sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O método da Teri LaFlesh (parte 3)

* E vamos dando continuidade à série de postagens sobre o método da Teri LaFlesh. Para ver as demais postagens desta série, clique aqui

Condicionar
Após enxaguar o xampu (ou o condicionador com o qual você fez co-wash), é hora de condicionar os cabelos. Ao contrário do que muitas pessoas fazem, a Teri não usa leave-in nem creme de pentear nos fios. Ao invés disso, ela escolhe um condicionador bem rico, hidratante e consistente para, além de desembaraçar, deixar no cabelo até secar, sem enxaguar. Ou seja, ela substitui o creme de pentear pelo condicionador (aquele mesmo que a gente costuma deixar agir por 3 minutos e lava).

Por que fazer isso? Será que o condicionador não vai estragar meu cabelo? A Teri conta que, lendo os rótulos dos produtos, ela percebeu o quanto máscaras, condicionadores e leave-ins eram parecidos. Se os ingredientes eram basicamente os mesmos, a diferença deveria estar na concentração desses ingredientes em cada produto.

Os condicionadores são, em geral, mais pesados e mais concentrados que os leave-ins e cremes de pentear. Por vezes, a composição é até mais interessante para o cabelo que a do leave-in, mas como a gente enxágua, acaba não aproveitando todas as propriedades do produto. Deixando o condicionador no cabelo, ao invés do leave-in comum, podemos aproveitar ao máximo seus benefícios.

Além disso, por ser mais grosso, o condicionador costuma dar mais peso aos fios, fazendo com que eles saiam daquele formato de “nuvem” e desçam, tendo mais caimento (e quem tem fios muito finos e enrolados sabe que descê-los é uma tarefa árdua).
  
Pra cima...
Pra baixo!
A Teri divide o cabelo, ainda bem molhado, ao meio e trabalha com uma metade de cada vez. Em cada metade ela aplica uma porção generosa de condicionador, mais ou menos uma palma da mão cheia. É claro que com um cabelo desse tamanho ela realmente teria que usar muito condicionador mas, para qualquer comprimento, a quantidade é crucial quando se fala de cabelo crespo ou encarapinhado. 

Nosso tipo de cabelo costuma ser muito sedento e absorve fácil grandes quantidades de produto. Por isso, mesmo que você ache que é muito condicionador pra se aplicar de uma vez só, não será, acredite! Observe o que acontece quando penteia o cabelo. Se ele ficar meio branquinho, fazendo aquela “espuminha”, é porque a quantidade está boa. Se o condicionador for pouco, ele ficará transparente e não fará espuminha, tornando o pentear mais trabalhoso.

E o mais importante de tudo: não enxágue este condicionador! Ele fará as vezes do leave-in/creme de pentear, portanto deve ser deixado para facilitar o desembaraço do cabelo.



O que eu faço: meu cabelo permanece nas mesmas quatro ou seis seções em que dividi na hora de lavar os fios. Assim como na lavagem, eu trabalho com uma seção de cada vez. Primeiro solto uma seção, aplico condicionador numa quantidade generosa (aproximadamente uma colher de sopa para cada uma das seis seções), desembaraço e defino. Depois de pronta esta seção, deixo ela solta e passo para a próxima.

Meu cabelo em seções
(Isso não é uma fantasia de RPG,
é uma capa plástica)


A maneira correta de pentear seu cabelo ficará para a próxima postagem. Aguarde!

10 comentários:

  1. Muito bom, eu já comecei a fazer assim e percebo que o efeito "capacetinho" diminuiu. E olha que ainda estou em transição.
    bjus
    Andreax

    ResponderExcluir
  2. Nossa, vou comprar uma capa dessas pra mim... O creme nas minhas costas me irritam, rsrsr

    ResponderExcluir
  3. NUNCA havia pensado em deixar o condicionador no cabelo...vou testar ja na proxima lavagem.

    ResponderExcluir
  4. Ahhh mas meu cabelo está relativamente curto para fazer esse tipo de divisão...Nesse caso faço o que? :)

    ResponderExcluir
  5. oi Nicapinica, td bem?

    Gostei muito desta técnica, que ate conheci através do seu blog, que acesso sempre que possível, tenho tentado e vejo que e realmente funciona para nosso tipo de cabelo, porem, nas varias vezes que testei o cabelo ficou com resíduos de condicionador. Gostaria de saber se como VC faz pra evitar isso e qdo fica o que fazer para que eles sumam,

    Um abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amélia!
      Quando tenho resíduos depois q meu cabelo seca é por esses motivos:
      1) Não é o condicionador certo pra técnica no meu cabelo
      2) Coloquei uma quantidade maior do que o que o meu fio suporta.
      Vc pode tentar colocar menos produto ou então trocar de condicionador pra ver se melhora a questão dos resíduos.
      Bjos!

      Excluir
    2. Olá Nicapinica,

      Vou tentar de novo observando suas considerações. A propósito seu cabelo e lindo.
      Bjin

      Excluir
  6. Ola,
    Gostaria de saber qual condicionar você utiliza.

    ResponderExcluir
  7. Uau! adorei!
    Eu estaria pedindo muito se eu pedisse para você colocar as composições que devem conter no condicionador para que essa técnica seja eficaz? Por favor, Nica! e se puder, dei-me sugestões de condicionadores que você usa. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Faço parte de um grupo de cacheadas e crespas no face que ensina a deixarmos cabelo natural e saudável, que cabelo bonito não é só o liso e que ruim é o preconceito não o nosso cabelo...enfim no grupo elas não aconselham ler seu blog, mas sim DEVORAR ele, pq suas dicas são maraa,realmente é um achadooo! foi assim que vim para aqui! amo o grupo e amei seu blog!
    https://www.facebook.com/notes/cacheadas-em-transi%C3%A7%C3%A3o/dicas-para-cuidar-dos-cachos-e-ter-o-sonhado-cabel%C3%A3o/500036940027502

    ResponderExcluir