sábado, 10 de março de 2012

Lendo a letra miúda (parte 1)

Leia a letra miúda!
Já falei bastante aqui no blog sobre técnicas de manipulação do cabelo: quais os movimentos corretos de lavagem, como desembaraçar, como prender corretamente etc. Acredito que este seja o conhecimento básico: sabendo como “mexer” nos fios já temos metade do caminho andado. A outra metade do caminho é saber os produtos corretos para nosso tipo de fio. Só que, como melhor do que dar o peixe é ensinar a pescar, antes de recomendar um produto X ou Y, é bom conhecer o que contém cada um.

Apesar de parecer uma coleção de palavrões (um nome mais feio que o outro!), a composição do seu produto de cabelo nunca mente. No rótulo ele pode dizer que é “para cabelos secos e quebradiços”, “para cabelos oleosos”, para cabelos rebeldes e com frizz”, mas é lá atrás, na letra miúda onde está escrito “Ingredientes” que você terá a certeza de que a propaganda não é enganosa. Sabendo mais ou menos pra que servem os ingredientes de um produto, podemos parar de escolher simplesmente por marca ou recomendação, e sim baseadas no que ele pode nos proporcionar de acordo com a nossa necessidade.

É bom saber que, em geral, os ingredientes dos produtos costumam vir escritos em inglês. Contudo, é fácil de reconhecê-los quando estão escritos em português, pois os nomes são parecidos em ambos os idiomas. É comum também que eles apareçam na lista em ordem decrescente: o primeiro ingrediente é geralmente encontrado em maior quantidade do que o segundo, o segundo em maior do que o terceiro, e assim por diante. É bom reparar sempre nos cinco primeiros ingredientes da composição porque esses são, a bem dizer, os que realmente agirão nos seus fios. Exemplo: se algum produto diz conter “o poder da aloe vera” e lá no rótulo aparece “aloe vera” quase no final da lista de ingredientes, significa que só deve ter uma vaga “lembrança” do tal princípio ativo no produto que, provavelmente, não fará muita diferença no resultado final.

Como são muitos ingredientes, decidi dividir este assunto em algumas postagens pra ficar menos cansativo (ainda assim, eu escrevo muito!). Veremos agora os xampus.


Ingredientes surfactantes ou tensoativos
Este tipo de ingrediente é encontrado em xampus. Ele é o ingrediente detergente, que vai retirar a oleosidade excessiva dos fios e do couro cabeludo. Existem tensoativos mais agressivos (os mais comuns) e outros que são mais suaves (e, portanto, mais raros ou encontrados em produtos mais caros). Procure xampus contendo os tensoativos recomendados abaixo:

Os xampus da linha
Amazônia Preciosa, da Surya,
contem Cocamidopropyl Betaine



  • Cocamidopropyl Betaine
  • Coco Betaine
  • Cocoamphoacetate
  • Cocoamphodipropionate
  • Disodium Cocoamphodiacetate ou Cocoamphodipropionate
  • Lauroamphoacetate
  • Sodium Cocoyl Isethionate 




Os tensoativos mais suaves costumam ter algum termo no nome que remeta a "coco": cocamidopropyl betaine, coco betaine, sodium cocoyl Isethionate. Essas substâncias são parcialmente derivadas do coco (talvez a sua vó, que lavava os cabelos e o corpo com sabão de coco não estivesse tão equivocada, viu? O que não significa que você pode pegar qualquer sabão de coco em barra que tiver no mercado e passar no cabelo!) 

A seguir, os tensoativos indesejáveis:

O xampu Hydrathèrapie, da Matrix,
é bem hidratante mas
contém sulfato (sulfate)

  • Alkylbenzene Sulfonate
  • Ammonium Laureth ou Lauryl Sulfate
  • Ammonium ou Sodium Xylenesulfonate
  • Dioctyl Sodium Sulfosuccinate
  • Ethyl PEG-15 Cocamine Sulfate
  • Sodium C14-16 Olefin Sulfonate
  • Sodium Cocoyl Sarcosinate
  • Sodium Laureth, Myreth, ou Lauryl Sulfate
  • Sodium Lauryl Sulfoacetate
  • TEA-Dodecylbenzenesulfonate
   



O xampu infantil Mamãe e Bebê,
da Natura,
não contém sulfato
Você pode dar um pulinho no banheiro agora pra notar que a imensa maioria dos xampus e sabonetes líquidos contém Sodium Laureth Sulfate e/ou Sodium Lauryl Sulfate. Estes dois tensoativos são os mais comuns, mas também podem ser altamente irritantes para a pele do corpo e do couro cabeludo. Algumas pessoas desenvolvem dermatites (descamação, sensibilidade e ressecamento excessivo da pele e dos fios), além do tal "efeito rebote": o corpo se "defende" da agressão do xampu produzindo sebo em demasia para compensar a oleosidade que foi retirada. Com o passar do tempo o cabelo pode ter aspecto de oleoso ou ser misto (oleoso na raiz e mais seco na pontas). Contudo, na verdade, o que há é um desequilíbrio causado pelo xampu: uma vez que se opta por um produto menos agressivo, a oleosidade é regulada pelo organismo com o passar do tempo.


