sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O método da Teri LaFlesh (parte 2)

* Para ver as demais postagens desta série, clique aqui

Continuando a série sobre a musa capilar Teri LaFlesh, nesta postagem vou explicar como é seu método, passo a passo.

Preciso rasgar seda e dizer que, quando comecei a seguir as dicas da Teri, meu cabelo finalmente "engrenou" e tudo mudou... Ganhei definição, peso (meu cabelo passou a ficar pra baixo e não mais pra cima, como em um "black") e diminuí muito os danos causados pela manipulação excessiva dos fios, já que só faço esse processo todo uma vez na semana - sim, meus cachinhos duram uma semana bonitos e definidos!

É claro que o método ganha adaptações aqui e acolá de acordo com a pessoa (cada cabeça uma sentença!), então além de falar sobre o que a Teri faz, vou colocar também o que eu adaptei às minhas necessidades a partir do método dela.

No total, são sete passos para um cabelo lindo: limpar, condicionar, pentear, definir, secar, proteger e reavivar os cachos. Como eu escrevo muito, vou dividir o método dela em algumas postagens pra não ficar cansativo. Pois agora vamos ao segredo da Teri!

Limpar
Antes de qualquer coisa, molhe bastante seu cabelo. Deixe a água correr por entre os fios e certifique-se de que eles estão completamente encharcados. Faça isso sem mexer muito neles, apenas abrindo caminho pra que ela passe tanto no couro quanto no comprimento - deixe o cabelo "cair" solto pelas suas costas, encharcado. Até isso acontecer, demora uns minutos, portanto não vá lavar o cabelo se estiver com pressa! Se você aplicar xampu num cabelo só "meio molhado", o sabão não vai retirar a impureza que interessa ser tirada - ao invés disso, vai se misturar naquela "lama" básica que a água formou com o creme e com a poeira que estava nos seus fios e você vai ter que aplicar xampu várias vezes para limpar o cabelo.

Depois que seus cabelos estiverem bem molhados e a água já tiver retirado a sujeira "grossa", é hora do xampu. Nos comerciais a gente costuma ver as modelos colocando um monte de xampu nos cabelos e fazendo bastante espuma, empilhando os fios no topo da cabeça. Banho gostoso, não?

Nããããããooooo!!!

Não mesmo! Jamais lave seu cabelo assim. Ao juntar todos os fios e fazer aquele "ninho" para esfregá-los, a única coisa que você vai conseguir é ressecar e embaraçar seu cabelo. A Teri explica que o xampu deve ser aplicado apenas no couro. Repetindo: xampu apenas no couro! Pra facilitar a aplicação do xampu dessa forma, ela coloca as gotinhas de xampu nas pontas dos dedos, enfia os dedos por entre os fios para atingir o couro cabeludo e esfrega/massageia para limpar. O comprimento e pontas dos cabelos devem ficar soltos durante esse procedimento.



Um aviso muito importante: aplique xampu apenas uma vez! Ignore a instrução da embalagem que diz para "repetir a operação". Xampu mais de uma vez só se o cabelo estiver muito sujo, por algum motivo extraordinário (tipo em dia de aniversário quando jogam ovo, farinha e fermento na sua cabeça). A sujeira do dia-a-dia sai com bastante água e uma aplicação de xampu.

Outro aviso importante: como eu mesma pude atestar e a própria Teri fala no site, para lavar o cabelo não é exigido, de maneira nenhuma, o uso do xampu. Se você segue uma rotina de no poo e pratica co-wash, pode substituir o xampu pelo condicionador que você usa para lavar o couro e os fios sem nenhum problema.

Aliás, falando em lavar com condicionador, outra dica que a Teri dá para conseguir um cabelo mais limpo sem passar xampu duas vezes é justamente fazer co-wash no comprimento. Pra isso, ela usa um condicionador mais leve, desses baratinhos. O objetivo não é condicionar o cabelo, mas sim fazer com que o produto agarre o resto de sujeira e xampu que possa ter ficado nos fios. Depois de passar o condicionador pelo comprimento do cabelo num movimento de enluvar ou correr os dedos por entre os fios, basta enxaguar completamente até retirar todo o produto.


O que eu faço: como se pode perceber, o cabelo da Teri é bem mais "liso " do que o meu. Minhas molinhas são bem menores, mais fechadinhas, e meus fios aparentam ser mais encarapinhados que os dela. Logo, na hora da lavagem, eu não posso deixar meu cabelo solto enquanto lavo o couro cabeludo, a não ser que queira terminar a lavagem que nem o Urso do Cabelo Duro.
Ao invés disso, antes de entrar no chuveiro, divido meu cabelo em quatro ou seis seções e prendo com clipes de cabelo. Vou molhando uma de cada vez, saturando bastante com água e retirando toda a sujeira que a água conseguir levar embora. Mas veja bem: eu nunca "misturo" as partes de volta! Solto uma, molho e prendo de novo. Depois de todas as seções molhadas, eu solto uma de cada vez e aplico o xampu na raiz, com as pontas dos dedos, do mesmo jeito que a Teri. Mas enquanto isso também não deixo o cabelo cair solto pelas costas; eu seguro a mecha com as mãos, dando uma certa distância da raiz, que é para os meus dedos poderem se movimentar para massagear e limpar o couro com xampu.
Quando sinto que a massagem é suficiente, enxaguo a mecha primeiro na raiz, que é onde está a espuma do xampu, retirando o excesso. O restinho da espuma eu deixo correr pelo comprimento dos meus fios, assim como ela faz. Daí, prendo novamente e passo para a próxima seção, repetindo esses mesmos passos. Resumindo: o que a Teri faz de uma vez só no cabelo inteiro, eu faço por partes.
Eventualmente, eu substituo o xampu por algum condicionador e faço exatamente da mesma maneira: divido em seções, molhando uma parte de cada vez, aplicando condicionador, esfregando a raiz etc etc etc.


E como nunca é demais repetir, relembrando a parte um desta série: tenha paciência! Faça tudo com calma, com tempo, sem pressão, sem hora marcada. Reserve um tempo de algum dia da semana que você saiba que não vai ter compromissos imediatamente após o cuidado com os cabelos. Se tiver um espelho no box ou no local em que você costuma lavar os cabelos, aproveite para observar seus movimentos e também seus fios, sua textura, o quanto seus cachinhos encolhem, a diferença no padrão de cachos... É você com seu cabelo, seu cabelo com você. Ele nasceu com você e estará na sua cabeça por toda a sua vida, então faça as pazes com ele!


E agora que seus cabelos já estão limpos, é hora de condicioná-los. Até o próximo post!

3 comentários:

  1. Adorei, muito boa a dica de lavar por partes !

    bjus
    Andrea

    ResponderExcluir
  2. Nicaaa,help me now!Eu não lavo o meu cabelo crespo no chuveiro e sim no tanque.E na parte que diz que não precisa lavar duas vezes com shampoo foi direto no meu olho pq fiz isso semana passada!rsrsrs
    Enfim,estou muito interessada nessa método apesar de eu ter que ter muita paciência para fazê-lo,enfim,me dá a dica pra euzinha que lavo o belitcho no tanque,bjos!
    By Débora Abreu

    ResponderExcluir
  3. "Paciência", putz, está aí algo que me falta quando vou cuidar dos meus cabelinhos! rs. Espero conseguir seguir a risca todo esse processo de lavagem!

    ResponderExcluir