sexta-feira, 17 de maio de 2013

Nova rotina capilar


Acredito que todo mundo chegue a determinado momento da vida em que deseja mudar. Seja o emprego, o namorado ou o visual. No meu caso, já vinha sentindo a necessidade de fazer algo diferente em relação ao meu cabelo. Confesso que aquele ritual de lavar, tratar e estilizar estava me deixando entediada porque gastava muito tempo, e já estava um pouco enjoada do cheiro dos condicionadores. Já atingi o meu objetivo, que era provar pra mim mesma que é possível ter um cabelo crespo encarapinhado comprido... E agora? Luzes? Tranças? Dreads? Raspar careca que nem a Shameless Maya

Enquanto não decido o que fazer, resolvi mudar minha rotina de tratamento e minha forma de estilização e adotei os twists. Quis lançar um desafio para mim mesma: manter a rotina de fazer twists no cabelo por pelo menos um mês ou até onde meu cabelo aguentar. Como produto finalizador, abri mão dos condicionadores tradicionais e adotei o creme de manteiga de karité


Rotina com twists 
Já tem uma semana que estou com twists no cabelo. Tive uma certa dificuldade para fazê-los, mas só se aprende tentando, não é mesmo? Tive que refazer vários até conseguir um resultado decente (twists que não desmancham nem ficam muito fofos ou tortos). No vídeo abaixo (que eu já postei inclusive na página do Facebook do Ame Seu Crespo) você pode ver como são feitos os twists.



Como foi a minha primeira vez fazendo na cabeça toda, não tive muito cuidado ao repartir o cabelo, mas acho que um pouco mais de simetria nas divisões me dará um resultado mais satisfatório

Lavei meu cabelo no meio da semana apenas com xampu diluído em água – uma parte de xampu para duas de água – e esfreguei apenas a raiz com bastante cuidado, enxaguando bastaaaaante em seguida. Os torcidinhos não desmancharam e eu refiz apenas aquelas que ficam na linha da testa e mais “por cima” da cabeça, sem mexer nos de dentro.

 



Creme de manteiga de karité 
A alguns anos atrás, a Naptural85 fez este vídeo para o Youtube onde ensina a fazer uma mistura caseira, apenas com produtos naturais, para ser usada como leave-in. Desde então, eu venho reproduzindo a receita (com algumas alterações) não como produto de cabelo, mas para passar na pele – de fato, nunca mais comprei creme hidratante e simplesmente acabei com meu problema de joelhos e cotovelos esbranquiçados e rachando! 

Quando pensei nos twists, resolvi resgatar a receita, já que não queria mais usar condicionador comum. E como a própria Naptural85 fala no vídeo, ela é ótima para fazer twists: uma pequena quantidade em cada mecha não deixa o cabelo muito oleoso, mas dá firmeza para o cabelo não se soltar. 

A minha receita levou: 
  • 1 colher de chá de óleo de rícino 
  • 1 colher de chá de óleo de macadâmia 
  • 2 colheres de chá de óleo de jojoba 
  • 2 colheres de chá de óleo de abacate 
  • ½ colher de chá de vitamina E 
  • 7 gotas de óleo essencial de tea tree 
  • Manteiga de karité até dar a consistência desejada 

Eu misturei primeiro os óleos e depois fui raspando a manteiga de karité do pote (para amolecer) e incorporando aos poucos à mistura, batendo com uma pequena espátula já dentro do potinho onde eu iria guardar o produto final. Preferi não aquecer nenhum ingrediente com medo de alterar as propriedades – misturei tudo “no braço”, mas isso não é tão complicado quando se trabalha com quantidades pequenas. 


O resultado final foi esse da última foto. Ao colocar o creme nos twists, priorizei as pontas (quando coloquei uma quantidade maior no comprimento acabei deixando meu cabelo oleoso demais). E após lavar os twists no meio da semana e refazer aqueles da frente, coloquei a misturinha apenas nas pontinhas, na hora de fechar o twist.

Na verdade, você pode usar os seus óleos favoritos, mesmo que sejam diferentes dos meus ou dos da Naptural85, e dosar a manteiga até ficar na consistência que você preferir - creme mais leve e aerado ou mais pesado e concentrado. As meninas do grupo CrespiiiiissimO.os do Facebook fizeram suas própria receitas - confira lá e pegue algumas ideias!