O xampu Multivegetal
de camomila
também não contém sulfato
Dependendo do tipo de fio, do tipo de cacho e da produção individual de sebo do couro cabeludo, os xampus com sulfato podem não fazer tanto mal nem causar reações adversas. Muitas vezes, o uso de sulfatos não precisa ser abolido, apenas racionado (uma vez na semana, uma vez a cada quinze dias, pois algumas pessoas dizem que o cabelo "pede" algum xampu que limpe mais). De fato, a sensação deixada por um xampu sem sulfato, pra quem não está acostumad@, pode parecer de "cabelo sujo". O que acontece não é o cabelo estar sujo, e sim, quando se usa xampu com sulfato, o cabelo ficar "limpo demais", sem a sujeira que deve mesmo ir ralo abaixo, mas também sem a sua proteção lipídica natural, que o mantém brilhoso, sedoso e íntegro.


Pré-Shampoo Éh:
não contém sulfato
Como são mais difíceis de encontrar, optei por colocar mais fotos de sem sulfatos. Tendo a listinha dos ingredientes em mãos, você já pode sair às compras sabendo exatamente o que procurar nas lojas de cosméticos. Alguns desses xampus você encontra apenas na internet, outros em lojas físicas. Mas a busca vale a pena se você quer optar por um produto mais suave. Independentemente de se usar um xampu com ou sem sulfatos, mais ou menos agressivo, lembre-se que as regrinhas de lavagem continuam as mesmas: xampu só na raiz!


Como tudo é experimentação, se um xampu não der certo, experimente-o de outras formas, combinando com outras finalizações, mas sem insistir eternamente: parta pra outra depois de três ou quatro usos.


E no próximo post, veremos os ingredientes mais comuns em cremes condicionadores, de tratamento e leave-ins!

14 comentários:

  1. Eu acho muito interessante tudo isso ,mas imagino como deve ser demorado na hora de escolher um produto ideal,pois são nomes bastante difíceis.Ah! Nunca havia escutado que não tem problema deixar condicionador nos kblos,pois sempre devemos enxaguar bastante e não deixar nenhum residuo para que não fique com aspecto de sujo sem brilho.Eu li o método que vc usa para deixa-los tão definidos,realmente na foto está lindo mas não tem problema deixa-los no fio.Um abraço gostei do seu blog parabéns. Vanillablack

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problemas deixar condicionador nos cabelos, mas pra descobrir o condicionador certo a gente tem que ir experimentando, não tem jeito...
      Os nomes são difíceis mas a gente se acostuma... No início eu cortei um dobrado tb!
      No próximo post vou falar sobre ingredientes bons de se encontrar em condicionadores ;)

      Excluir
  2. Fui catar dois shampoos um infantil da palmolive e o Tresemmé... fiquei animadinha porque os dois levavam Cocamidopropyl Betaine e depois fui ver mil tipos de sodio _-_
    e lógico que o sódio vem nas primeiras posições.
    E já lavei muito o cabelo com sabão de coco "ruth", minha mãe sempre recomendava =P

    parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadu! rs
      Esses que eu coloquei as fotos todos são livres de sulfatos, exceto aquele que eu sinalizei que tem. Ainda que tenham, se vc sentir que são menos agressivos pros seus fios pode continuar usando até achar outro sem sulfato

      Excluir
    2. to ligada... qlqr dia eu procuro esses
      ;*

      Excluir
  3. Seu blog é excelente! Muito boa a pesquisa, o texto flui e induz à reflexão - ensina a pescar!
    Descobri através do forum encaracoladas, que é muito bom também, mas lá a abundância de informações me deixou meio perdida.
    Posso sugerir um post? As propriedades dos óleos vegetais!

    Continue assim, espero voltar sempre!
    Beijão,
    Jubinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc curtiu, Jubinha!
      Adoro o fórum também, aprendi várias coisas e fiz várias amizades :)
      Sugestão anotada ;)

      Excluir
  4. Delícia de ler Nicaaaa! Beijos! Amei! :)

    ResponderExcluir
  5. oi é a primeira vez que assessor seu blog e adorei queria que vc indica-se mais opções de produtos adequando pra os crespos da vida e de preferencia que seja mais fácil de encontra nas lojas.bj e sussesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josilene, em breve farei uma postagem sobre a minha rotina e os produtos que eu recomendo... Fique ligada!
      Bjos!

      Excluir
  6. Que MARAVILHA DE BLOG TÔ MEUS CACHINHOS ESTÃO SALVOS! Parabenizo a dona do blog. Eu estava fazendo tudo errado, usava produtos que deixavam a raiz do meu cabelo fofa... Estou usando o shampoo e condicionador da Vizcaya e estou gostando muito... E aguardo o fim dos cremes de pentear da natura pois, eles estão irritando o couro cabeludo da minha cabeça. Sucesso Nica! e viva nossos cachinhos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lívia!
      Obrigada pela visita e boa sorte com seus cabelos!
      Bjos!

      Excluir
  7. Curti muito esse post! exatamente uma das informações qual eu estava procurando. Eu espero conseguir encontrar um xampu que tenha essa composição por um preço bem "acessível".

    ResponderExcluir