terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Sobre os tipos de cachos


Vira e mexe, recebo perguntas das leitoras que querem saber o meu tipo de cabelo. Eu sempre respondo que ele é crespo-encarapinhado, que é o que, de fato, ele é. Mas eu sei que, no fundo, as pessoas querem saber onde meu cabelo se encaixa na classificação alfanumérica criada pelo Andre Walker e perpetuada pelo site Naturally Curly. Sim, aquela classificação que divide os cabelos de acordo com o tipo de cacho, em 2B, 3A, 3B, 4B etc.

Lá no início do blog eu contei que não gostava dessa classificação e como ela perdia importância quando aprendíamos a lidar com o cabelo que realmente temos na cabeça. Outras meninas tiveram a mesma percepção que eu como, por exemplo, a Claudia e a Rosangela, moderadoras do grupo CrespiiiiissimO.os do Facebook.

Ainda assim, é difícil de as naturais se desligarem dela porque é uma das primeiras informações que aparecem nas buscas sobre cabelos na internet. Contudo, percebo que, conforme essa classificação perdura, mais e mais as minhas impressões negativas sobre ela são confirmadas.


Vez ou outra, vejo naturais se perguntando o que um "cabelo do tipo 4" é capaz. Muitas vezes, quando aparece uma imagem de um cabelo que supostamente seria do tipo 4 mas faz algo ou é de um jeito “não previsto” para aquele tipo, duvida-se se realmente pertence a esta categoria, ou se seria um 3C, por exemplo.

Isso é o reflexo da hierarquia de tipos de cabelo que a classificação alfanumérica produz no imaginário das naturais. Se antes muitas meninas de tipo 4 se frustravam porque gostariam que seu cabelo fosse 3C, hoje muitas não acreditam que os cabelos tipo 4 ofereçam tantas possibilidades quanto parecem mostrar – crescer, “tombar”, ser esticado temporariamente para fazer penteados diversos, etc.

Acredito que em parte isso tenha sido gerado pela dificuldade em enquadrar os cabelos em cada uma dessas categorias, porque elas não dão conta da variedade dos nossos cabelos. Afinal, o que é um cabelo 4A, 4B ou 4C? Nem o próprio site do Naturally Curly parece ter chegado a uma conclusão. As imagens mais recentes que o site divulga sobre os tipos de cabelo são bem diferentes das fotos antigas publicadas pelo mesmo site, nas quais muitas naturais mais "antigas" se basearam para definir seu tipo de cacho. E mais diferente ainda das fotos das celebridades que eles dão como amostra de cada tipo de cabelo.

Por exemplo, a Naptural85 enquadra seu cabelo no tipo 4A. Mas ele é bem diferente da foto presente no site do Naturally Curly. Eu acho meu tipo de cacho bem parecido com o da Naptural85, guardadas as nossas diferenças em termos de produtos e finalização. Mas, de acordo com a foto do site, nem eu nem ela seríamos tipo 4A!

Fonte e fonte

Outra blogueira gringa cabeluda é a Alicia James, que entende seu cabelo como 4B. Eu acho o cabelo dela muito parecido com o da Rosangela, em termos de cachos. Mas a foto de referência do Naturally Curly não mostra com clareza o tipo de cacho da modelo (além das diferenças óbvias de formato de corte e comprimento, que também influenciam bastante no visual final) pra sabermos o que de fato é um cabelo 4B.

Fonte, fonte e fonte

E finalmente, o tipo que mais causa discórdia: o 4C. Inicialmente ele, nem existia na classificação do Andre Walker. Foi, na verdade, criado pelas leitoras do site, por "maioria de votos", digamos assim. Elas perceberam que seus cabelos encarapinhados não se enquadravam em nenhum dos tipos previstos e criaram um novo (o mesmo aconteceu com o tipo 3C). Por isso mesmo, muita gente até hoje não sabe o que é um cabelo 4C, e acaba achando que qualquer cabelo encarapinhado que, visualmente, não tenha cachos é um 4C. Ou, ao contrário, acreditam sim que o 4C forma cachos, o que deixa as meninas com fios que não formam cachos em dúvida sobre seu tipo.

Conclusão
Independentemente do tamanho dos nossos cachos, nossos cabelos de herança afro são encarapinhados. Logo, não é o nosso tipo de cacho que determinará sozinho o tratamento que devemos ter com eles. Talvez para pessoas com cabelos genuinamente cacheados, com fios de superfície lisa, o tamanho do cacho seja mais importante. Mas, para nós, precisamos ter em mente que nosso tipo de fio, a sua espessura, sua porosidade, são fatores de extrema importância no que se refere a formas de cuidar e de manusear nossos cabelos. Todas nós podemos ter o comprimento que desejarmos, ou criar os mais diferentes estilos, desde que demos aos nossos cabelos o nível ideal de hidratação e proteção que eles requerem. E sim, nossos cabelos encarapinhados podem muito mais do que sempre disseram pra gente, e não se limitam às imagens “oficiais” do Naturally Curly.