Conclusão? 
Bom, depois dessa primeira semana, já estou pensando em adotar os twists como meu penteado protetor de inverno! Mesmo de certa forma preso, meu cabelo secou absurdamente mais rápido e minha manutenção de meio de semana também foi bem mais curta. Dá pra variar o visual fazendo os torcidinhos pro lado ou no meio, ou ainda rasteirinhos (que eu ainda preciso treinar muito, mas um dia chego lá!). 

Pra completar, vou incrementar a minha rotina com outros produtos de tratamento 100% naturais, como a amla que a Aninha do Cacheado Básico me deu de presente e eu estou ansiosa para experimentar. Será que uma rotina toda natural dá certo? Quem sabe não consigo naturalizar de vez a minha vida? Aguarde as cenas dos próximos capítulos...

32 comentários:

  1. Que depoimento lindo, flor. Até me deu de cá uma felicidade pelas tuas descobertas. Às vezes eu acho que vou enjoar também da rotina de finalizações, cronograma. E nunca tinha passado pela cabeça adotar twists dado o tipo 3c, que é o meu, ser molinho pra segurar. Mas vendo você conseguindo a vontade é fazer agora mesmo! rs E esse lance de cabelo natural recebendo naturebas somente? Adorei! Porque tô tentando ser vegetariana e levar isso pro cabelo é ser vegana inteira. Enfim, me identifiquei totalmente com essa tua história e vou acompanhá-la torcendo por cada nova descoberta pra ti. Que aliás, está lindíssima! xD

    Tamires, http://cabeleiracrespa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei amiga!!! E você fica linda de qualquer jeito!

    ResponderExcluir
  3. Ficaram lindos! Seu cabelo tá enorme. Deu até vontade de fazer uns twists também, mas só quando a preguiça me largar, rs... Beijao.

    ResponderExcluir
  4. Nica, ficou lindo!!! Combinou muito contigo!

    Fiquei super interessada nesse creme de manteiga de karité. Como você usa na pele? Após o banho mesmo? Não fica muito oleoso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso como se fosse hidratante comum, nos joelhos, cotovelos, pés e onde mais estiver sentindo ressecado. Não fica oleoso pq é de fácil absorção qnd a gente faz um creme bem "levinho", bem batido.
      Bjos!

      Excluir
    2. Mt bom!
      E por falar em rotina, dá uma lida nesse:
      http://virgulapersona.blogspot.com.br/2012/12/sem-castigo.html

      Excluir
  5. Super amei Nica. Por esses dias eu readotei a manteiga de karité que estava esquecida em meio às outras que tenho aqui em casa. Não tem nada melhor no cabelo, tenho que dizer. Ao contrário do que vc fez, eu apliquei a manteiga direto no cabelo antes do creme e não coloquei muita quantidade para não pesar. Amei demais porque meus cabelos ficaram com os cachos ainda mais definidos e as pontas (que assim como vc, me preocupo bastante rs) bem melhores. Adorei a receita e penso em já copiar! Aos poucos estou mergulhando nos twists...vamos ver rs.

    Vc está linda com o novo cabelo! Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Fiz twists uma vez só no cabelo, mas não ficou bom...não sei o que fiz de errado.E ainda não tentei fazer novamente.O que faço toda vez que lavo é a fitagem, que fica muito bom, cachos realmente definidos...E como, você disse, tem que praticar,tentar várias vezes pra ficar bom,qualquer dia desses, lá vou eu fazer os twists de novo, e espero que dê certo.Obrigada pelas dicas Nica.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nica!!! Tudo bem?!!

    Me chamo Elaine Reis e sou mais uma fã, confessa, do seu blog/face!! :)

    Essa resenha veio, totalmente, a calhar com o meu momento de cuidados com os cachos e, por isso, eis-me aqui, aproveitando o espaço para pedir suas dicas preciosas, rsrsrrsrsrrs... Bom... Gosto do efeito dos produtos naturais e uso bastante o óleo de coco, pois acredito q ele só tende a agregar em nossas vidas, todavia, gostaria de saber onde vc compra essa variedade de óleos naturais, porque tenho muito interesse em usar o óleo de rícino, mas desconfio da fidedignidade desses produtos de farmácia q custam cinco reais e q são denominados extra-virgem ou 100% natural.

