sábado, 4 de janeiro de 2014

Minhas máscaras de tratamento favoritas



E para terminar a série de postagens sobre a minha nova rotina capilar, desta vez vamos falar de máscaras de tratamento!

Voltar a usar máscaras foi talvez a maior mudança na minha rotina. Antigamente, eu "pulava" esta etapa por causa da economia de tempo: quanto menos coisas fizesse com o cabelo, mais rápido seria todo o processo. Contudo, percebi que ao mesmo tempo em que evitava a máscara lançava mão de outros "artifícios": aplicar óleo na raiz, borrifar a misturinha de água com pantenol, enfim... Eu estava economizando tempo de um lado e gastando de outro! Além disso, meus cabelos chegaram em um comprimento e densidade que os aditivos não estavam mais dando conta. Por isso, aboli todos os "extras" e me ative, novamente, ao básico: xampu, máscara e  LOC para finalizar. Sem mais pantenol, sem mais massagens com óleo, sem mais nenhum aditivo. 

Por ter ficado tanto tempo sem usar máscaras de tratamento, tive que revisitar algumas velhas conhecidas e descobrir outras novas. No momento, as minhas favoritas são essas:




Masquintense (Kérastase) - simplesmente deliciosa! Deixa meu cabelo incrível, macio, super definido - e, por isso mesmo, super encolhido também! De todas que uso atualmente, é a máscara mais emoliente. É também a que mais rende: um pouquinho já dá conta de cada mecha do meu cabelo, cobrindo os fios e permitindo um pentear muito fácil. É a favorita do momento!




Relaxima Care (Matrix) - é uma máscara que sempre funcionou muito bem no meu cabelo. Apesar de conter óleos e manteiga de karité, não deixa os fios oleosos nem engordurados. Ela tem um modo de ação bem interessante: quando aplico, não sinto lá grandes efeitos da máscara. A mágica só acontece no dia seguinte, quando percebo que meus fios ficam mais brilhosos, muito maleáveis e os cachos mais alongados. E essa última parte é realmente algum tipo de bruxaria, porque o produto dá peso aos cachos "sem pesar"! Está sempre no meu estoque! 





Biolage Hidrathérapie (Matrix) - fiquei muito tempo sem usar esta máscara e, quando fui na loja procurar por ela desta vez, percebi que mudaram a embalagem. Agora ela é Aqua-imersão! A consistência também ficou mais firme, mas a ação dela, se mudou, foi apenas para melhor! Deixa os cabelos muito gostosos após a aplicação. Também estará sempre no meu estoque, de hoje em diante!





Anti Age (Amend) - esta máscara e eu vivemos numa relação de amor e ódio, numa linha muito tênue entre necessidade de usá-la e vontade de jogá-la no lixo! Finalmente eu descobri uma forma de usar a Anti Age sem destruir meus cabelos. Como falei na postagem sobre xampus, quando uso o Head & Shoulders, que tem sulfato, uma vez ao mês, uso uma máscara com proteínas. A eleita é justamente a Anti Age, até por falta de vontade de pesquisar outras máscaras com a mesma função. Contudo, eu percebi que o "truque" para que esta máscara desse certo no meu cabelo era associá-la a uma outra máscara, mais emoliente.


Até aí nenhuma, novidade, muita gente faz a reconstrução e após uma hidratação. Mas, no meu caso, a máscara emoliente precisa ser usada ANTES da Anti Age! Eu uso qualquer máscara que seja emoliente para desembaraçar todo o cabelo, deixo agir, com os fios separados em mechas e enxáguo. Só então parto para a Anti Age, tentando não ultrapassar muito o tempo de ação recomendado (com os fios já desembaraçados, isso não se torna tão complicado). Agora sim eu posso dizer que ela não vai mais sair do meu estoque!




Além dessas que eu mencionei, ainda uso outras máscaras que são boas, mas não são ótimas. São elas a Biolage Forthetérapie (Matrix) e a Oro Argan (Bioderm). Em cada lavagem eu costumo usar uma máscara diferente, ou pelo menos a que "me dá na telha" naquele dia. Só a Anti Age que eu reservo para quando uso o xampu anti caspa com sulfato, uma vez ao mês. Como já deve ter dado para perceber, eu uso máscaras em todas as lavagens, após o xampu. Condicionadores simplesmente não valem a pena para o meu cabelo - eu prefiro deixá-los para a função de leave-in.



* * *



E você, já elegeu as suas máscaras de tratamento favoritas para 2014?

11 comentários:

  1. Adorei as postagens referente a sua nova rotina capilar. Mas ficou faltando os seus leavins preferidos. Aguardo ansiosa. rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda! Obrigada pela visita!
      É que eu uso condicionador como leave-in, então aquela postagem sobre condicionadores na verdade foi sobre isso, rsrs
      Bjos!

      Excluir
  2. Esculachou na escolhas das máscaras Nica! rs. Eu andei pesquisando sobre essa da Matrix, até mandei um e-mail pra um site pra saber se servia pra cabelos afros. Eu só não entendi direito sua colocação sobre a da Anti Age.... :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel!
      Em breve vai sair uma postagem falando especificamente sobre isso... Eu tenho alguns problemas quando uso máscaras para reconstrução e percebi que não era a única... Por isso resolvi escrever mais detalhadamente sobre o assunto!
      Bjos!

      Excluir
  3. Oi, a linha Biolage Hidrathérapie da matrix tem duas versões: da tampa branca e a aqua que é lilás mesmo,:) eu gosto das duas, gostei da dica dos condicionadores e dos shampoos da resenha passada, o shampoo de monoi deu caspa mesmo, tenho uma amiga que resenhou e gostou muito dele, curiosidade na máxima potencia!Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra!
      Pois é, qnd cheguei na loja pra comprar a Hydra o vendedor me disse que essa com a tampa roxa era uma "nova embalagem", mas o rótulo veio diferente e tb achei bem mais potente que a antiga... De qq forma, eu curti! rs
      Bjos!

      Excluir
  4. quais condicionadores você usa como leave-in?
    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu falei sobre eles na publicação antes dessa, Carolina ;)

      Excluir
  5. Nica, já tentou a Morocannoil de tampa laranja? Ou a Redken Extreme Builder (a azul clara)? Eu tb tô atrás de uma máscara reconstrutora, mas pra mim, q seja totalmente liberada. Eu tenho mto medo de usar shampoo, mesmo os c o tal cocamidopropyl betaine sentí muito, mas muiiiito ressecamento, talvez pq eu esteja no final da transição. Bjks!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lila! Ainda não experimentei nenhuma das duas, mas já anotei a sugestão!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. meus cabelos estavam super,hiper ressecados ,ásperos e rígidos decido a gelatina que passei no cabelo(ai,ai) e a relaxima realmente hidratou,ela derrete mesmo no cabelo, tenho boas máscaras de hidratação ,mas ela foi a única que resolveu,porém a finalização ficou estranha ao toque e as pontas ficaram espigadas.

    ResponderExcluir