segunda-feira, 21 de julho de 2014

Como tratar do cabelo crespo curto?


Aqui no blog já falamos diversas vezes da importância de proteger os fios para que todo o trabalho que temos durante aqueles tratamentos maravilhosos não vá por água abaixo - ou travesseiro adentro...

Há um tempo atrás, recebi uma sugestão de uma leitora que pedia dicas de proteção para quem está finalizando a transição ou que acabou de passar pelo big chop e cujos cabelos estão curtos ou curtíssimos. Apesar de eu, pessoalmente, não ter colocado em prática muitos destes procedimentos por puro desconhecimento na minha época de cabelo curto, pensei em algumas coisas que podem ajudar as novas naturais a construírem suas rotinas de tratamento. Aqui vão algumas dicas!

Penteados para a transição
Se as tranças e twists não funcionam muito bem no seu cabelo para disfarçar a diferença entre a parte crespa e a esticada, opte pelos penteados presos. Coques e outros penteados presos mais elaborados escondem a "fronteira" entre o cabelo relaxado e o natural e também protegem seus fios da manipulação diária e dos agentes externos. Dê uma olhada aqui, aqui e aqui.

Proteja o cabelo na hora de dormir
Independentemente de comprimento, a regra número um das naturais é sempre evitar dormir sem nenhum tipo de proteção na cabeça. Seja um lenço, uma touca ou uma fronha de cetim, é importantíssimo evitar que seus fios sofram com o atrito com o travesseiro. Dependendo do comprimento do seu cabelo, o método de proteção pode ser mais (ou menos) eficaz - teste e descobra o que funciona melhor!

Evite xampus com sulfato
Relembrando a minha jornada capilar, percebi que meus cabelos deram um grande salto quando parei de usar xampus com sulfato. Eles deixavam meu cabelo "espetado" (o cconhecido "frizz"!) e atrapalhavam bastante a definição dos cachinhos. Opte por xampus sem sulfato e nunca esfregue seu cabelo como nos comerciais de xampu! Dilua o produto em água e ponha em um frasco com bico aplicador para que ele possa ser colocado diretamente no couro cabeludo. 

Co-wash
Se o seu cabelo está super curto e você sente que as lavagem com xampu sem sulfato ainda assim estão sendo um pouco demais, que tal experimentar lavar seus fios com condicionador? Cabelos curtíssimos são fáceis e rápidos de lavar, e o condicionador, além de limpar, já proporciona alguma hidratação. Assim, você poupa tempo no seu dia-a-dia pulando a etapa da máscara de tratamento naquelas lavadas mais apressadas de meio de semana.


Dividir para conquistar
A partir do momento em que você sentir que tem comprimento para trabalhar com seu cabelo dividido em seções, faça!  Geralmente, quando nossos cabelos já estão indo de curtos a médios, a divisão em seções já se torna uma necessidade. Dividir o cabelo em 4, 6 ou 8 partes poupa bastante tempo e energia, seja ao lavar com xampu, ao desembaraçar ou ao finalizar com creme de pentear ou gel - seus braços e fios agradecem!

Método LOC
Outra descoberta fundamental na minha jornada foi o método LOC. Selar a hidratação no fio seguindo esta ordem - primeiro o líquido, depois o óleo e finalmente o creme - fez uma diferença enorme a médio e longo prazos. Se o seu cabelo estiver bem curtinho, coloque o óleo vegetal apenas nas pontinhas e, conforme seus fios forem crescendo, vá "subindo" com o óleo para até metade do comprimento.

Pente grafo + borrifador = seus amigos da manhã
Muitas meninas reclamam que, com cabelos curtos, não conseguem ter um day after razoável. Como o cabelo curto fica solto dentro da touca, do lenço ou em contato com a fronha de cetim, é inevitável que amasse enquanto dormimos. Borrifar um pouco de água, selando a hidratação com seu creme de pentear e/ou óleo favorito é uma forma de disfarçar o amassado sem ter que enfiar a cabeça debaixo do chuveiro e refazer toda a finalização. O pente garfo ajuda ainda mais, puxando a raiz e dando volume. 

É muito importante ter em mente que o day after nunca ficará exatamente igual ao dia em que lavamos o cabelo. É totalmente normal termos diferenças na definição dos cachos, no brilho dos fios e no volume do cabelo de forma geral. Essas diferenças não são problemas que precisem ser solucionados, são condições com as quais precisamos aprender a conviver e usar a nosso favor.

Reconsiderações
Também precisamos saber que é necessário abrir mão de certas coisas. Você está acostumada com cabelo comprido? Diante da possibilidade de um big chop (grande corte) o cabelo comprido vai ter que ficar para depois... Da mesma forma, o visual do "cabelo comprido" vai ser dificultado pelo encolhimento, que é absolutamente normal, do cabelo natural. Você gosta de usar o cabelo solto? Nem sempre, em todos os momentos e em todas as fases da sua jornada capilar, vai ser possível usar o cabelo solto - seja por uma questão de proteção mesmo, ou de visual, apenas. Você tem medo de ficar feia usando uma touca ou lenço na frente do(a) parceiro(a)? É uma questão de escolher entre ter cabelo bonito na hora de dormir ou durante o dia seguinte inteiro...