    Desde já, muito grata,
    Abração,
    Elaine Reis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliane
      Eu compro meus óleos no site Sabão e Glicerina, na loja virtual By Samia ou então nas lojas Mundo Verde que vendem os óleos Força da Terra.
      Bjos!

      Excluir
  8. Minina, num faço twist no cabelo desde que era criança e minha mãe achava que esse era o único jeito de eu poder sair de casa... hehehe. Acho que não tenho habilidades, e o pior, paciência pra tanto. Mas juro, vou tentar sim. Mas meu cabelo ainda tá curtinho...
    Gosto muito dos seus textos, sua escrita é perfeita, leve de se ler. Até coloquei um deles no meu face, citando a fonte lógico!
    E vou comprar a manteiga de karité. Já ia, mas nem sabia como usar. As pontas de meu cabelo estão terríveis! Aqui onde moro nessa época a umidade do ar cai muito e faz calor, então tudo o que precisa de água pra sobreviver, sofre. Ai, empolguei no comentário.
    Beijos. Saiba que você Inspira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada, Thalita, muito bom saber dessas coisas! Fico superfeliz que tenha te inspirado, de coração!
      Bjos

      Excluir
  9. Nica,

    amei os sites!! óleos maravilhosos encontrei por lá, fiquei super empolgada!! :)
    brigadãozão,

    Elaine Reis

    ResponderExcluir
  10. Ficou lindinho Nica ! Muito bem feito, gostei ! As receitas da Naptural são show !

    ResponderExcluir
  11. Oi Nica! Conheci seu blog a pouco tempo, e estou amando suas dicas!! Seu cabelo é muitooooo lindo, adorei os twists. Parabéns linda!!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Seu blog está de parabéns! Cada dica mais valiosa do que a outra! A-DO-REI! Meu cabelo também é crespo, porém é considerado "misto" e até hoje não encontrei algo que realmente se desse bem e eu gostasse 100%. Meu sonho era ter um black lindo como vejo nas ruas e nos blogs, mas não sei se com o "misto" seria possível.. rs Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Nossa nunca faço twist, direito.
    Fica muito solto sabe'
    Vou tentar de novo agora com suas dicas rs'

    Nova coluna no blog!!!!!!!!!!!!!
    #COLUNA DAS CACHEADAS Ú.Ú
    Assunto de hoje: Transição.
    http://coloredsugarofyaya.blogspot.com.br/2013/05/coluna-das-cacheadas-transicao.html

    ResponderExcluir
  14. Olá Nica. Tenhi 28 anos e desde criança que faço utilização de quimica para deixar os fios lisos. Porém com o passar dos anos nenhuma quimica tem me deixado satisfeita com meus cabelos. Sem contar que há quase duas décadas que ele não saí do meio do rosto e tem momentos que ele cai tanto que paro de sair de casa. Foi quando decidi e vou assumir meus crespos. Decidi mesmo. Ainda mas que tive infecção pulmonar em 12/2013 e tomei medicamentos e me livrei definitivamente da doença em 05/2013. Por conta dos medicamentos meus cabelos caíram tanto que chegava a entupir o ralinho. Por conta disso resolvi encurtar o cabelo, mesmo assim deixei uns 15cm de cabelo com quimica e já tenho de 5 a 10 cm de cabelo crespo de acordo com o lado da minha cabeça. E é aí que entro em pânico. Na frente da minha cabeça, aonde tinha uma franja, meu cabelo está levemente ondulado, ele vai para o lado que quiser. De orelha a orelha meus cabelos estão crescendo bem, mas bem cacheados mesmo... ele está formando uns cachinhos pequenos,apertado e é o lado mais bonito e tratado dos meus pequenos crespos. Agora na parte de trás, no lado mais ovalado da cabeça, meu cabelo está hiper ressecado, hiper crespo, embaraçado e muito frisado. Acho que é por ser a parte que mais fica apoiado em encosto(travesseiro,cadeira,sofá,banco de carro e busu,capacete) e essa parte é que a mais demora pra crescer e que sofre com a queda de cabelo. E pra finalizar. Minhas temporas e o final do pescoço quando começa o crânio já possui cabelos lisos e não é da quimica. Estou sem saber como cuidar do meu cabelo. Lavo duas vezes na semana, faço hidratação. Estou esperando crescer mais para ir ao salão. Me passe alguma informação sobre meus cabelos e quanto deve demorar pra crescer. Como sei que a alimentação influênciam, estou me alimentando super bem e nunca tive nenhum tipo de vicios e tirando a infecção, não tenho e não tive outras doênças graves. Desculpe-me pelo texto enorme. Abraços e parabéns pelo blog. Amo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla!
      Nossa, Carla, que saga a sua! E que ótimo que vc se recuperou totalmente! :)
      Então, é normal ter vários tipos de cabelo numa mesma cabeça. O Meu também é assim, dependendo da região da cabeça ele tem um padrão de cachos e uma textura diferente. Acho que você só vai conseguir pensar em uniformizar todas essas suas texturas naturais quando se livrar definitivamente da química cortando as eventuais pontinhas que te restam. Aqui no blog tem um post sobre crescimento de cabelos. Resumidamente, eles crescem cerca de 1cm por mês. Mas, mais importante do que crescer, é vc reter o crescimento impedindo que ele quebre/se estrague nas pontas.
      Enfim, basicamente é paciência e dar tempo ao tempo. Vc parece estar cuidando dele com carinho, então continue! :)
      Bjos!

