domingo, 1 de abril de 2012

Explicando: Low Poo e No Poo

Lorraine Massey e a capa do livro Curly Girl

Muitas naturalistas já devem ter pesquisado sobre cuidados com cabelos na internet e se deparado com alguém falando "tal produto é permitido", "esse aqui é proibido", "aquele xampu tem substâncias do mal", ou ainda ter lido o depoimento de alguém que segue uma rotina com produtos livres de silicones, de alguém que não usa xampu, de alguém que lê obsessivamente rótulos procurando ingredientes e diz seguir a filosofia No Poo ou Low Poo. Mas afinal, o que é isso?

Quem realmente popularizou essas técnicas foi a cabeleireira Lorraine Massey, em seu livro Curly Girl. No livro, ela explica aquilo que chamou de Curly Girl Method, ou o Método da Garota Cacheada: uma série de técnicas e formas de lidar com o cabelo que são apropriadas para cabelos cacheados. O No Poo (e/ou o Low Poo) são técnicas que fazem parte deste método divulgado por Lorraine.

Nós já vimos aqui no blog que existem xampus com sulfatos, substâncias detergentes mais fortes e, portanto, mais agressivas aos fios de cabelo. Com as sucessivas lavagens, especialmente em cabelos finos, com tendência a ressecamento, como os cacheados e crespos, esses xampus vão danificando a fibra capilar, retirando não só a sujeira dos cabelos, mas também toda a proteção natural fornecida pelo sebo e pelos óleos produzidos pela nossa pele e pelo couro cabeludo. Por isso temos aquela sensação de "cabelo cantando" após a lavagem: nossa cabeça está limpa até demais!

Pra compensar essa lavagem agressiva, nós precisamos um condicionador, uma máscara de tratamento ou creme de pentear, após o xampu. Esses produtos, repõem, portanto, aquilo que foi ralo abaixo com a espuma. Para dar novamente aquela impressão de cabelo brilhoso, sedoso, fácil de desembaraçar, muitos destes produtos contém silicones, derivados do petróleo (óleo mineral) ou parafina líquida. 

Como também já comentamos brevemente aqui, estes ingredientes podem, com o tempo, causar acúmulo nos fios e dar aquela impressão de cabelo pesado, opaco e que "se acostumou" com os produtos.

Esse "costume" nada mais seria do que os fios tão saturados e "encapados" pelo acúmulo desses ingredientes que os nutrientes dos tratamentos que aplicamos não conseguem, de fato, penetrar nos fios e fazer efeito.


 Quanto mais usamos produtos contendo silicone, óleo mineral ou parafina líquida, mais propenso o cabelo estará a sofrer com o acúmulo dessas substâncias. Para solucionar isso, existem os xampus antirresíduos. Só que eles são ainda mais fortes que os xampus com sulfatos normais.

E a partir daí forma-se um círculo vicioso. O xampu com sulfato danifica os fios. Os danos são disfarçados com o uso de cremes de tratamento contendo silicones e óleo mineral. Quanto mais a gente usa, mais eles se acumulam e grudam nos fios, que "se acostumam" aos produtos. Pra retirar esse acúmulo, usamos um xampu ainda mais forte (o antirresíduos), que, limpando a "maquiagem" feita pelos cremes, deixa à mostra todos os danos que o cabelo sofreu até então. Aí, pra compensar isso, usamos mais cremes com silicones e óleo mineral que...

Não faz sentido estragar uma coisa pra depois remendar, e remendar de forma mal feita, não é mesmo? Se o sulfato resseca nossos fios a esse ponto, então chega de sulfato! Mas se usamos produtos com silicones, óleo mineral e parafina líquida, que se acumulam com facilidade, precisando mais cedo ou mais tarde, ser retirados com sulfato, então chega dessas substâncias também!

O Low Poo e o No Poo são ótimas técnicas para cabelos cacheados, crespos e encarapinhados, mas também servem para qualquer tipo de cabelo especialmente seco ou frágil e couros cabeludos sensíveis a tensoativos agressivos.


