sexta-feira, 12 de abril de 2013

Desmistificando os nossos cabelos – ou “A importância do creme sem enxágue”




Lembra quando eu falei sobre a diferença entre um fio cacheado e um encarapinhado? Que o fio apenas cacheado tem a superfície “lisa” ao toque e que o encarapinhado parece áspero, e que fios encarapinhados podem formar cachos por terem o formato de espiral, mas que nem por isso serão cacheados?

Pois bem, outro dia estive pensando em como as aparências enganam e em quantas moças me falam que seu cabelo tem aspecto de ressecado, mesmo fazendo os tratamentos corretamente. Logo lembrei da questão co cabelo carapinha X cabelo cacheado. Será que não é essa a questão e elas não percebem? Será que estão tomando como parâmetro um cabelo que não é o delas?

Por isso resolvi tirar fotos do meu cabelo “ao natural”, sem finalização. Aqueles cachinhos que aparecem nas fotos nasceram comigo, mas não se revelam de forma automática. Eles só se definem e se destacam com o uso do creme sem enxágue correto (que, no meu caso, veio a ser um condicionador, mas que pode ser um leave-in comum ou gel), na quantidade correta. Sem nenhum produto ele fica com “cara” de cabelo que vocês podem considerar “ruim” ou “maltratado”, mas na verdade ele não é assim... De fato, antes de tirar as fotos, havia usado uma máscara de tratamento ótima, então meus fios estavam absurdamente macios (clique na foto para ampliá-la).

Eu tenho fios menos encarapinhados na região perto da nuca e mais
encarapinhados no topo da cabeça. Tenho também diferentes tipos de cacho,
uns em forma de espiral, bem apertadinhos, e outros em formato de S, mais abertos.

A gente tem que ter em mente que o cuidado com o cabelo é um processo contínuo. Não há produto que “resolva” seu cabelo em um único uso. Também não adianta usar um produto ótimo da maneira incorreta. Existe a forma correta de aplicar o xampu (apenas na raiz), a máscara e o condicionador (enluvando) e o creme de finalização (enluvando e fazendo fitagem, separando os cachinhos, fazendo dedoliss).

Existem também as preferências dos nossos cabelos, individualmente falando. Descobri que meu cabelo encarapinhado não gosta de proteínas em excesso, mas se dá muito bem quando abuso de hidratações e óleos vegetais espessos e viscosos. Fora isso, ele é um tanto quanto poroso, uma característica que pode ser amenizada, mas não “curada”. Por isso, eu dou a ele a quantidade de creme que ele pede, sem medo. É apenas como ele é e eu convivo bem com isso.

Algumas pessoas optam por usar o cabelo seguindo uma rotina diferente da minha, com menos produto para finalização e formas de estilização diferentes. E isso está OK também. Usar o cabelo "indefinido" não significa que ele está maltratado ou que a pessoa é descuidada. Eu optei por esta rotina também como uma forma de proteção para os meus fios. Eles tem tendência a perder hidratação e quebrar muito facilmente. Se eu não usasse nenhum produto para finalização e o penteasse de forma a "desfazer" os cachos (da forma como está nas fotos), ele certamente não resistiria muito tempo nem chegaria ao comprimento que chegou. 

Você que está achando que seu cabelo está ressecado já parou pra pensar nisso? Será que você não está querendo que ele seja algo que não é de verdade? Lembre-se que fios encarapinhados tem necessidades bem diferentes de um cabelo cacheado e que podem responder, muitas vezes, a tratamentos não ortodoxos.

18 comentários:

  1. Oi Nica. Meu cabelo também não gosta muito de queratina e adora óleos. O que mais gosto d fazer é umectar (agora com azeite de oliva), nutrir com uma mistura de manteiga de karité com Griffus Argan e hidratar com Wella ProSeries Hydration. Esta semana hidratei com Griffus Argan e d-pantenol, não foi o melhor resultado, mas foi bom. também criei consciência de que meu cabelo é único, não adiantar comparar com este ou com aquele, pois ele é diferente. E eu aceito e gosto disso. Beijão linda. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nica
    Meus cabelos são encarapinhados e até fica bem gostoso depois que passo os cremes. Mas nuca fica com aquela textura. Estou fazendo mutia hidratação então preciso relaxar um pouco, por isso vou trançar.
    Li que usou tranças por quase 10 anos. Será que tem problema se eu usar por um mês?
    Obrigada pela leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria!
      Na verdade usei tranças por uns 5 anos, e depois disso venho usando o cabelo solto natural mesmo.
      Não tem problema vc usar trança por um mês não. Aliás, pode ter só um problema: vc se apaixonar pelas tranças e usar por muito mais tempo que o planejado, que nem aconteceu comigo, rsrsrs... Elas são muto praticas e versáteis, impossível não se apaixonar pelo visual
      Bjos!

      Excluir
  3. Oiiii Nica!!! Vc sempre salvando minha vida e respondendo meus questionamentos e minhas dúvidas rsrs, parece até que lê meus pensamentos kk. Estava ainda agora conversando com minha prima sobe o efeito do cabelo depois de seco, porque fica diferente de quando está molhado, sobre o aspecto de ressecado, mesmo seguindo a rotina certa, o que faz ou não formar cachos, dar brilho e tudo mais. Eu dizia sobre o efeito dos finalizantes, que estou precisando mesmo descobri outros nos quais meu cabelo goste. E cheguei a conclusão que meu cabelo mesmo diante de todo tratamento não é de dar brilho e o efeito dele deve ser assim mesmo. Preciso agora me adaptar ao seu jeito próprio de ser e descobrir o que ele realmente gosta. Oh, não deixe de postar não, pq sempre acende uma luz no final do túnel pra todas nós rsrs. Bjs e fica na paz. Ah! obrigada pelos esclarecimentos e ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Susana, vou revelar que fiz esse post pensando na conversa que tivemos no encontrão! :) Acho que além do tratamento correto, o finalizador é fundamental. Quando aprendemos a usar isso, podemos variar de finalizador para conseguir efeitos diferentes no cabelo.
      Bjos!