      Excluir
  15. Olá Nica, que ótimo blog!
    Gostaria de saber quanto o método LOC, devemos pôr o óleo e o creme a partir do couro capilar ou não?

    Bj, continue a postar pois tem otimas dicas..

    ResponderExcluir
  16. Uma ótima máscara que possui manteiga de karité é a Illuminating Mask da linha Semi Di Lino Diamante Illuminating da Alfaparf, é uma máscara Micro-cristalina nutriente. Alto conteúdo de Manteiga de Karité, proporcionando hidratação e elasticidade às fibras. O extrato de Sementes de Linhaça fecha as escamas, deixando os cabelos excepcionalmente brilhantes. O imediato efeito condicionador elimina os nós dos cabelos devolvendo-lhes a sua natural maciez.

    ResponderExcluir
  17. Ideia otima esse creme, mas como faz pra manter o q sobrar do creme conservado?

    ResponderExcluir
  18. Olaa ... estou passando por uma transição qria que me ajudasse .. olhem minha historia no meu blog http://effymili.blogspot.com.br/ qria dicas tb amo esse blog bjooss

    ResponderExcluir
  19. eu sei eu sei,que não tem nada haver com o post,mas vcs sabem me dizer se a BOTHANICO HAIR é uma marca boa,vi meninas de cabelo crespo e cacheado elogiando,queria saber se alguma de vcs já usou

    ResponderExcluir
  20. Adorei seu blog minha amiga! parabéns! continue incentivando a naturalidade!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Nica! Vc acha viável utilizar óleos de cenoura e coco caseiros neste creminho de manteiga? Pode-se, por exemplo, misturar manteigas? Ou seria melhor manter somente 1 tipo de manteiga na receita? Beijos! Ótimo 2014 para todas nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa!
      Acho que qualquer óleo pode ser usado, basta experimentar. O mesmo em relação às manteigas. Até porque, cada cabelo tem uma necessidade e uma preferência diferente. Vc pode e deve usar o que seu cabelo mais gosta. E se der certo, conta pra gente o resultado! :D
      Bjos! Feliz Ano Novo!

      Excluir
  22. Oi Nica, então.. Comecei a acompanhar seu blog que diga se de passagem é muito legal. Estou aprendendo muito!
    Gostaria de saber sobre o método da Teri, eu geralmente lavo o meu cabelo em uma pia, mas para limpar o cabelo, só na raiz creio eu que não seja possível sem que o xampu caia no comprimento dos cabelos.. ou é ?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaela!
      Na verdade não tem problema o xampu escorrer para os fios na hora do enxágue, por exemplo - a própria Teri usa isso como uma forma de limpar o fio sem "estressá-lo" - o problema seria esfregar o comprimento do cabelo. Desde que vc massageie apenas o couro com o xampu, sem esfregar o comprimento dos fios, está tranquilo.
      Bjos!

      Excluir
  23. AMEI o blog, foi muito bom encontrar um espaço destinado aos nossos cabelos crespos. Obrigada

    ResponderExcluir