Deva Curl No-Poo:
higienizador de cabelos
Terressentials
Pure Earth Hair Wash
Quem abole totalmente o xampu da rotina capilar pratica o No Poo ("poo" vem de shampoo). As adeptas dessa técnica higienizam o couro e os fios de cabelo com condicionador, fazendo a chamada co-wash, ou lavagem com condicionador. Outras pessoas utilizam enxágues com vinagre ou com bicarbonato de sódio ou ainda produtos que sejam específicos para limpeza dos cabelos mas que não são xampus (fotos ao lado).

 
Já quem não consegue passar sem xampu, mas reduz drasticamente o número de lavagens com ele e, preferencialmente opta por um xampu sem sulfatos, pratica Low Poo. Tem gente que intercala a lavagem com xampu com co-wash (usa, por exemplo, xampu uma vez na semana e, durante a semana higieniza os cabelos com condicionador). Outras conseguem sustentar o cabelo numa boa durante a semana apenas com uma lavagem com xampu.

É muito importante que esse condicionador usado para higienizar os cabelos seja livre de qualquer substância proibida na rotina. É interessante também que o condicionador seja bem "básico", e não contenha muitos óleos vegetais ou substâncias muito hidratantes. Afinal, a intenção nesse momento não é tratamento e sim limpeza.

É preciso saber que a massagem no couro cabeludo é fundamental. Não adianta jogar condicionador nos cabelos e achar que ele sozinho vai limpar magicamente seus fios. É necessário esfregar o couro cabeludo (com as pontas dos dedos, nunca com as unhas!) pra desgrudar as sujeiras que lá estejam. É justamente a fricção, aliada ao condicionador, que vai limpar sua cabeça. Após a co-wash, você pode seguir com os tratamento que mais lhe convier (máscara, outro condicionador mais hidratante, ampola, leave-in...).

Também é necessário estar consciente de que os resultados não aparecem de um dia para o outro. Muitas meninas relatam passar por um período de adaptação, em que o cabelo fica aparentemente pior do que estava antes. Mas isso passa! É como começar uma reeducação alimentar, em que seu corpo demora uns dias (ou quem sabe até semanas) para se adaptar à nova dieta. Pense o Low Poo e o No Poo como a reeducação alimentar dos seus fios!

Eu optei pelo Low Poo já há alguns anos. Meu cabelo realmente melhorou muito depois que comecei com a técnica. Fui aperfeiçoando com o tempo, achando os produtos mais apropriados para mim e associando com as devidas técnicas de manipulação dos fios que já relatei aqui. Não passei pelo período de adaptação de maneira tão intensa porque usava produtos de marcas profissionais e fui retirando gradualmente as substâncias proibidas dos meus cuidados capilares. Com certeza o Low Poo não fez milagre, mas foi fundamental para meus cabelos terem chegado no ponto em que se encontram hoje.


Se você segue uma rotina e utiliza produtos que dão resultado satisfatório, agarre-se nela e aproveite os efeitos positivos! Mas se você sente que seu cabelo não responde bem a tratamentos que você conhece, ou que "empacou" em determinado ponto que parece não "evoluir" mais, recomendo dar uma chance ao No Poo ou Low Poo. Talvez seja a cereja do bolo que está faltando para você lidar melhor com seus cabelos.

30 comentários:

  1. Eu realmente uso pouquissimo shampoo, lavo no maximo uma vez na semana, pq senão o meu cabelo fica uma palha. Mas nunca experimentei lavar com o condicionador, ou tentar.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode experimentar intercalar as lavagens com xampu, ou ainda lavar no meio da semana com o condicionador pra ver como seu cabelo reage. Co-was dá um up na hidratação!
      Bjos

      Excluir
    2. Poxa, valeu pela explicação. Vou continuar pesquisando pra não fazer besteira no meu cabelo. Não faço nem low-poo nem o no-poo, meu cabelo está bonito mas as vezs sinto que poderia ficar com mais brilho e mais definido... Quando eu testar e obter resultados eu coloco aqui. Bjks

