sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O método da Teri LaFlesh (parte 4)

* E vamos dando continuidade à série de postagens sobre o método da Teri LaFlesh. Para ver as demais postagens desta série, clique aqui

Pentear
Para desembaraçar e pentear, a Teri usa uma escova Denman, mas você pode optar também por um pente de dentes largos. Ela prefere a Denman porque o formato das cerdas já ajuda a separar os cachinhos para a hora de defini-los. A escova Denman você pode importar através de sites na internet, já que ela não é vendida no Brasil. Aqui existe uma versão “genérica” feita pela ProArt, que é quase idêntica à original.

Escova da ProArt

Então, ela vai separando mechas e vai desembaraçando com a escova. Sempre é bom passar a escova primeiro nas pontas, pra tirar os nós. Quando as pontas estiverem livres de nós, você move a escova um pouco mais acima e desembaraça o trecho imediatamente anterior. E assim sucessivamente, até chegar na raiz.

A Teri compara o desembaraçar dessa forma a desmanchar um colar de contas. Às vezes, quando tentamos tirar todas as continhas do colar num puxão só, elas travam e não saem, não é verdade? Temos é que tirar uma conta de cada vez para desmanchar o colar. Com o cabelo é a mesma coisa. Primeiro se elimina o nó da extremidade para depois ir “subindo” e desmanchar os demais nós gradualmente, “puxando” o embaraço para a extremidade que já foi desembaraçada anteriormente.


No vídeo acima, a Teri faz o processo que descrevi. Repare que ela trabalha com uma mecha fina de cabelo, desembaraça primeiro as pontas e vai subindo com a escova, pegando os nós do comprimento e da raiz. Ela move esses nós até um certo ponto do comprimento, em que não tem mais como descer para as pontas e, lentamente e gentilmente, desmacha o embolado pouco a pouco, "movendo" os nós um pouco mais pra baixo, mais pra perto da pontas. Ela repete o processo até que todos os nós tenham saído. No final do vídeo, dá pra ver bem claramente os cachinhos se separando uns dos outros, o que vai nos levar ao próximo passo do método.

Só você poderá dizer qual o tamanho ideal da mecha que deverá ser trabalhada por vez na hora de desembaraçar. Normalmente, quanto mais cabelo, mais difícil de pentear. É sempre melhor começar com seções menores, até porque é mais garantido de eliminar todos os nós de forma eficiente.

Se mesmo com um cabelo superabsorvente você ainda tiver conseguido exagerar no condicionador, não precisa se preocupar, pois o excesso sairá quando passar o pente ou a escova (preste atenção no aspecto “branquinho” porque estamos procurando por ele). O que significa que cairão gotas e mais gotas de condicionador pra tudo quanto é lado – no chão, nos móveis, na sua roupa. Portanto, desembarace seu cabelo no box ou em algum lugar em que você possa limpar depois e use roupas velhas ou que possam ser sujas. 

Eu uso quase tudo isso a cada vez que
faço o método da Teri
O que eu faço: costumo começar a pentear as seções de baixo, a partir da nuca e vou subindo em direção à testa – assim, os cabelos de cima vão caindo por sobre os de baixo sem que eu precise mexer neles para colocá-los no lugar certo.
Antigamente, desembaraçava meus fios com um pente de dentes duplos. O meu é bem velhinho, comprado há muitos anos em um catálogo da Avon (infelizmente não vejo mais para vender). Mais recentemente adquiri uma mini escova da marca Goody. Ela tem um formato que lembra um pouco a Denman. Apesar de pequena (ela é uma escova de viagem), foi bem eficiente para desembaraçar os cabelos. E hoje em dia eu uso a escova da Proart. Não sei se sou eu, se é só impressão ou se é fato, mas sinto que sai muito mais cabelo quando penteio com essa escova, se comparada à escova da Goody ou ao pente. De qualquer forma, tanto o pente quanto as escovas dividem meu cabelo nas tais mechinhas que serão definidas individulamente para formar os cachinhos.
 

Definir
Depois de desembaraçar a mecha, é hora de definir os cachos. Tanto o pente quanto a escova Denman, ao serem passados nos cabelos molhados e cheios de condicionador, separam os fios em mechas bem fininhas. Cada mechinha dessas costuma corresponder a um cachinho.

Eis aqui o pulo do gato da Teri. Ela define cada mechinha dessas individualmente, ou seja, ela define cachinho por cachinho. Quando simplesmente se penteia o cabelo e deixa do jeito que fica, esses cachinhos não ficam totalmente separados uns dos outros. Às vezes eles se separam em determinados trechos e mais abaixo se juntam de novo, e logo adiante se juntam com mais outro e se separam do anterior. Enfim, formam uma espécie de rede no cabelo.

Esse gruda-gruda desorganizado é o que atrapalha a definição e a maleabilidade do cabelo superencaracolado. Separar os cachinhos uns dos outros de forma organizada faz com que eles se comportem cada um como um fio, individualmente. Se quiser jogar o cabelo pro lado ou dividir no meio, não precisará mais “rasgar” o cacho no meio. Estando separados uns dos outros, eles podem ser jogados pra lá e pra cá que não irão mais desmanchar.



 A Teri ensina algumas formas de definir os cachos individulamente: 

"Smoothing"
Correr os dedos por entre os cabelos – essa funciona melhor para quem tem cachos mais abertos. É só passar os dedos por entre os fios como se fosse desembaraçá-los com as mãos.
“Smoothing” (“enluvar”) – esse é o jeito que ela define os cachos. Pegando cada cachinho, a Teri “alisa” da raiz às pontas, pra que os fios grudem uns nos outros em forma de espiral (ou S, dependendo do padrão daquela mechinha).
“Doodles” (“dedoliss”) – é ótimo para cabelo mais curtos. Pode ser combinado com o “smoothing”. Consiste em enrolar o cabelo no dedo de forma a reforçar os cachinhos, mais ou menos como a gente fazia quando era criança.



O que eu faço: ao definir, faço uma combinação do “smoothing” com o correr os dedos por entre os cabelos. Primeiro eu corro os dedos e só então faço o smoothing naquelas mechas que insistem em ficar grudadas ou naquelas que ficam com fios “descolados” e eu perceba que devem ser separadas em duas ou três.



Estamos chegando ao fim! Na próxima postagem, dicas de como secar, proteger e reavivar os cachos no dia seguinte.

5 comentários:

  1. Seu jeito é melhor Nica, menos trabalhoso. bjus

    ResponderExcluir
  2. Adoro a técnica da Teri, dá um peso legal ao cabelo e mesmo sem a minha Denman que ainda não chegou, consigo desempenhar bem o papel.

    Esses dias fui numa loja aqui no Rio como de costume e tinha a genérica Denman da Pro-Art. Fiquei p*** da vida, já que fiquei mais de um ano indo a mesma loja pra procurar a escova e nunca tinha, depois que comprei a minha, eles colocaram pra vender. Tomara que a Receita Federal libere a minha logo pra eu experimentar e ver se realmente dá certo no meu encarapinhado.

    Adoro teu blog.

    ResponderExcluir
  3. Onde se acha a genérica no Rio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei em uma loja no Centro, na Rua Buenos Aires, Simone. Não sei se ainda tem por lá...

      Excluir
  4. Gostei! o complicado mesmo vai ser separar individualmente cada cachinho! mas vamos lá! estou determinada! rs

    ResponderExcluir