      Excluir
  4. É verdade,eu deixei de usar química pra assumir meu natural há dois meses e estou ansiosa pra saber qual é o tipo do meu afro, pois não sei como ele é natural...deve ser um 4b ou 4c. Seja como for estou disposta a assumi-lo definitivamente. Acho que temos que aceitar como somos e não ficar idealizando o cabelo dos outros. Valeu pelo post, ótimo. Bjo

    ResponderExcluir
  5. Dazinha: "Nica minha filha de 10 anos tem o cabelo nessa mesma textura, pesquisando em teu blog pude usar os produtos que vc usa e tem dado muito certo, o cabelo dela parece outro. Atualmente quais os produtos de cabelo vc tem usado, inclusive os finalizadores".
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. OI Nica.. leio seu blog a um tempo e estou adorando a dicas! Desde que resolvi seguir a rotina Low Pow e usar condicionadores(GarnierFuctics) como sem enxague, meu cabelo está bem melhor. Ele é muuuito fino e pouquinho e com essa rotina está mais macio, encorpado e com cachos mais definidos. No meu caso, nao funciona muito o método de finalização da Terry, por que ele ficou muito baixinho, e eu gosto com volume. Por isso finalizo sempre abrindo os cachos com os dedos, e fazendo o "dedoliss" só na frente. Agora, eu nao consigo saber muito bem do que o meu cabelo "gosta" para tratamento pq cade vez ele fica de um jeito! O óleo de coco é o único consenso, agora os demais cremes e óleos, eu realmente nao sei! não sei na verdade o que é proteína, queratina.. como poderia fazer um diagnóstico melhor disso? Pode acontecer do cabelo ficar de um jeito no início do low pow, e depois ir mudando? abraços...

    ResponderExcluir
  7. Nica, meu cabelo é cacheado, tenho apenas alguns fios encarapinhados e, mesmo assim, se não finalizo direito fica uma caca! rsrs! Eles ficam com aspecto de ressecados, sem brilho e sem balanço. Eu diria que, mesmo para cacheadas, é importantíssimo os uso de produtos finalizadores e de técnicas de estilização. Tanto que muitas das suas dicas servem para mim tb! Bjs! =]

    ResponderExcluir
  8. oi Nica. eu estou com o meu cabelo natural há 1 ano. uso tranças direto. estou pensando seriamente em deixá-lo natural, entretanto , quando molhado e hidratado ele fica macio, mas quando seca fica muito ressecado e me causa muita dor ao penteá-lo e embaraça a cada minuto. o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  9. olá Nica. eu já estou com o meu cabelo natural há um ano. ele é bem encarapinhado e crespo. uso tranças. tenho tido muita dificuldade para penteá-lo. quando lavo, hidrato passo um leave in e depois oleo e ele fica bom. entetanto, quando ele seca fica muito embaraçado e seco e doi muito para pentear, pois a cada 1 minuto embaraça de novo, memso dividindo em varias partes. estou usando shampoo para crianças...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janice, você deve investir mais em hidratações. Se molhado seu cabelo fica legal, significa que ele precisa de água e de algo que "segure" esta água no fio. O método LOC pode ser uma boa pra vc. Procure a postagem do blog e experimente!
      Se você sente dor ao pentear, é porque 1) você precisa dividir em partes menores 2) ter mais calma, tirando os nós maiores com as mãos antes de passar o pente ou escova 3)usar um produto que promova mais emoliência e facilite o processo
      E cabelo crespo não é pra ser penteado seco. A gente penteia ele molhado, quando aplica creme sem enxágue e deixa secar sem mexer nele. Ele vai embaraçar e isso é normal. Simplesmente deixe ele fazer o que tem que fazer, é da natureza dele ser assim.

      Bjos!

      Excluir
  10. POR FAVOOOOOOOOOR NICA ME INFORME OS PRODUTOS QUE VOCÊ ESTÁ USANDO ATUALMENTE, POIS DESDE QUANDO COMECEI FAZER MINHA TRANSIÇAO COM OS PRODUTOS QUE TEM POSTADO NO TEU BLOG TEM DADO SUPER CERTO NOS MEUS CABELOS, HOJE ME SINTO REALIZADA. E COMO NAO POSSO PARAR PRECISO DE MAIS DICAS SUAS.

    NÃO DEIXE DE ME RESPONDER. POR FAVOR. BJOS

    ATT.: DIANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diana!
      Continuo usando os mesmos produtos daquela postagem sobre xampus e condicionadores.
      Bjos!

      Excluir
  11. Nica onde compro o Pantenol? na farmácia mesmo? é igual ao bepantol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janice, eu só acho esse pantenol viscoso na internet. É um ingrediente, um aditivo de produto cosmético pra ser misturado em xampus, hidratantes, condicionadores, etc. Se vc conhece alguma loja que venda produtos para artesanato talvez encontre tb.
      Bjos!

      Excluir
  12. O meu cabelo é encarapinhado no topo da cabeça, diferente do resto que é cacheado e bem macio(com a superfície lisa ao toque como você mesma explicou bem).Não entendia, achava que tinha algum problema, porque é mais ressecado,e não forma cachos bonitos e bem definidos,como todo o resto do meu cabelo.Mas depois do seu post,que foi bem esclarecedor, passo a ver de outra forma...obrigada Nica.

    ResponderExcluir