      Excluir
    3. Olá, eu quero tirar uma duvida que tá me matando. Eu uso o creme da Vita A Biohidrat que tem silicones, mas não especifica quais, além da manteiga de carité e babosa. Eu adoro esse creme, é um dos melhhores, depois do Salva fios. Vc acha que pode fazer mal ao cabelo? Ele tem silicone... Adoro esse creme, uso há 5 meses e agora fiquei preocupada. Bjks

      Excluir
  2. Meninaaaaaa,
    que massa esse post! Simplesmente adorei, por que como você falou já li em vários lugares falando isso pode, isso é proibido no cabelo por causa do No Poo! Finalmente entendi!! rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que o post foi esclarecedor, Rebeca! Fico feliz que tenha gostado!
      Bjos

      Excluir
  3. Luísa

    Nica quais são os shampoos com menos sulfato q vc indica aqui no Brasil? Eu gosot dos meus cachinhos e agora q to hidratando mais, cuidando mais deles to gostando cada vez mais então o no poo eu n faria, mas o loo poo talvez. Nesse caso pra usar uma vez por semana serve o shampoo infantil da johnson o amarelinho? que outros vc indica?

    Muito obrigada por todas estas dicas, tava mesmo perdida c essa coisas d proibido, loo, poo... rsrsrs.
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os melhores que já usei são da Surya, da linha Amazônia Preciosa :)
      Mas isso varia de cabelo para cabelo... A Éh tem xampus sem sulfato tb, ou com sulfatos mais suaves. Vc pode dar uma chance a eles tb
      Bjos!

      Excluir
  4. Seu blog é excelente e vc explica absurdamente bem, AMEI!

    ResponderExcluir
  5. Oi Nica,gosto muito do seu blog.Este post foi muito bem explicado ja tinha lido sobre noo poo e loo poo,mas confesso não ter entendido quando diziam que não se podia usar qualquer creme de pentear,condicionador,enfim...Com este post vc explicou de forma a entender mais obrigada por isso.Queria saber se quem usa química como eu pode fazer estes procedimento?Uma coisa eu já faço:só uso o shampoo uma vez na semana,pois por usar química meu kblo se fragiliza demais.Principalmente na hora de pentear até apos isso ao enluvar espalhar o creme no kblo...sai bastante fio dá dó.Por isso estou tentando parar mas não sei se consigo,pois eles são volumos,tipo encontrolavel.Bom é isso até.Vania costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vania, acredito que essas técnicas que eu falo aqui no blog sejam válidas p/ qq cabelo, de qq textura, que passem por qq tipo de procedimento. É claro que é tb uma questão de tentativa e erro, mas se vc acha que seu cabelo precisa de uma ajuda extra, acho que vale a pena tentar! Mal acredito que não vá fazer :)
      Bjos e boa sorte!

      Excluir
  6. O shampoo da johnson, tem pouca quantidade d sulfatos? Entrei no metodo low-poo, porem quero um shampoo o mais suave possivel.
    Obs: Mesmo sendo suave, só pretendo usar raramente. De 20 em 20 dias quem sabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se ele contém sulfato, mas sei que ele divide opiniões! Algumas pessoas acham que ele é suave, mas outras detestam porque dizem que o pH de xampu de bebê é inadequado para cabeças adultas...

      Excluir
    2. Eu tentei usar o Shampoo Johnson na minha filha de 4 anos, mas os cachos dela ressecam, ficam horríveis. Eu fiquei pasma com isso, como minha filha nunca se deu com um shampoo para bb? Enfim, realmente são os cabelos que ditam as regras.

      Excluir
  7. O QUE ACONTECE SE ALGUÉM QUE PRATICA LOW POO E NO POO USAR UM PRODUTO QUE NÃO É LIBERADO???

    ResponderExcluir
  8. Oi Nica tudo bem... Estou em transição faz somente 7 meses que deixei a química de lado, estou aprendendo muito com os blogs, a suas dicas estão me ajudando muito, estou conseguindo solucionar as minhas duvidas, mas eu tenho uma duvida que me persegue, eu necessito e gosto de passar tintura no cabelo,no processo do Low Poo e o No Poo a tintura e proibido, caso proibido você conhece alguma marca que não seja proibida, desde já agradeço a sua atenção... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, pelo que sei, tintas não possuem restrição para low poo ou no poo. Mas confesso que tô por fora desse assunto, até pq eu não pinto cabelo... Talvez o que tenha proibidos sejam aqueles sachês que vêm junto com a tinta p/ tratamento, sabe? Tem que olhar p/ ver se tem algum silicone/óleo mineral. De qq forma, tinta se usa tão esporadicamente que não acho q vá causar grandes problemas em termos de acúmulo de substâncias proibidas.
      Bjos!

