terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Cuidando dos cabelos no verão

Foto por Bia Galhano


Ah, o verão!... Época de férias para alguns e de sofrimento para outros (especialmente para aqueles que continuam trabalhando e não conseguem curtir uma praia ou piscina de maneira digna). Seja lá qual for o seu grupo, uma coisa é certa: não só a sua pele, mas os seus cabelos sentem os efeitos do sol intenso que essa época do ano nos proporciona. Já falamos aqui sobre os potenciais efeitos danosos do sol nos fios. A boa notícia é que existem formas de prevenir ou minimizar esses danos!

Produtos com FPS
Existem cremes de pentear e leave-ins com fator de proteção solar, e outros cremes que são filtros solares para cabelos, propriamente dizendo. Faça uso desses produtos e mantenha seus fios protegidos. Se estiver na praia ou piscina, procure reaplicar a cada saída da água ou conforme as instruções do fabricante.

Cabelo preso
Prender os fios é uma ótima forma de protegê-los do sol, já que diminui a área do cabelo exposta aos raios solares. É também muito útil para quem tem os cabelos mais compridos e sofre no pós-praia/piscina para desembaraçá-los. Uma trança única, tranças em marias-chiquinhas ou ainda vários twists são ótimas formas de agilizar a lavagem e simplificar o pentear após nadar.

Manteiga de karité
Ao contrário do que algumas meninas temem, aplicar manteiga de karité no cabelo e se expor ao sol não fritará seus fios! A manteiga até oferece alguma proteção natural contra o sol (bem baixa, contudo) e é um ótimo “impermeabilizante”, principalmente pra quem quer se defender do temido cloro das piscinas. Antes de entrar, molhe seu cabelo com água do chuveiro, retire o excesso e aplique manteiga de karité generosamente sobre os fios. Prenda, de preferência, para que eles fiquem mais protegidos, e vá curtir seu mergulho!

Chapéu e guarda-sol
A barreira definitiva quando se trata de raios solares, o guarda-sol protege não apenas seu cabelo, mas seu corpo todo. Caso a intenção seja pegar um bronzeado (atenção para o horário: o sol  de 10 às 16h não é bom nem para a pele, nem para o cabelo!), opte pelo chapéu que protegerá mais a sua cabeça e deixará o resto do seu corpo livre . E lance mão do chapéu também no seu dia a dia, quando for fazer caminhadas ou passar longos períodos andando sob o sol da rua.

Foto por Bia Galhano

Cuidados no pós-praia ou piscina
Ao lavar seus cabelos, deixe cair bastante água sobre os fios – mais água do que você considera “muito”! Esse enxágue caprichado vai ajudar a tirar dos seus fios o excesso de sal e de água clorada. Siga com co-wash ou com um xampu suave e com a sua hidratação habitual. Se você for passar muitos dias indo à praia ou piscina é sempre bom, na volta para casa, fazer uso de alguma máscara voltada para reconstrução, já que as lavagens e a manipulação frequentes podem estressar demais os fios.


* * *

Como sempre dizemos, cabelo 100% livre de danos é impossível, mas não é por isso que a gente vai largar de mão e acabar com o cabelo totalmente detonado no final da temporada de calor... Tente colocar algumas dessas dicas em prática e minimize as consequências ruins para os seus cabelos!

2 comentários:

  1. Excelente artigo Nica! Nunca havia pensado em fazer uma reconstrucao depois de uma temporada na praia, a primeira ideia eh sempre de hidratar. Boa dica! Beijos!

    ResponderExcluir