O processo de transição e o primeiro ano de cabelo natural são períodos difíceis para a grande maioria de nós. É o momento em que estamos aprendendo a cuidar do nosso novo-velho cabelo e estamos nos acostumando com a nossa imagem no espelho. Contudo, essa dificuldade pode ser amenizada com a devida informação, reflexão e paciência.

10 comentários:

  1. Ah, muito obrigada, Nica! Estava recentemente me perguntando sobre os métodos que utilizo para cuidar dos meus cabelos curtinhos (os descritos no seu texto): se eles realmente estão certos, se meu cabelo realmente está saudável, se o crescimento dele (mesmo bastante retraído) estava sendo "OK" e etc. (porque eu sou nova ainda, mas eu faço muitas coisas, então não tenho aqueeeeeele tempo para cuidar dos cabelos - cronograma - nem aqueeeeele dinheiro para comprar os cremes mais caros, mesmo sabendo que nem todos eles são bons para os meus fios já que isso é uma questão particular - e eu também nem me importo muito com reconstrução ou certas práticas que eu acho que são o mais puro exagero capilar, em termos de dia-a-dia). Então esse post me aparece (tcharaaaaan!) só para dizer que: realmente! O que você aprendeu aqui e em outros blogs está certo. Keep calm and continue, haha!
    Aprendi muitas coisas aqui no seu blog e eu simplesmente preciso te agradecer por compartilhar todas essas informações ( e até as traduzidas - porque eu sei falar inglês, mas nem todas as coisas eu sei - como, por exemplo, "CURL" é uma palavra eu não sabia o significado, mas depois de horas de leitura nos fins de semana aqui e no NC aprendi e expandi meu vocabulário! Enfim, falante, não dicionário! Haha.).
    Muito obrigada e que tu continue sendo essa"guru brasileira" dos crespos. E de conscientização dos mesmos.
    Beijos, gata ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, obrigada pela sua visita e pela sua mensagem! Fico super feliz de saber que as dicas são úteis! Eu também aprendo sobre cuidados capilares todo dia e pretendo aprender a vida toda - pelo menos enquanto tiver cabelo hehehe...
      Bjos!!!

      Excluir
  2. Oi Anatascia! Acompanho seu blog desde o final de 2012 quando decidi parar com o relaxamento, suas dicas foram super valiosas naquela época e continuam sendo, mesmo após 1 ano e 7 meses de cabelo natural... Sigo também a página do Ame Seu Crespo pelo face e toda vez que vejo que tem publicação nova corro para cá conferir. Acompanho também os sites blackgirllonghair, curlynikki e o seriouslynatural, que são grande ajuda e inspiração para as mulheres que estão na transição ou já toda natural.
    Sigo quase todas as dicas que você postou acima, mas onde eu realmente não consigo me ajudar é na hora de desembaraçar, meu cabelo é crespo e tenho alta densidade de fios, o que eu acho que me ajudou a não ficar careca ainda (rsrs)... Separo o cabelo em seções, uso creme (o kanechom argan, único que sinto que me ajuda no processo), uso pente de dentes largos e já até tentei desembaraçar com os dedos mas mesmo assim sinto que "perco" cabelo nesse processo. Confesso que tenho a mania de colocar a mão muito no cabelo, não sei se isso pode ter uma relação, sei lá... Mas enfim... Você poderia fazer um post explicando como você procede nesta etapa... (ou se já tiver me dá um toque)
    Uso as palavras da menina acima e agradeço por ser a "guru brasileira" dos crespos...
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Talita! Obrigada por acompanhar o blog! Muito bom saber que as dicas tem sido legais pra você!
      Olha, perder cabelo é inevitável... Digo, além do cabelo que cai naturalmente, sempre arrebenta um pouco... Mas gostei da sua sugestão! Vou pensar em algumas formas de facilitar o processo de desembaraçar pra escrever aqui no blog!

      Bjos!

      Excluir
  3. Oi Nina! Você poderia me dizer qual leave in vc utiliza (pois meu cabelo é bem parecido com o seu, e não encontro um leave in que se dê bem nele)?
    E também vc poderia me indicar produtos para low poo/no poo?
    Vou iniciar a técnica pois tenho um grande problema com ressecamento, e consequentemente meu cabelo não fica definido e sem movimento!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kimmy!
      Eu uso condicionador como leave-in. Aqui no blog falo sobre os meus produtos favoritos. Dá uma olhada nos posts anteriores - se precisar, use a caixa de busca que fica aqui ao lado.
      Bjos!

      Excluir
  4. Abordagem profunda, sensível e sincera sobre a transição. Parabéns!
    Me tornei seguidora assídua.

    ResponderExcluir
  5. Nossa estou em transi;'ao e como é dificil se acostumar. Ate mesmo as pessoas tendem a falar.
    Vamos adiante!!! Adorei o texto.

    ResponderExcluir
  6. adorei!!!adotei o meu natural estou super feliz.

    ResponderExcluir