      Excluir
    2. Oi Nica, muito obrigada pela atenção...Bjs

      Excluir
  9. Amiga vou compra o sampoo Deva esse verde aí acima e tbm o leve-in...da mesma marca...o que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jossilane, só testando mesmo pra saber! Cada cabelo tem uma reação diferente. Só tome cuidado com o cheiro dos produtos Deva pq é muito forte.
      Bjos

      Excluir
  10. Oii Nica meu cabelo nao tem cacho e nem e crespo eu so negra e usava trança agora to deixando ele bem natural e queria que vc me ajudasse com uma dicas de linhas de produtos que deixam o cabelo crespo ou com cacho ou ajuda a deixa o cabelo crespo por favor beijos! muito obrigada

    ResponderExcluir
  11. Nica, adorei seu texto. No entanto queria tirar uma dúvida com alguém experiente... rsrs. Fazia afro no cabelo e desde janeiro ele está sem quimica alguma, somente com a quimica das pontas. Na ocasião, ao fazer o ultimo afro, adquiri a linha da Deva Curl, porém ao usar me assustei. O cabelo ficou parecendo uma palha. Mto, mas mtooooooooooo seco. Com isto encostei de lado. Hoje uso os produtos da Avlon e da Redken no cabelo, mas as pontas com quimica estão acabando comigo, logo passarei a tesoura.

    É normal o cabelo ficar seco com uso do No Poo?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Ola, seu blog eh excelente! Mas eu fiquei com uma duvida: e quem tem cabelo crespo e oleoso, como faz? Eh o meu caso... se eu deixo de lavar ou lavo com condicionador, eh caspa na certa!!!!

    ResponderExcluir
  13. OIEEEEEEEEEEEEEE QUERO CONVERSARRRRRRRRRRRRRRRRRR

    ResponderExcluir
  14. PAROU COM O BLOG???AGORA QUE EU CHEGUE ?! ISSSNNFFFF

    ResponderExcluir
  15. Caramba! adorei essa técnica! irei aplicá-la na minha rotina capilar. O meu cabelo é muito ressecado, e eu sei que o xampu contribui mais ainda para isso! sempre quis saber o que eram esses No Poo, Co-Wash e Low Poo. E agora que eu sei, tentarei ver quais dos três é eficaz para mim. Obrigada, Nica!

    ResponderExcluir
  16. Estou com caspa por causa de um shampoo da Seda que me deu alergia (meu cabelo até caiu do lado direito ). É com o processo tive de parar de usar os shampoos convencionais e só estou usando Jonhson's e os remédios para caspa. Mas estou fazendo low poo ao mesmo tempo. Meu cabelo vai demorar muito para voltar a ser bonito como era antes? Meu cabelo é cacheado com raiz lisa natural e tem corte Joãozinho bem curto

    ResponderExcluir
  17. Ola Anastacia, tudo bem? Gostaria de dicas sua para iniciar a utilizar a técnica noo poo, estou perdida! Utilizei a pouco tempo a linha deva curl, pois tenho percebido que o meu cabelo não tem respondido aos tratamentos que tenho feito em casa..usei a linha e gostei mto..e agora nao sei como começar..tenho muitos produtos considerados "proibidos"! E agora termino de usar o q tenho em casa? Pra depois começar a utilizar a técnica noo poo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karla!
      Você pode ir mesclando os produtos até que todos os "proibidos" terminem, se não quiser joga-los todos fora de uma vez. Mas, no caso de permanecer com cremes que contenham parafina/petrolatum, é importante que, no período em que estiver usando, vc não dispense o xampu normal, pois os limpadores estilo Deva não retiram esse tipo de resíduo.
      Bjinhos

      Excluir