segunda-feira, 14 de julho de 2014

Lavando seu cabelo sem medo

Fonte

Há algum tempo atrás, eu falei aqui no blog sobre diluir o xampu para deixá-lo mais suave. Já tem algum tempo que venho fazendo isso e tenho obtido resultados muito bons.


De tempos em tempos eu preciso usar um xampu anticaspa. Das opções disponíveis nas farmácias experimentadas por mim, o melhor foi o Head and Shoulders Anti Coceira. A indicação de uso é aplicá-lo uma vez, esfregar, enxaguar e repetir a operação. Sinto que o produto é bem eficiente para o que se propõe e ainda deixa uma sensação bem gostosa e refrescante após a lavagem. Mas - e sempre tem um "mas" - esse xampu contem sulfato!

Xampus com sulfato fazem com que meu cabelo se desintegre (eu sempre termino com um bolo de fios arrebentados na mão e no ralo do box). Então como lidar com essa situação?


Conversando com a amiga cacheada Eliane Serafim, resolvi apostar na técnica da diluição também para o xampu com sulfato. Em uma proporção de uma parte de água para uma de xampu, arrisquei aplicá-lo duas vezes como manda o figurino. E com um pequeno detalhe que fez toda a diferença: protegi o comprimento do cabelo com condicionador antes de colocar o xampu no couro cabeludo.

Resumidamente, os passos da lavagem foram os seguintes:
  • Antes de entrar no chuveiro, separei meu cabelo em 10 seções.
  • Umedeci cada uma delas com água e condicionador, desembaracei e fiz um twist em cada seção.
  • Lavei uma seção por vez com o xampu diluído, aplicando-o e massageando apenas o couro cabeludo, sem desmanchar o twist - para isso, basta deixar a raiz "frouxa", assim seus dedos entram facilmente através do cabelo.
  • Para enxaguar, desmanchei um twist por vez e refiz após o enxágue.
  • Apliquei novamente condicionador nos fios e repeti a operação com o xampu.
  • Enxaguei tudo junto, o xampu com o condicionador, novamente desfazendo um twist por vez e refazendo-o depois de retirar todos os produtos dos fios.

Ao passar para a etapa seguinte (máscara de tratamento) meu cabelo não estava embaraçado em demasia e as pontas, graças ao condicionador que apliquei antes, não haviam ficado ressecadas por causa do xampu.

Cabelo seco, no dia da lavagem: definição e encolhimento
normais

Meu cabelo continuou no lugar e, de fato, correu tudo como deveria correr: sem embaraço excessivo nem fios arrebentados entupindo o ralo. E o efeito de limpeza continuou nos dias seguintes, pois não tive caspa nem coceira!

Três dias depois da lavagem: couro limpíssimo;
a definição permaneceu sem ressecamento

Esse é um método que vou definitivamente repetir no futuro. Desta forma, me senti bem mais segura para usar o xampu anti caspa contendo sulfato. Se você possui xampus com sulfato dos quais precisa se livrar antes de partir para os sem sulfato, esta é também uma forma interessante de ir acabando com seu estoque. E mesmo que você já use um xampu sem sulfato, pode tentar este método combinado da diluição + proteger os fios com condicionador + aplicar o xampu mais de uma vez , caso sinta que seu cabelo vem sofrendo com o ressecamento causado pelo xampu mas seu couro exija uma limpeza mais efetiva.


*** Editado dia 14/06 às 14:35 *** Opa! Voltei aqui para dar os devidos créditos a quem os merece: a técnica da lavagem com xampu diluído + proteção dos fios com condicionador a Eliane aprendeu com a Terapeuta Capilar Jô Rezende! Um imenso obrigada à Jô por ter dividido o conhecimento e à Eli por compartilhá-lo comigo =)

11 comentários:

  1. Vou fazer, o único porém é que ao invés de eu lavar os cabelos em 1 hora, com essa técnica vou levar 2 horas rsrsrsrs, o que não fazemos para manter nossa cabeleira saudável rs, beijos Nica, adoro seus posts.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, preciso dar o crédito da técnica para a Terapeuta Capilar Jô Rezende que me ensinou. Pra mim está sendo tão bom que consegui reduzir o número de lavagens na semana de 03 pra 02 vezes. :) E nada de coceira!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eli, vou editar e colocar o nome da Jô Rezende! Santa Jô! Rsrsrs
      Mil agradecimentos a ela!
      Bjos!

      Excluir
  3. Só fiquei com uma dúvida, como fica a limpeza dos fios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Izabel, com ou sem condicionador, os fios são lavados qnd o xampu escorre para as pontas na hora do enxágue, porque eles não são esfregados, apenas o couro.

      Excluir
  4. Não vou mais retirar os twits dos pré-poos e umectações! \o/ Agora a lavagem, só faço uma mesmo, duas me acaba com o pouco de hidratação que tenho. Também diluo mesmo os sulfate-free. Agora essa de deixar os twits vai ajudar mais ainda ao shampoo não se espalhar pelas madeixas! Adorei o post, Nica! :D

    ResponderExcluir
  5. Oi, meu cabelo é igual o da moça da foto(você) mais é um pouco mais compridos e mais volumoso, meu cabelo é virgem ( nunca usei química) ter o cabelo crespo sem nunca usar química é ruim? Dificulta no crescimento ,no cachos ou algo parecido? Agradeço se me responder beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, todo o blog é voltado para o cuidado de cabelos sem química. Eu não acho difícil de cuidar, pelo contrário - por isso não uso química há quase 10 anos, e meu cabelo está bem comprido.
      Bjos!

      Excluir
  6. Nica, uma dúvida: na hora de enxaguar vc colocou a cabeça embaixo do chuveiro ou o enxague foi manual um twist por vez com algum tipo de água corrente. Só essa parte não entendi...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei a cabeça embaixo do chuveiro e desmanchei um twist de cada vez para ter certeza de que não sobrou nenhum resíduo de xampu nos fios, depois refiz o twist ainda embaixo do chuveiro e assim até o último :)

      Excluir
  7. De quanto em quanto tempo você usa esse shampoo?

    ResponderExcluir