus fios justamente pq não é necessário usar calor. Mas é bom lembrar que qualquer coisa que fazemos no cabelo o danifica de alguma forma, em algum grau. Inclusive pentear, desembaraçar, passar a mão... Não tem como viver 100% livre de danos, ok?
      Bjos!

      Excluir