15 comentários:

  1. Meu cabelo é tão especial que nem o André Walker sabe xD

    ResponderExcluir
  2. olha só!Gostei da resenha, eu achava que era assim:2 ondulado, 1-fino,2-médio, 3 grosso, então me encontrava no 2C,mas na minha cabeça tem sim uns fios praticamente lisos, e uns torcidos em cima deles mesmos, e a maioria de cutícula bem uniforme,tem gente que jura que eu faço baby liss, mas lendo essa resenha eu concordo que na minha cabeça tem 2B,2C,quem sabe ate um 3A,hahahhaha

    ResponderExcluir
  3. Também acho essa classificação do naturally curly muito problemática e aprendi a cuidar MESMO do meu cabelo quando deixei esses números de lado e me atentei ao ~feeling~ dos meus fios, além é claro de adquirir uma rotina menos agressiva e mais orgânica.
    Beijos e parabéns pelo seu blog, apesar de não termos o mesmo tipo de cacho acho suas dicas muito boas e admiro a lucidez com que você cria suas postagens.

    ResponderExcluir
  4. Nunca fui adepta a essa classificação também. Não vejo importância. Como vc bem disse, nossos cabelos oferecem possibilidades múltiplas, que nem mesmo nós podíamos cogitar! Fato é que a cada dia descubro coisas maravilhosas sobre meu encarapinhado; e estou adorando!

    ResponderExcluir
  5. AMEEEEIIIII o post, concordo contigo!!! Mil beijos

    ResponderExcluir
  6. Puxa, até mesmo quando fico um tempão sem falar contigo você ainda consegue estar em sintonia com meus pensamentos! Pois justo ontem estava a concluir que esse negócio de classificação não é muito definitivo e muito menos eficiente. Antes pensava que meu cacho parecia com o seu (mas só saberemos com certeza se é ou não como o seu no seu tamanho atual quando o meu chegar afinal - esta é uma conclusão que cheguei também: só dá pra saber se o seu fio é semelhante ao da fulana com mais certeza quando ele estiver do tamanho do dela (ou vice versa)), mas agora já penso que, hoje, TALVEZ ele seja mais semelhante ao da Rosangela (adoro o Negra Rosa ;) ) ou seja, o importante mesmo é o cuidado e carinho, pois se tudo fosse baseado no tipo (tem coisas que diz-se que se encaixam melhor em determinado tipo de fio) não estaríamos nem discutindo isso aqui agora. Afinal, as precursoras do cabelo natural não quebraram as regras ao querer desmitificar a teoria de que cabelo crespo não cresce, não brilha ou afins por exemplo?

    Enfim, adorei! E passei pra dizer que ainda continuo de olho nas tuas coisas, mentora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo, Fran!!!
      Obrigada pelo seu carinho e suas visitas!
      Bjos!

      Excluir
  7. Oi Nica, muito legal o post, eu acho que essa classificação acaba gerando muitas expectativas e frustrações, ela é até legal quando a gente quer buscar uma referência, daí vc digita "4C" no google e aparecem cabelos supostamente desse tipo, pode ser útil. Mas ainda assim eu acho que se a pessoa se apega demais à essa classificação ela vai se aborrecer, eu acho que 2 pessoas de cabelo tipo 4B podem ter resultados diferentes, depende do produto, da finalização, dos cuidados, clima do local onde mora e até a alimentação. Não dá pra achar que todo 4B é igual né?! E sobre o 4C eu vejo poucos exemplos dele pelos blogs e canais de youtube, mas eu conheço a Crystal do NaturalMe4c(http://www.naturalme4c.com/), acho que o dela é 4C mesmo. O meu eu não sei, é uma mistura do 4B com 4C em alguns pontos e na ´franja´ tem alguma coisa de 4A haha! Bjks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho o mesmo pensamento que vc, Letícia!
      Eu gosto muito da Crystal, e ela é uma daquelas que o cabelo 4C faz coisas que as pessoas acham que cabelo 4C não faz... Ela é linda e o cabelo também!
      Bjos!

      Excluir
  8. Excelente texto! De verdade!

    ResponderExcluir
  9. Poxa! Estou eu aqui às 01: 00 hora da manhã de domingo pesquisando sobre o meu tipo de cabelo. E o que eu encontro no seu blog? A resposta que eu procurava!!!! Ficava me perguntando "Qual produto melhor para o meu cabelo?" " Não vejo nenhuma menina com o cabelo 4c moderadora de grupo". Estou a 4 meses com os cabelos naturais 100% e totalmente perdida no que fazer para modelar meus cachos deixá-los mais sedosos e bonitos... . Nem sabia que isso era realmente possível, mas estou aqui para tentar e conseguir e gostaria muito de contar com a sua ajuda para reconquistar minha auto estima.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Poxa! Estou eu aqui às 01: 00 hora da manhã de domingo pesquisando sobre o meu tipo de cabelo. E o que eu encontro no seu blog? A resposta que eu procurava!!!! Ficava me perguntando "Qual produto melhor para o meu cabelo?" " Não vejo nenhuma menina com o cabelo 4c moderadora de grupo". Estou a 4 meses com os cabelos naturais 100% e totalmente perdida no que fazer para modelar meus cachos deixá-los mais sedosos e bonitos... . Nem sabia que isso era realmente possível, mas estou aqui para tentar e conseguir e gostaria muito de contar com a sua ajuda para reconquistar minha auto estima.
    Abraços

    ResponderExcluir