quinta-feira, 22 de março de 2012

Óleos vegetais e suas propriedades

Óleo de rícino


Sabemos que achar o condicionador, máscara de tratamento e leave-in corretos é uma tarefa árdua, mas fundamental. Além de servirem para manter nossos cabelos modelados e arrumados ao longo do dia, é importante também que contenham ingredientes ricos, que "alimentem" adequadamente nossos fios.
  
 
Os óleos vegetais são ingredientes importantíssimos em qualquer produto para cabelos. São extraídos, como o próprio nome diz, de plantas, geralmente das sementes. Já comentamos que eles possuem dupla função: além de nutrirem os fios, pois são ricos em vitaminas, ainda funcionam como selantes, retendo a hidratação no cabelo por mais tempo. Cada óleo possui uma propriedade diferente. Por isso, é interessante procurar produtos com diferentes óleos vegetais em sua composição.

Vejamos alguns óleos e seus benefícios para o cabelo. Como sempre, coloco também o nome em inglês, para facilitar a identificação ao ler os rótulos dos produtos:

Óleo de rícino (castor oil) - engrossa e fortalece o fio, contribuindo para seu crescimento. Ajuda também no combate ao frizz e às pontas duplas, além de prevenir infecções por bactérias e fungos no couro cabeludo.

Óleo de abacate (avocado oil) - contém altíssimo teor de vitaminas A e E, aminoácidos e ácidos graxos muito parecidos com aqueles naturalmente encontrados na nossa pele. Doa brilho e fortalece os fios.

Óleo de oliva (olive oil) - nada mais nada menos que o azeite extra-virgem. Ótimo para hidratação, para fortalecer os fios e combater a perda de cabelo.

Óleo de coco (coconut oil) - previne a caspa, promove crescimento capilar, fortalece e engrossa os fios Já existem estudos mostrando que o óleo de coco efetivamente penetra no fio de cabelo, prevenindo e reparando danos, função semelhante à das proteínas dos tratamentos reconstrutores.

Óleo de jojoba (jojoba oil) - contém vitamina E e antioxidantes, que preservam a cor e a integridade dos cabelos. Por ser bastante escorregadio, mas não grudento, é ótimo para ajudar a desembaraçar os fios.  Sua composição química é bastante similar à do sebum natural excretado pela pele e pelo couro cabeludo. Auxilia na regeneração e cicatrização cutânea.
 
Manteiga de karité (shea butter) - é uma substância oleosa que, quando em seu estado natural, fica sólida em temperatura ambiente, mas pode se liquefazer em tempos de calor. Contém vitamina A e E. Absorve a radiação UV, o que a torna um protetor solar ótimo para os cabelos. É a queridinha das naturalistas encarapinhadas pelo planeta!

Óleo de argan (argan oil) - um óleo de mil e uma utilidades! Além de ser ótimo para a pele e para as unhas, nutre o cabelo, auxiliando na maleabilidade e a fortalecer os fios.

Além destes, todos muito bem cotados pelas naturalistas blogueiras de todas as partes do mundo, existem muitos outros óleos: macadâmia, andiroba, castanha-do-pará, girassol, semente de uva, linhaça...

Dê uma olhada nos seus produtos favoritos e veja se algum deles leva óleo vegetal na composição. Alguns desses óleos batizam linhas de produtos de tratamento de cabelos, como você bem deve ter identificado. Outros talvez você nem imaginaria que servissem para o benefício de seus fios, mas vale a pena experimentar!

15 comentários:

  1. Nica, ótimo post!!

    Ontem usei umas gotinhas de óleo de côco misturado ao leave-in e ficou muito bom. Antes estava usando para umectar antes de lavar os cabelos. Mas, agora sabendo que ele ajuda no crescimento dos fios, vou passar a fazer mais uso dele.
    Vou investir no de rícino, já que também ajuda no crescimento e essa é a minha atual meta! Li que ele pode ser encontrado em farmácia. É verdade?
    Vou salvar seu post na minha pastinha de produtos capilares =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele pode ser encontrado em farmácia sim, mas não sei dizer se é 100% puro... Eu compro o meu pela internet... Dá uma lida no rotulo pra não levar gato por lebre, rs
      Bjs!

      Excluir
  2. Falando em óleos vegetais,pode usa-los e deixar no cabelo ou devemos enxaguar? Vc sabe a diferença entre os óleos e as manteigas vegetais? pode usa as manteigas sem enxaguar,para dar mais brilho por exemplo? Bjão vanillablack

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve vou fazer um post sobre as diferentes formas de usar os óleos vegetais no cabelo! Fique ligada no blog, acho que você vai gostar ;)
      Bjs!

      Excluir
  3. Meninas na loja mundo verde vende óleo de coco extra virgem,ainda não comprei porque assim que chega desaparece a procura é grande.As manteigas é que não sei onde encontra(sem ser pela net).Ah! o óleo de coco é da copra e cuta em média 42 reais 500ml.Bjos!Vanillablack

    ResponderExcluir
  4. Lindona, valeu pelo post!!!
    Estou usando óleo de rícino, coco e jojoba. Mas meu cabelo está gostando mesmo é do primeiro!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também adora óleo de rícino... Não vivo mais sem ele!

      Excluir
  5. Adorei o post! Salvei nos meus favoritos! Beijok!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Thalita!
      Fico muito feliz!
      Bjos!

      Excluir
  6. Nica...oi vou comprar os óleos no site indicado por vc...sabãoeglicerina!!mas vc sabe algum forma do frete ficar mais baratchenhoooo naum?? rsssssssss...
    Muito obrigada!

    Nath =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra compensar o valor do frete eu sempre espero acumular e compro tudo o que preciso de uma vez só. Assim eu pago um só frete pelos produtos que vou usar por vários meses :)

      Excluir
  7. O óleo de coco q vcs usam é para cabelos? É pq fui a loja mundo verde e a moça disse q não tem para cabelo, mas tinha um lá acho q era p comida. Onde achar óleos vegetais e manteiga de karité? Fui atrás de comprá-los uma moça de uma loja disse q não conhece óleos vegetais, eu só achei o óleo de argan. rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayara, tem um outro post sobre óleos vegetais em que falei sobre lugares onde comprá-los. O óleo de coco pro cabelo é o mesmo que se usa pra comida, não se assuste! :DD
      Bjos

      Excluir
  8. Mais um post que eu amei! Adoooorei saber de tuuuuuudo isso! rs.

    ResponderExcluir